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Treino curioso !

Arpeggio

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Confesso que continuo sem perceber onde é que está o treino... Deixa recapitular:

Sozinho - vou a 30km/h, levo com o vento e por isso tenho que estar sempre a fazer força para não abrandar.
Com um carro à frente - vou a 70Km/h, mas não apanho vento e por isso não há resistência; como as rodas não têm atrito praticamente nenhum, ir a 20km/h ou 500km/h é a mesma coisa (em terreno plano).

:rolleyes:
 

Hudju

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Pela pouca experiencia que tenho em meio fundo, a meu ver, posso concluir que seguir atras de um carro aumenta a velocidade e a adrenalina! A nível de aumentar a eficiencia no treino, não senti nada!
 

cipollini

New Member
Confesso que continuo sem perceber onde é que está o treino... Deixa recapitular:

Sozinho - vou a 30km/h, levo com o vento e por isso tenho que estar sempre a fazer força para não abrandar.
Com um carro à frente - vou a 70Km/h, mas não apanho vento e por isso não há resistência; como as rodas não têm atrito praticamente nenhum, ir a 20km/h ou 500km/h é a mesma coisa (em terreno plano).

:rolleyes:

As cadencia de pedalada é a mesma ires a 80 a tras de um cameão ou ires a a 30 a levar com o vento?

So por aí diz tudo ;)

Pela pouca experiencia que tenho em meio fundo, a meu ver, posso concluir que seguir atras de um carro aumenta a velocidade e a adrenalina! A nível de aumentar a eficiencia no treino, não senti nada!

Nos passeios de fim de semana claro k n se nota.

E até vos digo mais. Se o cameão n for completamente carregado, o esforço para o apanhar no arranque vale logo a pena. E durante o treino nao ir com as mudanças todas metidas para assim fazer mais rotação... a menos k ele va vazio, ai tem k ir td medito.
 
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Figueiredo

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Caro Cippollini,

Não leves a mal a minha pergunta, mas se visse um filho teu com 16 ou 17 anos feito maluco a 80km/Hora colado á traseira de um camião, o que lhe dizias ???
 

cipollini

New Member
Caro Cippollini,

Não leves a mal a minha pergunta, mas se visse um filho teu com 16 ou 17 anos feito maluco a 80km/Hora colado á traseira de um camião, o que lhe dizias ???

Não levo a mal, pq é uma pergunta com todo o sentido. Eu fiz ciclismo de competição durante kuase 10 anos. Adorei e adoro akela vida. É um bixo que nunca vai sair. Mas sei o que ela custa e sei o quanto ela é dura... não posso falar com 100% certezas pois não tenho filhos, mas falo com 90% certezas que nunca incentivaria o meu filho a seguir vida no ciclismo.
Embora haja coisas contra as quais n podemos lutar, se a vontade dele fosse seguir o ciclismo, eu n o proibia.

O meu pai tb foi ciclista durante mts anos, e estando dentro deste mundo, sabe que as coisas sao perigosas mas tb sabe k ha coisas k sao preciso ser feitas e mt embora torcesse o nariz kd me via faze-las, sabia k eram precisas serem feitas. Por isso uma vez que sao precisas serem feitas, o melhor é fazer com a maxima segurança, aprender a faze-las correctamente. Foi isso que o meu pai sempre me transmitiu e se um dia o um filho meu quiser fazer ciclismo a serio, é isso que também lhe vou transmitir.

Quando vamos na estrada a treinar, ha coisas k são inevitaveis, como quando nos aparece uma descida a frente, ng vai a descer a 10km/h de mao no travão. E ir a tras do cameão é uma delas. Se pudermos apanhar a roda, apanhamos. E um dia que um filho meu saia pa treinar, a unica coisa k eu posso fazer é ensina-lo a fazer as coisas bem feitas, pq bem ou mal, ele vai faze-las de certeza. E ja que as faz, ao menos k as faça bem.

Respondendo mais concretamente à tua pergunta, com 16 ou 17 anos n faz sentido fazer treinos de meio fundo a tras de cameões :) por varios motivos... ha maluquisse a mais naquelas cabeças e experiencia a menos. E depois o tipo de corridas n requer esse treino.
 

Figueiredo

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Obrigado pela resposta,

Eu nunca fiz ciclismo e o que acabaste de dizer elucidou-me um pouquinho mais sobre o mundo do ciclismo, contudo continuo a ter uma opinião muito propria a respeito deste assunto, por exemplo sei que deve ser perfeitamente normal numa prova arricar-se ao máximo e andar sempre no limite, contudo a nível de treinos acho que o pessoal se deveria resguardar mais um pouco, ou estão á espera de acontecer uma desgraça á séria e então depois acabam-se com estas práticas ...

Outra coisa é a nível individual, se por exemplo uma pessoa decide fazer isto para sentir a adrenalina e o conta Km lá em cima, eu apesar de não concordar também não critico pois cada um é responsável por si mesmo, e se retiram prazer daquilo que fazem então continuem desde que não coloquem a vida de outros em perigo...
 

cipollini

New Member
Obrigado pela resposta,

Eu nunca fiz ciclismo e o que acabaste de dizer elucidou-me um pouquinho mais sobre o mundo do ciclismo, contudo continuo a ter uma opinião muito propria a respeito deste assunto, por exemplo sei que deve ser perfeitamente normal numa prova arricar-se ao máximo e andar sempre no limite, contudo a nível de treinos acho que o pessoal se deveria resguardar mais um pouco, ou estão á espera de acontecer uma desgraça á séria e então depois acabam-se com estas práticas ...

Outra coisa é a nível individual, se por exemplo uma pessoa decide fazer isto para sentir a adrenalina e o conta Km lá em cima, eu apesar de não concordar também não critico pois cada um é responsável por si mesmo, e se retiram prazer daquilo que fazem então continuem desde que não coloquem a vida de outros em perigo...

Das coisas que não se deve mesmo fazer a treinar é arriscar numa descida. É uma coisa que não nos ajuda em nada na forma fisica e que num segundo de azar pode dar cabo de semanas ou até meses de treino. É claro que tb é preciso aprender a descer, mas com limites.

Ainda voltando à questão dos filhos, quem está no mundo da competição, as coisas que as outras pessoas veem de um modo suicida, para nos sao coisas normais. Por isso o meu pai secalhar nc lhe saltou a tampa kd eu chegava a casa de treinar e lhe dizia k tinha feito 50km a tras de um cameão smp na ordem dos 70/80 km/h. Secalhar se daki a uns anos, um filho meu de 19 ou 20 anos xegasse a casa e me dissesse o mesmo, secalhar a mim tb n me saltava a tampa. Entendes? Pq são coisas normais, cm é normal para uma familia normal o pai ir jogar a bola com o filho pa um jardim.

Para teres uma ideia, com 15 anos tive uma queda com alguma gravidade numa corrida. Levei 26 pontos nos joelhos, cotovelo e ainda arranhei o ombro e a nadega. Fiquei 2 semanas de cama. E essa queda calhou numa altura eu k eu estava a montar uma bicicleta nova. Eu tava na cama todo xeio de ligaduras com o meu pai ao lado a olharmos pa um catalogo da campagnolo pa escolher o material pa montar... Isto para te dizer k, no caso das quedas que para uma familia normal seria razao mais que suficiente pa abandonar a modalidade, em nos é uma passagem pela modalidade. Faz parte.

Nunca nos passa pla cabeça abandonar a modalidade por causa de uma queda, o que secalhar pa outra pessoa era motivo mais que suficiente.

Definitivamente não faço isso, sou muito cuidadoso na estrada. :)

Nem vale a pena. Se nos formos a ver a realidade das coisas, é um treino um bocado suicida e desnecessário para um ciclista amador. E da maneira como as estradas andam, o melhor é mesmo ter o maximo de cuidado.
 
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Figueiredo

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Parabéns pela paixão e pelo amor que falas do ciclismo, eu pensava que era um amante do ciclismo, mas ao pé de ti sou um simples simpatizante...:eek:

Sinceramente se tivesse idade e oportunidade, apesar de gostar muito da modalidade, não sei se estaria disposto a tais sacrificios para conseguir uma carreira de ciclista, o que faz aumentar ainda mais a minha consideração daqueles que nos dão alegrias cada vez que sobem a uma bicicleta e vão para a estrada...
 

cipollini

New Member
Amo o ciclismo desde que me lembro de ser gente, e para mim o pior das quedas nunca foi a dor fisica mas sim a dor que ia dentro de mim por n poder andar de bicicleta ;)
 

Figueiredo

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Repararam no promenor da fita adesiva no pára-choques :eek::eek::eek:, este pessoal é doido...

Só por curiosidade como é que ficam as rodas depois de andar á mocada na traseira do carro ?
 

Tremoço

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Figueiredo elas não andam á mocada com força, simplesmente dão uns toques na traseira do carro e vai comendo pneu e deixa marca claro...
 

Figueiredo

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Já agora aproveito e aprendo mais um pouco, eu por exemplo nalguns passeios de cicloturismo já me coloquei atrás da carrinha da organização (20-25Km/Hora), e vou sempre com medo de aparecer um buraco na estrada ou uma tampa por exemplo porque não dá para vêr, como é que controlam essas situações, ou se aparecer seja o que Deus quiser ...
 

Arpeggio

New Member
No estado em que as nossas estradas estão, todo o cuidado é pouco. Então e se aparece pedra solta? Já me aconteceu num cicloturismo. Quer dizer, nesse cicloturismo a palavra que se gritou mais foi "BURACO"! :rolleyes:
 

Myrage

Member
Agora percebo como é que a coisa funciona !

Os sensores de estacionamento são uma preciosa ajuda na questão da segurança.
Se a bike aproximar muito do Carro aquilo faz Piiiiiiiiiiiiiiii e o condutor so precisa de dar um cheirinho no acelerador.

Nota Importante:
Nunca colocar fita nos sensores de estacionamento. :D


MY
 

cipollini

New Member
Figueiredo elas não andam á mocada com força, simplesmente dão uns toques na traseira do carro e vai comendo pneu e deixa marca claro...

Não é pneu que fica agarrado, é mesmo a tinta que salta :D (axo)... por acaso em tanto tempo nunca parei pa pensar bem nisso. Tinha como certo que era a tinta que saltava lol

Já agora aproveito e aprendo mais um pouco, eu por exemplo nalguns passeios de cicloturismo já me coloquei atrás da carrinha da organização (20-25Km/Hora), e vou sempre com medo de aparecer um buraco na estrada ou uma tampa por exemplo porque não dá para vêr, como é que controlam essas situações, ou se aparecer seja o que Deus quiser ...

Se for um carro, ves atraves dos vidros do proprio carro. Se for uma carrinha alta é k ja é mais complicado. Se for um camião, volta a tal historia da importancia de ir mais encostado ao lado eskerdo, pa ir sempre deitando o olho pa frente.

Agora percebo como é que a coisa funciona !

Os sensores de estacionamento são uma preciosa ajuda na questão da segurança.
Se a bike aproximar muito do Carro aquilo faz Piiiiiiiiiiiiiiii e o condutor so precisa de dar um cheirinho no acelerador.

Nota Importante:
Nunca colocar fita nos sensores de estacionamento. :D


MY

Eu penso que os sensores de estacionamento traseiros so sao acçionados quando se mete a marcha a tras. Pelo menos os carros que têm os sensores ja integrados funciona assim. Se for aqueles kits que se poe a parte ja n sei.

Se for desses integrados, podes encostar que ele n apita :D
 

cipollini

New Member
Agora por causa dessa historia das mocadas... sempre que fizerem isso a tras de um carro, vao o maximo encostados a traseira do carro pois se houver uma travagem forte por parte do carro, ja estao la encostados e param com a travagem do carro... vao parado. Espero fazer-me entender.

Se forem a uma distacia grande nem k seja de 1 metro, kd o carro trava derrepende, esse metro é o suficiente quando batem no carro, parecer que estao a bater numa parede, e doi :)

Nos cameões n resolve tanto pq akilo n tem um sitio onde a roda encoste. Daí novamente a historia de ir encostado a eskerda :D (sou xato) se houver problema temos escapatoria.
 

Braz

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Noto nas palavras de alguns um total crucificar deste tipo de treino mas nunca o fizeram e não sabem como é.
Faço muitas vezes meio fundo nos treinos, principalmente nos treinos de equipa. Por vezes atrás de carrinhas, camiões e autocarros. À duas semanas fiz atrás de uma autocaravana que apanhei mesmo a jeito.
Por exemplo quando se vai atrás do carro da equipa a pessoa que vai a conduzir já tem alguma experiência e vai nos avisando se houver algum perigo com os piscas ou com a buzina. Se por acaso reduzir rapidamente a velocidade se formos bastante juntos e tocarmos no para-choques a bicicleta vai trabalhar junto com o carro e vai-nos reduzir a velocidade tal e qual como o carro está a perder velocidade.
Já bati por algumas vezes pouco mais dos 100 atrás do carro e é uma adrenalina do caraças.
Claro que à perigos mas temos que ter capacidade de analisar o tipo de condutor que vai à nossa frente, já fui para trás de camiões e desisti passado um bocado porque vi que o homem travava muito.
Houve um dia que me burrava quase todo, um camião passou por mim e não ia muito mais de força que eu e eu comecei a sprintar para ir atrás dele, ainda estava a sprintar e o camião começou a travar porque um carro parou na estrada para meter noutro caminho e o piso estava molhado e eu travei com tanta violência que andei a derrapar com a roda de trás de lado e desviei-me por um instante do camião, se tivesse corrido mal ia ser o caraças mas como correu bem senti aquilo como um grande momento.

"Uma adrenalina do caraças" - não duvido... também conduzir a 300 km/h o é...

"o condutor avisa com os piscas ou a buzina" - se tiver tempo para carregar no travão já é sorte... ainda ir com a mão aos piscas ou à buzina... confia, mas não confies muito...
 
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