• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tróia-Sagres 2018 - 15 Dezembro

joseruivo

Well-Known Member
Para uma distância destas é de facto vantajoso, ainda mais se estiver vento de frente.
Uma das maiores vantagens é teres mais apoio (antebraço) que te alivia imenso os pulsos, mas como é óbvio tens de ter elasticidade da coluna em geral mas particularmente do pescoço

Mas ir nos drops não dá mais cabo do pescoço?
 

Rapido

Well-Known Member
Para uma distância destas é de facto vantajoso, ainda mais se estiver vento de frente.
Uma das maiores vantagens é teres mais apoio (antebraço) que te alivia imenso os pulsos, mas como é óbvio tens de ter elasticidade da coluna em geral mas particularmente do pescoço

Por isso é que eu hoje estou muito mais massacrado dos braços e pescoço que das pernas.... :( no ano passado foram só os joelhos que ficaram massacrados.
 

joseruivo

Well-Known Member
Sim! Dependendo da quantidade de espaçadores hehe mas por isso digo que tem de ter mais "elasticidade"

Agora baralhaste-me ... Nos extensores esforças mais o pescoço? A coluna imagino que sim, os braços imagino que não...
Há malta de longas distâncias que usa os extensores para ter uma posição alternativa para as mãos e braços.
 

Maddog

Well-Known Member
Hehe. Estamos a dizer o mesmo de formas diferentes :cool:

Em suma... É mais cómodo sim (para braços pulsos) mas é preciso treinar a posição por causa das costas.
 

SaintRider

Well-Known Member
Em qualquer uma das posições, drops ou extensores, por o tronco ir numa posição mais aerodinâmica, mais paralelo relativamente ao chão, vai sempre forçar mais o pescoço.

Coloquei extensores quando comecei a treinar para o challenge Lisboa o ano passado. Notas uma grande diferença o teu peso fica mais suportado nos antebraços e a posição é bem mais confortável. Tb tens tendência a ficar mais chegado à frente o que a pedalar consegues meter mais força nos pedais. Tens de ter a tal flexibilidade lombar para te ajustares à posição, mas se tiveres, vais melhor do que nos drops.

Como fator menos positivo, andar de cabra, ou com estensores em grupo.... ainda mais se não tiveres prática, big No No......se for para fazer sozinho tudo bem mas numa prova como o troia sagres com tanta gente na estrada, é perigoso.
 

joseruivo

Well-Known Member
Como fator menos positivo, andar de cabra, ou com estensores em grupo.... ainda mais se não tiveres prática, big No No......se for para fazer sozinho tudo bem mas numa prova como o troia sagres com tanta gente na estrada, é perigoso.

Entendo. Quando tento imitar os pros que vejo na TV com os antebraços apoiados no guiador, sem extensores, o equilibrio é muito mais dificil, não pode ser numa situação em que a qualquer momento tens de te desviar rapidamente ou travar. Mas vejo algumas situações em que teria utilidade, com espaço à frente e sem trânsito. Vou ter de experimentar, mesmo que venha a concluir que não é para mim.

Obrigado!
 

jcca

Well-Known Member
Vocês costumam usar extensores de guiador, tipo de contra relógio/triátlo? Eu sei que pode acrescentar quase 1/2 kg à bici, dependendo do modelo, e que normalmente em pelotão não se usam. Mas num percurso maioritariamente plano, num dia como esse usariam?

Boas 1º esquece o quase meio kilo pois para rolar esse meio kilo a mais é mt mais benéfico que 1 kg a menos.

Sobre a segurança em grupo é mt simples se vais na roda de alguém não vais com as mãos nos extensores, nem com as mãos no guiador em cima, tens de ir sempre com as mãos de forma a controlar os travões e o guiador(manetes ou nos drops), logo não é por causa de levares extensores que crias insegurança a alguém (se fores na roda e precisares de ir em cima dos extensores algo não está certo a não ser num CR por equipas).

Sobre o pescoço tb é simples ao assumires uma posição mais baixa a posição normal do teu olhar é o chão debaixo de ti para veres a estrada tens de fazer uma hiper extensão do pescoço para aguentares algum tempo tens de ter habituação e vais fazer tb mt uma condução à Froome de baixar e levantar a cabeça de forma a descansar o pescoço e conseguires ter a percepção do caminho.

Para um percurso que prevês ir mt tempo só (seja com vento contra ou não pois a posição aerodinâmica traz sempre vantagem) podes colocar extensores, sobre o ir com os cotovelos no guiador é mais inseguro pois não tens um agarrar firme que te controle o guiador mas isso será uma opção mt pessoal de cada um dependendo do seu hábito,

Falando de mim já usei extensores davam jeito pois o segurar dá segurança mas com os guiadores de carbono acabei por optar não os colocar (M@riquices), com as medidas das minhas bicicletas e a flexibilidade que tenho uso mt (mesmo mt) os cotovelos no guiador ou as mãos nos drops qd tenho pressa, ou, o vento me está a chatear, ou ,quero poupar um pouco.
Se quero treinar força, resistência ando com as mãos em cima de forma a aumentar a "máscara" e o respectivo arrastamento de para provocar condições mais difíceis.

Não te podes esquecer que tb tens de treinar as tais posições aerodinâmicas de forma a estares habituado, pois senão as treinares no dia que as quiseres fazer vais ter dores mt depressa.
 

fernandes_85

Well-Known Member
Mais um TS. dia de convívio com os amigos, sem quedas e isso é o mais importante.
Apontamentos:
- As melhoras para os acidentados que vi (um a seguir à Sonega, o outro perto da zambujeira)
- Achei muito menos gente que outros anos, mas isso talvez por ter saído tarde (9h)
- várias zonas perigosas para se circular em pelotão, especialmente com o passar dos kms, com as raízes das árvores e crateras
- O pessoal quando vai a ser ultrapassado, se possível e para segurança de todos (ultrapassados e a ultrapassar) convém que fique em fila e não a par.
- Outra coisa é a malta que gosta de apanhar outros grupos, deve posicionar-se no fim dos mesmos, pelo menos numa fase inicial, pois quem vai no grupo não sabe se vai ali um "artista" que não sabe andar em pelotão, se ao fim de 30 segundos vai-se lembrar que tem de tirar a barra do bolso e trava ou simplesmente não lhe apetece mais.
 

Pratas7

Active Member
Troia-Sagres... CHECK!!

Desde que comecei a andar de bicicleta que gostava de experimentar o TS...mas sempre foi impossivel até este ano!!! :cool:
um dos principais "motivos" para nc ter feito o TS era a falta de boleia para cima, que ficou resolvido com a inscriçao numa casa de bicicletas, 33€ que incluia bilhete do ferry, apoio de carros, autocarro e banhos..inscriçao feita no inicio de Novembro graças ao impulso do @KAMIKAZE (em mt boa hora)

objectivo: Chegar ao fim bem tratadinho e ver até onde isto vai dar...

Fomos 4 rapazinhos para estrearmos no TS!! cada 1 com o seu ritmo e descontraidos
6.40 ja estavamos em setubal(acordar as 5.30) ..e apanhamos o ferry das 7.30 e entre conversas chegamos rapidamente a Troia, com 1 tempo excelente para Dezebro.

1ºPArte: "isto é para ir sp na roda"
Arrancamos juntos as 8h e pouco...e lá fomos juntos no grupo da bike nutrition
Inicio um pouco confuso(ate aos 30km)...grandes grupos a ocupar a estrada toda, um pouco nervosismo com medo das quedas...mas tambem nada de outro mundo!! 2 dos amigos ficaram cortados devido a uma queda
Passaram por nós as motas da Gold nutrition(gamitos e afins) e grupo de rafael reis.... deixa-os ir....

o Ritmo ia controlado,por volta dos 30-32km/H, "escondidos" no pelotao foi tranquilo e fizemos a subida de santiago do cacem sem esticar a corda...
ao Km 60 fomos apanhados pelo grupo dos Roda 28 e + 1 grupo de amarelo(de leiria penso eu) que iam com 1 ritmo mais forte mas sem ir á morte... mt certinhos e 2 a 2...
e eu a pensar com os meus botoes..."se é para testar o motor...bem podiamos ir com eles"

Pergunto ao meu colega (Grande Zé), "vamos com eles??" e onde a resposta é negativa.. "estamos aqui bem..." mas senti que aquilo nao era a resposta verdadeira :D...e la arranco para agarrar a cauda do grupo e ele vem comigo...

Com os abastecimentos aos 80km e 140km e com 65km percorridos...e para seguirmos com os Roda 28 nao podiamos parar no abastecimento e começamos a fazer a contabilizaçao da "muniçao"... "eu ainda tenho 750ml"... " eu ainda tenho os bidons xeios"... e concordamos em seguir em frente!!!
Pequeno problema... :eek: esqueci-me que era preciso dar o numero do dorsal a cada abastecimento, para controlarem a passagem do pessoal da Loja e sigo em frente enquanto o meu colega pára para dar o numero e ficamos separados...

Sigo no Grupo sp na rectaguarda e mesmo antes de Milfontes...Queda de 2 dos amarelos(leiria) com bike pelo ar mesmo á minha frente....Páro, vejo se estao bem, o resto da equipa parou para ajudar...e assim arranco em 5km de contra-relogio para voltar a apanhar o grupo....DIFICIL mas la consegui encostar depois da ponto do rio Mira...

Ainda estou a respirar fundo...e oiço 1 voz familiar no fim do grupo... e penso... "ahhh nao pode ser..."
Descaio um pouco no grupo para olhar para trás...e oiço novamente.... " sim simmm...tas a ver bem...sou euuuu" e era o grande amigo @trepadores da Figueira com o seu grupo a juntar...
Pusemos a conversa em dia com algumas brincadeiras e estava tudo perfeito..até que por volta dos 110km os Roda 28 param para abastecimento... "mas eu nao dei autorizaçao para pararem...e agora?"

2ºparte: "é até onde der..."
La ficamos 1 grupinho com cerca de 10 unidades(basicamente o grupo do Trepadores) e la fomos a puxar á vez.... ás vez o Trepadores falava mais do que pedalava e abria espaços no grupo... (levava logo a boquinha... :D)
nesta altura axo que o vento de frente aumentou imenso... ou entao era pq estava de peito ao vento :cool:

Iniciamos a subida de Odeceixe onde o grupo fica partido e o trepadores fica para trás...e como era perto do abastecimento dos 140km, nao espero e vou directo ao abastecimento com o objectivo de voltar a apanhar o mesmo grupo.
Mal enchi os bidons, umas bolachas e banana para o estomago..aparece o meu colega Zé... enchi os bidons dele e ele " bora..vamos arrancar" :rolleyes:
e eu a pensar q ia esticar as perninhas... "mas ainda chegamos a 5m..e ja queres arrancar?" mas la fomos... e entramos num pequeno grupo....


O grupo era por volta de 15 unidades, o ritmo era baixo. Eu e o Zé combinamos nao passar pela frente...ia começar os Topos..vento de frente..cansaço..etc...
Plano esse que durou 10km...começa os topos e o Zé na frente.... "caraças...agora tb tenho que ir...."
La pelo meio falo com o Zé..a "concordamos" em nao poupar no Gasoleo até ver onde as pernas davam..." e la fomos a trocar com mais alguns do grupo...e assim fizemos 30km... por Aljezur..bordeira ate ao inicio da Carrapateira...

Onde um dos elementos do grupo sai na frente(@trepadores da Figueira era o teu amigo Xico)...e ng vai atrás deles...e la ia ele a 100mts...estava na frente do grupo a falar com outro elemento desabafo..."temos que ir busca-lo" onde o senhor diz... "isso ja nao é para a minha idade...isto é para voces..."

Aproveito uma recta e começa a perseguiçao antes de começar a subida..a pensar que o grupo vinha comigo.....
Tenho o fugitivo a 100mts á minha frente...e olho para trás..e tenho o grupo a 100mt Atrás... "que bela merda que fiz..."...as pernas ja nao iam bem...o ventinho a bombar e agora??
a logica era esperar pelo grupo...mas naquela altura...a cabeça ja nao ajudava e vem a ideia de "se é para partir o motor...vamos em frente" e la vou eu a gastar os ultimos cartuchos até apanhar o Xico(maquina)...chego a morrer e olho para tras e o grupo ja esta todo partido em pequenos grupo de 3/4
e la vou eu na roda dele...onde aviso que "ja acendi a luz vermelha"..e ele sp a puxar sem problemas(Respect)
Passamos o topo da carrapateira até vila de bispo com mais alguns elementos a juntarem-se a nós..e ajudar na frente(eu ja tinha fechado a loja) dps foi sp a controlar até chegar a Sagres ás 14.30
Cheguei bem tratadinho..mas com um sorriso!

Resumo: TS2018: 199km em 6h e 11m.
Cheguei a Sagres ja com a luz do motor acessa mas nao queria que fosse de outra maneira :D
Grupo 5 estrelas
Ze, Joao e Vlad; Bom convivio com mts historias e gargalhadas...
@trepadores da Figueira és 1 espectaculo..em Agosto pedalamos novamente!

Recomendo o TS pelo desafio pessoal!!!

Abraço e boas pedaladas
 

joseruivo

Well-Known Member
de fazer uma hiper extensão do pescoço para aguentares algum tempo tens de ter habituação e vais fazer tb mt uma condução à Froome de baixar e levantar a cabeça de forma a descansar o pescoço e conseguires ter a percepção do caminho.

Obrigado pelas opiniões e conselhos! Achei esta do Frome particularmente engraçada!
 

gandula

Active Member
mais um ts feitinho (este ano mais devagar).
nao reconheci ninguem do forum, ainda andei a procura das farpelas malaguetini mas nada!
penso que passei pela carolina no rogil pelas 14h00 mas como nao tinha a certeza se era ela e ia sem folego:oops: nem disse nada.
parabens a todos pela superaçao e é sempre um prazer chegar a sagres e ver a sensaçao de objectivo cumprido na cara de todos os que chegam.
parece que houve uns azares, um senhor caiu de cara no alcatrao e perdeu os sentidos (espero que tenha ficado bem) e tambem alguem levou uma traseirada de um carro (roda de tras feita num 8) mas ao quee parece o ciclista nao sofreu mazelas.
agora é começar a treinar pro ts 2019:p
 

afonsobtt

Well-Known Member
boas
Pelos vídeos e fotos que já vi..
Negligencia e atropelos ao código da estrada foi o prato do dia...
Depois queixem-se...
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Só o senhor @trepadores da Figueira é que não me disse nada :p de ti lembro!

Ainda vi mais malta do fórum :)

Demorei quase 10 horas lol este ano foi terrível. Passei demasiado tempo a solo e tenho andado a treinar pouquíssimo.

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

@Carolina, não disse nada porque não te vi.

O Único que vi e fizemos muitos kms juntos foi o Pratas7.

E muita muita mesmo muita gente me falou que não sei quem são peço desculpa não levem a mal.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Cá estão o meu companheiros do Troia&Sagres 2018



Da esquerda para a direita:
Chico Tavivo / Karl Burkett / Daniel Silva / Rui Pedro Duarte / Carlos Franco / Lukasz Dudko / Motorista Joaquim João / Telmo Pardal / Jose Martins ( BH 99 ) Imortal Cruz.

Este foram o meu companheiros deste Troia&Sagres 15/12/ 2018.

Relato vai mai tarde.
 
Top