• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tróia-Sagres 2016 - 27ª edição

pratoni

Well-Known Member
Obrigado por me relembrarem as razões pelas quais me escuso a participar neste tipo de “eventos/passeios/provas”…

Mas já agora lanço uma questão… Tratando-se dum evento informal, onde não existe uma organização formal, onde não há uma cronometragem oficial, onde não existe nenhum controlo das autoridades, etc… Porquê fazer o trajecto Troia-Sagres provavelmente num dos dias de maior risco?

É que do meu ponto de vista, tirando o facto de se poder dizer que se fez o percurso no mesmo dia que mais não sei quantos ciclistas acho que não existe qualquer vantagem… muito pelo contrário!

Embora concorde que haja mais confusão (fui no ano passado e andei 90% do tempo sozinho, não tinha ritmo para a esmagadora maioria dos grupos) para muitos é reconfortante saber que as estradas estão cheias de pessoas e, ainda por cima, a maioria sensibilizadas (bem ou mal) para o ciclismo.

A probabilidade de te socorrerem, caso algo corra mal, é maior do que nos outros 364 dias do ano, exactamente porque as estradas não estão vazias.

Inclusive (parece-me que) a própria GNR está sensibilizada para que nesse dia exista muita gente nessas estradas e, ao longo do percurso, vi várias patrulhas da mesma.

Claro que há o perigo de algum carro nos passar por cima, mas isso há todos os dias.

E quem "arrisca" a andar em grupo também se sujeita ao perigo que são os outros ciclistas mas, na ótica dos ciclistas para quem este evento é um desafio (foi o meu caso), quer pela distância, quer pelo tamanho do dia solar ser mais reduzido nesta altura do ano, este dia terá mais prós do que contras...

Nota: Este ano não fui portanto não comento acerca do que aconteceu, ou não, este ano...
 

MigC77

Well-Known Member
Entendo as vossas razões e não censuro quem participa. A ideia aqui era lançar o debate.

Apesar de já ter feito mais do que uma vez Lisboa-Algarve pela costa vicentina, de bicicleta por estrada e fora de estrada. Nunca participei desse evento mas tendo em conta o que foi relatado por aqui pareceu-me que houve muita gente que se sentiu insegura e acabou por não se divertir assim tanto. Da mesma forma que acredito que muitos se tenham divertido.

A minha opinião é a que é. Respeito a dos outros. Respeito quem gosta de participar e se diverte.

Em quanto às razões que apontaram (Wawando, pratoni, Xeque-mate, etc..) considero que todas elas são válidas. Mas lá está, pessoalmente prefiro combinar com um grupo de amigos, numa data em que não haja demasiada confusão e fazer-me à estrada… Aluga-se um furgoneta para transportar o material, combinam-se pontos de “reabastecimento” e faz-se o percurso.

Abraço
 

Zé da Pasteleira

Active Member
...
Mas lá está, pessoalmente prefiro combinar com um grupo de amigos, numa data em que não haja demasiada confusão e fazer-me à estrada… Aluga-se um furgoneta para transportar o material, combinam-se pontos de “reabastecimento” e faz-se o percurso.

Abraço

Concordo inteiramente.
Podemos parar para tirar umas fotos sem medo de estragar a média. Pararamos para para comer ou não sempre que o grupo desejar, mas sem aquela ideia em concreto de partir e chegar ao destino e depois ir para o facebook dizer "fiz o TS em XXXX horas"

Querem competição existem os grandfunfos e outro tipo de provas. O Malvar quando pensou nisto era um convivio, uma festa das duas rodas, algo completamente contrário ao que a maioria do pessoal vai hoje em dia.
 

Presbítero

Active Member
Algumas das razões que me levaram a participar no TS foi pedalar com imensa malta, pois o resto do ano pedalo sozinho tirando a clássica do Baixo Mondego que espero que se repita, a superação pessoal dos cento e poucos que sempre faço quando pedalo e pedalar nas zonas onde adoro passar férias. Pedalei em alguns grupos mas também fiz muitos km`s sozinho, pois parei algumas vezes e perdi-os. Onde realmente tive algum desconforto nem foi ao ser passado pelos carros, mas sim pelos grupos "prós" devido ás suas razias desnecessárias.
 

Xequemate

Member
De borla..?
Alguém que faça contas a sua participação..
olha eu ido de Aveiro upa upa..

É preciso explicar?
Pensa num evento Granfondo com inscrições a dezenas de euros, o que é que inclui a mais? Ok, abastecimento e seguro! Abastecimento, nas provas nunca vou a contar só com o abastecimento das organizações, levo sempre barras/geis. Seguro, acho que todos os ciclistas deveriam ter o ano todo e não só nos passeios/provas.

O que tem peso são as viagens, dormida se for caso disso, refeições, etc. e estas despesas tens sempre em todos os eventos.
 

cou7inho

Well-Known Member
Eu nunca participei em nenhuma prova de estrada apenas montanha. Irei fazer a minha primeira prova em Maio que será o Granfondo do Douro. Já tenho a inscrição feita mas vou fazer o percurso mais pequeno para me começar a ambientar a este tipo de eventos. Mas a opinião que eu tenho acerca destes eventos é muito clara. Há pessoas que podem ir para a prova X com o objetivo de dar o seu melhor independentemente de fazer 70 ou 170km. Outras pessoas podem ir fazer essa mesma prova com o objetivo de conviver ou apreciar as paisagens.
Isto é apenas a minha opinião mas quando vejo as pessoas a dizerem "isto é apenas um convívio, não é para nos irmos a matar para bater o recorde pessoal" não posso concordar. Nem todos levam os mesmos objetivos para uma prova ou "passeio convívio". Lá porque se trata de um passeio não quer dizer que uma pessoa não queira dar o seu melhor. Falando sobre o TS, entendo que haja pessoas que que vão fazer essa "prova"/passeio com o intuito de darem o seu melhor ou porque simplesmente querem bater o recorde do ano transato ou porque vêm ali uma oportunidade de se testarem a si próprios. E claro que há outras pessoas que vão apenas para o convívio e para apreciarem mais a paisagem.
Agora quem não esta habituado a andar em pelotão e depois quer ir a um evento desses e pedalar "como se o mundo estivesse a acabar" sem respeitar quem também se quer divertir, isso ai é que não pode ser.
Isto é apenas a minha opinião sobre estes tão famosos "passeios".

Abraço a todos! Boas festas!
 
Top