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Triban 540

Pratas7

Active Member
Boas

Após alguma pesquisa e muitos conselhos do “pessoal” do Forum, Finalmente adquiri a minha bicicleta de Estrada, a Escolha recaiu sobre a Triban 540(o novo modelo de aluminio da Decantlhon)
Foi uma voltinha curta de cerca de 40km, na 6ºfeira vou ter mais tempo  e tiro umas fotos

Vou ser o mais sincero possivel mas tambem nao tenho experiencia pq apenas fazia BTT daí que surja algumas comparaçoes
Foi a minha 1experiencia numa Bicicleta de estrada e sinceramente nao sabia o que esperar

Rolar e rodas: Silencio completo a Pedalar, fiquei mt surpreendido.
Em Plano simplesmento queremos andar mais e mais e mais!!
rodas Mavic bastante consistentes

Quadro:
Absorve a maio dos impactos muito bem, como lombas ou pequenos buracos não faz qq diferença
Mas em estradas em más condiçoes... é pior que o BTT,sentimos realmente a trepidaçao e especialmente na roda traseira

Travoes: satisfeito??
Não sei se é falta de afinaçao ou ser travoes marca Bwin ou estar habituado aos travoes Disco do BTT
Mas a travar tenho que contar sempre com 3-4 segundos antes de parar, algo que tenho que rever rapidamente
É “normal” esta situaçao nos travoes de estrada?

Mudanças: Satisfeito
As mudanças funcionam lindamente apenas com 1 click
Apenas no prato Grande a frente e em mudanças mais baixas noto um pequeno barulho na pedaleira, vou lubrificar para ver se resolvo o caso.

Conduçao:
Sem experiencia em estada, adorei estes 40km mas noto enormes diferenças vs o BTT
Mesmo em estrada temos estar sempre atentos, ao buracos, estrada.
Curvas: È preciso ganhar novos habitos e rapidamente, andei devagar mas as entradas das curvas sao essencias para nao existir acidentes
Admito devido a falta de experiencia, entrei 2-3 x demasiado rapido nas curvas, é preciso ter mt cuidado

Posiçao:
Enormes diferenças para o BTT
Na posiçao racing sofri bastante em 40km na regiao do Pescoço, não sei se é algo normal ou falta de habito.
É algo que gostava da vossa ajuda para tentar perceber
A unica posiçao com as maos em baixo,era a olhar para a roda (algo mt perigoso)
Com as maos em cima, nao tive qualquer problema

Cassete:
Tenho cassete com 28 dentes, e não sei se devido a cansaço ou falta de habito, tive dificuldades nas subidas.
O andamento estava mt pesado
A cassete com 28 dentes é mt baixo para as subidas ou é falta de “jeito”??

Pedais de encaixe:
Queria colocar os pedais SPD para usar os mm sapatos, mas dps de varias criticas lidas e opinioes, Optei por colocar uns pedais de encaixe(travessas) LOOK e comprar uns Sapatos de estrada(SIDI)
Obrigou-me a fazer um esforço financeiro adicional
Realmente numa volta de 40km nao notei qq diferença para o comportamento dos pedais SPD, ou seja, “pq raio fui eu gastar mais dinheiro???”
Preciso de fazer uma volta maior para ter uma opiniao mais aprofundada

Estrada VS BTT
Realmente a Bicicleta de estrada a descer e plano é fantastica...sempre a comer quilometros e a querer mais e mais
Mas as subidas tambem custam, foi a minha maior surpresa, pensava que com a bike de estrada as subidas seriam mais “suaves”, é preciso ter força e conseguir manter o ritmo
Para Subir é preciso Forma, seja em BTT, estrada ou a pé 

Nota global:
Triban 540, estou Satisfeito com a bicicleta, fiquei surpreendido pela positiva
Penso que para 1º bike de estrada está optimo e agora é dar uso e ganhar experiencia
A Bike não é Linda(as soldaduras visiveis,) mas cumpre o seu objectivo na totalidade

aqui fica o meu testemunho
Agradecia a vossa ajuda nas questoes que coloquei em cima, nomeadamente da dor do pescoço e Travoes
abraço
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Boas

Após alguma pesquisa e muitos conselhos do “pessoal” do Forum, Finalmente adquiri a minha bicicleta de Estrada, a Escolha recaiu sobre a Triban 540(o novo modelo de aluminio da Decantlhon)
Foi uma voltinha curta de cerca de 40km, na 6ºfeira vou ter mais tempo  e tiro umas fotos

Vou ser o mais sincero possivel mas tambem nao tenho experiencia pq apenas fazia BTT daí que surja algumas comparaçoes
Foi a minha 1experiencia numa Bicicleta de estrada e sinceramente nao sabia o que esperar

Rolar e rodas: Silencio completo a Pedalar, fiquei mt surpreendido.
Em Plano simplesmento queremos andar mais e mais e mais!!
rodas Mavic bastante consistentes

Quadro:
Absorve a maio dos impactos muito bem, como lombas ou pequenos buracos não faz qq diferença
Mas em estradas em más condiçoes... é pior que o BTT,sentimos realmente a trepidaçao e especialmente na roda traseira

Travoes: satisfeito??
Não sei se é falta de afinaçao ou ser travoes marca Bwin ou estar habituado aos travoes Disco do BTT
Mas a travar tenho que contar sempre com 3-4 segundos antes de parar, algo que tenho que rever rapidamente
É “normal” esta situaçao nos travoes de estrada?

Mudanças: Satisfeito
As mudanças funcionam lindamente apenas com 1 click
Apenas no prato Grande a frente e em mudanças mais baixas noto um pequeno barulho na pedaleira, vou lubrificar para ver se resolvo o caso.

Conduçao:
Sem experiencia em estada, adorei estes 40km mas noto enormes diferenças vs o BTT
Mesmo em estrada temos estar sempre atentos, ao buracos, estrada.
Curvas: È preciso ganhar novos habitos e rapidamente, andei devagar mas as entradas das curvas sao essencias para nao existir acidentes
Admito devido a falta de experiencia, entrei 2-3 x demasiado rapido nas curvas, é preciso ter mt cuidado

Posiçao:
Enormes diferenças para o BTT
Na posiçao racing sofri bastante em 40km na regiao do Pescoço, não sei se é algo normal ou falta de habito.
É algo que gostava da vossa ajuda para tentar perceber
A unica posiçao com as maos em baixo,era a olhar para a roda (algo mt perigoso)
Com as maos em cima, nao tive qualquer problema

Cassete:
Tenho cassete com 28 dentes, e não sei se devido a cansaço ou falta de habito, tive dificuldades nas subidas.
O andamento estava mt pesado
A cassete com 28 dentes é mt baixo para as subidas ou é falta de “jeito”??

Pedais de encaixe:
Queria colocar os pedais SPD para usar os mm sapatos, mas dps de varias criticas lidas e opinioes, Optei por colocar uns pedais de encaixe(travessas) LOOK e comprar uns Sapatos de estrada(SIDI)
Obrigou-me a fazer um esforço financeiro adicional
Realmente numa volta de 40km nao notei qq diferença para o comportamento dos pedais SPD, ou seja, “pq raio fui eu gastar mais dinheiro???”
Preciso de fazer uma volta maior para ter uma opiniao mais aprofundada

Estrada VS BTT
Realmente a Bicicleta de estrada a descer e plano é fantastica...sempre a comer quilometros e a querer mais e mais
Mas as subidas tambem custam, foi a minha maior surpresa, pensava que com a bike de estrada as subidas seriam mais “suaves”, é preciso ter força e conseguir manter o ritmo
Para Subir é preciso Forma, seja em BTT, estrada ou a pé 

Nota global:
Triban 540, estou Satisfeito com a bicicleta, fiquei surpreendido pela positiva
Penso que para 1º bike de estrada está optimo e agora é dar uso e ganhar experiencia
A Bike não é Linda(as soldaduras visiveis,) mas cumpre o seu objectivo na totalidade

aqui fica o meu testemunho
Agradecia a vossa ajuda nas questoes que coloquei em cima, nomeadamente da dor do pescoço e Travoes
abraço

Tamanho?

grande abraco....
 

Carolina

Well-Known Member
travões: com travões de disco deves conseguir parar mais rápido, mas acho estranho teres de começar a travar tanto tempo antes. vê a afinação.

mudanças: se ouves barulho é porque deves estar a cruzar a corrente e deve estar a bater no desviador. também pode estar mal afinado.

cassete: 28 é um tamanho normal e já dá para subir muita coisa. no btt a desmultiplicação é maior, provavelmente é falta de hábito. se calhar também te atiraste logo a subidas muito íngremes (>10%).
 

edununo

Well-Known Member
Aí pensavas que as subidas eram mais fáceis?
Pois, também eu.
Fiz n vezes a Sra da Assunção na de BTT antes de ter a fininha. Na primeira vez que fiz na de estrada quase que me dava algo. Realmente subi mais rápido mas cansei-me mais. Depois vem o hábito. São coisas diferentes.

Com pratos 50/34 e cassete 12-28 tens andamentos para subir quase tudo. Agora é treinar.
 

pratoni

Well-Known Member
Concordo com os comentários, quer da Carolina, quer do edununo.

A única coisa a acrescentar é que se meteres uns calços bons nos travões (por ex: duraace ou swissstop) notarás alguma melhoria.

Não conheço este modelo, mas quando troquei os cabos e bichas da minha btwin (meti umas jagwire road pro) notei também melhorias na travagem porque as bichas não cediam tanto.

Mas estes travões nunca serão tão bruscos como os discos hidráulicos e, por um lado, ainda bem, porque uma roda bloqueada em estrada dado os pneus serem tão finos é mais difícil de controlar e se for à frente é queda quase garantida...

Quanto às mudanças, quando andava só de btt também pensava que de fininha fazia-se tudo muito facilmente, mas como estava enganado...

Uma vez na subida que vai da comenda para a N10 um senhor numa fininha passa por mim e diz "Vá, força vamos!!" e eu viro-me para ele "Pois nessa aí é facil" e o gajo com cara de chocado "Epá nesta custa tanto como nessa aí, tenho que pedalar na mesma" e eu a pensar que o gajo estava a gozar.

Uns anos mais tarde quando comecei a fazer subidas na fininha lembrei-me desse episódio e pensei "como ele tinha razão..." hehehehe ;)
 
Os travões são sempre diferentes da de BTT, mas depois de acamarem melhoram um pouco.

As subidas com essa cassete dá pra subir tudo, mas ao inicio pode custar mais um pouco, pois no BTT por norma sobe-se mais em rotação e na de estrada obriga-te a pedalar mais em força, o que na minha opinião é bom, pois quando pegas na de BTT novamente até voas pelas subidas acima.
 

Carolina

Well-Known Member
não percebi bem a explicação que dás em cima. só te dói quando tens as mãos nos drops (baixo) ou dói-te em qualquer posição?
 

Pratas7

Active Member
OK peço desculpa pela falta de informaçao

Apenas doi-me o pescoço(nuca) quando tenho as maos nos drops!
se mudo de posiçao, a dor diminui gradualmente

amanha vou dar uma voltinha maior e tirar umas fotos da bike :)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
OK peço desculpa pela falta de informaçao

Apenas doi-me o pescoço(nuca) quando tenho as maos nos drops!
se mudo de posiçao, a dor diminui gradualmente

amanha vou dar uma voltinha maior e tirar umas fotos da bike :)

Se poderes tira umas fotos em cima dela, pede a alguem, se fizeres um video ainda melhor, com maos nas tops, drops e deep drops...Facilmente analiso a tua posicao e posso te dar umas dicas de correccao caso precises e queiras...;)

grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
OK peço desculpa pela falta de informaçao

Apenas doi-me o pescoço(nuca) quando tenho as maos nos drops!
se mudo de posiçao, a dor diminui gradualmente

amanha vou dar uma voltinha maior e tirar umas fotos da bike :)

Se os bracos ao ir as drops ficarem esticados, nao tens angulo nos cotovelos, que e essencial para absorcao de choque na estrada...A tensao vai direta pelos bracos e cai directamente no pescoco...

O mesmo pode acontecer nas tops....Alias e mais comum...Uma foto ou um video na devida posicao, pode ajudar a ver o que e...

grande abraco...( sem bi...) lol...
 

iMiguel

Active Member
O capacete tem pála? Se sim, experimenta tira-la e dá uma volta. Pode parecer estranho mas comigo (e mais pessoas que relatam o mesmo) resultou.
 

Pratas7

Active Member
Boas Pessoal!!

após o 1ºteste, ja dei mais 2 voltinhas(a rondar os 80km) e por estranho as dores no pescoço desapareceram!!!
não sei mas tou mt feliz :)

Sobre a bicicleta, 5*****!!!!! fantastica a rolar e mt silenciosa!!!
 
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