• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Um alentejano... perdido no ciclismo

iMiguel

Active Member
Boas.

Finalmente a bike já rolou no asfalto quente do alentejo. A vontade era mais que muita, e hoje foi o primeiro test-drive à máquina para (re)ver afinações. Em termos gerais, portou-se bem, o grupo 105 é um sho, muito mais suave que o tiagra que tinha. As 11v ajudam aqui na minha zona. Gostei do desempenho para já da maquina, mas preciso de mais km para poder comentar com mais detalhe, os 60km de hoje não deu para muita coisa.

Em breve irei dar uma volta maior e voltar aos relatos das saídas com direito a fotos.
 

noca

New Member
por acaso ando tentado a ponderar (ou a poderar tentar-me :) eh eh eh!) um grupo de 11v. O stress mesmo é ter que mudar muita coisa e isso implicar ainda gastar uma pipa de massa.
 

iMiguel

Active Member
Eu tive mesmo que mudar e para dar 100€ numa transmissao de 10v ou dar 150€ numa de 11v, preferi 11v. E em boa hora o fiz. segundo consta, o 105 5800 é a mesma coisa que o ultegra, so com a diferença no peso. Mas os mais entendidos na materia que digam de sua justiça!
 

iMiguel

Active Member
Boas.

Passado uns meses sem dizer nada, venho por este meio informar que estou de volta às lides velopédicas! Houve umas situações para resolver, o amino para pedalar foi-se as bikes ficaram encostadas. Vamos ver como vai correr o regresso ao asfalto e trilhos (no caso do btt).
 

iMiguel

Active Member
Moshinho, temos sim, Mas Mertola é mais voltada para o BTT do que para o ciclismo, o Morg pode comprovar. Isto porque as maravilhas do concelho só mesmo de btt (pulo do lobo, mina s. domingos, as serras).

GMQ que lojas de bikes há em olhao? So conheço em VRSA (uma em altura que abriu agora) e depois em Tavira, a Casa Abilio
 

iMiguel

Active Member
Boas.

Finalmente voltei À estrada e devo dize-lo que embora tivesse ficado mais cansado que o habitual (normal, fiz um recomeço e há que ir com calma nestas voltas) terminei a volta com um sorriso de orelha a orelha :D Este fim de semana, se a "esposa" deixar, voltarei à estrada.


O que me faz escrever estas palavras é outro assunto. Estamos neste forum como amantes do ciclismo e, sobretudo, amantes das bicicletas. Então venho aqui divulgar um livro sobre BTT (ok ok eu sei, é mais para o forum ao lado) que poderá despertar a atenção de alguns membros aqui deste estaminé. O livro é o seguinte:

166b3m1.jpg


Escrito pelo Prof. Mário Alpiarça (muitos se calhar conhecem, outros nem por isso), prof. de Educação Física e coordenador nacional e regional do algarve de BTT para o Desporto Escolar, treinador nível 2 da Federação Portuguesa de Ciclismo desde 2007, tendo sido formador em vários cursos de ciclismo da FPC (nível 1, 2 e 3). No livro estão testemunhos de Teresa Fernandes, Delmiro Pereira, Celina Carpinteiro e David Rosa. O livro aborda vários temas, desde posturas, técnicas, analise de relações de transmissão, tipos de rodas e, sobretudo, aborda um tema que ainda não vi em mais nenhum livro, o ciclismo para as senhoras.

Sou suspeito, mas recomendo o livro. Está bem escrito e bem dividido. Sei que restam poucos exemplares à venda.

Deixo-vos o link da apresentação do Livro:
[video=youtube;t8W-L6MvvQo]https://www.youtube.com/watch?v=t8W-L6MvvQo[/video]


Por fim, tenho o previlégio não só de o ter como meu treinador, como também de o ter como grande amigo.
 

iMiguel

Active Member
#11Regresso à estrada e aos treinos​


Boas.

Mais uma voltinha e, novamente nos 3 dígitos :D
Não houve fotos, espero que numa próxima aventura já haja.

Ontem estava a pensar que voltinha fazer: ou ir a Castro Verde ou ir a Vila Real S. António. Mandei msg a um amigo meu de pedaladas e, eram umas 9 da noite lá decidi: vou até Castro Verde. Hoje de manhã acordei cedo e, às 9 menos 20 já estava a caminho da casa do meu amigo que fica a 15km da minha. Manhã fria/gelada, mas sem as pressas e 15km serviram para fazer o aquecimento. A meio deste trajecto dei por mim numa ponte com o transito congestionado, ou seja, estava perdido num rebanho de ovelhas que por ali se encontrava a passear juntamente com os seus pastores.
A manhã ia aquecendo e o pedalar não custava tanto. Quer dizer, vim de uma paragem de meses e agora voltei aos "treinos"/passeios é obvio que tinha que custar. Passado hora e meia de pedalada, eis o primeiro reforço na localidade de "Sete" (concelho de Castro Verde). Aqui já a temperatura se encontrava perto dos 15º.

A chegada a Castro Verde foi feito com bastante vento de frente, mas uma paragem na loja de bikes (o responsável é um outro amigo meu, sendo a cadeia de lojas começada pelas iniciais BZ) e, novo abastecimento e mais uns dedos de conversa afim também de descansar o corpo. Olhamos ao relógio eram 20 para o meio dia. Falamos entre os dois e dissemos que no mais tarde às 13:30 estaríamos em casa, pois o regresso era feito, pela lógica, com o vento de costas. Errado!! O vento foi mau para connosco e mudou de direção, ou seja, mais vento de frente.

A tarde já estava quente, cerca de 23º e estávamos os dois de regresso, desta vez pela estrada principal, a N123. Estrada com algum movimento (hoje nem tanto talvez por se tratar de fim de semana), de piso bastante bom, fazendo lembrar uma autoestrada decente. Carros e carros foram.nos passando até que encontramos duas carrinhas do clube de futebol da minha terra que iam jogar para aqueles lados, um delas, alguém gritou do vidro o meu nome, coisa que deu um burst na motivação que já vinha um pouco em baixo, não por vir já cansado mas sim porque a comida já estava a escassear e ainda faltavam sensivelmente 35km para casa.

Chegada à localidade de João Serra, o jovem que vinha a pedalar comigo fez o desvio para ir para casa e ir fui pedalar mais uns km's só para poder ir ver a minha "esposa" (o que não fazemos por elas :) ). A tarde ja ia avançando nas horas, o calor já se fazia sentir e aquela frustração do querer pedalar mais para chegar rápido a ela ia tomando conta de mim. Páro, tiro a última peça de fruta da mochila, sigo caminho e vou roendo uma maçã enquanto pedalo (outro erro cometido que já explicarei). Eram cerca das 14h quando cheguei à casa dela completamente com as reservas de açúcar no limite. cheguei a casa, joguei-me ao pão e a uma marmelada que tínhamos trazido da casa da avó dela do Freixo de Numão no inicio do ano quando fomos lá (produtos caseiros e tratados por quem sabe é outra coisa) e a um café de chocolateira (para quem não sabe é aquele café feito em cafeteira que tem um sabor característico). Descansei, recuperei a energias e siga para os últimos 15kms já com outro ânimo :D .

Estes 15km's foram feitos num instantinho, não pelo piso da estrada, mas sim que é praticamente sempre a descer, existindo apenas uns pequenos topos que se fazem sem grande dificuldade. Problema foi mesmo fazer o último topo já dentro da vila, ou seja, ao sair da ponte e entrar na vila... Se custa...


Lições a tirar?
Embora seja uma pessoa que leva a casa às costas (como já me disseram várias vezes) hoje caí na asneira levar pouca alimentação, saí de casa pensando que tinha tudo controlado e afinal... Por um triz que não chamei o carro vassoura. Outra lição a tirar é o ir roendo maçãs enquanto se pedala :D Ok, comer barrinhas e/ou outros a coisa escapa, agora as ditas maçãs, até a pulsação disparou. E o porquê não sei, mas deduzo que com o esforço das pedaladas aliado ao esforço de comer a pulsação tenha disparado (subiu uns 30bpm - ia nas 150bmp ficou-se pelas 180).
Seguir viagem sem treinos prévios tem os seus custos, podemos minimiza-los mas é um risco elevado que se corre.

Conclusões?
Gostei da voltinha de hoje, com os seu belo numero de 101km. O meu amigo, embora tivesse feito apenas 70km não deve ter achado muita piada, só tem bike de BTT e fez o percurso com ele... Desgraçado. Desconfio que a esta hora deve tar a rogar-me pragas ou a fazer voodoo com algum boneco à minha pessoa. Mas decisões em cima da hora por vezes saem bem, outras mal e há a terceira hipótese, que é um "nim" (nem sim nem não). Quanto à volta soube-me bastante bem e já estava a precisar de um semi-empeno desta forma, e o regresso às pedaladas era mais que merecido. O BTT logo verá a luz do dia.





Até à próxima.



--------------------------------
Resumo das crónicas:
#1 Apresentação
#2 Volta de Batismo da bicicleta (estradista alentejana)
#3 Volta da "Peregrinação"
#4 Volta solitária por "Terras Algarvias"
#5 Tour de Mértola: Etapa 1
#6 Tour de Mértola: Etapa 3
#7 4H Resistência Noturna BTT
#8 Preparação para o Ano Letivo Universitário
#9 Quebrando barreiras
#10 Volta dos 4 Concelhos
 

iMiguel

Active Member
Após uma pequena lesão estou de volta às pedaladas, e como tal, e como se costuma dizer "casa roubada, trancas à porta" vou fazer desta vez um bike fit como deve ser feito. Do que fiz do fit até ao momento (digo isto porque teve que ser interrompido e retomado daqui a uns dias) é que experimentei uma série de espigões e mesmo com o selim todo recuado não consigo ter a "afinação" entre o joelho e o crank o que me leva a dizer que o que aqui foi dito pelo albertosemcontador está mais que certo. A minha bike é um 56 e embora me parecesse estar tudo bem, não é bem assim, se tivesse comprado um 54 seria a melhor aposta, no entanto quando o fit estiver todo completo postarei aqui os resultados.
 

iMiguel

Active Member
Mais um fim de semana mais uma voltinha, desta vez rumo ao algarve, numa voltinha de 82 de mãos dadas com o Rio Guadiana. Tinha já falta disto! "Pior" foi mesmo os 41º que apanhei quando cheguei à praia de VRSA, mas como sou alentejano de gema, curto do calor :D
 

iMiguel

Active Member
Oi moshinho, não tenho pedalado, e nestes dias fiz uma pequena cirurgia tenho que deixar a bike encostada. Mas espero regressar Ja no final do mês que vem.

Antes da cirurgia e nas férias em Agosto, dei umas voltinhas mas nada de extraordinário, só não disse aqui nada porque a volta era sempre a mesma. Ver se combinamos é uma voltinha por aqui :)
 

Morg

Well-Known Member
Sábado o grupo BTT da Boavista vai fazer a volta à margem esquerda, Mértola e Mina. Talvez aproveite a companhia.
 

iMiguel

Active Member
Morg diz depois alguma coisa. Eu por motivos de saúde ainda não estou nas melhores condiçºoes para pedalar, mas posso ir ao vosso encontro.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Atenção pessoal do sul ... os randoneiros dos 1200 Além tejo ... já devem estar a passar para norte ... passagem há algumas horas em Alcoutim ...
 

iMiguel

Active Member
@JPLopes_73 se passaram a algumas horas por Alcoutim, devem estar a passar agora aqui por Mértola. Infelizmente estou a trabalhar não consigo ir ter com a malta. Sabes se há algum ponto de controlo aqui em Mértola?
 
Top