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Trocar cepo de 10V por 11V

klaser

Well-Known Member
Era bonito que o design influenciasse no funcionamento... só se for na aerodinâmica...Sou um ignorante e não conheço essa função, muito menos nas versões mecânicas ou não eléctricas...

Mas fiquei curioso...
Não pode abrir uma excepção e falar, mais uma vez sobre isto? Ou estará a querer referir-se a isto Yaw™?

E o design não era para dizer q influencia no funcionamento, é para ver só a diferença no tamanho da alavanca...às vezes pensa-se q se sabe tudo,mas no final vais ver q tás a aprender um bocado também aqui
 

jocarreira

Well-Known Member
Desculpem a pergunta que nao tem nada a ver com o assunto, mas é possivel num quadro preparado para travoes de disco, colocar travoes normais ?

Obg

Se tiver sítio para aparafusar os travões, dá :) (normalmente só suporta um tipo de travões, ou disco ou convencionais)
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
Olha que dá: http://weightweenies.starbike.com/forum/viewtopic.php?t=135901



Mas a corrente "estica" é pelos pinos "horizontais", não é pelos elos "verticais"...

Coloquei em tempos a mesma questão com a resposta do alberto aqui:
http://www.forumciclismo.net/index.php?threads/corrente-salta.15013/post-308139

Desde então sempre andei com cassete de 11 atrás (11-28) e um crank Shimano 105 50f ( compacto 50-34 para 10V) e corrente para 11v sem mais ter problemas, sendo que o problema era mesmo o desviador da frente mal colocado (muito alto).

Agora acredito que em termos de desgaste seja como diz o @ERIC CANTONA #7 , exista um maior desgaste no pedaleiro do que seria "normal".
 

joseruivo

Well-Known Member
Coloquei em tempos a mesma questão com a resposta do alberto aqui:
http://www.forumciclismo.net/index.php?threads/corrente-salta.15013/post-308139
Desde então sempre andei com cassete de 11 atrás (11-28) e um crank Shimano 105 50f ( compacto 50-34 para 10V) e corrente para 11v sem mais ter problemas, sendo que o problema era mesmo o desviador da frente mal colocado (muito alto).

Interessantíssimo o teu problema, e respetiva causa! É uma daquelas curiosidades giras!

Agora acredito que em termos de desgaste seja como diz o @ERIC CANTONA #7 , exista um maior desgaste no pedaleiro do que seria "normal".

Estavamos a falar de desgaste da corrente, não dos pratos.

Entretanto procurei na net, parece que a largura interior da corrente de 11v é igual à da corrente de 10v, apenas a largura exterior é menor. (http://www.velonews.com/2016/01/bik...plained-compatibility-queries-answered_392163) Assim sendo, não deve fazer diferença no desgaste dos pratos.

Pelo que percebi do que dizes, não precisaste mudar para pratos de 11v (antes de os de 10v se gastarem)?
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
Interessantíssimo o teu problema, e respetiva causa! É uma daquelas curiosidades giras!



Estavamos a falar de desgaste da corrente, não dos pratos.

Entretanto procurei na net, parece que a largura interior da corrente de 11v é igual à da corrente de 10v, apenas a largura exterior é menor. (http://www.velonews.com/2016/01/bik...plained-compatibility-queries-answered_392163) Assim sendo, não deve fazer diferença no desgaste dos pratos.

Pelo que percebi do que dizes, não precisaste mudar para pratos de 11v (antes de os de 10v se gastarem)?

Correto. Na altura da compra da bike já estava assim, e foi algo que não dei conta até ter o "meu problema". Só aí é que me apercebi que os pratos eram de 10v após alguma pesquisa, se não não teria dado conta disso. PS: ainda hoje rolam com mais 2000km desde que fiz esse post, e a cassete, corrente e pratos são os mesmos.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Mas a corrente "estica" é pelos pinos "horizontais", não é pelos elos "verticais"...
As correntes só têm um tipo de pinos, escolha:
Corrente na posição normal = pinos horizontais...
Corrente em posição anormal = pinos verticais... mas são os mesmos...

campagnolo-record-ultra-narrow-10s-chain.jpg
E o design não era para dizer q influencia no funcionamento, é para ver só a diferença no tamanho da alavanca...às vezes pensa-se q se sabe tudo,mas no final vais ver q tás a aprender um bocado também aqui
E o quê que um TRIM de 10V, faz melhor, pior ou diferente de um TRIM de 11V. Nem responda, não vale a pena. NADA!!!

Para este caso, reitero, para este TÓPICO, se usar apenas a manete esquerda de 10V. numa nova configuração de 11V. funciona na perfeição!!!
Isso que tenta mostrar no vídeo é, ainda mais, a prova disso mesmo!!! Se permite ajustes, basta limitar os parafusos H e L... e nem vou falar da SRAM, em que os rácios são 1:1!!!

Quanto à menção das provocações de conhecimentos, não alimento dessa forma, que é a sua e respeito, ponto.
Contudo...
...quem quiser acreditar acredita, quem quiser pesquisar na net pesquise...
...vou tentar ajudar o tópico, se quiser reter algo, muito bem, fico feliz!

Caso contrário não vou esforçar-me mais, porque não consigo mais.

O que se perguntava era se uma corrente mais estreita (foto da esquerda), encaixaria / funcionaria num prato de pedaleira que tem dimensões ou largura ou espessura maiores (foto da direita):

2013-Dura-Ace-9000-chain-photos06-600x240.jpg

Reitero o que escrevi antes...
Temo que não...
A espessura dos dentes dos pratos de 10V. são, milimetricamente, mais largos que os espaços interiores que a corrente de 11V. possui.


Mesmo que esses pratos estejam já muito desgastados, não creio que possam estar assim tão desbastados por forma a acomodar, eficientemente, essa nova corrente... para não mencionar que, caso fosse possível, estaria a desgastar a corrente de 11V. de forma mais acelerada...
 

joseruivo

Well-Known Member
As correntes só têm um tipo de pinos, escolha:
Corrente na posição normal = pinos horizontais...
Corrente em posição anormal = pinos verticais... mas são os mesmos...


Eu não falei em "pinos horizontais" e "pinos verticais"...

O que se perguntava era se uma corrente mais estreita (foto da esquerda), encaixaria / funcionaria num prato de pedaleira que tem dimensões ou largura ou espessura maiores (foto da direita):
2013-Dura-Ace-9000-chain-photos06-600x240.jpg

Reitero o que escrevi antes...

Faltou medir a largura no interior da corrente, que é igual nas de 10 e nas de 11v, e que é aquilo que faria diferença no desgaste dos pratos.

Boas pedaladas!
 

klaser

Well-Known Member
Não vale a pena discutir com quem escreve em verde para ser diferente dos outros.. se sabes o que é rácio, então digo-te pela última vez, na Shimano, e tou a falar shimano, MUDARAM o rácio do desviador dianteiro também na passagem de 10v para 11v , não foi só o traseiro, por isso não funciona, da mesma maneira que uma manete direita de 10v não funciona com um desviador traseiro de 11v..... Se tivesses montado já alguma vez esta configuração já terias visto com os próprios olhos, não sou só eu que diz, tá em qualquer lugar na net se quiseres pesquisar....
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Lá estão os argumentos de merda verde... até aqui já cheira a ridículo!

Olhe, isto também está na NET...
Vieira%2B600M%E2%82%AC.jpg
...mas eles negam tudo e não estão presos...

Escolha uma, eu fico com a que sobrar...
26864354_2027292484217341_2789298022838697984_n.jpg
 

klaser

Well-Known Member
Pois..pena eu não ser o albertosemcontador pra te poder mandar ir praqueles lugares sem ser banido deste fórum.....só deste treta e ironias e não mostraste nenhum argumento contra aquilo q disse, só parlapié...
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
@klaser, sinta-se como se estivesse em casa, se é que fala assim lá em casa...

Já pensou quais os motivos porque cada vez mais é só lixo por aqui, e tópicos de, com e para nhonhos?
E porquê que mais vale engrenar pelas ironias / brincadeiras do que levar isto a sério?
E porquê que há cada vez mais users de qualidade a abandonarem este espaço?

Cada vez mais tenho a certeza que a minha presença / actividade, também, tem os dias contados. Já o FORUMBICLAS... sobreviverá com aqueles que quiserem aprender alguma coisinha, desde que não apaguem os tópicos mais antigos...

E quanto à menção ao user que está aqui ao meu lado, mas que, infelizmente, já cá não anda (dizem...) manda recado que depois disto, onde tudo começou:
...faz como eu já fiz com dois pares de rodas....peça para um torneiro retirar 1,8mm na parte de dentro...
apeteceu-lhe não apredejar mas fechar-lhe o caixão e atirar as chaves ao mar, porque previligia a fiabilidade / segurança!!!
...às vezes pensa-se q se sabe tudo,mas no final vais ver q tás a aprender um bocado também aqui
Leia em voz alta em frente ao espelho e depois passe por cá para contar as modificações que sentiu...

Por mim, assunto encerrado.
@OMINIS, desculpe a minha perturbação, os desvios do tema e se tiver obtido algum sumo, sinceramente, que lhe seja útil.
 

klaser

Well-Known Member
Continua a mesma treta..blá blá blá, mas no que toca a questão técnica dos rácios que estávamos a falar , anda, só merda verde como o próprio chamou....
 
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