• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Um longo caminho a percorrer | Diário de Treino

JorgeFerreira97

Active Member

Olá malta, venho então fazer o rescaldo do Gerês como prometido, aviso desde já que foi o dia que mais me custou em cima da bicicleta, portanto os mais sensíveis não devem continuar a ler.

Cheguei mais cedo para ir recolher o dorsal, equipei-me e segui depois para a minha box. Troquei algumas palavras com um indivíduo que estava ao meu lado e finalmente chegaram as 9 horas, como era de esperar ainda demorei para aí 15 minutos a passar finalmente pela meta. Na fase rápida até às Cerdeirinhas, fui a controlar, não quis arriscar muito e ainda assim ultrapassei logo algumas pessoas.

Iniciada a subida, começava a prova, arranjei um aliado na subida, lá fomos galgando posições e fizemos a subida a bom ritmo, sempre revezando um com o outro,era complicado passar tanta gente mas pela berma da esquerda lá íamos passando sempre com o pessoal a facilitar. Terminada a subida chegava a primeira zona rápida da prova, consegui seguir num grupo sempr bem resguardado até a nova subida, a Cabreira. Nesta fase de transicção passou-se por uma zona com lombas altas e paralelo, no meio de tantos do meu grupo,a sorte bateu logo a mim, fiquei sem o bidon dos sais:mad:, como já vinha a recuperar lugares nem parei, ficou para lá. Voltando há Cabreira, mal a subida se iniciou estava na hora de voltar a "enrolar punho", comecei ao meu ritmo a solo e depois lá fui de roda em roda, mais uma vez sempre a galgar posições. Terminada a subida juntou-se um grupo porreiro que se alongou bastante na descida mas voltou a compactar na zona mais plana, eu resguardei-me sempre ali, não havia grande organização e só 1 ou 2 puxavam.

Seguia-se depois a subida do Covelo, nesta fase saí com mais um indivíduo daquele grupo grande que falei e encostámos num grupo de 5 mais há frente, o nosso grupo anterior esfrangalhou-se bastante mas depois mais 2 ou 3 lá chegaram e ficamos sensivelmene 8 naquele grupo novo, até aqui tudo bem. Era hora de descer novamente e o grupo voltava a alongar, depois entrávamos numa zona de espécie de deserto, asfalto rugoso, terra em várias partes e paisagens com rochedo e poucas árvores, era uma zona bem torta. Aí estava outro abastecimento e foi aí que perdi o contacto com este grupo, juntamene com outro senhor. Nós queríamos água e os da frente apanharam primeiro, perdemos alguns segundos e ficamos os dois.

Seguimos a um ritmo estável até às últimas dificuldades do dia, primeiro a Ermida com aquele 1,4Km a 14%o_O. Entrei na subida e levei uma marretada amímica, senti caibras, algo novo para mim, visto que nunca me tinha acontecido e vi que a partir dali o melhor era ir gerindo. Com muita dificuldade lá passei e peguei água no abasecimento situado no topo, seguia sozinho e ia a controlar, sempre a um ritmo fraco para não ter quebras. Chegava a Pincães e as dores voltavam a aparecer, não eram insuportáveis mas eram bem dolorosas, mas lá consegui acabar a subida, sabia que o terreno era torto nesta fase e que ainda faltava até se descer verdadeiramente, lá fui controlando e ainda me saltou a corrente, algo contudo que só me fez ceder uns 15/20 segundos.Nesta fase foi um pouco ela por ela a nível de lugares, ia cedendo alguns mas ultrapassando malta que ia com a bicicleta pela mão subida acima.

Terminado este terreno torto era a descer até se entrar nos 2km finais, perdi mais alguns lugares na descida nada de relevante e recuperei outros no falso plano, finalizava a prova salvo erro com 3:51, algo mais do que tinha previsto e bastante desiludido com a minha prestação. A nível de classificação salvo erro fui o 141° dos 978 do Medio e 24° na minha categoria.

Em suma fui um resultado aquém do esperado, sabia de antemão que iria ser difícil fazer melhor dada a minha box ser uma das últimas a partir mas a verdade é que as sensações foram um pouco más e a parte final foi um martírio para mim. As caimbras também como se costuma dizer foram "a morte do artista", amimicamento pesou bastante na cabeça. Nem tudo foi mau mas não andou muito longe disso.

Peço desculpa pelos erros, escrevi no telemóvel e sei que vai ter sempre alguns, assim que tiver fotos coloco aqui. Espero que tenha corrido tudo bem a quem também participou e se tudo correr bem vemo-nos na Estrela, vou ver se consigo ir lá. Abraço a todos e boas pedaladas :)
 

JorgeFerreira97

Active Member
s5isy1.jpg
2889pnc.jpg




Seguem aqui as duas fotos minhas que encontrei até agora, estes dois dias que se seguem estão a ser de recuperação passiva mas amanhã já volto aos treinos, não se inibam de comentar e estejam completamente à vontade para colocar qualquer questão, se souber responder terei todo gosto em fazê-lo.
 

jpacheco

Well-Known Member
Para o acumulado que tinha o medio acho que estiveste muito bem. Os muros e o calor foram complicados para toda a gente. É que nem uma brisa se sentia nessa zona o que fazia ampliar a sensação térmica para além de estarmos praticamente parados a subir. Não foi fácil. É normal as caibras estarem á espreita... muito boa gente desmontou ai. Se me aparecessem teria que desmontar tb.
 

jpacheco

Well-Known Member
@JorgeFerreira97 a mim correu muito bem... só tive caibras quando meti as patas demolho no lago, no final da prova e acabei com 5h8m, dentro do tempo que achei que dava para fazer. O que quer dizer que a gestão que fiz foi no limite. Se arrisca-se mais no inicio por ventura ia pagar no final.
 

bogas

Well-Known Member
Eu acabei com 5h07. Tentarei melhor na próxima vez. Estava um calor de morrer nao foi mesmo nada fácil.
 

jpacheco

Well-Known Member
Eu acabei com 5h07. Tentarei melhor na próxima vez. Estava um calor de morrer nao foi mesmo nada fácil.

Se calhar ainda rolamos no mesmo grupo... depois da descida da Cabreira até Montalegre ainda eramos um grupito de 30 gajos.
 

JorgeFerreira97

Active Member
Esta semana acabou por ser fraca a nível de treinos, não tinha previsto grande coisa mas a verdade é que o calor e um problema na corrente no sábado me estragaram um pouco esta semana de treinos, ficam aqui os únicos que realizei esta semana e mais uma foto do Gerês que encontrei, desta feita na Serra da Cabreira. Nesta altura ainda ia soltinho:D
g8W4N4y.jpg


https://www.strava.com/activities/1037495367 Aqui era para ir ao PR na Assunção mas não deu, a ver se brevemente chego aos 18 :mad:

https://www.strava.com/activities/1042127629

Amanhã começa nova semana de treinos, muitas séries durante a semana e no fim de semana treinos mais longos
 

JorgeFerreira97

Active Member
Fazendo uma pequena actualização a isto, tenho tido algumas dificuldades em treinar como queria ultimamente mas está a dar para manter a forma, em comparação a 2016, por esta altura tenho menos 2000KM, uma grande diferença é verdade mas a nível de evolução melhorei bastante e isso é importante, a lesão no início de época também não ajudou muito e roubou ali uns quilómetros preciosos, agora o importante é desfrutar e evoluir mais este ano para em 2018 não ter nenhum imprevisto.

Já agora acabei por comprar o rolo da decatlhon que estava em promoção a 50 euros, não é nada demais mas serve-me perfeitamente para me entreter quando precisar e evito andar sempre a pedir um de um tio meu, junta-se o útil ao agradável e sendo franco, prefiro treinar sempre que posso treinar na rua do que no rolo.

Nas últimas semanas os treinos que mais se destacam pela dureza são estes:

https://www.strava.com/activities/1073090883

https://www.strava.com/activities/1084166758

https://www.strava.com/activities/1081088533 | Pelo meio ainda ouve esta brincadeira, aqui da zona um pessoal com quem ando disse que não tirava este KOM e que eles próprio já tinham tentado e estava complicado, pois bem eu fui tirar lá as teimas, foi entrar a matar e sair a morrer mas deu para trazer a taça e mostrar que o gajo afinal não era o Froome:D

Por último para a malta que se desenrasca com o strava e sabe criar rotas ia lançar um desafio e pedir uma espécie de ajuda, se alguém tiver tempo e me quiser desenhar uma rota na ordem dos 110km/120 máximo com algo a rondar os 2500 de acumulado agradecia, era para treinar este sábado num terreno mais montanhoso e ver possíveis sugestões, caso contrário acabo por ir para os sítios mais habituais ou Assunção ou Boneca.

Cumprimento a todos e continuem a treinar
 

Carolina

Well-Known Member
Se quiseres 2500 m de acumulado reais, vais ter de desenhar a rota no strava com ~3200 m. Os gajos inflacionam o acumulado que não é brincadeira ;)
 

jpacheco

Well-Known Member
Tens sorte é que o Dário anda na corrida e é um gajo porreiro se não estavas feito :D :D Não há impossíveis, os tempos feitos honestamente, são todos bativeis :p

Conheço alguém que se lhe tiram um ele dá uma volta e limpa-te uns quantos :D :D

Estás andar bem... diverte-te com a bicicleta e se for a andar a caçar KOM´s olha que pode ser um bom estimulo. Cria os teus proprios segmentos :p
 

JorgeFerreira97

Active Member
Quem é o papa koms @jpacheco? Para ver se conheço:)
Normalmente não ando a procurar os KOM, fico mais satisfeito em cumprir os treinos que tenho programado e acima de tudo ver resultados com PR, até porque sendo franco, fazer KOMS nesta zona é bem difícil.
 

jpacheco

Well-Known Member
fazer KOMS nesta zona é bem difícil.

é em todo o lado... tens que inventar subidas novas. Há muita estrada por explorar :p

kom kom é bom para fazeres aqueles treino para lá do limite... tens ali uma motivação extra. Eu em alguns casos fico feliz com top10´s lol... ha subidas que estar no quadro de honra já é muito bom.
 

JorgeFerreira97

Active Member
Mais uma pequena actualização:

2º Feira-https://www.strava.com/activities/1087539299

Treino curto sem grandes pontos de interesse, acelerar no segmento "Paço-Praina" para fazer uma pequena série e está feito.

3ª Feira-Descanso

4ª Feira-

Era para ser na estrada mas esteve um dia mau, acabei por ir para o rolo me entreter durante uma hora e trabalhar um pouco a cadência que é um dos meus pontos fracos.

5ª Feira-https://www.strava.com/activities/1092501886

Volta apenas para rodar as pernas, melhorei os tempos na subida do Bairro Branco, é um dos locais por onde raramente enquadro nas voltas e apesar de ter melhorado, foi feito a meio gás, com algumas acelerações e zonas mais calmas.

6ª Feira- Descanso

Sábado- https://www.strava.com/activities/1095593868

O único treino digno desse nome, volta não muito dura mas já com alguns pontos de interesse (Subidas Assunção e Agrela). A primeira subida era o principal ponto do treino, era para ser feita no limite e com o objectivo de melhorar o tempo, a verdade é que isso não aconteceu. Digamos que a subida da Assunção é um dos meus locais preferidos de treino mas talvez a subida que menos se adeque a mim, é um misto de zonas duras, falsos planos e pedaços em descida, não consigo atinar com o ritmo certo e com isto melhorar o tempo. Estou provavelmente na melhor forma este ano e a melhorar tempos em todos os lados, aqui é que está mais complicado mas hei de descobrir o segredo para melhorar o tempo. Mesmo assim desta feita fiquei com a sensação de poder dar mais algo, como ainda era a primeira subida não me quis esticar muito pois ainda iriam faltar cerca de 60KM de treino. Resto do treino com alguns sprints e a subida da Agrela feita a um ritmo moderado, com andamentos mais pesados, depois faltavam ali umas colinas e treino acabado. Fiquei muito satisfeito com este treino e com mazelas não a nível de pernas mas mais para uma pequena gripe, apanhei bastante chuva nesse dia e isso reflectiu-se no dia seguinte.

Domingo-https://www.strava.com/activities/1097086469

Volta calma e sem forçar muito, ainda ponderei em não ir treinar mas lá fiz a pequena recuperação e ainda mandei uns sprints na agrela, quando pego na bicicleta é muito difícil para ir completamente em passeio.

Espero que gostem do pequeno resumo, os pontos a melhorar essencialmente são as descidas, tenho mesmo de melhorar neste aspecto, talvez fazer um pequeno ajuste na bicicleta para me encaixar um pouco melhorar e trabalhar mais um pouco de cadência. Agora é ir mantendo esta forma que a "época" está a acabar.
 
Top