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Trocar cepo de 10V por 11V

OMINIS

Active Member
... porque ao comprar já ressalva isso, ou estou a ver mal alguma coisa?

Não estás a ver mal, quando comprar o grupo de 11V tem de ser com desviador e respectiva cassete compatíveis. Aliás nem devem vender grupos em que o desviador não é compatível com a cassete.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
...nem devem vender grupos em que o desviador não é compatível com a cassete.
Se for adquirido como "grupo completo" ou kit (normalmente: shifters, desviadores FR e TR, cassete e corrente) sim!
Por outro lado: e mesmo que compre todas as peças, mas isoladamente, tem de ter em atenção esse pormenor;)
 

OMINIS

Active Member
Se for adquirido como "grupo completo" ou kit (normalmente: shifters, desviadores FR e TR, cassete e corrente) sim!
Por outro lado: e mesmo que compre todas as peças, mas isoladamente, tem de ter em atenção esse pormenor;)

Sim, mas fica mais barato comprar o grupo completo numa única compra do que comprar os componentes isoladamente.
 

joseruivo

Well-Known Member
Sim, mas fica mais barato comprar o grupo completo numa única compra do que comprar os componentes isoladamente.

Mas não vais ter de comprar desviador frontal nem pedaleiro novos, pois não? E assim sendo, ainda compensa comprar o grupo todo completo?
 

OMINIS

Active Member
Mas eu preciso de todos os componentes do grupo completo, eventualmente o único que talvez não precise é do movimento pedaleiro.
 

joseruivo

Well-Known Member
O que me estou a referir é o tamanho da caixa do desviador... Caso queiras por uma k7 como as que mencionei pode não ter alcance.
Como é óbvio para k7 inferior a 28 não há qualquer tipo de problema

Estou contigo! Podendo escolher iria para um desviador com caixa média (ou longa, não tenho agora certeza). Hoje não se precisa de uma cassete com andamentos mais leves, mas como ninguém vai para novo, amanhã pode-se precisar, e nesse caso já se está servido de desviador, é só trocar de cassete. A desvantagem deve ser apenas 1/2 dúzia de gramas a mais no peso do desviador, negligenciável.

Conheço situações dessas, e de quem tenha deixado de andar por não ter andamentos à medida da sua (falta) de forma física, e quem parecesse que ia morrer e cair para o lado na última subida de um passeio. Além disso, cadência a subir é sempre melhor do que ir a moer joelho - os músculos recuperam bem, mas as artroses nos joelhos não :-(

Boas pedaladas,
 

joseruivo

Well-Known Member
Desviador da frente não precisa, pedaleiro também não... mas pratos para o pedaleiro sim, é obrigatório ao passar de 10V para 11V...

Pergunta genérica, pelo que parece não aplicável ao ominis: a diferença que se nota não dá para andar até gastar o prato de 10v e depois pôr um novo de 11v?
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Temo que não...
A espessura dos dentes dos pratos de 10V. são, milimetricamente, mais largos que os espaços interiores que a corrente de 11V. possui.


Mesmo que esses pratos estejam já muito desgastados, não creio que possam estar assim tão desbastados por forma a acomodar, eficientemente, essa nova corrente... para não mencionar que, caso fosse possível, estaria a desgastar a corrente de 11V. de forma mais acelerada...
 

klaser

Well-Known Member
Atenção que os novos desviadores da frente de 11v são diferentes dos de 10v, portanto uma manete de 11v não funciona bem com um desviador frontal de 10v (2x10 ) , até dá para ver a alavanca de puxada e completamente diferente.... (falando em shimano )
Aliás, quando experimentei os novo 105 de 11 em relação ao de 10, não é uma velocidade a mais no meio da cassete (continua ser 11-28 nas duas,os extremos portanto eram iguais ) que fez eu ver a diferença,mas sim o grupo de 11v é bem mais macio nas trocas q o de 10v ,à frente então é q se nota mais, justamente por este redesenho da alavanca da puxada...
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Atenção que os novos desviadores da frente de 11v são diferentes dos de 10v, portanto uma manete de 11v não funciona bem com um desviador frontal de 10v (2x10 )...
"Dual-Control Lever (2x11-Speed): Screw type Reach Adjust (10mm)" mais que suficiente para funcionar na perfeição!!!
 

klaser

Well-Known Member
Não funciona..o trim fica marado...a puxada foi modificada...experiência própria.....agora se por "funcionar" se se limitar a mudar de um prato pro outro,aí talvez se consiga..
 
Sei quem tenha dado um jeito ao cubo num torneiro e resolveu o problema.
E tambem se pode fazer o mesmo na k7, eu fiz isso para montar numa roda shimano pelo motivo o material do cubo ser muito rijo, resolveu-se o problema limando a k7, e tudo ok.
 

joseruivo

Well-Known Member
Temo que não...
A espessura dos dentes dos pratos de 10V. são, milimetricamente, mais largos que os espaços interiores que a corrente de 11V. possui.


Olha que dá: http://weightweenies.starbike.com/forum/viewtopic.php?t=135901

para não mencionar que, caso fosse possível, estaria a desgastar a corrente de 11V. de forma mais acelerada...

Mas a corrente "estica" é pelos pinos "horizontais", não é pelos elos "verticais"...
 

klaser

Well-Known Member
Bom,eu vou falar pela última vez,quem quiser acreditar acredita, quem quiser pesquisar na net pesquise... A shimano alterou o rácio também nos desviadores dianteiros para os novos grupos de 11v , a alavanca é outra , não são compatíveis as manetes de 11 com desviadores de 10 e vice-versa, vão funcionar mal ou não funcionar de todo...
Basta ver as fotos pra reparar a diferença no design...
E não Eric, a função do shifter da esquerda não é só passar de um prato para outro, é também o trim, que embora não seja obrigatório usar, serve para deslocar levemente o desviador tanto para cima como para baixo, sem mudar o prato,nos cruzamentos mais extremos de corrente....
 

Mendas

Well-Known Member
Desculpem a pergunta que nao tem nada a ver com o assunto, mas é possivel num quadro preparado para travoes de disco, colocar travoes normais ?

Obg
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
...Basta ver as fotos pra reparar a diferença no design...
Era bonito que o design influenciasse no funcionamento... só se for na aerodinâmica...
E não Eric, a função do shifter da esquerda não é só passar de um prato para outro, é também o trim, que embora não seja obrigatório usar, serve para deslocar levemente o desviador tanto para cima como para baixo, sem mudar o prato,nos cruzamentos mais extremos de corrente....
Sou um ignorante e não conheço essa função, muito menos nas versões mecânicas ou não eléctricas...

Mas fiquei curioso...
Não pode abrir uma excepção e falar, mais uma vez sobre isto? Ou estará a querer referir-se a isto Yaw™?
 
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