• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Têns o selim nivelado?

ruca

New Member
Gostava de ouvir a opinião dos “prós” acerca do seguinte:
quando comprei a minha roda fina Valdemiro, ela foi toda afinada e testada pelo mestre Valdemiro. Uma das questões que coloquei na altura foi o nivelamento do selim, perguntei se não teria de ser um pouco inclinado (ou seja a ponta do selim mais descida). Ele respondeu que não, teria de ser sempre nivelado.
Ontem por mero acaso peguei no nível e verifiquei que este estava um pouco inclinado para trás, ou seja a ponta do selim estava muito mais alta que a parte de trás. Como já fiz alguns kms, pensei que talvez aquilo não estivesse bem apertado e se tivesse dado um pouco. No entanto gostava de saber como é que vocês usam o vosso selim, inclinado ou nivelado? Ou será ao gosto de cada um? :)
ruca
 

Burning Dogma

New Member
O selim convém andar nivelado, quando muito poderá o nariz subir ou descer muito ligeiramente. Mais que isso, já começa a ser uma incorrecta colocação do ciclista em cima da bicicleta. Quando os selins não são totalmente planos é que fica um bocado mais complicado para nivelar. O meu Arione não é 100% plano, tem o nariz todo plano e depois sobe ligeiramente na parte de trás. Optei por nivelar o nariz e deixar a parte de trás a subir, mas gosto de me sentar na parte mais larga do selim que fica mais atrás e como tal tive que subir ligeiramente o nariz para nivelar essa parte, se não tinha a tendência a escorregar para a frente e colocar muito peso nos braços.

Acima de tudo é uma relação de compromisso que se tem que encontrar, mas começar por um selim nivelado é um bom caminho
 

meunickmp

Member
Eu prefiro usar o selim com uma ligeirissima inclinação do nariz para baixo. Assim quando vou na posição mais baixa do guiador, não há tanta pressão nas zonas sensiveis:rolleyes:
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
Depende do banco, eu tenho o meu com 1º ou 2º inclinado para a frente, ou seja, nariz para baixo. Torna-se mais confortável assim.
 

zé Marco

New Member
Eu também uso o meu selim com a ponta ligeiramente inclinada para baixo, na minha opinião é mais confortável principalmente a subir.
 

FDias

New Member
Boas pessoal!
Eu sou ainda novato nestas coisas da roda fina mas ultimamente tenho dado umas voltinhas boas na estrada e também tenho andado com este problema optando por usar o nariz do banco para baixo por ser mais confortável. De origem trazia o nariz um pouco levantado e aleijava-me sempre os testículos, por isso o baixei e assim está muito melhor. :D:D:D
 

Carlos Pires

New Member
Pela minha experiencia, posso dizer que em geral o selim deve estar nivelado (tenho um SMP stratos, que não é nada plano e posso dizer que o proprio fabricante aconselha montar o selim nivelado), mas, ocasionalmente podem montar o vosso selim em posição baixa ou mais alta, conforme quizerem pedalar...mas não se esqueçam...a parte do vosso corpo que vais sofrer mais é, ou são as ditas "partes baixas".
 

Burning Dogma

New Member
E então se o tubo horizontal não fôr horizontal? Esse tubo na minha bicicleta é inclinado. :confused:

Obviamente que não tens que nivelar com o tubo do quadro. Acontece que num quadro com geometria mais tradicional, o tubo é horizontal. Como geralmente se coloca os selins na horizontal, este fica nivelado com o quadro, mais nada.
 

cipollini

New Member
Obviamente que não tens que nivelar com o tubo do quadro. Acontece que num quadro com geometria mais tradicional, o tubo é horizontal. Como geralmente se coloca os selins na horizontal, este fica nivelado com o quadro, mais nada.

Obvio...

Não me lembrei desse tipo de quadros. Apenas te quer dizer k deve ficar nivelado com a horizontal. Mas se te sentires melhor podes dar um toke. Se bem k levantar mt a frente, n é mt bom para a saude :D
 
Top