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Travões Ultrega 6700

fuel100

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A minha Bianchi veio equipada com travões 105 e manetes Ultrega 6700, estas solicitadas por mim, na altura da compra.

Entretanto ouvi dizer por aí que a combinação Ultrega 6700 para as manetes/travões, dotava a bicicleta de um poder de travagem mais eficaz.

Será que vale a pena investir uns euros na troca dos travões, ou o investimento não compensa muito, considerando que os travões ainda estão novos de 8 meses?
 

fuzo

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Depende da tua carteira,;);),eu recentemente comprei uma fininha nova e aqual vem equipada com ultegra e estou bastante satisfeito,:):):)
Agora depende se tens assim tanto intresse e a (carteira recheada)avança............
mas como disses-te que têem pouco uso os que estão montados só se tiveres ja quem tos possa comprar porque senão esperas mais um pouco e depois logo vês...........mas é a minha humilde opinião..........cada cabeça sua sentença
Boas pedaladas
Boas festas;)
 
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joao49

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boas.eu nao sei o poder de travagem dos 105 mas dos ultegra posso te garantir que travam mesmo bem mesmo nas situaçoes mais complicadas...mas tambem uns bons de cabos ajudam (uso jagwire)..acredita..
abraço
 

ivan

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calsos Ritchey ou swissstop mudam a performance como da agua para o vinho os calços da shimano são muito duros e espirais sempre bem lubrificadas
 

fuel100

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Substituir os calços ou os cabos, é uma boa hipótese e agradeço a dica, que poderei experimentar.
Por acréscimo, pretendia saber se há alguém que tenha tido as duas experiencias, isto é:
Tenha usado os 105 e mudado para os Ultrega 6700 e sentido algum incremento na eficácia da travagem,
ou, já agora, outros travões igualmente eficazes.
 

ivan

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eu posso dizer o oposto tinha algo que deveria ser superior a ultegra mas resultava mais fraco que 105 por isso ritchey ou swissstop tenho uns aros de Ksiryum ES que provam como calços dura-ace não valem de nada
 

J.P.

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Substituir os calços ou os cabos, é uma boa hipótese e agradeço a dica, que poderei experimentar.
Por acréscimo, pretendia saber se há alguém que tenha tido as duas experiencias, isto é:
Tenha usado os 105 e mudado para os Ultrega 6700 e sentido algum incremento na eficácia da travagem,
ou, já agora, outros travões igualmente eficazes.

Antes tinha travôes 105 com calços 105.
Depois passei a usar os mesmos travôes 105 mas com calços Ultegra 6700. Notei uma diferença BRUTAL.
Quando a Shimano lançou o 6700 garantiu ter melhorado a eficácia de travagem em 20% no seco e em 100% no molhado.
O preço dos calços é acessivel +-9 euros o par com o porta calços incluido. Consegues fazer a experiência por pouco dinheiro e verás por ti a grande melhoria do poder de travagem.
 

fuel100

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´J.P. : De facto recordo-me a que Shimano referiu que a eficácia dos novos Ultrega tinha melhorado bastante, mas não tinha relacionado o facto com o novo tipo de calços, pensei que fosse o mecanismo em si. Portanto, conluo que a diferença do 105, para o Ultrega, é mais relativamente ao peso (105 possui mais 50gr, creio) e aos calços, do que no que concerne ao mecanismo, que é muito semelhante.
Obrigado pelas dicas. Para já, e com um muito menor investimento, poderei fazer uma experiencia.
 

J.P.

New Member
fuel - De facto a melhoria no poder de travagem deve-se ao composto da borracha dos calços e não ao mecanismo.

Burning - Sim, significa isso mesmo. O que poderia significar a melhoria da eficácia de uns travões?:) Se são mais eficazes...travam melhor...se travam melhor...param em menos espaço nas mesmas condições de velocidade, aderência, pressão exercida nas manetes, etc...
Eu confirmo que a melhoria é enorme. Claro que não dei se é de 100% mas sei que dantes no molhado só "abrandava" e agora "páro mesmo". No piso seco tb noto uma grande melhoria.
Normalmente desconfio quando a publicidade é muita, ainda para mais feita pela própria marca, mas neste caso acho que não enganaram ninguém.
 

Pacha

Member
Fuel,
Eu tinha a mesma combinação que tu e acabei por trocar os travões 105 pelos Sram Red (influenciado pela estetica e peso)... que realmente travam mais, mas no final acho que a grande diferença de potência está mesmo nos calços.
Os 105 trazem calços Shimano e o Red trazem Swisstop.
 

Burning Dogma

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JP, a minha pergunta foi um pouco retórica porque sabia a resposta. A questão é que as marcas gostam muito de lançar números para o ar sem qualquer fundamento e o pessoal come. Não duvido que estes travões sejam melhores mas quais foram os critérios usados para afirmarem que houve uma melhoria de 100% na travagem? Isto é muito na mesma onda do marketing da Campagnolo, que de ano para ano muda uns pintelhos quaisquer nos grupos e diz que houve melhorias de não sei quantos % na performance. Que tal começarem a mostrar os critérios usados para alcançar esses números e deixar de nos fazerem passar por estúpidos?
 
Na minha antiga bicicleta de estrada tinha 105 completo e gostava muito do conjunto.
Agora nesta tenho Ultegra completo (excepto pedaleiro por opção) e não achei grande diferença na travagem, para ser sincero é quase igual.
 

J.P.

New Member
JP, a minha pergunta foi um pouco retórica porque sabia a resposta. A questão é que as marcas gostam muito de lançar números para o ar sem qualquer fundamento e o pessoal come. Não duvido que estes travões sejam melhores mas quais foram os critérios usados para afirmarem que houve uma melhoria de 100% na travagem? Isto é muito na mesma onda do marketing da Campagnolo, que de ano para ano muda uns pintelhos quaisquer nos grupos e diz que houve melhorias de não sei quantos % na performance. Que tal começarem a mostrar os critérios usados para alcançar esses números e deixar de nos fazerem passar por estúpidos?

OK e estou plenamente de acordo contigo. Mas em relação a este caso concreto volto a dizer que notei muita diferença. então em molhado a diferença é abismal.
 

J.P.

New Member
Na minha antiga bicicleta de estrada tinha 105 completo e gostava muito do conjunto.
Agora nesta tenho Ultegra completo (excepto pedaleiro por opção) e não achei grande diferença na travagem, para ser sincero é quase igual.

Mas para comparares deverias utilizar a mesma bike com as mesmas rodas. O pessoal ás vezes esquece-se que na travagem existem vários factores a considerar; travões/calços, rodas, pneus, inércia provocada pelo peso, manetes de travão, etc, etc. Se mudares uma variável mudas o resultado final.
O que eu fiz foi trocar única e exclusivamente os calços e comparar.
Quando montei os calços 6700 e fui dar uma volta no meu bairro só para experimentar, nas primeiras travagens até levantava o rabo do selim:D...mas admito que haja pessoal com experiências diferentes da minha.
 
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