• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Valores sanguíneos de Armstrong geram suspeita

Josant

New Member
Os valores sanguíneos registados pelo norte-americano Lance Armstrong durante a recente Volta a França podem indicar o recurso ao doping por parte do heptacampeão do Tour, que foi o 3.º classificado na prova gaulesa deste ano ano.

Quem o afirma é Jakob Mørkebjerg, especialista dinamarquês do hospital de Bispebjerg (Copenhaga), baseando-se no facto de a quantidade de glóbulos vermelhos e o valor de hematócrito e hemoglobina do ciclista serem os mesmos no primeiro e último dia da prova, algo que não é nada normal.

"Segundo as nossas investigações, sabemos que num esforço duro como o que representa uma Volta a França ver-se-ia um queda significativa desses valores sanguíneos e isso não ocorre com Lance Armstrong", afirmou Mørkebjerg, em declarações ao canal de televisão público DR, admitindo ainda que esta anomalia pode dever-se ao recurso a transfusões sanguíneas.

O referido especialista estranha ainda que a taxa de hematócrito de Armstrong tenha passado de 40,7 para 43,1 entre os dias 11 e 14 de julho, sensivelmente a meio da Volta a França. "Com isto não quero dizer que se tenha dopado, mas essa poderia ser uma das causas", acrescentou Mørkebjerg, embora admitindo que o facto de o ciclista ter sofrido uma diarreia ou desidratação possa também explicar a situação.

No entanto, esta estabilidade dos valores sanguíneos de Lance Armstrong no Tour contrasta com os números registados na Volta a Itália, dois meses antes, em que se registou a habitual quebra nos respetivos valores de hematócrito"


Fonte: http://www.record.xl.pt/noticia.asp...&idCanal=00000093-0000-0000-0000-000000000093
 

silvioferraz

New Member
Poderia...pois poderia.

Mais de 40 análises feitas durante prova e agora vem um doutor dizer o que toda a gente pensa, mas o que manda são as análises.

Se bem me lembro também apareceu um "doutor", a dizer exactamente o mesmo do Contador, mal viu a primeiraetapa de montanha em que ele parecia uma flecha a subir.

É só doutores... é só opiniões...

Difamar é fácil

Retirado hoje do Twitter do Lance:

"l ancearmstrongKnock - knock, 6:50 am. Anti-doping inspectors at the house. Wow.about 11 hours ago from UberTwitter "

E está o homem a descansar...

Abraço
 

Burning Dogma

New Member
Não quero ser do contra, até porque discussões sobre doping nunca mais acabam. Mas o Armstrong não é nenhum Deus. Com este regresso, confesso que "quase" fiquei fã dele, porque sempre foi um ciclista que eu não gostei muito, apesar de reconhecer os seus feitos. Mas sinceramente não ponho as mãos no fogo por ele, nem por nenhum outro. E não há mal nenhum que apareçam doutores a opinar sobre os valores sanguíneos dele. Mesmo que ele tivesse recorido a doping, duvido que alguma vez se soubesse, porque o Lance não é um desgraçado qualquer a única coisa que sabe fazer na vida é andar de bicicleta. O Lance, por tudo o que já fez fora da bicicleta, também terá grandes padrinhos e não teria problema nenhum em se escapar a problemas. E não me venham dizer que ele é controlado todos os dias e mais não sei quê, porque isso não quer dizer nada.

No caso do Contador, não foi nenhum doutor, foi o ex-ciclista Greg LeMond, um grande activista na luta contra o doping, que segundo alguns cálculos, mostrou que o VO2max do Contador naquela etapa de montanha que ele ganhou era, salvo erro, o mais alto que algum atleta mundial tenha registado. Quem quer acreditar em super-homens tudo bem, eu é que não acredito.
 

NO FLATS

New Member
Nunca podemos esquecer a evolução genética do ser humano. Certamente o Greg Lemond no tempo dele nunca conseguiria atingir os valores de vo2max que a maioria dos ciclistas de hoje atingem. Os métodos de treinos mudaram, vai havendo evolução genética de geração para geração e SIM as drogas tambem melhoraram. Mas não são só as drogas que contam. A mim bem me podiam carregar até as orelhas de drogas que eu não conseguiria subir aquela velocidade.
 

patrick pires

Well-Known Member
Ja me admirava que não viesse a lume mais um caso de doping relacionado com o doping!!!!! e claro bem coladinho nas costas do Lance.... daqui uns dias deve sair um livro a explicar "toda a verdade sobre lance Arsmtrong"..
enfim, o director do tour deu uma conferencia de imprensa a dizer que casos de doping apenas surgiram os que foram comunicados durante o tour e que este era um assunto encerrado...
eu sinceramente em relaçao ao doping estou pelos narizes... :mad:
Claro que há doping e vai continuar a haver, creo que ninguem duvida, agora todos os dias noticias destas nos meios de comunicação!!!!
eu pessoalmente ja nem quero saber!!!! que deixem de uma vez por todas os ciclistas em paz...

- um coisa engraçada, é que os futeboleiros, esses andam limpinhos!!!! é tudo naturalissimo.. por favor.
 

patrick pires

Well-Known Member
E para ter um valor de 43 % de hematocrito não é necessario tomar EPO, este valor qualquer um de nós com treino pode atingir este valor.
Agora esta subida de hematocrito explica-se facilmente com um dia de muito calor, como houve tantos durante o Tour... comparar este valor em Julho com o de Maio no Giro, enfim...
 

jimlizard

Member
Claro que há doping e vai continuar a haver, creo que ninguem duvida, agora todos os dias noticias destas nos meios de comunicação!!!!
eu pessoalmente ja nem quero saber!!!! que deixem de uma vez por todas os ciclistas em paz...

- um coisa engraçada, é que os futeboleiros, esses andam limpinhos!!!! é tudo naturalissimo.. por favor.

Pois eu quero saber e ainda bem que mais gente quer. Se já assim isto é mau, imaginem como seria se o controlo não fosse tão apertado. :)
Por isso acho muito bem que não deixem os ciclistas em paz.

Não deixo no entanto de concordar em relação ao futebol. Devem ser todos uns anjinhos...


Quanto ao Contador e às suspeitas do LeMond, ainda há pouco tinha lido isso, quando lia a mini biografia do LeMond na wikipédia.
Aqui fica uma informação mais detalhada sobre o tema:


"On July 23, 2009, LeMond wrote an opinion article[25] in the French newspaper Le Monde questioning Alberto Contador's climb up Verbier in the 2009 Tour de France. In the opinion piece, LeMond calculates Contador's VO2 max as 99.5 ml/mn/kg, which LeMond claims has never been achieved (LeMond has been calculated at 92.5 ml/mn/kg [26]). "The burden is then on Alberto Contador to prove he is physically capable of performing this feat without the use of performance-enhancing products," LeMond goes on to declare. LeMond equates this to a Mercedes winning a Formula One race. "There is something wrong," LeMond writes. "It would be interesting to know what's under the hood." However other experts in exercise physiology have questioned LeMond's calculation of 99.5 ml/mn/kg. In an article from Cyclingnews.com, published later the same day as LeMond's piece, expert Andrew Coggan questions the validity of LeMond's allegations. [27] He states that "a more reasonable estimate of Contador's power during that ascent is about 450 W, which would require a sustained VO2 of 'only' 80 mL/kg/min"(although if this is operating at 90% his VO2 Max would still the very high figure of 89 mL/kg/min); which is "still high, but not so high that you can definitively state that it can only be achieved via doping". LeMond's criticisms were based on calculations made by former Festina cycling team trainer Antoine Vayer; according to Coggan, "Vayer may have failed to take into account that air is less dense at altitude and also incorrectly estimated Contador's aerodynamic drag"."
 

patrick pires

Well-Known Member
Pois eu quero saber e ainda bem que mais gente quer. Se já assim isto é mau, imaginem como seria se o controlo não fosse tão apertado. :)
Por isso acho muito bem que não deixem os ciclistas em paz.

[/I]

Certo para isso é que agora tem o passaporte biologico, mas o que quero dizer é que este clima de suspeição e de especulção a volta neste caso de Lance ja ultrapassa o aceitavel!!! (pelo menos a meu ver)..
Quantas vezes foi acusado de.. e quantas vezes foi castigado por.. 0
Enfim é facil acusar os outros sem provas.. agora se realmente é verdade, pois já sabe o que o espera..
 

Hudju

Member
- um coisa engraçada said:
E o mais curioso, um ex-futebolista lança um livro chamado "Jogo Sujo", em que aborda o tema do doping no futebol, afirma que tomou e o que tomou, e basta ler com atenção e recrdar-se do tempo em que ele jogou, para ver em que épocas e equipas foi dopado, umas vezes por vontade própria, outras por obrigação dos clubes, e a forma como eram feitos os controles de dopagem, no futebol, esse desporto, também não é nada "limpo", mas tem uma vertente mediática e económica muito forte o que leva a encobrir tudo isto.
isto já para não falarmos de outros desportos como o atletismo...
 

FVA

New Member
Lembro-me de um texto que li algures, do qual retive este pensamento: O ciclismo é o único desporto (ou um dos poucos) que luta contra o doping! Em nenhum outro existe um controlo tão apertado e regular como no ciclismo.

Concordo que deva ser assim, mas também o haveria de ser para muitos outros desportos! Entretanto, enquanto isso não se passar, o ciclismo vai continuar a ser o “bode expiatório” do doping nas modalidades desportivas … … para tranquilidade de muitos!!!, … …

No que respeita ao Lance, há muito que tentam apanha-lo em “falta” e acabar com o mito (principalmente os franceses, que ainda não se conformaram com o americano que levou 7 tour's na algibeira, ... ..., e ainda anda à procura de um oitavo! :D), mas não deverá ser fácil!, o homem deve andar monitorizado 24h por dia ... ..., e, independentemente do que se vier a passar no futuro, o Lance Armstrong será sempre uma referência incontornável do ciclismo, um inquestionável fora-de-série, pelas mais variadas razões ... ;)

Abraços
 
Last edited:

Martins228

New Member
O homem já foi mais ppicado que um drogado, nunca encontrarm nada. Ocupem-se dwe outros. Já não chega. Acordar um homem às cinco da manhã para fazer análises, no dia de montanha.
 

Martins228

New Member
Toping, todos usam, agora os níveis não podem ultrapassar aqueles valores chaves. Mas o Lance após tantos teste nunca acusou nada, só se ouve rumores. Se calhar está na altura de deixar o homem em paz. Se calhar ele é mesmo bom... Já pensaram nisso?
 

cipollini

New Member
A mim parece-me que o que gera suspeita é o facto de ja ha n sei quantos anos os franceses não tocarem na "xinxa" ;) se é que me entendem...
 
Top