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Troca de bicicleta! De cavalo para burro?ou apenas uma necessidade?

Mabcosta

Member
Olá a todos...precisava de um conselho sobre um esquema em que ultimamente tenho andado a pensar...é o seguinte: á cerca de meio ano comprei uma Massi team carbon (semi-nova de 2009) com campagnolo veloce e fulcrum racing 7, mas como era usada não estive muito atento á questao do tamanho do quadro, sentei-me nela e senti-me bem, mas senti logo de imediato que o tamanho era um pouco curto para mim (selim elevado). Então ao longo dos ultimos meses as minhas dores de costas têm-se tornado mais frequentes e incomodativas!!!
Não me apetecia gastar mais dinheiro para comprar outra bicicleta, então pensei numa troca maquina por maquina. Pensei numa bicicleta em aluminio, tipo trek 2.1 ou 2.3, cadd`s ou qulaquer coisa desse genero com material 105 e depois pela diferença meter umas rodas melhorzitas.
Ou seja, a minha duvida é: Acham um retrocesso em termos de bicicleta? Haverá hipoteses de tornar a minha mais adaptada para a minha altura? Se fossem vocês como resolveriam esta questão? Peco-vos um conselho!
Abraço e digam de vossa justiça!!!
 

fuel100

New Member
Diz-me duas ou três coisas:
- Qual a tua estatura e dimensão de "entre pernas"?
- Qual o tamanho do quadro e o comprimento do avanço.
- O pivot da forqueta não possui nenhum espaçador entre o quadro e o avanço ou acima deste.
 

Mabcosta

Member
184 cm de altura e cerca de 85 cm entre pernas actualizados(medidos mesmo agora :)...
O tamanho do quadro sinceramente não sei porque não vem indicado no mesmo
O espaçador está abaixo do avanço, ou seja, o guiador já está no maximo da elevação.
Em andamento sinto que as costas estão demasiado flectidas e curvadas, mas por outro lado tenho de estender o braços para atingir as manetes do volante.
 

luisbiclas

New Member
(...)
Em andamento sinto que as costas estão demasiado flectidas e curvadas, mas por outro lado tenho de estender o braços para atingir as manetes do volante.

Desculpa, mas aqui estas-te a contradizer, ou estas "curvado" ou estas "esticado". Normalmente braços esticados demais podem ter 2 significados, 1º selim demasiadamente recuado e 2º avanço muito grande.
A tua dor de costas provavelmente tem a ver com o facto de ires com os braços esticados, e as tuas costas estejam a levar com a "pancada" toda, não há amortecimento.
Antes de avançares para a troca acho que não perdes nada em: 1º avançares um pouco o selim, 2º tentares um avanço mais curto e com menos inclinação, ou até mesmo vira-lo ao contrario, sei que é "inestetico" mas é preferível a teres problemas de costas.
 

duchene

Well-Known Member
Poderá também ter a ver com a proporção entre as várias partes do teu corpo. Não somos todos iguais e não é raro teres metade das medidas da bicicleta para pessoas grandes e a outra metade, por exemplo o avanço, ter de ser mais pequeno. Se existem dezenas de combinações entre tamanhos de quadros e avanços, há muito mais relações diferentes de proporção, de pessoa para pessoa.

Consegues uma foto de perfil da bicicleta e uma foto igual contigo em cima, uma com as mãos nas manetes (hoods) e outra na curva descendente do guiador (drops)? E já agora nas fotos tenta colocar os pés com os crenques na horizontal e noutra com a perna do lado visível na posição mais inferior do crenque.

Iria ajudar a perceber de forma mais visual, o que está a acontecer.

No entanto, o posicionamento do selim deverá ser o primeiro a ser estipulado, depois as restantes alterações seguem esse ajuste.
 

J.P.

New Member
Desculpa, mas aqui estas-te a contradizer, ou estas "curvado" ou estas "esticado". Normalmente braços esticados demais podem ter 2 significados, 1º selim demasiadamente recuado e 2º avanço muito grande.
A tua dor de costas provavelmente tem a ver com o facto de ires com os braços esticados, e as tuas costas estejam a levar com a "pancada" toda, não há amortecimento.
Antes de avançares para a troca acho que não perdes nada em: 1º avançares um pouco o selim, 2º tentares um avanço mais curto e com menos inclinação, ou até mesmo vira-lo ao contrario, sei que é "inestético" mas é preferível a teres problemas de costas.

Desculpa contradizer-te mas não se mexe no selim (recuar ou avançar) para corrigir problemas nas costas. Se houver que fazer afinações para debelar um problema de costas terá que ser com o avanço. Ou seja não se põe uma bicicleta mais curta ou mais comprida à custa de mexidas no selim. O ajustamento do selim tem outro propósito e deve ser afinado tendo em conta comprimento da perna/fémur, tamanho do cranck e tipo de pedalada... então depois (e só depois) ajustar o avanço tendo então atenção ao problema de costas.
Só mais uma achega: por norma (porque cada caso é um caso) para dores lombares aumentar comprimento do avanço, para dores cervicais diminuir comprimento do avanço e/ou subir o guiador.
 

Mabcosta

Member
Essa contradição é propositada. Apesar de sentir as costas flectidas, para chegar ás manetes tenho de estender os braços. É estranho!
Eu vou enveredar pelo caminho das afinações, vou experimentar com uns avanços no selim e se necessário até inverter o avanço...
Duchene logo que tenha oportunidade tiro as fotos para analisar e até as posto...Por acaso já tinha feito uma coisa semelhante que foi por-me de perfil ao espelho e deu para reparar que eu tinha a zona lombar muito flectida. Por isso o segredo talvez esteja no recuo do selim!
Só por uma curiosidade de ordem tecnica, e se por acaso avançasse para troca acham que uma bicicleta com quadro em aluminio de nivel superior é equivalente a uma de carbono de gama média com equipamento semelhante (partindo da ideia de veloce é semelhante a 105)??!!
 

Mabcosta

Member
Outra "curiosidade" é que se esticar as costas nao tenho braços para chegar ao guiador, ou seja, ele está muito baixo. Talvez um avanço que elevam o guiador ajudem!
Dor de costas é do pior para quem anda de bicicleta, ao fim de alguns kms lá está o rato a roer.
 

luisbiclas

New Member
Desculpa contradizer-te mas não se mexe no selim (recuar ou avançar) para corrigir problemas nas costas. Se houver que fazer afinações para debelar um problema de costas terá que ser com o avanço. Ou seja não se põe uma bicicleta mais curta ou mais comprida à custa de mexidas no selim. O ajustamento do selim tem outro propósito e deve ser afinado tendo em conta comprimento da perna/fémur, tamanho do cranck e tipo de pedalada... então depois (e só depois) ajustar o avanço tendo então atenção ao problema de costas.
Só mais uma achega: por norma (porque cada caso é um caso) para dores lombares aumentar comprimento do avanço, para dores cervicais diminuir comprimento do avanço e/ou subir o guiador.

Concordo com isso tudo, mas não invalida que ele possa ter o selim mal regulado!
Um selim demasiadamente chegado a traz também faz com que o corpo "estique", isto para alem tornar deficiente a pedalada.
 

Varadero

New Member
Porque não arranjas alguem que te tire uma foto contigo a andar (foto de perfil) para poder-mos ver melhor o que falas.

Também pode ser das costas! Eu descobri depois de uma grande queda que dei que as minhas costas têm um "defeito" e isso fazia-me dores imensas, depois fiz fisioterapia e agora ando na natação e sinto-me muito melhor.
O problema que tenho é que na zona central da coluna as vertebras não dobram, o que provoca que as que estão abaixo e acima destas dobrem demais, tenho andado a fazer exercicios para corrigir isso e ultimamente tenho andado bem melhor.
 

Nolimits

Member
Repara tambem,que se enveredares pla hipotese de troca de quadro,(na minha opinião não o devias fazer.......plo menos até esgotares todas as alternativas),com um quadro de aluminio nunca vais ter semelhante conforto,do que tens agora com o teu de carbono.......................keep going
 
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