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Troca de Cassete

rjamr

Active Member
Tenho grupo Campagnolo Record, de 10v. A minha cassete é 11-25 e à frente 39/53.

A minha ideia é ter uma cassete com uma relação mais leve, para não "penar" tanto nas subidas acima dos 12/13%.

O desviador traseiro é o curto. Pelo que li, o máximo que posso ter é 29.

Acontece que há, para 10 velocidades, 2 cassetes com relações mais curtas: 13-29(Veloce) ou 12-30 (Centaur).

A opinião que tenho é que o 13 fica muito leve depois para descer.

O que acham que será a melhor opção?

Obrigado desde já!
 

klaser

Well-Known Member
Eu ia para a 12-30...Se o desviador dá até 29 acho que mais um dente é capaz de funcionar à mesma....
 

Karne

Active Member
O 13 é leve??? Esgotar um 53-13 não deve ser nada fácil, mesmo a descer, pelo menos para mim, que não sendo o Sagan ainda faço descidas a 70 e 80Km/h...
Se dissesses que a duvida era o 29 ou 30 ainda vá, agora 12 ou 13, parece-me completamente irrisório...
Caso o 30 desse, eu optava pelo 30, só porque é mais uma opção.... A descer todos os santos ajudam, agora a subir.....
Eu tinha uma relação igual à tua, mas agora troquei pelo 36-28 e até ver dá para tudo....sendo certo que depende das nossas intenções, isto é, se queremos subir e aí o 30 era mais uma opção, se queremos descer e então até ia para o 11 (12).
 

rjamr

Active Member
O 13 é leve??? Esgotar um 53-13 não deve ser nada fácil, mesmo a descer, pelo menos para mim, que não sendo o Sagan ainda faço descidas a 70 e 80Km/h...
Se dissesses que a duvida era o 29 ou 30 ainda vá, agora 12 ou 13, parece-me completamente irrisório...
Caso o 30 desse, eu optava pelo 30, só porque é mais uma opção.... A descer todos os santos ajudam, agora a subir.....
Eu tinha uma relação igual à tua, mas agora troquei pelo 36-28 e até ver dá para tudo....sendo certo que depende das nossas intenções, isto é, se queremos subir e aí o 30 era mais uma opção, se queremos descer e então até ia para o 11 (12).

Sim concordo que o 12-30 é muito mais versátil. A minha opção iria para essa cassete, apenas tenho medo de não ser compactivel já.

Mas a 65/70 km/h por exemplo, com um 53-13 já vais bem a dar aos pedais...
 

rjamr

Active Member
53/13 é realmente curto... a 120 rpm só vais a 61.3km/h... O meu 50x11 a 120rpm são 68.3km/h...
No plano chega e sobra, já adescer, 61km/h não é nada de especial...
Podes testar aqui http://www.machars.net/bikecalc.htm

Boa dica.

Depois há as tais cassetes MICHE mas pelo feedback que vi da malta, não são grande opção.. Essas já têm as cassetes com as relações quase todas que se quer.. :)
 

Karne

Active Member
Mas não se esqueçam que a juntar à velocidade da pedalada estará o declive do terreno que dará a restante velocidade, por isso é que olhando às opções (olhando às opções) acho que o 30-13 é melhor que o 29-12....
Também disse que devias perceber aquilo que querias e a que davas primazia, subir ou descer... Para mim é sempre mais importante subir bem do que descer, até porque a descer gosto de ir a apreciar a paisagem e a loucura das velocidades já lá vai...
 

jpacheco

Well-Known Member
A mim faz diferença a rolar quando quero levantar o rabo. Se vou a mais de 35 40km/h já começa a ficar complicado o 52x11 e levantar o rabo porque gosto de baixar a cadencia quando faço nos drops, para aliviar alguns grupos musculares. Mas é tudo uma questão de habito. Se não tens que chegue não andas mais.

rjamr vais ter que optar. Mas irás passar mais tempo a subir do que a descer pelo que deverá dar mais jeito uma cassette com andamento mais leve.
 

rjamr

Active Member
A troca da cassete era apenas por causa das subidas. Ficava muito mais versátil.

A descer não é prioritário, é um facto. A 12-30 era mesmo o ideal se fosse compactivel.

Pode ser que apareça aí alguem que já tenho feito esta alteração, com o desviador curto...
 

Karne

Active Member
Vai a uma loja, fala com um mecânico e experimenta.
há dias falavam no 105 curto dar para um (penso que) 32, mas como o teu é campagnolo, não sei, nunca usei esta marca....
 

MigC77

Well-Known Member
Sim Sr. tudo muito boas dicas… Estamos preocupados com a velocidade a descer…

Estamos a esquecer-nos que a descer temos as leis da física a nosso favor que também nos ajudam a ganhar velocidade. Se tivermos técnica e controlo da bicicleta que é o que nos permite evitar os travões não precisamos de pedalar tanto para compensar. E muito provavelmente muita gente com 50x11 será capaz de descer mais rápido que muitos com 53x11.

Desculpa a sinceridade mas escolher uma transmissão para não prejudicar a velocidade nas descida é “virar o mundo ao contrário”… Precisamente porque a subir é que precisas de ter uma transmissão “confortável” em que consigas subir a bom ritmo sem queimar os músculos ao fim de poucos minutos.

Já o afirmei muitas vezes 53/39 não faz sentido para a grande maioria de nós, sobretudo se for numa bicicleta que vai fazer de tudo um pouco… subidas, descidas, plano, etc… Mas se esses são os pratos que tens na pedaleira e não queres trocar então compra a k7 que sendo compatível tenha o maior carreto.

Agora a escolha mais acertada seria uma pedaleira compacta e uma k7 11-28 ou até mesmo 11-25.

My 2cents
 

rjamr

Active Member
Mas vamos lá ver uma coisa que a malta ainda não percebeu... :)

A minha prioridade é ter uma cassete muito mais versatil para subir. Só afirmei que se calhar o 13 era curto para descer. Mas azar... Prefiro ter o 13-29 que o 11-25. :)

A minha questão era só se conseguiria ou não adaptar a 12-30 ou terei que ficar pela 13-29.
 

Karne

Active Member
Eu já percebi tudo ;) a malta é que por vezes gosta de complicar as coisas para isto dar discussão ;)
Quanto ao restante, já disse, carreto o maior possivel (atrás).
Se dá ou não... isso agora, só um mecânico... até te podem dizer aqui que sim, mas se na prática não der...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Mas vamos lá ver uma coisa que a malta ainda não percebeu... :)

A minha prioridade é ter uma cassete muito mais versatil para subir. Só afirmei que se calhar o 13 era curto para descer. Mas azar... Prefiro ter o 13-29 que o 11-25. :)

A minha questão era só se conseguiria ou não adaptar a 12-30 ou terei que ficar pela 13-29.

Pois!!

Amigo rjamr, se me permites fechar a cerimónia!!

Com toda a minha educação!! E excentricidade!! E sobretudo frontalidade!! Mas sempre sem faltar ao respeito!! Quer dizer!! Lol nem sempre!!

Tu estavas mesmo a pedilas!!

Isto porque, para quem quer versatilidade!! O mais importante é o que tens a frente!! Aonde engatas os pés!!! Aí sim!! E que tens a versatilidade!!
E o que tu tens e aparentemente queres manter!! Eis o teu erro!! Não é versátil!! Isso é standard!!! Não é compact!! Nem os triatletas!! Mas tu isso não queres mudar!!! Não!!! Tu é que sabes!! E a cassete que tem que sair!!! Mas isso mantens!! E depois!! Venha o milagre??? Venha a solução!!!

Não é assim amigo!! É preciso cortar o mal pela raiz!! E na raiz estao esses pratos com que tu andas aí!! E a não ser que tenhas pelo menos 2 bicicletas!! cada uma com o seu propósito!! Isso aí em questões de versatilidade não te vai dar em nada!! Por muito que tentes e que os outros tentem!!

Além do mais, tens um grupo de 10 velocidades evidentemente que vais ter problemas de compatibilidade!!!

Houve até aqui um user!! Que indirectamente te deu a melhor dica que foi dada por aqui!! Na minha opinião o melhor conselho!!

podes sempre trocar pratos e tudo :rolleyes:, 50-34 por ex.... ficava tudo resolvido, até o 28 já dava

Mas passou-te ao lado!!,

Estás mais preocupado com a tua velocidade a descer!! Que pouco ou nada interessa para aquilo que tu queres!! Além do mais!! Pareces ser dos que gostam de ouvir tanga!! E de dar tanga!!!

Descer a 70 kms hora!!! Lolololol.... Com que? De vassoura? De vassoura do Harry potter? E se descer? E todos os dias? E a toda a hora?E todos os dias que descem a 70 ou 80 km hora? E a qualquer altura?

Vocês devem pensar que quem está aqui a ler e a ouvir são uns atrasados mentais, que estão num hospital psiquiátrico e não percebem nada disto!! Lol nao!! São ciclistas amigo!! Somos ciclistas aqui atrás a ler!!

Logo faz algum sentido? Focar prioridades nisso!!? Ou não será melhor andar com a cabecinha em cima dos ombros aprender isto como deve ser e ir pelo caminho correcto!!! E não pelo mais fácil mas sim o correcto!!! Aquele por vezes pode ser o mais difícil!! Mas é o correcto!!

Logo!! Não é mais importante focar as prioridades em obter uma combinação, que nos permita subir o mais confortavelmente, rolar bem em plano!! Aqui sim!! Em plano!! E no plano e como rola em plano, aceleração pos curva, fechar um espaço, segurar e manter uma boa velocidade, que vocês se devem preocupar em ter um bom ratio!!???

Agora se esse ratio, a somar a isso ainda for um bom ratio para subir!! Está aqui o sweet spot de cada um!!
Agora a descer?? Por amor de Deus!!! Lolol!!

Isto vai sempre depender de vários factores!! Todos serão diferentes, mas não é com essa pedaleira amigo!! O cancro!! Está na pedaleira!! Não é na cassete!!

Agora a tua questão!! Não foi feita assim!, a tua questão foi somente para a cassete!! Ora evidente!! Nem todos são como eu!! Ou como o kilo, ou como o Miguel!! Há users que chegam aqui leem e limitam-se a responder aquilo que tu perguntas!! É claro! Chega a um ponto em que estão como a cassete!! Estão limitados!! Não te podem dar mais!! Mas o problema não está nos users!!

O problema está!! Na tua pedaleira!!

Não há milagres!!

Grande abraço...
 
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