• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Uso de rádios

rafael

New Member
boas,

Esta é já uma situação que me acompanha há vários meses, desde o tour de france 2010, a proibição do uso de rádios nas corridas de ciclismo.

A uci esteve a estudar a hipótese de poder haver a proibição do uso dos rádios, fazendo uma experiência numa etapa do Tour.
Eu pessoalmente não concordo a proibição do uso de rádios, pois não só aumenta o risco de quedas (pois os directores desportivos avisam os atletas via rádio das dificuldades que vão encontrar) como (na minha opinião) diminui o espectáculo, pois os colegas de equipa andam "à nora" no pelotão sem saber dos seus colegas.

Esta é a minha opinião, agora gostava de saber a vossa :p:p

Cumprimentos e desculpem se o tópico está repetido
 
Last edited:

Burning Dogma

New Member
A mim cheira-me que essa questão da prevenção das quedas está a ser muito sobrevalorizada e a servir de bode expiatório para se manterem os rádios. Basta ler a seguinte entrevista do Jens Voigt:

http://www.cyclingnews.com/news/voigt-calls-for-worlds-boycott-over-radio-ban

Quer dizer, agora se houver um acidente fatal numa prova a culpa é dos rádios. Um gajo vai numa descida a 90 à hora, cai e parte-se todo e a culpa é dos rádios. Cheira-me que há muitos meninos que não devem ter o mínimo de inteligência para fazer uma corrida sem rádios, sem indicações da equipa. Antigamente não havia rádios e os ciclistas não se viam ciclistas a morrer a toda a hora.
 

rafael

New Member
caro burning dogma,

eu concordo consigo, apenas fui buscar o fundamento, sobre as quedas, a outro tópico onde faziam uma ligeira referência ao mesmo :) :)

cumprimentos
 

fogueteiro

Active Member
Também não concordo com a utilização de rádios. Penso que o ciclismo é daqueles desportos onde a força e a resistência se destaca e não estratégia. Não estou com isto a dizer que a estratégia não seja importante. Por exemplo quando um ciclista está cansado não é o rádio que o vai ajudar.
 

Burning Dogma

New Member
Já para não falar que iria ser extremamente interessante ver como é que uma equipa se organizava às escuras. Porque não há nada mais fácil que levar o director no carro a ver a corrida pela TV e a dizer aos ciclistas quando devem ou não atacar. Compreendo que isto seja uma grande revolução e que eles estejam reticentes à mudança, mas se a cada nova situação eles fazem birra contra as regras... Não acompanho ciclismo a sério assim à tanto tempo e já me lembro de vários protestos nas provas.
 

tranquilo

Active Member
Por acaso até concordo com o uso de rádios, penso que sem eles vai haver menos espectáculo pelo simples facto de muitas fugas serem anuladas muito mais cedo por causa do medo de alguns lideres terem deixado escapar alguém ou das equipas de sprinters não conseguirem apanhar as fugas. Mas só o tempo o dirá.
Vamos ver como corre o Giro.
 

fmm

Member
Boas

Acho que o uso e não uso tem pros e contras. Se por um lado o uso traz mais táctica e daí mais espectáculo ás provas. O não uso, sem dúvida dá um muito maior aspecto de "quem tem canetas é que anda", se é que me estou a fazer entender.
Curiosamente à 2 anos fizeram um inquérito no tour a todos os ciclistas sobre o uso ou não de rádios. Não me recordo da percentagem, mas sei que era bastante alta, a dos ciclistas que não queriam usar rádio.

Abraço

Filipe
 

plx

New Member
Eu concordo com o uso de rádio. Trás mais segurança, basta ver aquele acidente em que um gajo caiu de uma ravina, um companheiro depois passou por ali, viu a bike caida, avisou, e lá chamaram o helicóptero, se não fosse o rádio provavelmente ele não estava aqui hoje.
 
Boas pessoal!
Eu por acaso acho pros e contras nas duas situações. Por um lado apoio o uso de radio por questões de segurança. No entanto concordo igualmente com algumas opiniões (por ex a do colega Fogueteiro) onde se referere que este desporto é a resistência e a força que se destacam e não a estratégia ...
 

spartaan

New Member
Boas,
Eu pessoalmente sou da opinião que sem o uso dos radios, vai deixar de haver corredores favoritos. È provavél que veremos mais fugas e com a vitória de quem as iniciar, quantas vezes vimos corredores a serem apanhados a 1 km da meta. Quedas essas vão acontecer mais, ou a velocidade dos ciclistas em certas zonas da corrida vai ser mais lenta para as prevenir. Vai ser bonito, o contador ou o andy e um ou outro dito favorito a ter um furo ou uma avaria na bike, estou mesmo a ver os colegas todos aos gritos uns com os outros para pararem e o carro de apoio a ver as imagens na televisão, (se essas forem transmitidas) naquele momento, não vá o realizador ser mauzinho e mostrar antes quem vai na frente da corrida, parece que a televisão vai ter poderes reforçados. Acredito que o não uso dos radios, não vai durar muito tempo, temos assistido a vitorias consecutivas do mesmo atleta, se isso parar, menos dinheiro será investido por parte de quem aposta no atleta vencedor de uma temporada anterior. Esta é a minha opinião e que só terá valor se acertar em alguma coisa do que aqui escrevi.
Como foi aqui dito, vai ser preciso ter pernas para o que ai vem, ou talvez um pouquinho mais daquelas coisas que se põe na comida dos atletas e que deixa a comida estragada!?

Cumprimentos,

A.da Silva
 
Top