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xico1984

Member
Bom dia,

Tenho uma scott speedster 10 com 14.000 Km.

Preciso de mudar de cassete, corrente e pratos da pedaleira pois ja tem tudo muito desgaste.

Alguem me pode ajudar sobre o que comprar com 100€/150€? Na probikeshop por ex.

Mais uma questao para os entendidos.

Um amigo mudou-me a cassete e a corrente por umas quase novas que tinha. Quando fui andar e fazia mais força a corrente saltava, nao de velocidade mas sim na mesma mudança e so agarrava depois. Ele diz me que o problema esta nos prato que nao tem o mesmo desgaste dos restante componentes pois ja se encontra muito desgastado. É possivel esta justificação? Pergunto porque a corrente saltava na cassete e nao da pedaleira.

Muito obrigado.
 

Martins

Well-Known Member
Primeiro conselho: Arranja um mecânico como deve ser (bom e barato ou pelo menos bom)

Segundo: pratos da pedaleira gastos com 14000 km? Lamento mas tens de fazer outros tantos para isso começar a ser verdade

Terceiro: não sabes não inventas

Abraço
 

Martins

Well-Known Member
Não fiques chateado

Vai ao mecânico (não ao amigo do Zé correntes que aprendeu com Quim pedais) mas ao mecânico a sério que isso fica novo

Abraço
 

JPLopes_73

Well-Known Member
água na fervura ... sim essa transmissão não está nova ... mas ainda faria muitos km ... se e só se ... essa corrente não fosse a de origem ...
Detalhes ... que se apreendem em modo auto didacta ... ou lendo estes forums em que por vezes se tratam que nem estranhos ... isto não é bronca para ninguém ... e quando não se sabe tem de se apreender ...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Entao nao havera problema com a pedaleira certo?

Tambem estranhei mas...

Depende ... se tiveres uma chave de corrente ... verifica a folga ... e se estiver muito folgada ... duvido que lhe consigas meter só corrente ...
Eu neste momento vou com a 4ª corrente o resto deve ter perto de 35000 ... mas confesso que me estiquei demasiado com a 3ª corrente ...

Agora depois de 5000 km a malhar castanhas ... troco tudo ... lições em modo auto didacta ... e tanto que ela bateu este sabado ...
Ao fim do dia ... já nem cantava ...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Não fiques chateado

Vai ao mecânico (não ao amigo do Zé correntes que aprendeu com Quim pedais) mas ao mecânico a sério que isso fica novo

Abraço
Ajusta-se ... mas às vezes os mecânicos não te ensinam como ganham a vida ... e pormenores têm de ser tirados por nós no terreno ... Os gajos que vão ao mecânico ... são gajos que só sabem pedalar ... eu quero e sempre quis apreender tudo ...
José Manuel muita coisa apreende-se com os outros, mas muita coisa tem de ser vista e sentida ;)
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Um amigo mudou-me a cassete e a corrente por umas quase novas que tinha. Quando fui andar e fazia mais força a corrente saltava, nao de velocidade mas sim na mesma mudança e so agarrava depois. Ele diz me que o problema esta nos prato que nao tem o mesmo desgaste dos restante componentes pois ja se encontra muito desgastado. É possivel esta justificação? Pergunto porque a corrente saltava na cassete e nao da pedaleira.
@xico1984
Não sou entendido ... mas até sei umas coisas que os km me foram ensinando.
1º não acredites em tudo o que te dizem ... pode estar certo ... mas também, pode estar errado ...
2º as correntes não saltam ... a menos que a afinação de desviadores esteja uma m_rda ... a corrente passa-se na transmissão nos dentes mais gastos ... e força o desgaste dos restantes ...
3º o problema não está nos pratos nem na k7 nem na corrente ... está sim numa chave muito simples ... que não é utilizada para verificar o desgaste da corrente.
numa face tem 1.0 ... na outra 0.75 ... se a chave entra na corrente numa das faces ...começa a acusar desgaste ... se entra nos duas ... já foste ... se a corrente estiver mantida já ouvi falar de transmissões a durar 50000 km ... mas se folgar demasiado ... tudo para o lixo ...
chave-medidor-desgaste-dilataco-corrente-bike-bicicleta-D_NQ_NP_845801-MLB20404330855_092015-F.jpg
 

xico1984

Member
Depende ... se tiveres uma chave de corrente ... verifica a folga ... e se estiver muito folgada ... duvido que lhe consigas meter só corrente ...
Eu neste momento vou com a 4ª corrente o resto deve ter perto de 35000 ... mas confesso que me estiquei demasiado com a 3ª corrente ...

Agora depois de 5000 km a malhar castanhas ... troco tudo ... lições em modo auto didacta ... e tanto que ela bateu este sabado ...
Ao fim do dia ... já nem cantava ...

A questao e que ele pios uma corrente ultegra com uns 500 kms so.. Assim como uma cassete que segundo ele teria a mesma utilizaçao. No entanto saltava.

A mim, leigo que sou, a corrente parecia-me um pouco solta mas ele disse me que era assim..

Neste momento ando com a antiga :/
 

xico1984

Member
@xico1984
Não sou entendido ... mas até sei umas coisas que os km me foram ensinando.
1º não acredites em tudo o que te dizem ... pode estar certo ... mas também, pode estar errado ...
2º as correntes não saltam ... a menos que a afinação de desviadores esteja uma m_rda ... a corrente passa-se na transmissão nos dentes mais gastos ... e força o desgaste dos restantes ...
3º o problema não está nos pratos nem na k7 nem na corrente ... está sim numa chave muito simples ... que não é utilizada para verificar o desgaste da corrente.
numa face tem 1.0 ... na outra 0.75 ... se a chave entra na corrente numa das faces ...começa a acusar desgaste ... se entra nos duas ... já foste ... se a corrente estiver mantida já ouvi falar de transmissões a durar 50000 km ... mas se folgar demasiado ... tudo para o lixo ...
chave-medidor-desgaste-dilataco-corrente-bike-bicicleta-D_NQ_NP_845801-MLB20404330855_092015-F.jpg
Ele fez o teste na corrente nova e nesse aspecto estava perfeita ;).

Se fosse uma questao de desviador, com a cassete e corrente antiga tambem saltava certo? E isso nao acontece..
 

JPLopes_73

Well-Known Member
isso era outra lição ... o material da transmissão tem de ser todo da mesma gama ... vai ver a folga da corrente e depois volta ...
lê o forum ... que há muita coisa escrita sobre transmissão ...
 

xico1984

Member
isso era outra lição ... o material da transmissão tem de ser todo da mesma gama ... vai ver a folga da corrente e depois volta ...
lê o forum ... que há muita coisa escrita sobre transmissão ...

Ah, se tem de ser todo da mesma gama o problema ja e outro! A corrente era Ultegra e a cassete 105.

Obrigado ;)
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Ah, se tem de ser todo da mesma gama o problema ja e outro! A corrente era Ultegra e a cassete 105.

Obrigado ;)
Não tem de ser ... mas para ter melhor manutenção o material deve ter desgaste idêntico ... não existem dogmas no ciclismo ... existem máquinas ... pernas e cabecinha ... 105? Nunca usei. ultegra? Nunca usei ... um dia ... quando estiver para aí virado monto uma máquina à maneira ...
Já arranjaste a chave para medir a folga da corrente? Pede emprestada ... vai ao mecânico que tem de certeza uma ...
 

jpacheco

Well-Known Member
O mecânico é da tua confiança? Se a transmissão tem 14k e se não mudas-te nenhuma vez de corrente é normal teres que trocar a cassete também. Como já disseram quando começa com ligeiras folgas na corrente troca-se logo de corrente que é para o restante material durar mais tempo. Mas se mudas-te corrente e cassete com 500km deveria estar tudo bem (a questão é saber se a corrente e cassete vieram da mesma rodagem, se vem de coisas diferentes e com quilometros diferentes por vezes demora acamar... é uma não solução para mim). Voltas ao mecânico e reclamas... se te fez o trabalho "por favor" por ser amigo vai a uma casa que perceba da poda. Por vezes mais vale gastar mais 30, 40 paus e teres tudo direito do que andar a inventar. Um gajo gosta sempre de poupar uns tostões mas no final das contas fica sempre mais caro.
 

xico1984

Member
O mecânico é da tua confiança? Se a transmissão tem 14k e se não mudas-te nenhuma vez de corrente é normal teres que trocar a cassete também. Como já disseram quando começa com ligeiras folgas na corrente troca-se logo de corrente que é para o restante material durar mais tempo. Mas se mudas-te corrente e cassete com 500km deveria estar tudo bem (a questão é saber se a corrente e cassete vieram da mesma rodagem, se vem de coisas diferentes e com quilometros diferentes por vezes demora acamar... é uma não solução para mim). Voltas ao mecânico e reclamas... se te fez o trabalho "por favor" por ser amigo vai a uma casa que perceba da poda. Por vezes mais vale gastar mais 30, 40 paus e teres tudo direito do que andar a inventar. Um gajo gosta sempre de poupar uns tostões mas no final das contas fica sempre mais caro.

Nisso tens razão..

O Meu amigo "aceitou!" a devolução do material ;)
 

xico1984

Member
Não tem de ser ... mas para ter melhor manutenção o material deve ter desgaste idêntico ... não existem dogmas no ciclismo ... existem máquinas ... pernas e cabecinha ... 105? Nunca usei. ultegra? Nunca usei ... um dia ... quando estiver para aí virado monto uma máquina à maneira ...
Já arranjaste a chave para medir a folga da corrente? Pede emprestada ... vai ao mecânico que tem de certeza uma ...

A minha actual ja esta nas lonas medido com essa chave. A que ele tinha posto e que estava como nova em relação a folgas
 

Martins

Well-Known Member
Para começar a fazer alguma coisa é preciso ter (algumas) luzes, (algumas) ferramentas e um espaço onde trabalhar.

Claramente o amigo xico não tem grandes luzes da coisa, pelo que tem de ler muito e ver fazer outro tanto até que se possa desenrascar sozinho. Mas entretanto ele deve querer andar de bicicleta pelo que precisa das coisas arranjadas.

Ajusta-se ... mas às vezes os mecânicos não te ensinam como ganham a vida ... e pormenores têm de ser tirados por nós no terreno ... Os gajos que vão ao mecânico ... são gajos que só sabem pedalar ... eu quero e sempre quis apreender tudo ...
José Manuel muita coisa apreende-se com os outros, mas muita coisa tem de ser vista e sentida ;)

O meu problema é que não compro na net material de transmissão (corrente, cassete, pratos, roldanas) mais barato do que aquilo que pago no mecãnico já com montagem incluída e isso parecendo que não deixa um gajo com mais tempo livre para pedalar e com mais dinheiro na carteira para cafés e natas.

Abraço
 

JPLopes_73

Well-Known Member
A minha actual ja esta nas lonas medido com essa chave. A que ele tinha posto e que estava como nova em relação a folgas
Pois assim pouco solução ... troca tudo ... escolhe material da mesma gama ... verificar desviadores (que não são peças eternas) montar e afinar ... e estrada fora com ela ... à noite ver as folgas ... senão acontece outra vez o mesmo ... eu o ano passado espetei 15000km na 3ª corrente e ia correndo mal ... este ano anda a deixar de assar castanhas ...
 

xico1984

Member
Pois assim pouco solução ... troca tudo ... escolhe material da mesma gama ... verificar desviadores (que não são peças eternas) montar e afinar ... e estrada fora com ela ... à noite ver as folgas ... senão acontece outra vez o mesmo ... eu o ano passado espetei 15000km na 3ª corrente e ia correndo mal ... este ano anda a deixar de assar castanhas ...

Se calhar é isso que vou fazer!

Dentro do orçamento que falei é possivel adquirir bons componentes? Até 150€?
 
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