• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Troca de quadro em garantia, podemos reclamar a cor?

Bianchi

Active Member
Depende da marca mas muito provavelmente sim!

Ah, depende da marca... então ok. Se calhar é melhor ajoelhar e pedir por favor à marca... ou rezar um terço para o CEO da marca.

Vendem em Portugal não vendem? Vendem na EU não vendem? Então depende de muita coisa (aliás, nem tantas coisas como isso), o certo é que NÃO depende da marca.

Se estiveres a falar de garantia EXTENSÍVEL da marca ou da loja onde comprares, então claro depende exclusivamente do contrato de garantia feito pela marca/loja.

Mas a minha questão não era o mandar pintar... aliás, isso é ridículo.
Está em garantia não está? Então é uma igual, exactamente com as mesmas características (incluindo pintura). A menos que aceites trocar a pitura (o que não foi o caso). Não têm produto IDÊNTICO (ou não é um bem substituível)? Muito bem, resolve-se o contrato com a prestação do preço devolvida.

Simples, não se deixem "papar" pelo que os outros fazem ou pelo que as marcas dizem.

Esta história da garantia faz-me sempre lembrar aqueles stands de automóveis usados que vendem a garantia de 6 meses ou até promovem a oferta de uma garantia de um ano... e há quem assine essa papelada :eek:
A garantia é de dois anos pode ser reduzida (no caso de produtos usados) para 1 ano, se aceite pelo comprador. Normalmente, quando se assina um contrato oferta de garantia de um ano, o que se está a fazer é reduzir a garantia legal de dois anos para apenas um ano (menos que isto não é possível).

P.S.: em Junho passado comprei um carro usado num stand em Sintra/terrugem. O vendedor andou atrás de mim para vender uma garantia de 2 anos sobre ALGUNS componentes do veículo, por 3000 euros a mais. Conversa puxa conversa (ainda demoramos umas semanas a fechar negócio), acabei por comprar o automóvel mas sempre sem querer a "garantia adicional" (até lhe cheguei a dizer que não precisava que me desse garantia nenhuma e que se por essa via podia baixar o preço). Infelizmente não caiu nessa minha esparrela (apenas feita porque tentou enganar-me primeiro).

Quando tinha o contrato de compra e venda assinado, já com a chave na mão, disse-lhe assim: "então se tiver algum problema nos próximos dois anos, venho cá". Interpelação imediata do vendedor que por acaso era o sócio geerente do stand: "afinal quer comprar a garantia?", ao que respondi "não preciso de comprar o que é obrigatório por lei... a minha garantia está aqui (enquanto mostrava o contrato assinado na minha mão..."

Não se deixem levar... informem-se (nos sitios certos) antes de tomarem decisões. Por vezes, 100 euros numa consulta faz poupar muito dinheiro.
 

Bianchi

Active Member
Na da trek são bastante claros, se for pintado perde garantia.

Isso vale tanto (como cláusula contratual geral que é) como dizerem que só podes pedalar com o pé esquerdo ou com calçado da marca Shimano ou então perdes a garantia...

Percebes?

Actualmente, a lei (portuguesa e europeia) não permite que o consumidor seja sujeito ou mesmo até qeu aceite determinadas limitações na garantia (estamos sempre a falar de consumidores e não de compras entre profissionais). Mesmo que assines uma declaração a aceitar a extinção ou limitação da garantia (seja temporal, seja qualitativamente), esse documento não tem qualquer validade. Mais ainda quando não aceitas especificadamente uma determinada cláusula mas antes resulta de um contrato geral (as chamadas cláusulas contratuais gerais).
 

Mendas

Well-Known Member
Boas,

Mail recebido da Giant:

"Buenos días Fernando,

Podemos informarle que el stock de cuadros para garantía del que disponemos es limitado.
Son muchos cuadros, en sus distintas gamas, en sus distintas tallas de cada modelo de cada año.

Es prácticamente imposible disponer de cada uno de los colores para poder mandar el mismo en caso de una garantía.

Desde Giant siempre suministraremos el material que cada cliente necesite sin ningún coste, siempre que este material haya roto por un defecto producido durante su fabricación o transporte. No tenemos modo alguno de mandarle el cuadro con el mismo color que usted tenía.

Un saludo

Giant Bikes Ibérica"

É o que temos...
Eu de certa forma também acho estranho, não me parece minimamente justo a não importância que dão à cor da bike....
Foi como já tinha referido, para mim a estética é bastante importante, aliás acho que para todos nós.

Eu batia mais o pé......
 

Carolina

Well-Known Member
Se tivessem da mesma gama noutra cor, certamente teriam aceite a troca. As outras cores que ainda têm disponíveis devem ser de gamas acima. Só trocam pela gama acima se já não houver de gama igual disponível.

Nem faz sentido ser de outra forma.

Espera 2 anos e manda pintar o quadro.
 

Tourmalet

Well-Known Member
Compras um carro preto, tens uma avaria, enviam-te um carro cor de rosa, e tu tens que aceitar......faz bastante sentido.

"Ah, mas eu não gosto de cor-de-rosa, é uma côr um bocado pro rabeta"

Aiiii, mas tu queres ver que agora queres ter direitos, ou é cor-de-rosa ou não é nada, e olha que muita sorte tens tu em teres um quadro novo, garantia vitalicia, vais com sorte vais, começas com ondas e levas um par de patins

"Ok, muito obrigado e por favor desculpem o incómodo"
 

Carolina

Well-Known Member
Compras um carro preto, tens uma avaria, enviam-te um carro cor de rosa, e tu tens que aceitar......faz bastante sentido.

Os carros fazem-se em quantidades muito superiores. Difícilmente ficaria sem opção de escolha. Além disso não há carros cor de rosa de fábrica, portanto vamos parar com os exemplos absurdos.

Se compras um produto e tens um problema quase 2 anos depois, é perfeitamente natural que já não haja todas as opções de cor disponíveis. Recebes um produto de outra cor, da mesma gama.

Ou achas que a giant vai mandar pintar um quadro só pra ele?
E também não faz sentido trocarem pela gama superior, a não ser em último recurso. Havia de ser giro se assim fosse. Comprava tudo o carbono mais barato, arranjavam maneira do quadro se estragar dentro da garantia e depois exigiam a troca pelo topo de gama só porque não gostam da cor.
 

pratoni

Well-Known Member
Exacto... não perdes a garantia do motor, do equipamento, da suspensão, da parte eléctrica, da direcção, etc., etc., etc...

E mesmo nesse caso, perdes a garantia se demonstrares que a nova pintura afectou o tratamento do chasis (que normalmente não afecta se não removeres o primário... mas enfim, não compliquemos)

Mas no caso das bicicletas a garantia da trek é apenas ao quadro, o que no exemplo do carro é a carroçaria. Logo o facto de o pintar é o mesmo que pintar o carro.

Ninguém disse que ele perdia a garantia dos periféricos...
 

fjsilva

Active Member
Boas,

Isso com as garantias é sempre um stress.
Ainda alegaram que tinha sido demasiado aperto do espigão...
Depois vou reclamar e passo meses sem bike, sem saber qual é o desfecho.
Gosto mais de andar de bike do que andar a discutir. Já tem mais de 750Km, depois posto aqui umas fotos.
Continuo a preferir a anterior mas pronto...
 
Exacto... não perdes a garantia do motor, do equipamento, da suspensão, da parte eléctrica, da direcção, etc., etc., etc...

E mesmo nesse caso, perdes a garantia se demonstrares que a nova pintura afectou o tratamento do chasis (que normalmente não afecta se não removeres o primário... mas enfim, não compliquemos)

Não sei quantas bicicletas já tiveste, mas aconselho a dares uma vista de olhos nas condições das garantias de qualquer marca de bicicletas.... Está tudo lá clarinho como a água. O que eu não percebo é como é que não entendem isso....
 

fjsilva

Active Member
Boas,

A bike com o quadro novo:

IMG-20190925-170131.jpg
 

pratoni

Well-Known Member
Boas,



Tamanho, geometria conforto, 5 estrelas, quanto à cor é mais bonita ao vivo. Para ser coerente, tenho que dizer que contínuo a gostar mais da outra. Mas já fechei essa porta e sinceramente não penso mais nisso.
Pela foto a única coisa que esteticamente pode ficar menos bem é a cor da base do selim, de resto parece-me coerente esteticamente.
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
Concordo com o pratoni em relação não selin mas de resto também acho a bicicleta sóbria já vi igual ao vivo......
A coleção 2020 está brutal já as vi e ando cheio de ideias tristes :cool:
 
Top