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Tróia-Sagres 2018 - 15 Dezembro

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Mais um Tróia&Sagres feito na companhia destes companheiros.

Chico Tavivo / Karl Burkett / Daniel Silva / Rui Pedro Duarte / Carlos Franco / Lukasz Dudko / Motorista Joaquim João / Telmo Pardal / Jose Martins ( BH 99 ) Imortal Cruz. E também o Victor cotrim

Pois eu preocupei-me em arranjar a logística (transporte) como o tenho feito há vários anos.

Pois deu liberdade aos companheiros para irem ao ritmo que achassem que era o mais adequado para o Troia&Sagres, mas como sabia desde o inicio teria que acompanhar um estreante nestas andanças.

Avisei que assim que chegasse um bom grupo iriamos na roda.

E assim o fizemos, era um plutão enorme que se aproximou da gente por volta do km 15, ai fomos na roda em bom ritmo, eu sempre a controlar se estávamos todos, assim que chegamos ao km 55 um dos companheiro começou a baixar no plutão, eu ai também baixei ritmo, e pedi a mais 2 para também baixarem o ritmo porque eu não iria deixar ali um colega estreante nesta andanças, >>um dos colegas é o Daniel Silva ciclista NEO PRO , muito muito obrigado pelo teu trabalho em ajuda a recolar a nosso colega nos grupos.<<

Lá fomos andado em grupos ou saltado de grupo em grupo até apanhar 2 colegas que iam mais a frente e assim chegamos Vila Nova de Milfontes, e após o Rio Mira no largo após a ponte onde tínhamos a nossa carrinha de apoio, comemos uns bolos e uns croissant com mamelada que eu troce, um dos colegas começou a dizer despache-se que vem lá um grupo grande e assim o fizemos era a malta da RODA 28 onde vinha o Pratas 7, eu tinha quer ter atenção pois não ia deixar o meu colega para traz, o Pratas já relatou a parte enquanto fomos juntos ( eu baixava o ritmo devido a meu colega estreante e com pouca rodagem ) ele em San Teotónio viu uma carrinha de outros colegas de Portimão parou e pedi-lhes boleia, e ficou por ai, ( é de louvar um tipo com poucos treinos e com pouco chá de selim meter-se nisto ) >>eu até pensei que ele ficasse logo no ABASTECIEMNTO NO RIO MIRA, << depois eu e restantes 5 fomos em ritmo sempre certo até SAGRES ora em bons grupos ora sozinhos e lá chegamos, sem azares sem acidente sem problemas.

Ao chegarmos placa de Sagres o colega Daniel Silva NEO PRO disse vou devagar e vou rodar a pernas ritmo baixo mesmo baixo agora durante 2 kms, já que ele me fez companhia até ali tive todo o gosto andar para traz e para afrente com ele.

200,94 km / 6:21:13 Tempo de movimento / 1.644m

Muito obrigado aos muitos que me reconhecem na estrada.
 

NULL

Moderador
Staff member
Espetáculo ler estes relatos, estas experiências!

Apesar das diferenças de andamento entre os diversos participantes nota-se que todos usufruíram do prazer de pedalar, não importa se demoraram 6 horas ou 10... cada um com as suas capacidade e limitações sentiram e viveram a experiência e o sentido do passeio.

Consegui dar uma vista de olhos em alguns vídeos e, apesar de alguma confusão normal por ser muita gente, acho que não muita falta de bom senso...

De lamentar apenas a circunstância de alguns se verem a pedalar sozinhos durante largos quilómetros, é um pouco desanimador. Ter companhia ajuda sempre a distrair...

Parabéns a todos!
 

Wawando

Well-Known Member
Já nem sei a que horas passei no Rogil. Calças pretas e casaco verde, (aquilo não é bem bem verde, mas disfarça lol).
Bem me parecia que eras tu, salvo erro passámos na zona de Santiago Cacém, ías num grupo de 3, se não me engano.

Este ano foi o mais calmo que já fiz, fomos com o Sérgio Paulinho de peito ao vento e a malta na conversa na rodinha. Tudo no relax. No fim começa tudo a amontuar até que o SP fecha o punho... e faz vila do bispo-sagres a 400w(!!!!). Ficou logo uma fila indiana de 70 gajos. hehehe. Eu ainda meti o nariz de fora para ver o quanto custa, pqp... que animal!!!!
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
@Maddog

Sim tivemos lá a comer uns bolinhos, e uns croissant com marmelada, coisas que eu tenho sempre o cuidado de trazer pois sei bem como é, e como se faz, para não ser só barras e géis, >>> SIM O MEU COELGA DE QUAZE TODOS DIAS DE VOLTAS O TAL ( CHICO TAVICO ) falando tuga e a sério, e para quem o conhece sabe bem que é um autentico BOI a andar de bike, ele após o abastecimento nos colamo-nos aos roda 28 ali durante uns kms quem tive na frente do grupo roda 28 a puxar sem prolema algum foi ele o chico tavivo >> só não gostei de quando o passaram começaram a mandar vir com ele em quando ele teve com o peito a vento ninguém disse nada assim que ele baixou e ficou no meio deles ( roda 28 ) começaram a mandar vir com ele<< SÃO ARTISTAS <<

Uns kms mais há frente o tipos da Roda 28 encontraram junto a um cemitério para reabastecer e nos continuamos e fomos andando eu sempre com atenção devido ao meu colega estreante que ficou na rotunda de San Teotónio para a Zambujeira, não deu para mais e ai já eu continuei sem preocupações ate Sagres.
 

SaintRider

Well-Known Member
Bem me parecia que eras tu, salvo erro passámos na zona de Santiago Cacém, ías num grupo de 3, se não me engano.

Este ano foi o mais calmo que já fiz, fomos com o Sérgio Paulinho de peito ao vento e a malta na conversa na rodinha. Tudo no relax. No fim começa tudo a amontuar até que o SP fecha o punho... e faz vila do bispo-sagres a 400w(!!!!). Ficou logo uma fila indiana de 70 gajos. hehehe. Eu ainda meti o nariz de fora para ver o quanto custa, pqp... que animal!!!!

Do Rogil até Sagres fui no grupo dos Kaffa, mas houve ali algumas alturas em que o pessoal parece que estava na retranca......na rampa da carrapateira tive de passar para a frente que a Malta ia toda muito atrapalhada e já me estava a fazer confusão........irrita-me profundamente a Malta que rola a abrir e levanta o pé a subir.......vai tudo aos soluços.....rolem mais devagar e subam mais depressa ;) a média fica mais equilibrada....depois na entrada para Sagres foi o que disseste .....eu estava na frente.....e estavamos em 3 filas......de repente alguém diz....formem a dois ......desfaço a minha para agrupar a dois.....e fazem uma única fila..:rolleyes:...WTF...a partir daí foi prego a chapa até Sagres......Já em Sagres na subida para a rotunda, a estupidez era tanta para chegar na frente que quase me mandaram ao chão....era passagens pela esquerda, passagens pela direita......não havia necessidade.
 

Bernalve

Well-Known Member
Onde fui não houve grandes stress com os outros, nem com os carros, nem ultrapassagens malucas nem sprints para ver quem chegava primeiro a Sagres. Fomos dos primeiros a chegar a Sagres de uma forma super tranquilíssima e ritmo certo. Durante o caminho não passamos assim tanta gente. O barco das 6h também não ia muito cheio.

E eu puxei mais do que devia lol, demorei 6h, mas ao fim de 3h as pernas já não respondiam, mas lá me aguentei, a seguir grandes rodas torna-se mais fácil.
 

RTC

Moderador
Staff member
Já em Sagres na subida para a rotunda, a estupidez era tanta para chegar na frente que quase me mandaram ao chão....era passagens pela esquerda, passagens pela direita......não havia necessidade.
Um clássico! lol.
Sempre os mesmos disparates :rolleyes:
 

Wawando

Well-Known Member
Do Rogil até Sagres fui no grupo dos Kaffa, mas houve ali algumas alturas em que o pessoal parece que estava na retranca......na rampa da carrapateira tive de passar para a frente que a Malta ia toda muito atrapalhada e já me estava a fazer confusão........irrita-me profundamente a Malta que rola a abrir e levanta o pé a subir.......vai tudo aos soluços.....rolem mais devagar e subam mais depressa ;) a média fica mais equilibrada....depois na entrada para Sagres foi o que disseste .....eu estava na frente.....e estavamos em 3 filas......de repente alguém diz....formem a dois ......desfaço a minha para agrupar a dois.....e fazem uma única fila..:rolleyes:...WTF...a partir daí foi prego a chapa até Sagres......Já em Sagres na subida para a rotunda, a estupidez era tanta para chegar na frente que quase me mandaram ao chão....era passagens pela esquerda, passagens pela direita......não havia necessidade.
@SaintRider tu não estás a ver as coisas bem...
Quando te juntas a um grupo ou percebes a dinâmica do grupo e alinhas ao ritmo do grupo ou vais à tua vida. O grupo não tem que se ajustar ao que cada um quer.
Em relação ao ritmo no plano/a subir, quando se treina endurance é assim ritmo certo (na quele caso 250w à frente) quer seja no plano a subir ou a descer. E foi esse o ritmo. Não tem nada a ver com retranca, ía tudo no relax na zona 1/ zona 2... pernas não faltavam, ali.
Se estava desconfortável, era simples, ou saias para a frente ou ficavas para trás e seguias ao teu ritmo ou procuravas outro grupo que andasse como tu gostas.
 

fernandes_85

Well-Known Member
@Wawando nem mais. Também fiz o TS nesse grupo. Ritmo controlado, seguro e confortável (para vir na roda). Foi um boa jornada de cicloturismo, contudo sinceramente parece-me que faltou um pouco de "sal". Sabendo o que sei agora preferiria ter feito noutros moldes, porque o que aconteceu foi o Sérgio Paulinho ir fazer o treino dele mas com escolta. Não houve abertura para qq tipo de colaboração e andar em grupo , para mim, também é isso. Agora é como tu dizes, quem não estava satisfeito tinha bom remédio. Eu acho que fiquei satisfeito uma vez que no regresso adormeci em Lagos e só acordei nas portagens do montijo :p

@SaintRider haver pessoal que no caminho "apanha" o comboio faz parte e ainda bem que assim é. Agora devem entrar no final do grupo e não meter-se a meio. E também manter 2 a 2 e não criar o efeito "pelotão" que numa estrada aberta e com muitas ultrapassagens a pessoal que circula mais lento aumenta em muito a perigosidade para todos. Se apanham um grupo e não gostam do ritmo parece-me que a solução é simples, como já foi dito.
 

jcca

Well-Known Member
.......irrita-me profundamente a Malta que rola a abrir e levanta o pé a subir.......vai tudo aos soluços.....rolem mais devagar e subam mais depressa ;) a média fica mais equilibrada.....
Boas,
Sobre o irritar ninguém a meu ver te pode criticar é uma coisa tua.
Sobre a malta que rola a abrir e levanta o pé a subir é mt simples tem a ver com treino e rentabilização do esforço e a média assim é que fica mais "elevada" do que afogarem a subir e não terem pernas para rolar.
se fores treinar especifico para alguma coisa aí podes alterar subir a fundo 5, 10 ou 15 min a dp recuperar (totalmente ou incompleto) conforme os objectivos, agora se vais com o objectivo de fazer mts km ou mtas horas e queres uma média alta tens de rolar, descer depressa (aguentas mais tempo em esforço elevado) sem ultrapassar o limite e nas subidas controlar (a não ser na última subida que acabas aí podes ir à morte, mas morre só dp da meta;)).
Quando o Wawando diz:
@SaintRider ....Em relação ao ritmo no plano/a subir, quando se treina endurance é assim ritmo certo (na quele caso 250w à frente) quer seja no plano a subir ou a descer. E foi esse o ritmo. Não tem nada a ver com retranca, ía tudo no relax na zona 1/ zona 2... pernas não faltavam, ali.
Se estava desconfortável, era simples, ou saias para a frente ou ficavas para trás e seguias ao teu ritmo ou procuravas outro grupo que andasse como tu gostas.

Ele tem razão, eu no meu caso fiz as duas últimas horas com os Roda 28 eles rolavam mais devagar do que me dava jeito e subiam mais depressa, mas eu tive que me adaptar se me dava jeito a economia de esforço que no final me proporcionaram, não fui aumentar o ritmo onde me dava jeito pq eu é que era o estranho ao grupo e por isso eu é que tenho de os perceber e me adaptar.

Sobre o treinar aí cada um dá as voltas como quer e se não gosta ou não quer vai sozinho ou com outro grupo.

Boas pedaladas, adaptem-se e a cima de tudo divirtam-se.
 

jcca

Well-Known Member
@Wawando n....... Agora devem entrar no final do grupo e não meter-se a meio. E também manter 2 a 2 e não criar o efeito "pelotão" que numa estrada aberta e com muitas ultrapassagens a pessoal que circula mais lento aumenta em muito a perigosidade para todos. Se apanham um grupo e não gostam do ritmo parece-me que a solução é simples, como já foi dito.

Isto é mt, mt importante pois mts têm a necessidade urgente de acelerar e entrar a qq custo num grupo que vai formado e organizado e isso além dos problemas de segurança que cria(pois a malta que vem atrás vem com uma velocidade e uma dinâmica certas que ao ser alterada de forma imprevista provoca toques e quedas desnecessárias) , traz animosidade do grupo para com os que querem entrar à bruta no meio de uma organização estável.

Há tempo suficiente para manter a linha que levamos, ir aumentado a velocidade e entrar no final do grupo.
 

NULL

Moderador
Staff member
@SaintRider tu não estás a ver as coisas bem...
Quando te juntas a um grupo ou percebes a dinâmica do grupo e alinhas ao ritmo do grupo ou vais à tua vida. O grupo não tem que se ajustar ao que cada um quer.
Em relação ao ritmo no plano/a subir, quando se treina endurance é assim ritmo certo (na quele caso 250w à frente) quer seja no plano a subir ou a descer. E foi esse o ritmo. Não tem nada a ver com retranca, ía tudo no relax na zona 1/ zona 2... pernas não faltavam, ali.
Se estava desconfortável, era simples, ou saias para a frente ou ficavas para trás e seguias ao teu ritmo ou procuravas outro grupo que andasse como tu gostas.

Quanto faziam em w na roda e em plano? Só para ter uma ideia da poupança com ligeiro vento de frente...

E sim, concordo que se deve manter a potência, seja a rolar ou a subir... não adianta fazer as subidas a abrir e depois irem a engonhar a rolar...
 

Wawando

Well-Known Member
...contudo sinceramente parece-me que faltou um pouco de "sal"....
A quem o dizes, eu gosto é de sal, muuuuuito saaaaal ou mesmo pimenta e piri-piri-malaguetas-hasta-la-muerte!!!!!!!!!!!!!!!!
Mas desta vez teve que ser. Ainda fiz algum jogo político mas havia muita malta pouco treinada e por isso fomos assim.

Quanto faziam em w na roda e em plano? Só para ter uma ideia da poupança com ligeiro vento de frente...
O meu garmin não encontrou nem o pm nem a banda cardiaca, mas eu diria que nem 200w... ronha mesmo.. z1-z2 baixo :)
 

Bernalve

Well-Known Member
Eu na roda ia a ~150W quando íamos a dar bem. Quando passava para a frente, ~230 W sem ultrapassar os 250W, para manter a mesma velocidade. Para a malta com uns mais 10 a 15 kg que eu, isto é peanuts.
 

Wawando

Well-Known Member
1.jpg

Quanto faziam em w na roda e em plano? Só para ter uma ideia da poupança com ligeiro vento de frente...

E sim, concordo que se deve manter a potência, seja a rolar ou a subir... não adianta fazer as subidas a abrir e depois irem a engonhar a rolar...
https://www.deingenieur.nl/artikel/...ton-saves-more-energy-than-previously-thought
 

Wawando

Well-Known Member
Att que varia exponencialmente com a velocidade! Estes dados são a 50km/h. A 35km/h na 3 ou 4 roda eu diria que um gajo de 180m poupa para aí 80w.
É curioso constatar como mesmo o gajo que vai à frente poupa 14% comparado com um rider sozinho.
 
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