• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tubeless

RTC

Moderador
Staff member
Vamos lá ver...afinal de contas quem é que, por aqui anda, normalmente com tubeless na estrada?
Alguém já experimentou?

Nota-se alguma diferença no comportamento em relação ao pneu+câmara?
Compensa? Não compensa?
Vale a pena? Ou nem por isso?
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
bom tópico! É um assunto que me interessa. Pois uso no BTT, e não quero outra coisa, e tenho rodas tubeless na fininha (mas ainda não testei). Que pneus há disponíveis para o efeito? Vamos lá, como sempre, partilhar conhecimento. ;)
 

Medroso#78

Active Member
...dito pelo homem que me vendeu a fininha, diz para "não me meter em trabalhos" (recomenda tubulares, ou pneus com câmara), fala muito bem dos tubulares.... será que só o diz pq me quer vender umas rodas novas? Eis a questão. :p
 

klaser

Well-Known Member
Tubulares para andar no dia a dia , treinos... hummmm , ainda não cheguei neste nível de sofisticação...
 

Dempsey

Member
Boas, parece-me ser um tópico interessante, e sobre o qual posso vir a contribuir qualquer coisa, sou um usuários de tubeless já desde 2005 em btt/downhill e no passado mês de Setembro passei a ser também na estrada, posso afirmar que tubeless é provavelmente o melhor de 2 mundos!

Já levo mais de 7000Km com tubeless e não tenho nada de mais a apontar ( negativamente )


Prós:
Conforto, consideravelmente ( muito ) maior, mesmo com altas pressões
Não é necessário andar a controlar constantemente pressões, visto os aros/pneus não perderem praticamente ar nenhum.
Se furar? Se furar meto uma câmara de ar e siga.
Possibilidade de montagem mais leve face ao tradicional clincher.
Limites de pressão elevados.

Contras: Preço dos pneus


Na prática a grande diferença entre o tubeless e o clincher nota-se no conforto e no peso das rodas, em caso de furo o processo é igual, é meter uma câmara e seguir a volta, já um tubular para andar a treinar no dia a dia... esqueçam lá isso.

Em mais de 7000km nunca tive que colocar uma câmara, o máximo que me aconteceu foi ouvir o pneu a perder pressão ( furo ) furo esse que não vedou porque a pedra era consideravelmente grande e ficou alojada no pneu, parei 10 segundos, tirei a pedra com o dedo e siga viagem, vedou logo, nem tive que dar ar ao pneu.

Já agora deixo aqui os specs que utilizo:

Pneu: Schwalbe IRONMAN Tubeless
https://www.schwalbe.com/it/ironman.html

Aro: New Race Road Carbon 55 Tubeless Ready
http://www.newrace.eu/pt/default.asp?menu=product&id=27

Selante: Stans No Tubes
http://www.notubes.com/Stans-Tire-Sealant-Quart-P51.aspx
 

RTC

Moderador
Staff member
Obrigado Dempsey.
São estes tipos de relatos que procuro e que podem ajudar.
Também uso tubeless no btt há muito tempo mas o que importa aqui e que acima de tudo procuro são opiniões sobre se na estrada o tubeless é para esquecer.
A questão do peso, nem é muito por aí porque atendendo ao peso de um bom pneu (200-220gr em média) mais 80gr de uma câmara não fica muito mais pesado que um pneu tubeless que andará sempre à volta dos 290-310gr mais o liquido.
O preço do pneu tubleess, é um facto...mais caro. Mas de vez em quando lá se encontra umas promoções e que já não custa tanto a dar na altura de comprar.

O que procurava saber quando abri o tópico era mesmo opiniões de quem usa diariamente. Na net encontra-se muito artigo sobre isto mas os resultados nunca parecem ser verdadeiramente concludentes.
A minha principal preocupação é o comportamento em curva. Sempre aquele receio do pneu poder soltar. Se no btt sinceramente nunca me preocupei com isso e nunca tive qualquer azar, na estrada a coisa "pia mais fino".

Usas aros em carbono. Não tens receio de numa descida longa com a travagem o pneu poder descolar com o sobreaquecimento do aro?
E já agora, que quantidade de liquido usas em cada roda?
 

Dempsey

Member
Essa preocupação do pneu poder vir a descolar é uma realidade ( a preocupação apenas ). Realmente foi algo que me preocupou inicialmente durante algumas voltas e que me fez andar com bastante precaução no principio.

Depois com o passar do tempo fui andando cada vez mais, mais rápido, com mais confiança e atualmente já nem penso nisso, ando como andava com clincher, já fiz um granfondo com tubeless onde andei relativamente rápido, fiz descidas em zonas acentuadas e não tive o mínimo problema tal como não tenho no dia a dia.

No que toca ao aquecimento do aro também não há qualquer risco de o pneu saltar fora, o sistema de fixação é praticamente igual ou mesmo igual a um clincher, mas não é um pneu que se tire apenas com as mãos, sem uns desmontas o pneu não sai do aro.

O pneu é mesmo muito justo ao aro, os aros de carbono têm uma zona central mais alta, ficando aquela área toda muito justa e bem fixa. Tal como um pneu com câmara não salta este também não vai saltar.

Quanto à quantidade de liquido não sei dizer com precisão, na altura meti a medida de uma seringa pequena que tinha na garagem, com tantos anos a utilizar tubeless e No Tubes deixamos de nos preocupar com o rigor das quantidades :D

Amanhã posto aqui umas fotos da lateral dos pneus tubeless, tenho 2 desmontados em casa.

Não sou vendedor mas recomendo mesmo que passem para tubeless. acabam-se as preocupações dos furos, é encher os pneus uma, duas vezes por mês e siga. o potencial prático é enorme. o facto de ter parado 10 segundos para tirar uma pedra e ter arrancado logo imediatamente impressionou-me. e quando o liquido não vedar ou acabar ( nada é infalivel ) meto uma câmara de ar.

Assim que me chatear com tubeless meto um pneu clincher normal e ando como sempre andei, dai dizer que é o melhor de 2 mundos.
 

RTC

Moderador
Staff member
Certo! Obrigado pelo feedback.

No meu caso, o meu eventual interesse pelo tubeless não é pelos furos. Desde que comecei a fazer estrada com regularidade (há cerca de 15 anos) furei...1 vez!
À média de 10 mil kms/ano, não está mau! :D

Dou muita primazia ao conforto. Tal como btt, gosto imenso de andar com baixas pressões e ultimamente dou preferência a estradas com menos trânsito mas normalmente, aqui na minha zona, têm um alcatrão rugoso e menos simpático. Daí querer testar o tubeless. Mas também não é a única razão.
 

Medroso#78

Active Member
......tubeless, dará para usar pressões ligeiramente mais baixas, dissipando o stress das comuns "trilhadelas". Futuramente, mais opções surgirão, com preços mais baixos (talvez dependa, principalmente da procura).
 

Dempsey

Member
Pessoalmente ando sempre com a pressão máxima que os pneus/aros recomendam, gosto de um pneu bem cheio para rolar bem, contudo no tubeless o conforte face ao que estamos habituados no tradicional clincher é imensamente superior, julgo que nem existe necessidade de rolar com baixas pressões, claro que se o fizerem ainda ficam mais confortaveis.

Já que referes estradas menos boas, isso é uma outra questão que nao abordei. Tudo o que seja paralelos passo a fundo, se a estrada esta cortada e é preciso ir pela valeta terra para passar ao lado bem hesito passo logo.

Com estes pneus nao tenho preocupações com nada, sei que aguentam tudo
 

Medroso#78

Active Member
Uso pneus 25mm, como tal, não stresso em passar no pavê, ou estradas menos boas (alguns amigos aproveitam para rolam no passeio.. para minimizar a coisa :D ). A grande maioria das estradas de cá, têm mau piso (principalmente as que têm menos transito, que são as minhas preferidas). Uso pneus bem testos... (tenho 70kg, oriento-me pela regra de 1 bar, por 10kg de peso) meto 8bar atrás, e 7 na frente. Já usei menos pressão (6bar nas duas), gostava, mas, "trilhei" uma, ou duas vezes, desisti. Atualmente, independentemente do motivo, não sei o que são furos. ;)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
https://www.vittoria.com/itire/
App útil para quem anda com pneus Vittoria e tem dúvidas em relação à pressão recomendada.

Ja tinha recomendado Isso Aqui, eu tambem Uso, Acho que e Uma boa aplicacao, ou seja um bom ponto de partida!! Depois ainda ha trabalho a fazer!! Mas Isso nao e para tubeless!! E para tubular e clincher!! Tubeless a conversa e outra...

So se for de Montanha, Mas mesmo Assim com tubeless a pressao nao e tao facil de calcular Como o que vem ai, com tubeless Sao outros factores a ter em conta nomeadamente o liquido, e Varia muito Mais de marca de pneu para pneu!!

@Rene? Esses tubeless Sao para que? Para trilhos? O que aconteceu aos corsa G Plus?

Mandei-te Uma mensagem toda bonita com um video todo Lindo feito Por mim a desejar bom natal e Tu nem te dignas-te a responder!!! Es um Lheguelhe do carai...lol Mas nao foste o unico!! O Martins tambem nao me respondeu esse lheguelhe!! Lol Foram os Unicos que nao disseram nada!! Lol

Grande abraco...
 

RTC

Moderador
Staff member
Ja tinha recomendado Isso Aqui, eu tambem Uso, Acho que e Uma boa aplicacao, ou seja um bom ponto de partida!! Depois ainda ha trabalho a fazer!! Mas Isso nao e para tubeless!! E para tubular e clincher!! Tubeless a conversa e outra...

So se for de Montanha, Mas mesmo Assim com tubeless a pressao nao e tao facil de calcular Como o que vem ai, com tubeless Sao outros factores a ter em conta nomeadamente o liquido, e Varia muito Mais de marca de pneu para pneu!!

@Rene? Esses tubeless Sao para que? Para trilhos? O que aconteceu aos corsa G Plus?

Mandei-te Uma mensagem toda bonita com um video todo Lindo feito Por mim a desejar bom natal e Tu nem te dignas-te a responder!!! Es um Lheguelhe do carai...lol Mas nao foste o unico!! O Martins tambem nao me respondeu esse lheguelhe!! Lol Foram os Unicos que nao disseram nada!! Lol

Grande abraco...

Boas.

Os Corsa G Plus estão bem e recomendam-se. Montados numa Cosmic 40C fazem um "casalinho bem bonito" e que se dão muito bem. :)
Os tubeless serão para montar nas rodas de treino. Não nas RS81 que tenho agora (que são CL) mas numas outras.

OFFtopic: Quanto à mensagem, não leves a mal não ter respondido. Recebo muita mensagem na altura do Natal mas não tenho por hábito responder. Sabes...eu e o Natal não nos damos muito bem. Não tenho muita paciência para ele.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Boas.

Os Corsa G Plus estão bem e recomendam-se. Montados numa Cosmic 40C fazem um "casalinho bem bonito" e que se dão muito bem. :)
Os tubeless serão para montar nas rodas de treino. Não nas RS81 que tenho agora (que são CL) mas numas outras.

OFFtopic: Quanto à mensagem, não leves a mal não ter respondido. Recebo muita mensagem na altura do Natal mas não tenho por hábito responder. Sabes...eu e o Natal não nos damos muito bem. Não tenho muita paciência para ele.

Ok, percebido!!!

Treino com Vittoria Rubino Pro G plus!! E Mais nao Digo!!! ;)

E Tu respondes:

Sim sim!! Esta Bem Mas as rodas que eu tenho Tem a opcao de tubeless e eu agora quero experimentar!! Estou curioso!! ;)

E eu respondo:

Ok sim senhor!!

Tubeless: e Hutchinson!! Se nao for com Hutchinson nao vale a Pena andar com tubeless!! E faz de conta!!!

Esta dito!!

Quanto Ao offtopic: Tu nao te das Bem com o Natal e comigo ainda te das pior!! Por Isso Esta entendido!! ;) lol

Grande abraco...
 

RTC

Moderador
Staff member
LOL.
Não sejas caramelo.

Ok, eu entendi o teu ponto de vista. ;)

Mas mais uma vez vou-te desiludir :D: A meter tubeless ou vou para os Panaracer Evo 3 ou então os Schwalbe Pro One que estão agora com desconto numa loja online no país das salsichas.
Meti uns Panaracer Gravelking 32mm na de disco...não sei se te digo ou se te conto. Uau! Por 18 paus cada. Fantásticos!
Tens que experimentar. Ou são muito baratos para ti?:D

Ok ok, já sei. Já tens ou já experimentaste. :cool:
 

albertosemcontador

Well-Known Member
LOL.
Não sejas caramelo.

Ok, eu entendi o teu ponto de vista. ;)

Mas mais uma vez vou-te desiludir :D: A meter tubeless ou vou para os Panaracer Evo 3 ou então os Schwalbe Pro One que estão agora com desconto numa loja online no país das salsichas.
Meti uns Panaracer Gravelking 32mm na de disco...não sei se te digo ou se te conto. Uau! Por 18 paus cada. Fantásticos!
Tens que experimentar. Ou são muito baratos para ti?:D

Ok ok, já sei. Já tens ou já experimentaste. :cool:

Nao Por acaso nao!! Panaracer andava Bem era com os antigos os pasela etc... Eram Como os clement...

Tambem cheguei a experimentar estes Novos os Race A Mas para o preco!! Na!! Nem pensar!! Mas Isso de experimentar tubeless honestamente na minha opiniao nao e boa altura!! Com a qualidade de clincher que anda Por ai!! Nem tubulares!! A mim quem me tira o clincher com Gplus seja ele qual for tira-me Tudo!!

Grande abraco...
 

RTC

Moderador
Staff member
Sim, lá isso é verdade. A oferta de clinchers é muita, com muitas e boas opções. Há para todos os gostos.
Tubulares nunca tive e para mim está fora de opção.

Mas pronto...vamos lá voltar ao tema do tópico. Tubeless.

Abraço
 

Metralha

Well-Known Member
Estou com os Hutchinson Sector 28 montados. Como era de esperar o conforto é notório. Mas a segunda constatação foi a estabildade em mau piso, e isso é que gostei mais. Descer da Peninha para a Azoia, por exemplo, naquele mau piso.
 
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