• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Treino curioso !

Braz

New Member
É óbvio que tem os seus perigos, mas se formos pensar também pode vir um carro contra nos e não vamos a fazer meio fundo...

também posso morrer atropelado quando vou a andar à beira da estrada... isso não quer dizer que me vá passear pelo meio da estrada
 

FVA

New Member
Boas,

Há aqui uma questão que me está deixar curioso!

Já vi aqui videos de pessoal a treinar meio-fundo, a 80, 100 e a 140km/h.

Ok, tudo bem, apesar de todas as coisas que podem acontecer a essas velocidades, não critico quem o faça como método de treino (há uma infinidade de coisas que também pode acontecer a velocidades menores, etc, etc, e desde que não envolva terceiros, cada um sabe de si), mas questionei-me acerca da resistência dos pneus e rodas a essas velocidades? Os pneus e provavelmente as rodas não têm um limite de velocidade aconselhado? Como nos pneus de um carro/moto? :confused:


Abraço
 

Tremoço

Member
Tambem nunca ouvi falar de tal coisa, mesmo em pneus de carro não sabia disso (so daqueles pneus suplentes muito finos). a 140 é exagero mas uma pessoa numa descida mais ingreme tambem chega aos 90 por isso...
 

Burning Dogma

New Member
Por acaso é uma boa questão, mas o limite deve estar bem acima das velocidades que se atingem de bicicleta, mesmo nestas maluqueiras.

Essa de ir colado ao carro e quando ele trava a fundo, nós paramos com o carro e não caímos é que não percebo como é possível. É certo que não há aquele espaço de tempo em que o carro já vai a travar e nós ainda vamos a velocidade constante, como acontece se formos a alguma distância do carro, mas mesmo assim... Como é que é possível ir-mos a 80km/h coladinhos ao carro e ele trava e nós continuamos colados e não caímos?
 

xtpo

Member
Por acaso é uma boa questão, mas o limite deve estar bem acima das velocidades que se atingem de bicicleta, mesmo nestas maluqueiras.

Essa de ir colado ao carro e quando ele trava a fundo, nós paramos com o carro e não caímos é que não percebo como é possível. É certo que não há aquele espaço de tempo em que o carro já vai a travar e nós ainda vamos a velocidade constante, como acontece se formos a alguma distância do carro, mas mesmo assim... Como é que é possível ir-mos a 80km/h coladinhos ao carro e ele trava e nós continuamos colados e não caímos?
Não estamos a falar numa travagem mesmo a fundo, estamos a falar numa travagem em que tenhas que tirar 40/50 no máximo km/h. Basta seguras minimamente no guiador que não cais, se estiveres encostadinho ao carro mal ele trava tu encostas no para-choques e vai haver um efeito de travagem porque o carro vai-te estar a travar e quase que nem sentes. Quando vamos atrás do carro também levamos as mãos em baixo e bem perto dos travões e no meu caso os meus travam muito bem, sou capaz de travar mais rápido que um carro.

Hoje tive treino de equipa e devo ter somado mais de 1h ao meu palmarés de meio fundo.
 

xtpo

Member
Já agora aproveito e aprendo mais um pouco, eu por exemplo nalguns passeios de cicloturismo já me coloquei atrás da carrinha da organização (20-25Km/Hora), e vou sempre com medo de aparecer um buraco na estrada ou uma tampa por exemplo porque não dá para vêr, como é que controlam essas situações, ou se aparecer seja o que Deus quiser ...
Além de ver pelo vidro do carro como o cipollini disse por vezes o próprio condutor avisa (caso o condutor seja quem nos leva a fazer meio fundo e não porque nos metemos atrás de um carro). Depois quem faz meio fundo deve treinar várias vezes por semana e já conhece os buracos das estradas por estar sempre a passar por lá.


Lembrei-me agora que numa corrida que fui fazer a Espanha este ano bati os 100 km/h numa descida e imaginem que ia quase na cauda de um pelotão de 100 ciclistas.
 
Last edited:

varelapt

New Member
Sim, existem limites para todos os pneus, quer de temperatura, quer de velocidade de rotação, etc etc...

Por isso mesmo cada veículo está equipado com determinado tipo de pneus que tem certa pressão ideal.

Não esquecer que a grandes velocidades um pneu aquece bastante (quanto mais um pneu de um bicicleta de estrada fininho como é a mais de 100 km hora no alcatrão por vezes até quente) e ao aquecer o ar que se encontra dentro da camera de ar aumenta o seu volume (a não ser que seja azoto que aí a performance do pneu já melhora) ao aumentar o volume poderá estoirar como é obvio.

Basta a camera de ar estar fragilizada, passar por exemplo por uma tampa de esgoto na estrada, qualquer coisinha basta...

Boa sorte com as pedaladas atrás das viaturas... Que ninguém caia!
 

cipollini

New Member
Não estamos a falar numa travagem mesmo a fundo, estamos a falar numa travagem em que tenhas que tirar 40/50 no máximo km/h. Basta seguras minimamente no guiador que não cais, se estiveres encostadinho ao carro mal ele trava tu encostas no para-choques e vai haver um efeito de travagem porque o carro vai-te estar a travar e quase que nem sentes. Quando vamos atrás do carro também levamos as mãos em baixo e bem perto dos travões e no meu caso os meus travam muito bem, sou capaz de travar mais rápido que um carro.

Nem mais :D

Além de ver pelo vidro do carro como o cipollini disse por vezes o próprio condutor avisa (caso o condutor seja quem nos leva a fazer meio fundo e não porque nos metemos atrás de um carro). Depois quem faz meio fundo deve treinar várias vezes por semana e já conhece os buracos das estradas por estar sempre a passar por lá.


Lembrei-me agora que numa corrida que fui fazer a Espanha este ano bati os 100 km/h numa descida e imaginem que ia quase na cauda de um pelotão de 100 ciclistas.

Corridas em espanha é outro mundo :)
 

pangare

New Member
Bem, eu em 80% das vezes só faço meio fundo atrás da carrinha da minha equipa, com pessoas a conduzir que eu confio muito e nunca tive problemas.

Os camiões também dá muito bem para fazer meio fundo, é apenas preciso ter um bocado de tacto e alguma experiência e mantermo-nos totalmente concentrado.


E sim, tenho 15 anos, sou ciclista e a minha família sabe que faço meio fundo :D
 

Martins228

New Member
Para mim esses Chicos espertos deviam ir para uma pista e não andar assim nas estrada. Para já é proibido pelo Código da Estrada e depois é um suícidio e um perigo para os outros utentes da via.
Esses meninos haviam de fazer isso com um camião atrás da roda deles.
Uma vergonha para os ciclistas, que são uma comunidade que repeita os outros.
 

Interceptor

New Member
Após ler cada um dos Post´s deste Tópico e ver cada um dos videos aqui colocados, cheguei ás seguintes conclusões:

1º-De certeza absoluta que nunca irei fazer um treino específico de Meio-Fundo. Sou amador, ciclista de fim de semana.
2º-Nunca irei na roda de um camião ou tractor a 80/90kmh, só a 50kmh no máximo. A partir dos 50kmh deixo-o seguir viagem. Tenho os meus limites.
3º-As "boleias" que mais gosto me dão são atrás de tricilos APE50 e Mini-Carros, pela sua baixa velocidade (50kmh max.) e por conseguir ver bem lá na frente o que se passa na estrada.
Isto só acontece em rectas e após uma breve interacção entre mim e o condutor do veículo. Primeiro asseguro-me que ele me vai aceitar na sua traseira.

O meu episódio preferido foi atrás de um casal de uma certa idade em que a simpatia pervaleceu durante mais de 20km a 45kmh.

Até breve.
 
Last edited:

patrick pires

Well-Known Member
è muito frequente os Pros fazerem este tipo de treino, claro esta com pessoal que conhecem..
Agora tambem são utilizadas scooters com um cilindro no guarda lamas, de modo que a bike toque no cilindro sem ter problemas de o pneu ir a vida...
O Contador por exemplo faz este tipo de treinos. Eu se posso bem aproveito essa ajuda dos carros.. :D
 
Top