• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tróia-Sagres 2016 - 27ª edição

gfrmartins

Well-Known Member
Boas,

Alguém do forum participou ontem no Troia Sagres?

Eu participei pela primeira vez, não sabia bem o que esperar mas correu tudo bem, o nosso grupinho (4) fez os 200kms em cerca de 6h50m, fiquei satisfeito o objectivo era irmos todos juntos e acabar juntos, tentei puxar um pouco mais nas subidas e depois esperava e iamos todos juntos outra vez, mas apesar dos kms fez-se bem, estava vento mas mesmo assim pensei que fosse estar pior.

Como pontos positivos destaco a moldura humana neste passeio, a quantidade de ciclistas e os grandes grupos sempre a passar é impressionante e ver a capacidade de superação de alguns. Como pontos negativos é a maneira como algumas pessoas encaram este tipo de eventos e o que arriscam na estrada, não cedem passagem, andam em contramão, colocando em risco a sua vida e a vida de outros, outro ponto negativo é também a quantidade de lixo que continuam a deixar nas estradas, geis, barras, etc. Não custa nada meter aquilo na Jersey e depois numa paragem ou no fim deitar no lixo.

Mas prefiro focar-me nos pontos positivos e ver a satisfação de algumas pessoas a terminar o desafio e mesmo dentro do meu grupo ver o que algumas pessoas trabalharam para um objectivo que à uns meses/anos atrás nunca pensaram conseguir atingir.

Evento interessante, mas devido à logistica necessária não sei quando voltarei a participar, mas nunca se sabe
 

RTC

Moderador
Staff member
Também participei.

Uma rebaldaria completa!

Apesar de já ter participado algumas vezes (este ano foi a 10ª) e ter gostado sempre de participar, ontem fiquei muito mal impressionado com o que vi.
Alinhei sempre mais ou menos com o mesmo grupo nestes últimos anos e sempre, por mero acaso ou por relaxe quanto à hora de partida, saímos tarde. Mas este ano o pessoal não se pôde juntar e fui com outro grupo. Saí às 8h, altura em que estavam a partir muita gente.
Eu realmente sempre tinha ouvido em quedas, acidentes, falta de civismo de muitos ciclistas, abastecimentos em andamento, carros a acompanhar lado a lado, pseudo-corredores profissionais a imaginar que estão mesmo numa corrida, razias, etc, mas como saía sempre tarde nunca assistia a isso.
Mas ontem assisti a isto tudo e a muito mais! E juro que para sair a esta hora, prefiro não participar mais. Para o ano, se "grupetto" habitual se reunir outra vez, iremos sair novamente mais tarde para evitar estas confusões.
Andei ontem kms demais para o meu gosto com o "coração nas mãos", sem poder descontrair um pouco, até encontrar um pequeno grupo de pessoal "batido" e com juízo.
O pessoal tem que se mentalizar que aquilo é para ser um convívio saudável entre pessoas que partilham o mesmo gosto. Têm muito tempo para demonstrar a sua boa forma nas voltas com os amigos habituais aos fds sem por em causa a integridade física de outros.
Também há muitos grandfondos e corridas federadas por aí.
 

Diogo85

New Member
Participei ontem pela segunda vez....na primeira vez á 3 anos sai de troia ás 9:30....fui muito porreirinho e fiquei com vontade de lá voltar...este ano reuniu-se as condições para voltar a fazer isso...sai de Troia ás 8:15...o que tenho a dizer é.....dificilmente voltarei a participar...só se o um dos meus colega viagem que infelizmente não consegui-o acabar o quiser fazer e ter coragem para isso....não acabou pk???pk ao km 112 num grupo de 40/50 unidades abrandou...fez alguém abrandar...e depois alguém travou a fundo e ele...pumba....saiu disparado da bike e caiu com grande estrondo no chão e acabou no Hospital...felizmente não têm a clavícula partida...já nos primeiros 10 km`s eu temi por mim próprio...meti os pès nos chão 2 vezes e felizmente consegui controlar a bike....ou com travagens bruscas ou pessoal que sai pro lado de repente...enfim todos os cenários possíveis e imagináveis...desde gajos com bicicletas de TT em pelotão com os braços nos extensores(para que??)....enfim...situações de transito completamente incompreensíveis...sem justificação alguma por parte de ciclistas...em MilFontes tinha comentado com um colega meu que tínhamos de sair daquele grupo..eu ele...iamos com medo...infelizmente mais á frente(em frente ao ZMAR) o azar bateu á porta de outro colega nosso...eu e os restantes elementos do meu grupo depois de o nosso colega ser assistido pela ambulância lá prosseguimos com a nossa viagem mas sem pica nenhuma...depois com o vento fortíssimo de frente(recusamos em alinhar em grupos ou ter qualquer grupo na nosso roda) a nossa vontade de continuar era menor...mas lá acabamos em 6 horas....podíamos ter feito menos podíamos...mas ficamos com a moral em baixo...nestas condições o Troia Sagres não é um evento aconselhável... lembro-me de um senhor com uns 50 anos á minha frente num grupo de 40/50 unidades a rolar a 40/45 hora de repente parar...parou mesmo...nem prá esquerda nem prá direita...e depois ainda se riu pra mim...70% do pessoal que participa no Troia Sagres não tem noção de respeito de Transito nem de andar em pelotão....

ONTEM TIVE MEDO DE ANDAR DE BICICLETA!!!!
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Boas! Participei pela 2ª vez. A 1ª vez foi no ano passado, em que acordei a uma hora autenticamente pornografica para poder apanhar o ferry em Setúbal as 6:15. Este ano lá cravei o meu pai para levar o meu carro e fui mais 3 amigos. Chegamos a Tróia (mesmo a Tróia, não à saída do Ferry) eram uma 9h e arrancamos em ritmo controlado com um único objectivo: chegarmos os 4 ao final, sem problemas. E conseguimos. O ritmo não foi muito elevado até pq, para além de sermos malta que leva isto numa onda mais descontraída, um dos meus companheiros não pegava na bike à 1 mês e meio (fazer um TS depois de mês e meio parado é obra). Demoramos 7h30 a percorrer os 204 kms que ligam Tróia a Sagres.

Pelo que vejo fizemos bem em sair tarde e evitar as confusões. O ano passado como arranquei cedo pude presenciar que há muita malta "wannabe" que participa no TS como se de uma etapa do Giro se tratasse. Mas esquecem-se que são meros amadores e que nem em pelotão sabem. Eu não sei...e como não sei, quando ando em grupos mais numerosos, não invento e vou com o máximo de cautela e sem fazer movimentos bruscos.
 

Presbítero

Active Member
Participei no sábado pela primeira vez no TS, saí ás 8h do Ferry "a solo". No geral gostei, mas tb achei que a malta arrisca muito e ñ percebo porque alguns foram pela auto-estrada mesmo outros no início do desvio os tendo alertado. Também tive medo ao ser empurrado por alguns TGV´s devido ás razias, mas espero repetir.
 
Boas, eu pela 1ª vez fiz o Tróia-Sagres, e para além da superação da distância a nivel pessoal, do convivio com o grupo com que fui, não fiquei impressionado, principalmente pela falta de civismo de quem circulou por aquelas estradas. Desde um acidente logo á saida de Tróia (que pelo que me apercebi era de uma bike em contra mão) um quase choque frontal com um camião mais á frente, meio fundo, abastecimentos em andamento, razias dos carros nas ultrapassagens aos ciclistas, o lixo como já foi referido, o mais grave é mesmo a quantidade de gente que que não sabe sequer pedalar em grupo quanto mais em pelotão que faz das maiores barbaridades colocando em risco todo o grupo.
Não quer dizer que não volte a fazê-lo, mas pelo menor numero de pessoal se calhar prefiro o Tróia-Fóia que também já fiz e gostei mais.

E como diz o Diogo85, eu em grande parte do percurso senti o mesmo... "ONTEM TIVE MEDO DE ANDAR DE BICICLETA!!!!"
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Não deixa de ser engraçado ler este tópico e, de seguida, ler este outro:

http://www.forumciclismo.net/showthread.php?14508-Etiqueta-na-estrada/page11

E quem diz este diz o que muito já por aqui se escreveu sobre o "quão frágeis e incompreendidos os ciclistas são nas estradas"! Pois...:rolleyes:

Continuo com a minha: "respeitar para ser respeitado".

Bem verdade!!

Todo o ciclista gosta de ser tratado Como um veiculo!!

Mas nem todo o ciclista se comporta Como tal...

O mal de muitos e confundirem, o "estar numa boa forma fisica e atingir objectivos desportivos com ser arrogante, egoista e terrorista".

Grande abraco...
 

gctano

New Member
Participei pela primeira vez. Tinha alguma curiosidade em experimentar este "evento" e juntei-me ao valente MiGuEl_82 e a outros 2 amigos. O objetivo era fazer a ligação com bom espírito e sem outras preocupações que não fossem chegar ao final satisfeitos. Confesso que fiquei com uma perceção bastante diferente da da maioria do pessoal que entretanto comentou. Arrancámos mesmo de Tróia e mais tarde que a maioria do pessoal. Este deverá ter sido o aspeto chave. Fomos ultrapassados por 1 grupo grande, em que o pessoal claramente percebia da poda e não colocaram ninguém em risco. Fomos no nosso ritmo e não entrámos noutros grupos nem outros grupos se juntaram a nós por muito tempo. Tínhamos o máximo de cuidados com aqueles por quem íamos passando e também eles facilitavam na medida do possível. A maioria ia com boa disposição e na onda daquilo que me parece que deve ser um evento deste tipo. Não tivemos grande stress à excepção de algumas razias de automobilistas, que infelizmente ainda não desapareceram do quotidiano de quem pedala. No final ficou uma experiência positiva, e se para o ano conseguirmos juntar o mesmo grupo de amigos com a mesma atitude, tenho todo o gosto em voltar a participar.
 

Wawando

Well-Known Member
Eu lá fui mais uma vez, saimos às 8h30 e correu bem. Sempre certinhos de peitaça ao vento (que deu bastante luta o sacaninha) mas a andar bem com a malta da europcar. Curiosamente achei este ano mais "civilizado" do que, por exemplo, o ano passado.
Bem feito era fecharem o transito no sentido troia-sagres durante este dia. Carros de apoio (que não fazem falta nenhuma) que combinassem pontos de paragem.
Acabavam-se os apoios em andamento, meios-fundos e quase toda a confusão e perigos que acontecem.
Nunca vai ser perfeito, são milhares de ciclistas mais e menos experientes, tudo a andar ao mesmo tempo...
 

MigC77

Well-Known Member
Obrigado por me relembrarem as razões pelas quais me escuso a participar neste tipo de “eventos/passeios/provas”…

Mas já agora lanço uma questão… Tratando-se dum evento informal, onde não existe uma organização formal, onde não há uma cronometragem oficial, onde não existe nenhum controlo das autoridades, etc… Porquê fazer o trajecto Troia-Sagres provavelmente num dos dias de maior risco?

É que do meu ponto de vista, tirando o facto de se poder dizer que se fez o percurso no mesmo dia que mais não sei quantos ciclistas acho que não existe qualquer vantagem… muito pelo contrário!
 

Xequemate

Member
Obrigado por me relembrarem as razões pelas quais me escuso a participar neste tipo de “eventos/passeios/provas”…

Mas já agora lanço uma questão… Tratando-se dum evento informal, onde não existe uma organização formal, onde não há uma cronometragem oficial, onde não existe nenhum controlo das autoridades, etc… Porquê fazer o trajecto Troia-Sagres provavelmente num dos dias de maior risco?

É que do meu ponto de vista, tirando o facto de se poder dizer que se fez o percurso no mesmo dia que mais não sei quantos ciclistas acho que não existe qualquer vantagem… muito pelo contrário!

Eu ainda não fiz, mas penso que a malta toda faça nesse dia pela tradição e pela adrenalina da "moldura humana".

Ontem estava a ver o video do Vítor Gamito e pensei nisso mesmo que estás a dizer, um dia vou fazer mas num em que não haja confusão. E porque não combinar a malta do fórum e irmos? Sei que há andamentos diferentes mas "amigo não empata amigo". Combinávamos a hora de saída e depois encontrávamos em Sagres.

Dia 4 de Fevereiro há o Tróia / Fóia, mas a confusão também é grande (ou maior)!
 

Zé da Pasteleira

Active Member
Ai está uma coisa que gostava de fazer mas em Dezembro relamente não me "agrada"

Preferia muito mais combinar com malta amiga e fazer em Maio por exemplo.
Aproveitar melhor a zona costeira e quem sabe ainda aproveitar para almoçar e dar um mergulho :)
 

Duke

Well-Known Member
é verdade que há muita gente que não sabe andar em pelotão mas por muitos ciclistas que façam o TS neste dia, só vais em pelotão se quiseres...

em 200km de percurso o que não falta é espaço para todos... se não queres ir em grupo e queres ir sozinho só tens de deixar passar os grupos e seguir o teu caminho.
 

Wawando

Well-Known Member
@Migc77:
Do meu ponto de vista é pela mesma razão que é porreiro andar em grupo em vez de sozinho. (nota que eu faço muitos kms sozinho e gosto). Como dizes e bem a estrada está lá o ano inteirinho e quase sempre vazia!
Porquê ir ao troia-sagres?
- é um pretexto para combinares com os amigos irem em grupo fazer uma aventura
- para encontrar a malta toda que anda dispersa pelas estradas deste país durante o resto do ano
- para quem nunca fez mais do que 100km ou 80km nem tem companhia para mais encontrarem pessoas com o mesmo andamento para fazerem 200km
- para tentares bater o teu record pessoal do ano anterior ou para ajudares o amigo que nunca saiu do bairro a ver que há muita gente de todas as formas e feitios a andar de bicicleta
Enfim, tantas razões, mas principalmente porque é um evento giro e descomprometido de convivio.
Quem não gosta, não vai :)
 
Top