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Um alentejano... perdido no ciclismo

iMiguel

Active Member
Quando comprei a bike, comprei-a em segunda mao e era bike daquelas de aluguer. Nas minhas mãos já tem cerca de 4.000km aliado ao desgaste que tinha antes, podes já ver. Neste momento a corrente caminha a passos largos para a troca, com a chave que tenho, nos .75 cai sem prender, se viro para o lado do 1.0 prende já no fim... Ou seja, corrente mais que gasta.

Nesse dia cheguei a casa umas horas depois, não deu...
 

undernardo

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iMiguel, vou mandar umas achas para fogueira.

Vais gastar 360€ para espetar um 5700 (2011) na bicicleta comprando os componentes às peças. Não seria mais fácil verificares a compatibilidade do cepo da tua roda traseira (em relação a 11v) e investires num 5800 (2014) logo? A diferença entre ambas as transmissões são pouco mais de 40€... sim, o 5800 11v arranja-se por 400€ +/-. Se calhar nesta altura pensas que 40€ ainda faz alguma diferença no orçamento mas acredita que entre gastar 360€ num 5700-parcial ou 400€ num 5800, eu escolheria a segunda opção. Não só ficas com uma transmissão de 11v actual como também recebes muita da tecnologia que estava aplicada no Ultegra de 10v, que acaba sempre por transitar quando saem grupos novos.

É quase como quando se compra uma bicicleta. Estabeleces um tecto limite. Mas se poderes dar mais 50-100€ para teres algo melhor, porque não? O mesmo para a transmissão... Considera isto ;)
 

pratoni

Well-Known Member
concordo em absoluto com o undernardo, se é para gastar dinheiro, que se faça um upgrade a sério (11v)...
 

iMiguel

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Afinal a roda de trás é mesmo 10v (não tem a tal anilha espaçadora)...

Domingo foi dia de desmontar o pedaleiro e fazer a reciclagem à corrente e cassete. A coisa tornou-se pacifica de se fazer, excepto a remoção do eixo que tive que recorrer ao famoso WD40 :D Uma vez retirado, limpei o excesso de oleo/gordura. Para retirar o que ficou mais agarrado, o WD40 também resolveu a coisa. Até "brilha" :D
 

iMiguel

Active Member
Boas.

Uma parte da encomenda já foi feita:
. Desviadores
. Eixo
. Cassete

Para mim veio isto para um amigo meu outro material. Tudo 11v.

A roda traseira não tinha a anilha, mas tenho um feeling que consigo espetar lá a cassete. A próxima encomenda será mais dura €€. Resta-me esperar que o material chegue.
 

Agah Deh

Member
boas... pelo screen... compraste o material na probike certo?
dá uma vista de olhos à bike-discount.de consegues ainda tirar umas BOAS coroas ao "bolo" para teres um exemplo a pedaleira está a 99.90 :)
cumps
 

iMiguel

Active Member
Sim, foi pela probike porque tenho um vale de desconto. Alias, tenho 2, um deles já foi, o outro expira no inicio de agosto. Falta a pedaleira e manipulos... até doi

A BD é o local onde compro todo o material que preciso, tem bons preços e prazos de entrega rápidos e nunca me falharam. A probike vamos ver.
 

iMiguel

Active Member
Boas.

Já ca tenho o material que encomendei à dias :D :D

Eixo, cassete e desviadores. Acabei por apostar no 11v e ficar servido, do que andar a investir nas 10v e daqui a algum tempo ter que trocar. Undernardo obrigado pela dica. Infelizmente as minhas rodas não levam 11v (tive que tirar um carreto para enfiar a cassete), mas como as rodas eram alvo também de upgrade, faço-o agora também. Para já, e enquanto as rodas não chegam, tenho que afinar o desviador para que ele quando chgar ao 9º carreto não deixar passar desse limite. O resto das peças tenho que comprar uma por mes, logo lá para agosto devo ter a bike toda montada e pronta para rolar.

Sobre os shifters sei o que comprar, bem como a pedaleira. Agora em termos de rodas, o que recomendam? Sei que já tinha feito esta pergunta e as respostas, na altura, recaíam para as Campagnolo Zonda. Ainda se mantem essa aposta? Se não, qual aconselham?

Posso dizer que o upgrade está a andar.
 

iMiguel

Active Member
Boas.

O processo de upgrade está a andar. Hoje foi dia disto:

2qjy7es.jpg

eulukn.jpg

2n8budi.jpg

1zf0513.jpg

jiygzq.jpg

j13vo3.jpg

55oz9k.jpg

fvwgid.jpg

1zeccr7.jpg

2cq17pw.jpg

25z44g6.jpg



Notas:
-> Ainda não está completamente feito o upgrade. Apenas montei o material no sítio
-> A roda de trás não leva cassete de 11v, então tive que retirar o penúltimo prato (agora deu-me a branca não me lembro do nome certo para aquilo), tenho que (enquanto não compro umas rodas novas) limitar o desviador para não passar da 9ª velocidade. Não é uma solução muito boa, mas já dá para pedalar um pouco
-> Para terminar o upgrade faltam as fitas, corrente, shifters e rodas, sendo que todos são urgentes, excepto as rodas.


Com isto dá para aprofundar um pouco mais a parte da mecânica do "como se faz?" ou do "para que serve isto? Como afinar?". Irei no fim a uma oficina para os retoques finais, ou seja, a última afinação e apertar os parafusos com chave própria.
 

Morg

Well-Known Member
Por essa hora estava a regressar de Mértola. Fui aí comer um bolo de arroz :)

Boa sorte para a montagem.
 

iMiguel

Active Member
Boas.

Finalmente tenho os shifters já posso começar a montagem. Falta a fita para o guiador, mas como tenho que ir a uma oficina com a bichinha (por outros motivos) aproveito e meto lá as fitas e faço as ultimas afinações, assim se algo correr mal o mecânico tem a responsabilidade e não eu :p
 

iMiguel

Active Member
Morg, estás numa de me ajudar na montagem dos cabos? Já passei os cabos por dentro dos shifters, mas não dou com o resto da montagem... Há ali qualquer coisa que não estou a fazer bem...

Quanto as rodas, acabei por encontrar um negocio de umas mavic Aksium em 2ª mão, mas rigorosamente novas! Como não entro em competição e derivados em estrada, chegam perfeitamente, logo já tenho o meu upgrade completo! Falta é montar as peças do puzzle.
 

Morg

Well-Known Member
Passei em Mértola no sábado no regresso de férias.
Os cabos não vinham montados?
O que consideras o resto da montagem?
 

iMiguel

Active Member
Sábado andava no reino dos algarves.

Não, não vinham os cabos montados, vinha cada um por si... Eu enfiei o "fio" do travão e mudança dentro das manetes, mas depois não sei a "ordem" de montagem do resto (bichas, terminais, etc etc). No fim falta ainda meter as fitas...
 

Morg

Well-Known Member
Procura um esquema na net, há pdf's com o esquema todo.
De qualquer forma penso que o mais difícil nesse processo é colocar os cabos nas manetes, depois contas os terminais para ver se tens para todas as pontas ou se a ponta que fica na manete não leva.

http://si.shimano.com/#seriesList/18
 

iMiguel

Active Member
Tão sendo assim para mim o mais difícil foi o mais fácil e o mais fácil será o mais difícil lool Vou ver se encontro alguns esquemas na net.
 
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