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Velocidades "a mastigar"

Lyp

Active Member
Boas pessoal.

Ando com um problemazinho que está difícil de resolver, e queria saber se alguém me pode dar uma ajuda.

Troco habitualmente a corrente de 3 em 3 mil km´s ou quando a folga demonstra que está na hora, e a cassete de origem fez 17 mil. Como andava a "mastigar" as velocidades principalmente da 7ª até à 10ª, e quando digo mastigar refiro-me a estar ali a moer e não entrar, ou demorar algum tempo, pensei que estaria na altura de trocar a cassete.

Foi o que fiz, troquei cassete e corrente (mantive 105), mas o problema persistiu. Fui novamente ao mecânico, e trocou-se o espiral e o cabo. Melhorou significativamente mas ainda não está um "relóginho" como eu gosto, e como tem que estar.

Ora se a transmissão é nova, o cabo e espiral também, e continua a mastigar, será que o desviador está nas lonas? Com 17mil km´s? Sou cuidadoso a meter velocidades.

Sem carga, ou seja, com a bike no suporte entra tudo bem e parece-me bem afinada... Mas em esforço (a rolar na estrada) já não é assim... No prato de 34 não mastiga tanto como no de 50, e porta-se pior na metade mais pequena da cassete...

Alguma ideia?
 

zanzas

New Member
A transmissão foi trocada à exepção dos pratos pedaleiros, certo ? Pode ser que o problema venha daí, o esticador estragado ? ! Se és cuidadoso, não me parece, mas seria sempre bom trocar as roldanas, certamente poderia ser daí o problema .

Se fores da minha zona, até posso-te ver isso ao vivo, e tentar-te ajudar .

Abraço
 

Lyp

Active Member
Obrigado pela ajuda. Não referi, mas o prato de 34 também troquei, apesar do mecânico dizer que ainda não estava no fim de vida.

A roda está bem apertada e alinhada...

quer dizer então ple pode ser das roldanas?
Vou tentar trocar isso... Isso consegue-se mandar vir de uma loja online? vou dar uma volta pelas lojas habituais...
 

Daniel

Member
Será que a corrente montada é daquelas que têm sentido especifico para a montagem, sendo que eventualmente está montada ao contrário? Sei que há correntes que obedecem a determinado sentido de montagem, mas realmente não sei qual a consequência de ser mal montada.

Realmente tens aí um belo mistério...
 
Olá Lyp,
não é que tem a peça que junta o desviador ao quadro torta?.Não concheço o termo portuguese desta parte ( forcellino em italiano) mas é onde o desviador é parafusado com uma porca exagonal de costume de 5mm a uma parte de allumino a sua vez parafusada ao quadro.
Bem esta peça as vezes pode torcer sobretudo quanto a bike apanha qualquer impacto sem querer..na garajem ou em outra situações que nos não damos conta...é suficiente qualquer mm por perder o correcto alinhamento com a corrente.

em todos os casos aquí encontrai um link ( o nosso forum irmão de btt ) onde é bem explicado o processo de regulação de um desviador:

http://www.forumbtt.net/showthread.php?187-Como-afinar-o-Desviador-Traseiro

Um pequeno pormenor...como regulaste a tensão no cabo do desviador?Normalmente com a corrente no carreto mais pequeno o cabo deve ter um bocado de tensão com as roldanas do desviador a pontar para o centro da corrente....se tens bom olho é facil ver isso:)...feito isso se não haver outros problema deve mudar como um relogio...por isso penso que pode ser aquela peça de aluminio torcida....diz qualquer coisa,estou curioso!Entretanto se passas nestas bandas posu fazer-te um check a bike em estilo mecanicos Ferrari:)) no problem!!..adoro a mecanica!!.

ciao

Fabrizio
 

zanzas

New Member
o dropout torto ? é uma possibilidade sim, nem me lembrei disso

aliás, o dropout deixou de ser integrado no quadro e até passou a ser mais frágil para salvaguardar o próprio quadro, dantes quando partia era muito mais complicado

@Lo Scalatore, boa intervenção . . .

experimenta fazer isso que ele te disse, põe-te por tras da bike e no último andamento, vê se o conjunto corrente/carretos/cassette estão alinhados
 
Obrigado!!Tentai ir a ver os glossarios mas não encontrai nada.......é verdade esta é uma peça sacrificial:)..é melhor partir essa que não o quadro e por isso é feita de aluminio.
 
sim:)..se o quadro é temprado T6 a nossa pezinha ..dropout...não deve ser:).

epá devemos dar um nome portuguese a este importante componente!!Vamos lá como vamos chamar isso?.....o elo mais fraco??:))era bom...
 

JRMoreira

New Member
Eu conheço o drop-out por "pate" em Português, pelo menos aqui pelo norte todos lhe chamamos isso!
E sou da terra das Bicicletas ;)
 

Lyp

Active Member
Meus amigos, muito obrigado a todos pela preciosa ajuda. Com todas as sugestões, acabei por ficar a perceber melhor acerca destes problemas.

Resumindo e concluindo, com a história resumida para que desta forma possa ajudar mais gente com o mesmo problema:

-As velocidades andavam a mastigar, e como a cassete tinha já 17 mil km´s pensei que fosse desgaste da mesma (eventualmente também seria mesmo)

-Troquei cassete, corrente (shimano 105) e prato de 34. Continuou a mastigar as velocidades, sobretudo do meio da cassete para baixo.

-Troquei cabo e espiral. Melhorou, mas estava longe de ser um relógio...

-Toquei as roldanas, aconselhado aqui pelo pessoal, no caso, por umas de um desviador Shimano XT (da minha bike de monte). Ainda hesitei questionando-me se seriam compatíveis... Mas a dentagem era igual, e o tamanho pareceu-me idêntico. Aparentemente não há stress.

Conclusão, tenho um relógio outra vez. Confirma-se que era das roldanas.

Agradeço mais uma vez a todos os intervenientes :)
 

edununo

Well-Known Member
Por acaso não está muito correcto.
Dropout faz parte do quadro.
É isto:



Isto:


A que muita gente chama de dropout é o derailleur hanger. É um fusível mecânico que protege o quadro e faz parte do dropout embora há muitos que são substituíveis.

[h=3]Derailleur hanger[/h] The derailleur hanger or mech hanger is the part of the dropout that the rear derailleur attaches to.
Most non-steel framed bikes have a separate removable derailleur hanger, generally made from aluminium which is bolted to the dropout. These are intended as a cheap replaceable part so that in the event of an accident or mechanical problem that could damage the derailleur or frame, the derailleur hanger breaks or deforms instead. Sometimes a shear bolt which is designed as a weak point will also be used. There are dozens of different derailleur hangers available and one model is seldom interchangeable with another.

In general, steel-framed bikes do not have a removable derailleur hanger, because a steel dropout and hanger is stronger and therefore less likely to be damaged, and also it is more malleable and less likely to work harden during deformation and generally can be bent back into shape without breaking.
 
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