• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tom Tom e bike de estrada.

Olá Pessoal,
eu sei estamos a falar de coisas do outro mundo fora de moda .....um TT na bike!?! que horror!!:)))...
Isso é por o pessoal que já tem um TomTom naturalmente e nao quere gastar mais dineiro num novo gps,que tem como primeira necessidade nao perder-se e seguir um proprio percurso criado antes de sair,nao é affecto da patologia dos gramas:).. só isso!!....ovvio que nao podem registar,medir cadencias etc etc:))por isso há outro aparelhos......eu sei que antes ou depois vou cumprar um Gps mais dedicado a bike de estrada mas entretanto é bom saber que existe esta possibilitade:).
A autonomia nao é um problema porqué é só questiao de cumprar uma bateria externa usb...pesam 100/130gr..2400/3400 mAh dá por 3-8h ( dipende dos modelos tom e ovvio o tamanho do ecran) acima da autonomia normal(eu ainda nao experimentai) mas sufficiente por uma boa volta,os preços rondam entre 12-30 euros.....vendem tambem box impermeaveis por TTom da agarrar a direçao onde é possivel por o TomTom e a bateria....mas isso acho que pode ser autocostruido, em fim o investimento é o custo de uma pizza com fino.
Em pratica devemos construir o nosso percurso no pc ou indo a um site..... eu uso o site de Bikeroutetouster por criar um file em formato Gpx que vamos guardar no nosso Pc...no Desktop é melhor porqué é logo visivel.
TomTom cria e lé itinerarios verdade?..osseja é possivel escolher pontos de destinaçao onde poder parar ou continuar até um outro ponto e podemos continuar.....bem o numero max de pontos por cada itinerario sao 48....mas mais que sufficiente por os nossos percursos de bike.

Agora o problema é convertir o fixeiro gpx de tipologia "tracks" ( que sao aqueles que produz um site com BikeRT) num fixeiro gpx em formato "route" ou Rumo com estes 48 pontos no max....por tanto com o software GpsBabel ( encontram no net..bem eu tenho incluido no meu software OkMap de cartografia) transforman gpx track >gpx route;abrem GpsBabel e uma vez aberto onde está escrito Filter>Miscellaneous selecionam Transform>trcks>route.
Guardam este file com um outro nome no Desktop....isso é o file gpx formato route.
Depois ultima fase...Transformam este ultimo gpx em file de tipologia .itn que sao aqueles lido por o TOMTOM....facil:abrem o site como Gpsies.com ....menu "converter"....escolher o vosso fixeiro gpx( o ultimo criado) e uma vez carregado depois devem mexer naquela barra verde em baixo e ter como numero max de pontos 48...eu fiz um file de 30 pontos.
Feito isso guardar o file em formato TOMTOM ITN e já está!!!.Agora é só ligar o TomTom ao pc e por este file na pasta ITN do TomTom que é a pasta onde TT guarda os itinerarios.
Depois desligam o cabo do TomTom do pc e esperem que o TomTom entre em modalidade gps.....nao precisa signal gps.
Andam no menu planear itinerarios ..carregar itiner....escolhem o vosso percurso e depois seguem as instruçoes.....percurso bike,transforma o ultimo ponto como destino e podem ver na mapa o percurso:))....a vantajem é aquela de ter um verdadeiro navegador ..esperimentem é mais facil fazer que dizer.
Praticamente temos um Basecamp por TomTom....eheheh.

abraço

Fabrizio

Ps: quantos erro de ortografia esta vez?..peço desculpa
pps:eu esprimentai sair de casa e fazer só alguns kms ...espetaculo!Domingo vou testar mais a fundo!.
 
Top