• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Velocidade atingida pelos Sprinters ?

Figueiredo

Active Member
estou estupefacto com este topico..alguem desconfiado quer tirar uma teima...:(

Amigo João,

Já lhe respondi no outro post não duvido das médias que diz fazer, aliás se reparar neste tópico ainda ninguém falou no assunto sem ser o senhor, fui eu que abri o tópico e o objectivo era mesmo tentar saber qual a velocidade atingida por um Sprinter pois eu não fazia a menor ideia e não estava a conseguir encontrar a informação na net... penso que neste momento já todos ficámos a saber que o melhor da actualidade (Cavendish) faz á volta de 75Km/Hora:)
Não leve a mal o que vou dizer mas com 65 anos até podem treinar o dia inteiro que não conseguem o mesmo que os de 20, só se tiverem alguma ajudinha extra, não atirem areia para olhos da malta, se fosse uma questão de treino o Lance Armstrong ganhava o Tour até ser velhinho...
 
Last edited:

fuel100

New Member
Concordo com o Figueiredo. Não tenho 65 anos, mas para lá caminho (51).
Já atingi os 75k/h, a descer e foi uma vertigem dos diabos.
O que noto e que é do senso comum, é que com a idade, vamos perdendo alguma capacidade muscular relativamente à explosão e mantendo a referente à resistencia. Costumo fazer ultras de btt e não me tenho saído mal. Já relativamente a provas curtas, já é outra conversa, porque já não consigo manter ritmos muito elevados.
O tipo de fibras musculares especializadas numa e noutra possuem caracteristicas diferentes.
Não creio que um moço de 65 anos mantenha a capacidade de explosão, até porque, áquela velocidade, a necessidade de oxigenação poderia atingir valores incompativeis com o ritmo cardiaco máximo admitido para a sua idade.
 

nunocoutinho

New Member
joao49 acho que neste caso não se trata de desconfiar, penso eu, mas nem toda a gente tem casos de pessoas de idade a andar com elas, e claro para ir a essa velocidade com 60anos não pode ser um simples amador cicloturista que anda de vez em quando.

Medias 40 em grupo como disse é preciso algumas coisas, sacrificio de alguns elementos, porque nem todos andam assim, para que se role forte e que seja um treino contínuo sem paragens porque um se atrasou etc, agora média de 40 também já é preciso alguns cabeças de pelotão bem fortes. Que já vi pessoal a andar assim, sem dúvida mas são ciclistas muito bons a níveis nacionais.

Figueiredo, tenho 26anos a 2meses dos 27. Mas eu também não tenho voltas a portugal nas pernas como muitos senhores que andam ai com 50-60 anos que nunca deixaram de andar e treinar, e perto de 60km/h se for em grupo e na roda não acho impossivel, muito menos de pico.
 

Josant

New Member
Boas.

E agora o que é que eu faço...? Esta secção é o VOX-POP mas este tópico virou Discussão Geral! E não é isso que se pretende ;)

Estas discussões de velocidades e médias e comprimentos dão sempre "raia", por isso e antes que o tópico "descambe" peço que se moderem.

Pior que os ciclistas são os pescadores...(Piada brejeira!)
 

paradawt

Moderador
Não vale andar com os ciclómetros programados para roda 26" na de estrada (piada!).

Não nos esqueçamos que à medida que a nossa idade avança, o nosso pico de ritmo cardíaco baixa consideravelmente.

Outra coisa que não podemos cair é nas bocas largas. E eu falo porque também já me acreditei em tudo o que me dizem.

Não estou a questionar os valores da outro tópico mas sim as afirmações das velocidades máximas atingidas tanto do senhor na queda como a pessoa que se colocou ao lado do camião.

Já tiveram a sensação de passar numa nacional estreita por um camião circulando ele a 80kms/H? Imaginem a deslocação de ar que a grande caixa metálica "atira" para as suas laterais... O meu pai foi motorista internacional 14 anos. Sei do que falo!

Abraço a todos e não se chateiem ;)
 

fogueteiro

Active Member
Bem pelos vistos só falto eu;););).

Com 44 anos quis armar-me em bom e outro dia fui fazer uma experiência, para depois comentar o meu tempo numa cronometragem feita cá no fórum. Jurei para nunca mais... pensava que ainda tinha 25 anos e cheguei lá acima todo "arrumado".

Meus amigos, não tenham ilusões... A idade cobre a factura e de que maneira. A não ser que se use o Vitargo ou coisa parecida ou que o satélite/iman esteja avariado, é que podemos ser "super-homens".

Acredito piamente que os colegas, João e Dekeriel não estejam a mentir, mas acredito que alguém os tenha enganado.
 
Last edited:

joao49

Member
o carneiro puxa o pelotao,nao quer dizer que todos se dopem so por causa do carneiro se dopar...eu sou um dos que por vezes vou na roda e nunca me dopei..o que quero dizer caso nao se tenha percebido era que saber guardar escolher a roda certa o poupar e o alimentar numa dessas duras voltas que fazemos e ser inteligente...pra facilmente se conseguir finalizar no minimo junto deles.....
abraço
 
Last edited:

pantani

Member
Já está tudo dito... com gasolina sem chumbo não andam nada, mas com nitro.;);););););)

Quanto a jovens de 65 primaveras, a 60 kmh é possivel... a descer.;);););)
 

nunocoutinho

New Member
Pode ser carne estragada...

O joão para a proxima leva câmera de filmar no guiador. Há ai muito pessoal a andar bem, se andam com mistura das bombas ou gasolina especial é que já não sei!
 

joao49

Member
atençao nao fui eu que falei que na cena do homem de 65 anos..eu so nao acho impossivel nas condiçoes que por ca existem..mas tambem nao afirmo ser verdade porque eu nao vi...eu ja fiz sprintes a volta dos 55 mas na verdade eu tenho 24anos..agora acerca do que o dekeriel disse so ele podera realmente confirmar..
abraço
 

dekeriel

Member
Não pensei que isto desse pano para mangas... estou agora a saber das médias do cavendish por vós, mas sabem que a potencia necessária para acelerar a 75kmh é o dobro da necessária para acelerar a 60kmh embora a diferença seja apenas de 15kmh? e já agora o cavendish ia na roda de quem? provavelmente em nehuma... é que a 60kmh na roda de alguém ainda se poupa mais de 20% de energia e volto a repetir, eu tinha dito perto dos 60kmh, se calhar se dissesse 56 ou 57kmh ninguem duvidava, no entanto não saimos dos "perto dos 60".

Vou relatar as condições da minha volta o mais preciso que conseguir depois cada um tira as conclusões que quiser.

Saimos de São joão de ver num grupo de 3, com aquecimento até a descida por arada, onde começamos a impor mais ritmo, descemos a uma velocidade de 50kmh aproximadamente, no restante caminho tentamos manter uma media de 37kmh a 40kmh até á rotunda que liga Ovar ao Furadouro, com excepção nas aproximaçoes ás rotundas e nas poucas e ligeiras subidas.
Dali até a torreira apanhamos um fraco vento de frente pelo que não conseguimos melhor que andar entre os 33 e os 35, na torreira perdemos um dos meus colegas que ainda estava de ressaca preferiu parar por ali, pelo que dali para a frente fomos só dois, a média foi de 33 até são jacinto.
Em São jacinto paramos para tomar café e para esperar pelo tal grupo que caiu (ainda não tinha caído na altura), onde tomamos o café estava também lá parado o grupo da fonte seca, pelo que decidimos arrancar com eles, estávamos nós a sair de são jacinto e estava o tal grupo a entrar, na dúvida se esperava ou não por eles decidi continuar com grupo da fonteseca
Na volta já com vento ligeiramente a favor, eles começaram devagar na casa dos 35kmh, na minha vez de puxar fui para a frente e coloquei nos 40kmh, velocidade que mantivemos quase até a torreira.
O problema começou depois das rotundas, quando estava eu na frente a puxar precisamente nos 42kmh, quando se avista ao fundo da reta um outro grupo com cerca de 20 ciclistas, nesse momento alguém me ultrapassa num ritmo enorme, pareciam cavalos atrás da cenoura, eu já cansado dou tudo o que tinha e coloquei nos 48kmh e ainda assim tava a ficar para traz muito rapidamente, valeu-me um velho no final do pelotão que me meteu as mãos nas costas e empurrou-me para uma roda, nesse momento ja ia a 51kmh, mas isto não foi um sprint de 200 metros, esta velocidade manteve-se até os apanhar, durante, talvez, um ou dois quilómetros, depois disso as velocidades variaram entre os 40 e os 50 e poucos, entretanto fomos engolindo vários pelotões.
Naqueles momentos já sofria para me manter na roda aproveitei que já éramos mais de 50 para descansar, no final fizemos um sprint, em que não fui para além dos 54kmh, a roda em que ia acelerou sem contar e "sozinho" quebrei nos primeiros 50metros do sprint.

Relembro que do Furadouro>são jacinto> Furadouro é completamente plano!

Falando de mim, sou motorista internacional, ultimamente ando aos fins de semana e as vezes durante a semana (mas tem sido poucas) com excepção das férias de natal e férias em agosto que ando quase dia sim dia não.
Entre setembro e dezembro treinei apenas aos domingos e nem todos e muito raramente á semana,
Os meus treinos para Dezembro
foram dia 1 1h de btt,
Dia 19 falhei a voltinha que o fogueteiro tinha marcado (desculpa fogueteiro) por causa de uma viagem que já não contava fazer antes do natal.
depois só voltei a pegar dia 24, com cerca de 2h de btt,
dia 26 - fomos dar a volta a varela
dia 29 - 1h de btt
dia 31 - 3h e pouco de btt, 50% mato 50% areia, 60km no total
Dia 2 - Foi a volta descrita em cima.

O grupo que caiu vinha cerca de 1km atrás de nós.

Agora eu digo com apenas estes treinos, longe da minha boa forma, consegui uma volta naquelas velocidades, uma pessoa de 65 anos com treinos diários não consegue igual ou melhor?! Francamente u não estava naquele grupo mas acredito na palavra do homem, agora vocês tirem as vossas conclusões... se andava dopado, não sei dizer, isso já é com ele e duvido que dissesse se eu perguntasse

Edit: desculpem o longo post
 
Last edited:

nunocoutinho

New Member
Pela volta que contas não é nada de anormal. Mas pelo que descreves até esse sprint ou era a descer ou recta.

Penso que muito de nós em certas partes de alguns percursos com essas caracteristicas apanhamos médias de 38 ou até bem mais. Mas claro, no final do percurso como o pessoal nem sempre vai a fundo pelos mais diversos motivos, a média é muito mais baixa.

Normalmente ao domingo a rolar em plano é raro andar abaixo dos 34-35, a não ser que haja muito buraco.

Agora um homem com 65anos sem ser em sprint individual, chegar perto dos 60km/h na roda de alguns "animais" ou em pelotão compacto, possível, mas também não pode ser um homem qualquer... e tem de ter muita massa muscular naquelas pernas para conseguir fazer potência para lá chegar. É que na roda não há vento mas quando a velocidade sobe muito um gaijo tem de suar para aguentar a roda.

Com conhecimento e certeza digo que dois homens com mais de 50 anos daqui já andaram nos 52-54km/h a rolar em plano, mas na roda e em grupo, e possivelmente vento a favor.
 

dekeriel

Member
Tal como disse o percurso era totalmente plano nos últimos 50km e com muito bom piso.
O vento era pouco mas a favor.
 
Last edited:

elv1s

New Member
oh pessoal, aqui por évora há um bom conjunto de pessoas com mais de 55 anos, que pelo que sei fazem voltas regulares às 3ª 5ª e Domingos. Alguns fazem todos os dias. Apareçam um domingo e comprovem os ritmos.

E acredito perfeitamente que se faça 60km/h ou mais, basta ser plano ou ligeiramente a descer, e uma pequena brisa favorável. Sai alguém do pelotão e no calor do momento acontecem velocidades "irreais".

Não costumo andar com esse pessoal, mas já tive experiências em que me custou a acreditar nos dados do polar.

Agora uma pessoa sózinha, sem roda de ninguém nem boleias de carros a passar, chegar a essas velocidades... já é outra conversa.

Dekeriel esse relato está engraçado. São essas voltinhas que me deixam em pulgas para pegar na bike. O bichinho da competição saudável a roer eheheh
 

Pdrito

New Member
Verdade essas voltas quando uma pessoa está bem dão muito gozo...mas sinceramente já fiz algumas loucuras e como o coutinho diz e bem um Senhor com mais de 55 anos vinha na minha roda, bem á pouco tempo, e iamos a rolar a direito na casa dos 52km/h partimos o pelotão e andamos isolados um pouco mais de 2km e quando abrandámos ele só se vira, com um sorriso de orelha a orelha, coloquei-me na fuga certa com uma emoção na cara parecia uma criança.... Enfim só espero puder chegar á idade dele e estar na roda de um puto novo e fazer o mesmo, Senhor esse que espero melhoras visto que uma mulher bateu-lhe numa rotunda mas nada de muito grave.......
Cumps...
 

rjcm78

Member
Começo com um PS:

Bem sei que este forum é de ciclismo, mas acho que este tópico precisa disto...Se os moderadores assim o entenderem podem apagar obviamente.

Para os que não acreditam, mas essencialmente para quem gosta de ler, de se cultivar aconselho, o seguinte livro:

NASCIDOS PARA CORRER de Christopher McDougall

imagexhr.jpg


E já agora percam 10 minutos e vejam:

[video=youtube;FnwIKZhrdt4]http://www.youtube.com/watch?v=FnwIKZhrdt4&feature=player_embedded#![/video]
 

rotiv1959

New Member
Para quem duvida das medias que fazem alguns, ciclistas ou cicloturistas, como lhe quiserem chamar, com mais de 60 anos, aconselho a darem uma volta aos fins de semana pela Galiza para verem o que é andar!!!É alucinante as medias que fazem. Há malta que está reformada que papam kms e kms, todos os dias. Por isso não me espanta nada o que vi por aqui escrito.
O post do rjcm78, está excelente e demonstra que com treino vai-se lá!!
Se calhar de tão elucidativo que está, é o motivo de mais ninguém aqui ter postado!!:D:D
 
Top