• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Técnica de descida

Qual a vossa posição predileta para "aquela" descida perfeita??

  • Sagan

    Votes: 4 22.2%
  • Froome

    Votes: 1 5.6%
  • Pantani

    Votes: 0 0.0%
  • Nibali

    Votes: 6 33.3%
  • Mais tradicional

    Votes: 7 38.9%

  • Total voters
    18

NULL

Moderador
Staff member
Descer nas drops e travar com dois dedos ou só um, travar na roda da frente, a roda de trás em último caso. As posições aerodinâmicas também ajuda na estabilidade, vamos mais rápidos e a bicicleta mais estável. As cruvas usar a perna/joelho para dentro da curva tipo moto GP e tentar não travar nem pedalar dentro da curva. Eu não sou nenhum Às, mas acho que é o básico. O segredo está nas cruvas, ganhar experiência e arriscando aos poucos, só assim é que se melhora.

Pois é isso que tento fazer... falta-me a experiência que vou ganhando aos poucos...
 

jpacheco

Well-Known Member
O problema é entrar nas curvas sabendo como elas acabam... muitas vezes não conseguimos ver o fim. Umas das dicas que utilizei quando consigo ver o fim da curva é olhar para o final, não olhar apenas para a frente da roda como eu fazia...
claro, tens que ver a "big picture" antes de entrar nos detalhes.
 

Carolina

Well-Known Member
eu sugeria arranjares alguém que desça melhor e seguires a linha dele. acabas por ir aprendendo como abordar as curvas. pelo menos é o que tenho feito, apesar de continuar a descer bastante mal, mas já tenho muito mais confiança nas curvas, era uma coisa que me faltava.
 

NULL

Moderador
Staff member
Também faço isso, o problema é que eles não esperam! Lollll

Também estou a dramatizar um bocadinho, apenas comecei a fazer estrada há 9 meses, os que andam comigo fazem há anos... nas descidas mais difíceis eles fogem-me mas as diferenças têm vindo a diminuir. Nas descidas mais básicas aguento-me bem...
 

emsfc

Well-Known Member
Como já disse, a descer sou uma nulidade, no entanto, no caso de voltas guiadas por gps, levo o gps no ecrã do track, para ter uma previsão de como são as curvas.
Não é 100% fiável, mas sempre ajuda qualquer coisa.
 

Bruso

Well-Known Member
Também uso o tracking para ter uma noção do que tenho pela frente, principalmente quando marca curvas fechadas.

Acho que o que tens de fazer é relaxar e não ter medo das curvas. Se vais com o corpo muito tenso a bike não vai para onde tu queres.
 

NULL

Moderador
Staff member
Também uso o tracking para ter uma noção do que tenho pela frente, principalmente quando marca curvas fechadas.

Acho que o que tens de fazer é relaxar e não ter medo das curvas. Se vais com o corpo muito tenso a bike não vai para onde tu queres.

Por acaso já tinha reparado nisso. Num dia a descer de Covide para terras de Bouro com o piso molhado comecei a ficar de tal maneira tenso que quase parava nas curvas, parecia que não conseguia curvar... e depois de desconcentrado pior. Mas ultimamente tenho evoluído, aos poucos vai-se ganhando confiança.
 

jpacheco

Well-Known Member
Alguma confiança é boa... O segredo é encontrar um equilíbrio e não entrar no excesso de confiança que é quando começamos a arriscar e cometer erros. Mas na verdade como amadores só temos que chegar e descer com alguma confiança para que as descidas não sejam encaradas como um tormento. Com piso molhado tento não facilitar e ainda tenho algum receio, como já cai ;) mas com piso seco até acho que me desenrasco bem. Agora se queres ser um pro a descer para além da técnica tens que aliar uma dose muito grande de loucura. Desligas o pistão da consciência destravas os travões e siga.
 

Bruso

Well-Known Member
Não sendo nenhum Sagan, não tenho medo nenhum de descidas e acho que isso é fulcral para disfrutar do ciclismo.

Muito cuidado com os buracos à saída das curvas porque por vezes é melhor acertar no buraco que tentar alterar a trajetória ou travar a fundo.

Quanto a descer à pro: admito que é a parte mais fácil de atingir mas acho que todos devemos é tentar andar em plano e a subir à pro!!
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,
Nunca me tinha apercebido que tinha preferência ... e que é parecida com o pantani ... a mim foi uma cena que ficou do XC ... a descer mandar o corpo para trás ... às vezes a sentar o rabo na roda ...
mas há outras ... e ninguém disse que acabam todas de pé ...
queenstown02.jpg
 
Top