• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Transmissão de estrada: Shimano 2300

Boa noite,

Agradecia a alguém que possuísse ou tenha experimentado uma bicicleta de estrada com Shimano 2300, que me desse um feedback relativamente a este sistema de transmissão, ou seja, se é fiável, se as peças desgastam-se prematuramente, se desafina-se com facilidade ou se simplesmente é impossível a transmissão Shimano 2300 ficar bem afinada, enfim, todo o tipo de informação é bem-vinda.

Pergunto isto, pois estou interessado numa BTWIN Triban 3 (usada), tendo hoje experimentado a bicicleta.
Pelo preço, achei a bicicleta impecável...muito confortável e com um rolar (feeling) bem acima do que o seu valor de mercado faz presumir, à excepção de um pequeno grande pormenor...a transmissão!

Já tinha lido em vários locais, nomeadamente no site Decathlon.es que a transmissão "não era famosa" e comprovou-se...a transmissão estava desafinada, o que fez com que até tivesse medo de pedalar em pé, dado ouvir aquele som típico da corrente prestes a saltar do dente da cassete, sendo que muitas vezes as mudanças "não entravam" à primeira. A verdade é que quando decidi pedalar com força, por duas vezes a corrente saltou (ou para um outro dente da cassete ou ficou no mesmo, já não me recordo); Não fora isso e teria fechado negócio hoje de manhã.

A minha dúvida é:
Será esta desafinação, feitio, uma vez que é a gama mais baixa da Shimano, podendo apenas ser circunstancialmente melhorada, ou se pelo contrário, é possível afiná-la ao ponto de ficar quase inaudível (passe o exagero) e em que as mudanças entrem sem dificuldade e não saltem a qualquer momento?

Eu tenho uma bicicleta com Ultegra, contudo, não espero nem de perto nem de longe, que o 2300 se equipare, mas esperava que fosse minimamente eficaz e que a corrente/cassete não soasse a uma bicicleta de 50€ de um hiper-mercado. Resta saber se a dita afinação é fácil, dificil ou impossível de se realizar.
 

joaolucio

New Member
Essa desafinação pode ser só isso mesmo, ou desgaste. Seja qual for o problema, não é culpa do equipamento. O 2300 é equipamento de entrada, mas é fiável e cumpre bem a função. Na volta nunca o dono nunca afinou a bicicleta enquanto andou com ela.
 

napster

Member
Bom dia.
Experimenta falar com o rfcarvalho, ele tem uma triban 3 com essa transmissão. se não estou em erro da ultima vez que falei com ele, tinha-me dito que a tinha levado a dechatelon para afinar, e que o sistema sendo de entrada de gama se portava bem.
Tira essa duvida com ele.
Abraço
 
Já enviei-lhe uma mensagem, mas muitas vezes nem sabemos que temos novas mensagens, pois ao contrário de alguns outros fóruns, neste não aparece o pop-up com indicação de nova mensagem e isso seria muito útil.

João Lúcio, desgaste não é, pois a bicicleta tem 800kms.
 

napster

Member
A minha jorbi com Tiagra tem mais ou menos esses km e eu acabei de lhe dar uma afinadela.
Já saltava algumas mudanças e roçava no desviador da frente. ficou como nova :)
Portanto é km mais que suficiente para desafinar.
 
Pelo feedback que tive e que no qual agradeço, será apenas uma questão de uma simples afinação, nada demais.

Ontem fui à Decathlon e estava lá uma B´twin Triban 3 do mesmo tamanho (60) e decidi medi-la. O quadro tem umas medidas muito estranhas...57cm no tubo horizontal, 55cm no vertical, 20cm de testa com um avanço de 120mm. É isto um tamanho 60? :)

Eu quando experimentei-a no FDS, bem senti que estava numa posição muito descontraida, o que até nem é mau. O avanço é que podia ser de 130mm.
 

jose a

New Member
Bom dia.
Há 2 anos comprei uma triban 3 para o meu filho em tamanho 57. Em termos de afinação, veio da loja muito mal afinada. Eu próprio passei algum tempo em volta das afinações, não voltou a dar problemas e fez perto de 2000 km com ela . Há cerca de 2 meses pedi por escrito a decathlon se havia a possibilidade de me venderem um quadro em tamanho 54, porque a bicicleta era muito grande para o miúdo. A resposta foi de que não vendiam só os quadros mas que iriam ver o que se podia fazer. Passado algum tempo mandarem-me passar numa loja decathlon para solucionarem o caso. Pura e simplesmente trocaram a bicicleta tamanho 57 com 1 ano e tal e 2000 km por uma completamente nova em tamanho 54. Neste caso já vinha bem afinada, já fez cerca de 1000 km com ela e continua sem desafinações.
Desde que se tenha um pouco de conhecimento e paciência afina-se com facilidade.
 

Murplatina

Active Member
Boas,

Apesar de já te ter dado a minha opinião, deixa-me dizer que nunca fiz nenhuma revisão à minha Triban 3, apenas coloquei oleo na corrente umas 4 vezes em toda a vida da bike. Ela tá com 5800Km, e não está desafinada.

Cumps.
 

Lyp

Active Member
Só dizer que a atitude da decathlon é de se lhe tirar o chapéu... Pelo que vou ouvindo mete muita loja do ramo num bolso no pós venda!
 

rfcarvalho

Active Member
Ainda não tinha visto este tópico, mas tal como te disse não vejo razões para estares preocupado com esta transmissão. Permite-te passagens suaves, se bem afinado.

Uma coisa com que fiquei surpreendido foi, após conhecer o comportamento dos "botões" ao lado das manetes - que fazem um barulho menos digno, quando se usam, experimentei o correspondente numa Berg com Tiagra, e qual não foi o meu espanto quando o barulho foi igualzinho. A unica diferença é que, em vez do botão, a passagem é feita na manete à mesma.

A unica coisa que acredito que possa fazer grande diferença poderá ser a nível do desviador dianteiro e pedaleira, para sistema melhores, pois na cassete as passagens são praticamente imperceptiveis, é um gosto mudar de relações.

Se é necessário afinar muitas vezes... ainda vou ter de fazer mais uns milhares de kms para te poder dizer, mas não me preocupa, prefiro gastar uns euros (poucos) e afinar em 10 minutos, do que andar a moer transmissão e diminuir a duração de vida do mesmo.

Já agora - tens exactamente a mesma altura que eu! 1.91m lol
 
Top