• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tamanho da corrente

Burning Dogma

New Member
Ora bem, existem várias maneiras de medir o comprimento necessário para a corrente. Eu uso aquela que dá para usar a corrente com o menor nº de elos necessário porque como uso sempre o mesmo carreto atrás, não preciso de uma corrente maior. O método é na pedaleira grande e carreto maior, no meu caso 53-25, o braço do desviador tem que ficar na posição das 5h de um relógio. Acontece que me distraí ligeiramente e deixei um elo a mais na corrente porque o desviador fica mais perto das 5:30h :D No prato e carreto pequenos, a corrente fica ligeiramente curva em vez de ficar esticada como ficava. Não uso esta relação mas quando guardo a bicicleta é sempre nela que fica. Há algum inconveniente em usar a corrente com um elo a mais além desta questão estética e de provavelmente a corrente dançar mais um bocadinho em estradas esburacadas?
 

duchene

Well-Known Member
Não há problema, além dos que já referiste... e de eventualmente a corrente roçar na caixa do desviador da frente quando andares nos carretos pequenos. É pior andar com a corrente mais curta porque esforça o desviador quando cruzas a corrente. De qualquer forma o ideal é ter a corrente com o comprimento correcto.

Pessoalmente uso o método de colocar no prato grande, carreto pequeno e com passagem pelo desviador. Quando as duas roldanas do desviador estiverem alinhadas na vertical, tens o comprimento correcto. Um elo rápido é sempre bem vindo, especialmente porque depois podes encurtar a corrente caso a tua noção de verticalidade mude! :D
 

Burning Dogma

New Member
Sim, o elo rápido dá jeito nesses casos mas nos meus primeiros tempos disto ainda comprei um mas devia ser para correntes Shimano e na Campagnolo ficava com uma folga monumental. Passei a fechar a corrente com o pino que vem e como a limpo sempre na bicicleta nem pensei mais em elos rápidos. Esta vai ficar assim, a próxima logo lhe tiro mais um elo :)
 
Top