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Tópico dos Pneus

MiGuEl_82

Well-Known Member
O conforto de andar perto dos 6bar pode ter esse resultado. Eu nunca baixei dos 7bar e por norma é sempre nos 7,5bar... nunca tracei um pneu num buraco. Mas não vou num sofá, tenho noção disso...
Não me recordo agora das pressões com que sai nesses dias mas é possível que estivesse mais perto dos 6 que dos 7.

O conforto do tubeless será sem duvida uma grande vantagem. Não sei me termos de peso haverá grande melhoria. Assumo que os pneus TR sejam mais pesados e que a juntar com o liquido acabe por ser ela por ela comparativamente a una pneus flexiveis com camara de ar.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Para além do conforto também tem mais aderência ao usar menores pressões.
Mas a questão dos furos "Snake bite" também é mais propicia com pressões menores.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Para além do conforto também tem mais aderência ao usar menores pressões.
Mas a questão dos furos "Snake bite" também é mais propicia com pressões menores.
Presumo também que as menores pressões provoquem uma maior resistência ao rolar, ainda que muito provavelmente não seja percetível para o comum dos mortais ;)
 

NULL

Moderador
Staff member
Presumo também que as menores pressões provoquem uma maior resistência ao rolar, ainda que muito provavelmente não seja percetível para o comum dos mortais ;)

Os estudos apontam para que as diferenças sejam completamente residuais. Claro que dentro de pressões dentro dos parâmetros que as marcas recomendam.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Os estudos apontam para que as diferenças sejam completamente residuais. Claro que dentro de pressões dentro dos parâmetros que as marcas recomendam.
Pela lógica, ao reduzir a pressão, aumenta a área de contacto com o solo, logo maior resistência ao rolar.
Mas segundo os estudo, também não há diferenças significativas entre o pneu 25 e 28.
O 28 até pode ser mais rápido por questões aerodinâmicas.
 

NULL

Moderador
Staff member
Pela lógica, ao reduzir a pressão, aumenta a área de contacto com o solo, logo maior resistência ao rolar.
Mas segundo os estudo, também não há diferenças significativas entre o pneu 25 e 28.
O 28 até pode ser mais rápido por questões aerodinâmicas.

Ora aí está... ;)
 

cconst

Well-Known Member
a vantagem de pneus mais largos é mesmo a possibilidade de usar menores pressões sem por isso se perder em rolling resistance. Parece que tem a ver com o padrão do contacto do pneu ao solo:
Unknown.jpeg

para a mesma pressão, um pneu mais largo tem uma superfície de contacto (em comprimento, ou no sentido da marcha) menor que um pneu mais estreito, fazendo com que o atrito na rolagem seja inferior.

Isto na teoria.

Se eu noto?! Não. O que noto é que 28c é um pouco mais confortável que 25c (ambos em TL, na mesma bike)
 

pratoni

Well-Known Member
Pela lógica, ao reduzir a pressão, aumenta a área de contacto com o solo, logo maior resistência ao rolar.
Mas segundo os estudo, também não há diferenças significativas entre o pneu 25 e 28.
O 28 até pode ser mais rápido por questões aerodinâmicas.
e o facto de teres mais conforto te permitir que o corpinho aguente mais tempo.
 

Velhadas

Well-Known Member
a vantagem de pneus mais largos é mesmo a possibilidade de usar menores pressões sem por isso se perder em rolling resistance. Parece que tem a ver com o padrão do contacto do pneu ao solo:
Unknown.jpeg

para a mesma pressão, um pneu mais largo tem uma superfície de contacto (em comprimento, ou no sentido da marcha) menor que um pneu mais estreito, fazendo com que o atrito na rolagem seja inferior.

Isto na teoria.

Se eu noto?! Não. O que noto é que 28c é um pouco mais confortável que 25c (ambos em TL, na mesma bike)

e uma pergunta ingénua. qual a diferenca de peso entre os 25 e 28? as de especificações e as reais com a mesma pressão
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
Finalmente encontrei, sabia que havia um video, que tem info interessante, mas durante o trabalho não é fácil procurar.
O rolling resistance, é algo considerável ou a ter em conta, principalmente em baixas velocidades (a subir por exemplo), porque depois há algo que vai influenciar bem mais a nossa velocidade de deslocação, e essa é o air resistance.
Todo o vídeo é bom, mas neste caso em concreto estou a falar a partir do minuto 7:18
 

cou7inho

Well-Known Member
a pressão não influencia o peso,
Ora bem, segundo a lei dos gases ideais PV = nRT , sendo n= m/M (nº moles = massa ar / massa molar)
Ou seja m = PVM/RT
Moral da historia, a pressão influencia sim a massa total "do pneu" (+ pressão = + massa)
Agora se essa influencia da pressão na massa total é notada? isso já é outra conversa :D
 

cconst

Well-Known Member
Fizeste-me ir ao Google e aprender qualquer coisa. (confesso que nunca fui muito bom a física, sabendo apenas o mínimo para conseguir uma licenciatura em eng inf, pelo que estas teorias dos gases me passou ao lado...).

Obrigado (o saber não ocupa lugar).

Houve alguém que fez contas. E parece que para o mesmo pneu (ou pelo menos, usando o mesmo método de cálculo), a diferença no peso entre colocar 7 bars e 10 bars é de 4,5g:
https://bicycles.stackexchange.com/...e-affect-the-weight-of-the-wheels/21240#21240

Para mim é demasiada física e ainda para mais parece que simplificou algumas coisas, como p.e. não teve em linha de conta a largura do pneu (apenas o perímetro interior e o exterior para calcular o volume de um donut).
 

cou7inho

Well-Known Member
Fizeste-me ir ao Google e aprender qualquer coisa. (confesso que nunca fui muito bom a física, sabendo apenas o mínimo para conseguir uma licenciatura em eng inf, pelo que estas teorias dos gases me passou ao lado...).

Obrigado (o saber não ocupa lugar).

Houve alguém que fez contas. E parece que para o mesmo pneu (ou pelo menos, usando o mesmo método de cálculo), a diferença no peso entre colocar 7 bars e 10 bars é de 4,5g:
https://bicycles.stackexchange.com/...e-affect-the-weight-of-the-wheels/21240#21240

Para mim é demasiada física e ainda para mais parece que simplificou algumas coisas, como p.e. não teve em linha de conta a largura do pneu (apenas o perímetro interior e o exterior para calcular o volume de um donut).
É sempre bom aprendermos mais qualquer coisa. Às vezes são coisas que até nos despertam interesse, mas nunca tínhamos pensado nelas.

Li o post desse link mutiooo por alto. Efetivamente simplificou a forma do pneu para calcular o volume do pneu. Mas como era algo meramente explicativo dá para se perceber a ideia. A física tem destas coisas. Há muita coisa que é assumida que está, por vezes, um pouco longe da realidade. Mas se considerarmos as coisas todas da forma correta em todos os casos estamos tramados :D É com cada modelo matemático que só de olhar cansa mais do que pedalar 100km
 

Velhadas

Well-Known Member
Ora bem, segundo a lei dos gases ideais PV = nRT , sendo n= m/M (nº moles = massa ar / massa molar)
Ou seja m = PVM/RT
Moral da historia, a pressão influencia sim a massa total "do pneu" (+ pressão = + massa)
Agora se essa influencia da pressão na massa total é notada? isso já é outra conversa :D

por acaso eu referia-me mais a diferenca de peso entre um pneu 25 e um 28 com a mesma pressão. Além do peso a mais do pneu o volume de ar é também bem maior o que me leva a pensar que a diferença possa ser bem maior. E se nao estou em erro as minhas rodas nao aguentam um 28 e suponho que uma roda para 28 tera algus gramas a mais.

Nao me intrepertem mal. Se a minha bike aguentasse 28 eu punha por uma questão de conforto. É que as estradas aqui são bastante irregulares e tudo o que aumente o conforto vale a pena
 

pratoni

Well-Known Member
por acaso eu referia-me mais a diferenca de peso entre um pneu 25 e um 28 com a mesma pressão. Além do peso a mais do pneu o volume de ar é também bem maior o que me leva a pensar que a diferença possa ser bem maior. E se nao estou em erro as minhas rodas nao aguentam um 28 e suponho que uma roda para 28 tera algus gramas a mais.

Nao me intrepertem mal. Se a minha bike aguentasse 28 eu punha por uma questão de conforto. É que as estradas aqui são bastante irregulares e tudo o que aumente o conforto vale a pena
Não estou a ver onde é que as rodas sejam impedimento para colocares pneu 28 em vez de 25, já o quadro ou os travões (se forem de pinças) é outra conversa...
 
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