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Tubular - Montagem e acessórios

Boas....

Eu uso fita e nunca usei cola.....o trabalho da fita é muito facil....meia-hora e tens 2 tubulares prontos a andar.....aquando da troca tb é mais ou menos tranquilo....fica alguma cola mas com acetona e um pouco de agua quente e fica impecável.Tb já ouvi dizer para usar uma lixa fininha e raspar.Não me parece que vá testar esta opção.
Quanto aos tubulares tb tenho ouvido e lido alguns relatos de pessoas pouco satisfeitas com os gatorskin.
Eu uso os sprinter....o meu da frente fez 17000km...sim 17000km....o segundo teve um rasgo que o liquido não vedou com 5000km +-.
Atrás fazem uns 6000/7000 km se não tiveres azares/cortes.É muito uma questão de sorte.
 

grouk

Active Member
os meus a frente tb fazem muito, o ultimo 15000kms e quando o tirei ainda durava, ate o guardei para uma urgência, atrás 5/6 mil se não fizer nenhuma derrapagem
 

MSerra

New Member
Atualizando o tópico...

As rodas já chegaram... São umas Carbotech T38 Light compradas na Merlin Cycles. Lindas!!

Na balança acusaram menos que o previsto: 580 fr + 790 tr = 1370 g (sem apertos)

Para além dos apertos rápidos vieram com as rodas calços para aros de carbono Equinox, exensores de valvula, 3 raios suplentes e chave para os mesmos.

Quanto à montagem aguardo o material que vem da bike discount (que desta vez demorou mais que o costume)!

Optei por cola (Continental carbon rim cement), liquido selante (extreme selant Tufo) e os tubulares (para não sobrecarregar o orçamento já que também vou mudar corrente e cassete) optei pelos Tufo S33 pro.

Quando proceder à montagem deixo aqui a minha experiência!
 

MSerra

New Member
No seguimento da montagem deixo (só agora) aqui como prometido o meu testemunho...

Devo dizer que acabou por ser mais fácil do que pensava...

Deixei os tubulares nos aros 2 dias para ganhar a forma, depois apliquei cola tanto no aro como no tubular e deixei secar 12h. Após isso apliquei cola apenas no tubular e procedi à montagem. Segui as indicações da cola Continetal já que pelo que pesquisei há muita forma de fazer...

O que mais me custou foi montar os tubulares já com a cola metida... o tubular cola ao aro e depois é o diabo para ajustar no sitio certo... mas lá consegui :)

Não usei pincel para espalhar a cola mas sim os dedos com uma luva de latex, já que me pareceu mais facil e evita sujar tudo...

Deixei secar depois pelo menos 24h depois de montados e estavam prontos para andar...

Pneus - Tufo S33 Pro - Um acusou 257g e o outro 260g.



Rodas Antigas - Mavic Aksium Race
Frente (na imagem): com pneu Schalbe Durano S (usado +/- 7.000km) + camera= 1182g (sem apertos)
Traseira (não tirei foto): com pneu Michelin Lithion 2 (usado +/- 2.000km) + camera + K7 (usado +/- 7.000km)= 1570g +/- Entranto confirmo! (sem apertos)


Rodas Novas - Carbotech (Merlin Cycles) T38 Light
Frente: tubular + cola= 847g (sem apertos)






Traseira: tubular + cola= 1056g (sem apertos)
tubular + cola + k7= 1363g (sem apertos)


Resultado final - Menos 550g +/- na balança (falta apurar correctamente o peso da roda traseira)





A maior diferença essa está na performance... :)
 

chumbo

Member
Acham normal eu ficar sem ar no tubular de 3 em 3 dias? O que fazer para resolver essa situação? E que acontece nas 2 rodas.
 

grouk

Active Member
eu com os vittoria acontecia me isso, podes ter a uniao do extensor com fuga já me aconteceu isso, precisa de levar umas voltas de fita teflon, mas como disse, com os vitoria acontecia me isso, uma vez estraguei um completamente novo porque pensava que tinha fuga pelo extensor e apertei aquilo demais até que esgaçou a valvula
 

chumbo

Member
Pois eu penso que o problema esteja no extensor pq e daqueles em que a válvula fica aberta lá dentro,para descolar o tubular e voltar a colar devo retirar toda a cola também do tubular, ou só da roda?
 

grouk

Active Member
basta tirares o tubular limpar a roda e voltar a colar, eu uma vez esqueci me de meter a fita cola na válvula e ficou a fazer aquele barulho irritante e consegui descolar só na zona da válvula mas pelo trabalho que dá mais vale descolar o pneu todo
 

chumbo

Member
Tu depois no sítio onde apertas a válvula ao extensor colocas fita para não andar a bater? Eu com este extensor que tenho não tenho esse problema, mas já ouvi falar nisso. Ainda estou a começar agora nos tubulares por isso tanta pergunta.
 

jppina

Well-Known Member
Acham normal eu ficar sem ar no tubular de 3 em 3 dias? O que fazer para resolver essa situação? E que acontece nas 2 rodas.

Se os teus tubulares têm câmaras de latex é normal, se não têm não é.

Pois eu penso que o problema esteja no extensor pq e daqueles em que a válvula fica aberta lá dentro,para descolar o tubular e voltar a colar devo retirar toda a cola também do tubular, ou só da roda?

Isso não é problema. Esses extensores em que a válvula fica aberta são mesmo assim, e a válvula não deixa sair ar só por estar aberta. Aliás, é o próprio ar que está no pneu que empurra a válvula para fora e que sela a saída do ar.

Em relação à fita para não fazer barulho, nas primeiras rodas que montei meti fita, mas nas segundas não meti e não há qualquer tipo de barulho...
 

jppina

Well-Known Member
Apenas dar ar antes de cada saída :)

Normalmente deveria dar-se ar diariamente, sempre antes de sair. Com câmaras latex é obrigatório, com as outras consegue-se estar 3 dias sem dar ar, mas de qualquer forma é aconselhado dar ar sempre antes de sair.

Eu pessoalmente nunca passo mais de 3 dias sem dar ar nos pneu ;-)
 

chumbo

Member
Ok obrigado, mas estou a ver que os problemas não deve ser das válvulas pq a câmara dos tubulares e em látex. Pensava que durava mais tempo. Então não deve valer a pena ir descolar o pneu para trocar a válvula.
 

A.Santos.

New Member
Pessoal acham que não há problema se colar um tubular que já foi colado mas que tem alguma cola? Tentei tirar alguma coisa e parece impossivel, algum truque para tirar a cola do tubular ou não tem problema colar o mesmo cheio de cola já seca?
 

grouk

Active Member
eu uma altura andava com uns problemas nos raios e colei e descolei o mesmo pneu umas 5 vezes. nao tem qualquer problema
 

A.Santos.

New Member
É que aquela camada de cola que fica no tubular não consigo tirar quase nada, sendo assim pode-se deixar ficar.
Assim já com a camada de cola no tubular basta dar uma "demão" de cola no aro e deixar de um dia para outro, no dia seguinte dar outra "demão" esperar 10min e colar o tubular.
Foi assim que fez?
 

grouk

Active Member
a receita que uso é simples e pratica. com tubular novo deixo um dia na roda a 10bar para esticar depois aplico uma camada na roda e outra no pneu, no dia seguinte uma na roda, ha quem diga que deve ser no pneu mas eu acho mais limpo na roda e a colocação do pneu fica mais fácil, ponho o pneu 12 a 24h e está pronto
 

_Jokix_

New Member
MSerra,

A minha opinião ok? Vale o que vale...

Tubular? Continental Gatorskin. Se o teu aro der para colocar 25mm tanto melhor. Caso contrário, 23.

Usar cola da Continental da seguinte forma. Quando as rodas chegarem dás 1 camada nos aros e nos boyauxs. Deixas secar 24h, dás outra camada em ambos e colocas ao sítio. Deixas secar mais 24h.

Para urgências? Usar um tubular Giro no bolso do jersey já com 1 camada de cola. Se furares tiras e colocas o Giro no sítio. Existem vídeos no youtube de como enrolares o boyaux de forma a ele ficar compacto no bolso. Nestas situações nunca ficas apeado a menos que tenhas um 2º furo.

Extensores de válvula? Coloca porque vais precisar de margem para colocares a válvula da bomba. Convém teres uma bomba em condições para colocares os 12bar no boyaux ok?

A primeira vez que fizeste este trabalho, provavelmente vais sujar o aro todo com cola. Depois com a prática já não acontece. Para retirar a cola do aro usa Acetona das unhas ;)

O meu aro é de 23mm. Posso colocar o gatorskin de 25? Obrigado
 
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