• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tróia-Sagres 2018 - 15 Dezembro

Raposodopedal

New Member
@Carolina o cartão é parecido na face da frente mas o lisboa viva não dá.
O deles (atlantic) tem uma figura de flamingo na face de trás com publicidade ao troia resort.
O tio belmiro aproveita tudo para faturar...
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
Bom Tróia-Sagres a todos aqui do fórum que iram participar desejo-vos boas sorte é que aproveitem ao máximo,talvez para o ano possa participar e quem sabe vestido a rigor!
 

jocarreira

Well-Known Member
Este ano fiz o meu primeiro Tróia - Sagres, é incrível a quantidade de pessoas que se propõem a este desafio!
Já tinha lido relatos anteriores e já ia mais ou menos preparado para o que ia encontrar mas não deixa de ser impressionante a quantidade de pessoas que se junta num evento que não tem uma organização oficial.
O tempo esteve muito bom para esta altura do ano e felizmente correu tudo bem comigo e com o meu grupo.
O mais incrível para mim foi ver pessoas que claramente são cicloturistas, pessoas que passeiam de bicicleta, a maioria com ferros de BTT e claramente com uma condição física que à primeira vista parece insuficiente para quem se propõe a fazer 200km de bicicleta. Mas eles lá vão chegando a Sagres e, para esses, este evento é um verdadeiro desafio.
Para mim o desafio principal era chegar a Sagres inteiro sem quedas, problemas mecânicos e/ou físicos, objectivo que foi cumprido.
Há coisas menos positivas que fui vendo ao longo do percurso mas já estava a contar com isso, afinal de contas quando se juntam milhares de ciclistas na estrada e muitos deles com o chip da competição activo a probabilidade de haver problemas é maior. Felizmente, nos 200km que fiz não vi nenhum acidente, mas algumas situações andaram lá perto.
Não sei se no próximo ano vou outra vez, foi mais chata a viagem de autocarro do que a de bicicleta. Em convívio foi 5 estrelas, mas a logística é complicada para um evento que termina a 200km do inicio e no fim estamos a mais de 400km de casa. E depois há a questão da meteorologia que é sempre imprevisível nesta altura.

A quem foi, espero que tenha corrido tudo bem e sem percalços. :)
 

Rapido

Well-Known Member
@jocarreira eu fui um desses que estava lá sem condição física (pelo menos nunca tinha feito nada com mais de 100 km) para fazer isto mas confesso, só quebrei mais quando já não conseguia apanhar grupos que pudesse acompanhar, o que no meu caso aconteceu já depois de Odeceixe e quebra final surge uns km's mais à frente, já depois de Aljezur. Ainda assim, e por nunca mas nunca ter ido "à morte" consegui chegar a Sagres no tempo que me tinha posto como objectivo, menos de 10 horas e ainda poder fotografar o por do Sol :D

De resto correu-me tudo muito bem, não tive furos nem problemas mecânicos. Tive frio (principalmente nos pés) até o Sol nascer mas na Comporta já estava bem, fui sempre comendo e bebendo mas aos 100 km's tive mesmo de parar para comer algo mais consistente pois estava a sentir-me a fraquejar um pouco. Foi a única paragem que fiz de ficar sentadinho a descansar, talvez uns 15 minutos, em VN Milfontes. De resto as paragens foram curtas apenas para comer uma barra em condições e seguir viagem.

Positivo: que bichinho me ficou de voltar para o ano e a sensação de companhia todo o percurso. Para quem anda 95% das vezes sozinho é algo de muito significativo. E claro, ter conseguido chegar, superado o desafio e pensar em todo o caminho que ficou para trás e ter feito aqueles 5 km's finais, antes de entrar mesmo na aldeia de Sagres, a abrir, a sentir o vento na cara e os músculos no limite :D.
Vi também um grupo, penso que seria o grupo onde ia o Gamito e afins, a abrir naquelas subidas depois de Santiago, ainda pensei que estava na volta :p Parou um rapaz que vinha nesse grupo ao pé de mim e diz-me "Epa, também quero agua daquelas!!".
O facto da Atlantic Ferries fazer um barco mais cedo, indica a importância deste evento, não organizado (!)

O mais ou menos: não classifico como negativo porque não sei em que condições o fizeram mas vi pelo menos duas pessoas a fazer subidas à Nibali, se é que me entendem. Se vão pelo desafio, é pelo desafio! mas por mim é na boa :p

Negativo: algumas quedas....vi duas, pequenas mas devido às pessoas, talvez pelo cansaço, irem encostar e não conseguirem tirar os pedais de encaixe e uma outra que tive conhecimento, mais grave (visita ao hospital) mas felizmente está tudo bem, apenas mazelas.
E como sempre, o espirito de alguns.....à entrada de Aljezur passam por mim 3 ou 4 individuos de BTT e um deles diz "Não percebo como é que ainda por aqui anda malta de estrada!"....sinceramente, era escusado. Depois disso ainda passaram talvez uns 30 ciclistas, a esmagadora maioria de estrada.....

Para o ano, se a saúde e o tempo o permitirem, lá estarei novamente pois é, sem dúvida uma experiência muito boa :)
 

Presbítero

Active Member
Este foi o meu segundo ano seguido no Troia-Sagres, gostei bastante da alteração no percurso mas mesmo assim preferia o original pela tradição, mas como é obvio percebo-a. Este ano envolvi-me numa queda com outro companheiro um nadinha antes de S.Teotónio, espero que esteja bem e que tenha chegado a Sagres. Mesmo assim, espero conseguir ir para o ano.
 

afonsobtt

Well-Known Member
Pelos videos que vi ontem um dos quais dum ilustre ciclista da nossa praça.
Realmente este evento envergonha quem gosta de andar de bike..
Ainda bem que não houve azares...
boas pedaladas em segurança..
 

gfrmartins

Well-Known Member
Sinceramente e já tendo feito não consigo compreender a celeuma de uma pessoa fazer numa bike de estrada ou não.

Começou por ser uma ideia de uma pessoa e de um grupo de amigos depois que provavelmente não tinham outra bike que não a de BTT, mas neste momento é um evento bastante conhecido sem nenhum tipo de organização que o que devia importar era a camaradagem, o desafio pessoal, etc agora se vai numa bike de estrada ou de btt o que é que isso interessa?

São 200kms em alcatrão, eu quando fui o ano passado fui numa bike de estrada, para mim é o que faz sentido agora se é bike de estrada, bike de btt com pneus de estrada, pneus de cardados, etc? cada um vai como quer, são mais proximos ao espirito inicial (se é que havia esse objectivo de isto ser apenas com bikes de btt com pneus cardados) se fizer de btt do que quem faz com bike de estrada?
 

RTC

Moderador
Staff member
Curiosamente este ano vi muito mais gente com bike de btt do que em anos anteriores. Até estranhei.
O que tem vindo sempre a aumentar é a participação feminina, o que é de saudar.
 

Rapido

Well-Known Member
Quando cheguei a Sonega houve um senhor que apontou para mim e disse "já é a quinta mulher a passar aqui hoje!"... tinha-se entretido mais se tentasse contar os homens :p lolol

@Carolina , foste no barco das 6:20?! Eu ainda vi algumas senhoras mas como sou envergonhado não meti conversa para descobrir quem eras, lol
 

Maddog

Well-Known Member
Mais um ano mais um Tsagres, este ano e ao contrario de anos anteriores, não fui de ferry (no 1º) fomos de carro à volta.

Parabéns a todos, que mais um ano fizeram questão em marcar presença e dar cor a um dia espetacular de CICLISMO :cool::cool:, seja feita em que tipo de bike for! o importante é ter 2 rodas pedais e enorme vontade de pedalar.

Arranquei as 8h, momentos antes da malta do ferry das 0730 arrancar.
O não pedalar aqueles 45min de noite, achei bastante benéfico e muito menos arriscado do que ir no 1º ferry como fazia habitualmente.
Notei muito mais transito, apanhei muito mais carros e grupos lentos como é obvio.

como o RTC mencionou, achei que havia mais presença feminina mas também acho que até havia mais pessoal em geral.

Cheguei a Sagres sem stresses, avarias ou quedas..mas como é obvio quando existe uma massa tao grande de praticantes existe um risco muito acrescido, vi muita asneira, talvez também tenha feita alguma (mas até acho que não), muita gente sem O2 no cérebro a tentar acompanhar grupos para os quais não tinham pernas, e a fazerem zigzags dentro de grupos, tirarem as mãos do guiador, olharem completamente para trás em busca de companheiros, e lá vai a bike atrás da cabeça... enfim.

para o ano há mais... só não sei se será na data do evento ;););)
 

Jorze30

Well-Known Member
Também fiz este ano, darei uma maior descrição no meu tópico mas resumindo.

Correu tudo bem
Frio do crlh ao inicio, fiquei com as maos em pedra
Fui no primeiro ferry
Estive num grupo grande
Gostei de ver muita a gente fazer o mesmo, malta com bike de btt bem pesadona, pneu cardado a dar uma valente tareia a pessoal com bike de estrada.
É um passeio giro que vale a pena

Cheguei ao fim vivo, como queria
 

Ludos

Member
Premium
@gfrmartins a celeuma até é parva, porque se formos a ver, a btt do António Malvar está muito mais próxima de uma bicicleta de estrada do que de uma BTT, seja pela forqueta rigida, o peso baixo, a relação da transmissão ou a largura dos pneus.

Mas claro, há sempre "puristas" da coisa, que se crêem superiores e mandam bocas foleiras como o @Rapido aqui descreveu.

Eu sou apologista de "ferramentas adequadas ao trabalho" não vou cortar lenha com uma tesoura de poda, nem podar com um serrote.

Estava nostálgico com a perda de todo aquele troço junto à costa, mas adorei todo aquele troço novo, paisagem, vistas, curvas, subidas, bem menos monótono que aquelas rectas de Santo André. Acho que ficou mais interessante, e depois da Sonega começa-se a avistar o mar de novo :)

Fiz 66Km na mama da roda do grupo da bike nutrition shop, excelente dinâmica de grupo, o pessoal que ia na frente sabia o que ia a fazer, mas à medida que se foi apanhando mais malta e o grupo a aumentar de tamanho, surgiu alguma confusão, pessoal a ocupar a faixa contrária e a dificultar a ultrapassagem dos carros que vinham atrás.
Se por um lado sabe bem ir num grupo, tenho que reconhecer que grupos muito numerosos na estrada dificultam a vida a quem mais circula e dá origem a manobras perigosas para toda a gente.

Consegui concluir o que me tinha proposto e fazer desvio em São Teotónio para subir a vertente norte da Foia, retomando o percurso normal em Aljezur, com outro amigo maluco que me acompanhou até lá acima.
Já não consegui chegar de dia a Sagres.

O frio foi tramado, do Pinheiro da Cruz a Santiago o termómetro marcou entre os 1.2º C e os 2.3º C, em compensação o vento não dificultou a vida a ninguém. Condições excelentes tendo em conta que estamos em Dezembro.

Fica a foto da praxe:

op2GAAZ.jpg
 

Carolina

Well-Known Member
@Carolina , foste no barco das 6:20?! Eu ainda vi algumas senhoras mas como sou envergonhado não meti conversa para descobrir quem eras, lol

Sim, fui nesse. Só saí do carro para ir à casa de banho e trocar umas palavras com um amigo, provavelmente não ias ter muita sorte a tentar descobrir-me lol.
 

Paulo Nunes

New Member
Sim, fui nesse. Só saí do carro para ir à casa de banho e trocar umas palavras com um amigo, provavelmente não ias ter muita sorte a tentar descobrir-me lol.
Boas @Carolina com a forma que te vi no fim de semana sempre pensei que ias passar pelo comboio amarelo sem parar..deve ter corrido bem que no final se resume a não ter quedas nem avarias..pena não te ter visto para aproveitar a tua roda..beijinhos
 

Carolina

Well-Known Member
Vi alguns Amarelos em Sagres, mas não me pareceu que algum deles fosses tu.

Fiz o percurso todo de forma descontraída e sem pressas. Correu tudo bem. Mais logo faço um resumo e deixo no meu tópico :)
 

Paulo Nunes

New Member
Vi alguns Amarelos em Sagres, mas não me pareceu que algum deles fosses tu.

Fiz o percurso todo de forma descontraída e sem pressas. Correu tudo bem. Mais logo faço um resumo e deixo no meu tópico :)
pois aquilo foi como o esperado...não te vi durante o percurso nem em Sagres..quando for a lisboa outra vez logo fazemos um resumo..
 

Paulo Nunes

New Member
Este ano fiz o meu primeiro Tróia - Sagres, é incrível a quantidade de pessoas que se propõem a este desafio!
Já tinha lido relatos anteriores e já ia mais ou menos preparado para o que ia encontrar mas não deixa de ser impressionante a quantidade de pessoas que se junta num evento que não tem uma organização oficial.
O tempo esteve muito bom para esta altura do ano e felizmente correu tudo bem comigo e com o meu grupo.
O mais incrível para mim foi ver pessoas que claramente são cicloturistas, pessoas que passeiam de bicicleta, a maioria com ferros de BTT e claramente com uma condição física que à primeira vista parece insuficiente para quem se propõe a fazer 200km de bicicleta. Mas eles lá vão chegando a Sagres e, para esses, este evento é um verdadeiro desafio.
Para mim o desafio principal era chegar a Sagres inteiro sem quedas, problemas mecânicos e/ou físicos, objectivo que foi cumprido.
Há coisas menos positivas que fui vendo ao longo do percurso mas já estava a contar com isso, afinal de contas quando se juntam milhares de ciclistas na estrada e muitos deles com o chip da competição activo a probabilidade de haver problemas é maior. Felizmente, nos 200km que fiz não vi nenhum acidente, mas algumas situações andaram lá perto.
Não sei se no próximo ano vou outra vez, foi mais chata a viagem de autocarro do que a de bicicleta. Em convívio foi 5 estrelas, mas a logística é complicada para um evento que termina a 200km do inicio e no fim estamos a mais de 400km de casa. E depois há a questão da meteorologia que é sempre imprevisível nesta altura.

A quem foi, espero que tenha corrido tudo bem e sem percalços. :)

Joãozinho fortissimo na carrapateira...mas sempre a dizer..ah e tal com este ritmo não chego lá..tou fraquinho..não tenho treinado..:p
 
Top