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Travões

felizardo

New Member
Cuidado com a febre das gramas nos travões. Eu não arriscava nuns de 82 gramas, ainda quero viver mais uns anos. Os da Shimano e da Campagnolo não são mais leves por uma boa razão, não é só para chatear os consumidores.

Pelo que percebi tens Record na tua bike. Porque é que não ficas com os travões do mesmo grupo? Têm o mesmo peso que esses TRP e inspiram muito mas mesmo muito mais confiança.
 

pangare

New Member
Tenho amigos que têm os travões KCNC e têm-me dito muito bem deles ;)


Já pensei adquirir uns travões Record ( Os meus são Record mas já algo antigos ), mas o preço acaba por não ser muito convidativo :O
 

Burning Dogma

New Member
Como disse o felizardo, se queres performance pura e dura, não vás para esses travões ultra leves. Travagem pura e dura tens 3 opções, Campagnolo Record, Shimano Dura Ace e Sram Red. Todos esses travões ultra leves, tipo KCNC, Negative G, etc só servem para as bicicletas que passam a vida em cima das balanças, porque quem anda a sério de bicicleta privilegia uma travagem potente e modulável em vez de umas gramas a menos.

Se achas os Record muito caros e queres uns travões pretos, mete os Veloce com os calços Record. São exactamente a mesma coisa à excepção dos parafusos de titânio.
 

nogueira.nuno

New Member
Eu gosto muito de poupar no Peso mas devido ás velocidades que se atingem na estrada comparadas com o BTT e também pelo facto importante de se andar na estrada com os Bimbos e Perigos que andam por aí a conduzir uma das coisas em que acho que não se deve poupar ou substimar são os travões e pneus que são algo que nos podem safar de acidentes e perigos.
 

fmm

Member
Claro que os travões em si contam e muito, mas os calços também influenciam bastante.
As melhores experiências de travagem que tenho são com uns calços verdes da Swuiss Top. Aquilo trava, mas trava mesmo.:eek:
Neste momento tenho uns Campagnolo Athena.


Filipe
 

Burning Dogma

New Member
Como é que ficam os aros com o resíduo desses calços? Ficam verdes?:D A pergunta pode ser parva mas é uma cena que me faz confusão, sinceramente:D Mas tenho ouvido dizer maravilhas dos mesmos a nível de poder de travagem.
 

gurumor

Member
Como já aqui disseram, uns bons calços fazem a diferença. Já tive vários travões ao longo do tempo. Grupo Shimano 105, Ultegra e Campy Veloce (calços duros). Todos travam bastante bem, são progressivos mas talvez um pouco esponjosos. Agora tenho uns Mavic SSC R3 e acho-os fantásticos: imediatos, progressivos e de retorno rápido. No início tive alguma dificuldade de adaptação e tive que "desafinar" o parafuso do cabo um pouco, pois com os 2mm de distância ao aro que a marca indica apanhei alguns sustos porque a bike não tem ABS... Os calços BBB de 3 cores também são bons e silenciosos. Quando estes calços acabarem também penso em experimentar os SwissTop.
 

fmm

Member
Calços pretos, resíduos pretos.
Calços verdes:D, resíduos pretos.
Não sei explicar porquê. Uma coisa é certa, aquilo trava que se farta.:eek:


Filipe
 

20fps

Member
Não consigo entender, ao contrário do que aqui tem sido dito, o porque do peso dos travões afectar a capacidade de travagem dos mesmos.
 

duchene

Well-Known Member
Travões mais leves são travões fabricados com materiais mais leves e utilizando menos material na construção, menos material mais flexibilidade, mais flexibilidade menos força preênsil, menos força preênsil, maior a distância de travagem.

Vénia e excepção feita aos M5 que são brutalmente rígidos para o minimalismo do seu peso. No entanto só o conseguem contornando o problema e à custa de um aumento significativo do volume da maxila de travão.

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Sidenote:
Amanhã, em princípio, já poderei dar uma impressão mais concreta sobre um conjunto de travões leves (sub 205g) versus 96,8Kg de conjunto rolante.
 
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