• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Uma Questão de peso

pjmano

New Member
Muito tenho ouvido falar em tirar peso nas bicicletas para aumentar performances nem que para isso se gaste pequenas fortunas... Mas será que vale a pena? Claro está que em alta competição isso pode fazer toda a diferença, Mas falando no campo amador e de lazer será coerente um sujeito preocupar-se em tirar 1 KG que seja na bicicleta, para depois lhe por em cima 80 e muitos kilos em cima?
No meu caso, estou a optar por baixar o meu peso sendo que pesava em Janeiro de 2010 83 Kg (depois do natal...), apos uma dieta moderada sem grandes "paranoias" e não correndo riscos nem tomando coisas duvidosas, Apenas fazendo todos os dias 15 minutos de bicicleta estatica em casa e alguns abdominais, Bastante agua...hoje peso 78 kg e a meta será os 74 75 Ou seja o peso ideal para a minha altura, mas o que posso dizer nesta altura, é que as minhas prestações melhoraram significativamente sem alterar nada na bicicleta.
Penso que os beneficios são mais que positivos e mais económicos...
Esta minha atitude não é baseada em nenhum estudo ou coisa que o valha, apenas achei que devia partilhar esta ideia, porque podemos correr o risco de estar a gastar dinheiro á toa, e nunca ficarmos satisfeitos.
Gostava de saber a vossa opinião quanto a este tema
Bom fim de semana para todos

Paulo Mano
 

SBRDYDY

Well-Known Member
tudo depende do objetivo.
fico feliz que tenha perdido o peso e faço votos para ir mais longe a bem da sua saude.
mas em competição a suade não vem em primeiro lugar. vale quase tudo pra aumentar a performance, o peso da bike é uma delas eu tambem tenho uma bem leve mas nada por ai alem.
to a começar um tratamento para perder mais uns 4kg. hoje tenho 69kg a um mes atras tinha 74kg e em junho quero ter uns 65kg.
mas tudo com acompanhamento nada de loucuras:D
 

Burning Dogma

New Member
Eu sou daqueles que não tem muito mais para perder no corpo pois peso 66kg e mesmo assim não ligo nenhuma ao peso da bicicleta. Quando compro componentes a última coisa com que me preocupo é o peso, antes disso vem a performance, as características, a estética e o preço. Nem peso o que compro porque nem balança de jeito tenho para isso:D Nunca encontrei sentido em gastar balúrdios para poupar meia dúzia de gramas. A vida é muito mais que ciclismo e tenho tanto mais onde gastar o dinheiro de forma mais proveitosa. Mas claro que cada um é livre de o fazer, não esperem é andar mais rápido à conta dessas dietas na bicicleta porque na maioria das vezes é só efeito placebo.
 

SLM

New Member
Se um rider perde um quilo de bicicleta nas rodas compreendo que daí obtenha frutos, em performance e sensações/prazer de condução. É algo que tanto acontecerá para alguém com 60 ou 80 kg.

Mas penso que te referes a alterações mais "exóticas", aquelas em que a relação "preço"/"gramas retiradas" tende para mais infinito. Nunca as experimentei, não posso comentar sobre o seu efeito na performance. Assumo-me um pouco céptico. Se é para ganhar performance à custa de massa estática, que seja no rider: faz melhor à saúde e à carteira. Mas como nem tudo gira em torno das médias, acredito que seja um prazer para quem tem meios e partilha dessa filosofia proceder a esse tipo de alterações.

Dito isto, cada um gasta o que quer e pode nos componentes com que se sente bem. Mesmo que não te façam andar mais rápido, certamente te darão prazer a pedalar ou simplesmente a olhar para a menina. E o prazer é denominativo comum aos que pedalam por essas estradas (julgo).
 

RJLA

New Member
Subscrevo o que o amigo Burning Dogma diz. Acho ridiculo toda a paranóia pelo peso a que se assiste tanto em estrada como na malta do BTT. Não vejo lógica alguem gastar uma pequena fortuna para retirar umas gramas no avanço, nos apertos de rodas ou nos parafusos da pedaleira...só para citar alguns exemplos! Não será por ai que virão melhorias em termos de perfomance. Agora, se me falarem em investir numas boas rodas, numa transmissão razoável ou, no caso do BTT, numa suspensão relativamente leve e competente, concordo que daí virão diferenças em termos de rendimento e prazer em cima da bicicleta. Mas claro, tudo se relaciona com os objectivos e com a carteira de cada um.
Acho deprimente ver muito pessoal gastar pequenas fortunas em pequenos pormenores totalmente superficiais e periféricos no emagrecimento da bike, e depois carregarem no corpo mais 10 ou 20kg do que deveriam! Certamente será mais sensato, saudável e barato retirar alguns kilos ao corpo e só depois pensar na bike.
Agora se aquilo que les dá prazer é olhar para a sua bike e esteticamente estar enfeitada de componentes xpto, acusar menos digitos na balança e ser melhor que a do vizinho do lado, tudo bem, são gostos! Eu prefiro não perder tempo e dinheiro a moer a cabeça sobre como retirar 500g à bicicleta e agarrar nela e pôr-me a pedalar por aí fora. A um nível amador como o meu (e certamente como o da maioria do pessoal que por ai anda) acho que não serão 500g ou mesmo 1 kg a mais na bike que fará diferença. O que interessa é pedalar e retirar prazer disso. Ainda ontem fiz 95km na minha fininha de 9,5kg e cheguei ao destino tão feliz como se os tivesse feito numa de 7kg. Acredito que se tiver 10kg a mais no corpo tanto me custa fazer 95km com uma de 9,5kg ou com uma de 6,5kg.
 

pjmano

New Member
Concordo com as posições expostas ate agora e o rjla tem toda a razão quando diz que em vez de perdermos tempo a pensar em mudar isto ou aquilo na bike devemos é fazer kilometros pois o mais importante é a "nossa máquina" estar afinada posto isso o resto são pormenores, é certo que uma bicicleta com equipamento de topo não deixa de ser interessante, mas ai seria tema para outro topico, uma vez que por vezes o excesso ou como ja ouvi aqui neste forum a expressão "mosaico" de materias e cores pode tornar o que poderia ser uma bicicleta linda numa bicicleta "XUNING" como tambem já ouvi por aqui. dei uma olhada no projecto do ALMN A sua Bianchi simplesmente maravilhosa...
 

Jorge S

Member
Pedalando uma bike pesada desenvolvemos melhor a massa muscular. Ao emagrecer a bike teremos que aumentar a dureza do treino (em distancia ou ritmo) para compensar a leveza, ou funcionará ao contrário.
Por isso, meus amigos, ponham peso na bike em vez de tirar:D
 

pjmano

New Member
Jorge não te ponhas a dar ideias senão daqui a pouco fica na moda usar pára lamas campainha e espelhos retrovisores bem como fitinhas no guiador, e quem sabe um suporte atras para carregar a mala de ferramentas:rolleyes:
 

Jorge S

Member
Pelo menos no retrovisor penso, cada vez que aparece um buraco na estrada e me faz virar a moina a ver se não vem nenhum predador, antes de invadir território perigoso:p
 

pjmano

New Member
Pois... areia nos bidons talvez não tivessem problemas da prostata ou de impotencia, mas provavelmente de pedra nos rins...
 

ALNM

Member
Só compra um Porsche quem é piloto de velocidade?:confused:
Só compra roupa de boa marca quem é modelo? :confused:
Só o Ronaldo é que pode vestir Nike? :confused:
 

rjcm78

Member
[Citação desnecessária removida - Consultar regras do fórum!]

Concordo perfeitamente...Meus amigos e a satisfação e felicidade pessoal não contam???Quem é que é mais feliz: quem compra uma bicicleta de hipermercado e anda todos os dias ou quem compra uma Pinarello e a tem pendurada em casa e passa o tempo a olhar e a limpar-lhe o pó??

Acho que são os dois...cada um á sua maneira.
 
Last edited by a moderator:

salpicão

Member
Boas!!!
Isto é um tema muito complicado.
O importante é cada um ser feliz à sua maneira... e andar de bicicleta...
 
Top