• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

velocidades peso e transmissao

passarotrovao

New Member
ola bom dia
Como uso a bicileta para um fim muito especifico , ir trabalhar a 4 ou 5 km de casa na cidade do porto e como queria uma bicicleta rapida e que nao me desse para fazer muito esforço comprei uma bicicleta de estrada vintage pois o meu orçamento tem outras prioridades. Ao passar do tempo verifiquei que o peso embora factor importante nao é determinante visto a minha bicicleta ter 12 kg gastar 500 euros para ter uma de 9 kg nao me parece logico. Grupo de transmissao por ter mudanças que funcionam por fricçao e nao sao indexadas perco em precisao mas ganho em escolha , ao inves de trocar todo o grupo posso simplesmente mudar a roda livre de 5 por uma cassete de 8 ou 9 velocidades, contudo tenho uma questao faz tanta diferença visto que embora tenha mais marchas o espectro das mesmas é basicamente identico 14/28 para 12/28 sera que fara grande diferença?? acho que se mudar os pratos de 52/48 por um 50/38/30 terei um especto maior de marchas.
velocidade - embora o que determina a velocidade seja 25 a bicicleta e 75 as pernas podera um tipo normal numa topo de gama de uma marca conceituada andar mais rapido que uma vintage. A diferença sera tao acentuada?
Nao sera que estamos tal como os entusiastas do tunning automovel gastar rios de dinheiro so para alterar a estetica da bicicleta sem olhar a parte mecanica e de performance da mesma? os olhos tambem comem dirao alguns. Eu tambem concordo mas acho que a minha barriga vem em primeiro lugar. Eu ca trocaria peças que fizessem a diferença no andamento da mesma, por isso estou a espera de feedback.
Aqui estao os dados da minha bicicleta

Esmaltina Ma cycle
quadro ferro
avanço ferro
guiador ferro
travoes lusito
pneus michellin
roda aluminio 28 simples
roda livre de 5 velocidades maillard 14 - 16 - 20 - 24 - 28
pedaleira ciclo fapril 52/48 aço acho
12,6 kg
o que mudariam com um orçamento baixo.
 

grouk

Active Member
vais me desculpar a frontalidade mas acho que a tua pergunta é parva. tu perguntas se alguém numa topo de gama vai ser mais rápido que num ferro?
é claro que sim, o peso faz com que despendas menos energia so para moveres a bicicleta a transmissão enquanto tu andas a procura das mudanças já o outro mudou de prato e fugiu e depois ainda há a questão do conforto. em 4 ou 5kms notar se há pouco agora em voltas de 4 ou 5 horas 2 tipos de condição física idêntica garanto te que o na bike mais recente da mais de 10min de diferença e ainda chega la em melhor estado

agora eu de maneira alguma acho que só as bikes boas é que mandam inclusive eu não tenho uma bike assim tão boa, e para o teu propósito a tua serve muito bem e ainda tem a vantagem de poderes para a vontade sem ter medo que te roubem a bicicleta e da muito estilo uma bike dessas o que eu acho errado é algum pessoal dizer que isso de bikes muito boas não interessa nada mas sim as pernas. é claro que as pernas interessam...
imaginem nos carros tu grande piloto carro antigo 50 ou 60 cavalos, eu condutor vulgar carro recente 100 cv quem achas que vai ganhar??

quanto a mudar eu não mudava nada ou se mudasse era para manter a alma da bike, se ela é de ferro deixa ser ferro e não mistures alumínios e carbono porque ela é bem mais fixe assim
 

passarotrovao

New Member
velocidades peso e transmissao

obrigado pela resposta. mas uma das minhas questoes a nivel de mudança será trocar a pedaleira visto a ciclo fapril ser pesada(aço) se nao seria melhor trocar por uma pedaleira em aluminio com 3 pratos e acabar com a pedaleira de cavilha e meter uma de parafuso. Quanto a mim nao me tou a ver 4 a 5 horas em cima dela caia para o lado. e com medias de 30km hora. outra coisa seria mudar a roda livre por uma cassete de 9 velocidades sera que fara diferença ou mudar a pedaleira para 3 pratos será melhor.
 
Last edited:

jofari

New Member
Se é para fazer 4 ou 5 km, o que ganhas em trocar algum componente da bike?
É uma clássica, e mantém como tal e conforme já aqui escreveram, não mistures componentes.
Já agora, nesses 4 ou 5 km, a alterar a cassete, ias ganhar... um minuto?
Perdendo toda a "pinta" da bike?
Eu não o fazia!!
 

passarotrovao

New Member
correcto em relaçao ao cubo comprava uma roda nova. jofari no final do dia sao 20 km idas e voltas mas a minha questao e as subidas nao sao grande coisa mas fazem moça. Em relaçao a pinta eu ca prefiro a performance contudo desde e que o custo seja controlado como por exemplo uns pedais de encaixe.
 
Top