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Subir vs Descer vs Rolar

Wawando

Well-Known Member
Gostava de saber a vossa opinião sobre como é possível um gajo relativamente pesado (81kg) descer bem, subir bem (para o peso que tem) mas ter dificuldade a rolar, quando comparado com o resto da malta?
É possível do ponto de vista de falta de treino ou é preguiça?
Obrigado!
 

eletric0

Member
Qual a altura???

Eu tenho 1,65m 70kg... rolar safo-me super bem, descer melhor porque não tenho medo! Subir é que o caso já muda de figura.. lol
 

jpacheco

Well-Known Member
A descer tens o peso a favor, a subir podes ter a força... mas a rolar é fundamental alguma aerodinámica (posição de condução), poderá ser disso. Eu tenho por exemplo um corta vento que parece um paraquedas, ligeiramente largo, e sempre que preciso dele em tempo de chuva noto bem o atrito.

até és ligeiramente médio/alto...

mas não faço ideia..só mesmo pedalando ctg para ver se é mesmo preguiça :D
 

mariosimas

Well-Known Member
tens que fazer treino especifico wawando. O teu forte para o teu Biotipo devia ser o de rolador.

Alto e com potencia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 

Morg

Well-Known Member
Eu acho que é falta de força/potência, eu também padeço desse mal.

Costumas andar quase sempre com rpm altas?
 

eletric0

Member
Pois eu ultimamente tenho forçado muito a aerodinamica na minha posição de condução!! Para alem de o conjunto bicicleta + equipamento ajudar.. Tento sempre rolar o mais aerodinamico possivel!

Acho estranho é subires bem e rolares mal ou é preguiça ou então não percebo mesmo xD
 

Wawando

Well-Known Member
A minha cadência média normalmente são 80-83 rpm.
Agora que falas nisso... realmente a subir ando nas 83-85, se for a abrir 90rpm
A rolar não faço ideia, nunca vejo...

Tenho que treinar mais voltas a rolar a fundo com o focinho ao vento :)

Subir a 280w-300w - na boa, é o que for preciso
Rolar a 280w-300w - dasssss, ao fim de um bocado estou todo lixado

Vou ver a duração. Normalmente as subidas duram menos do que 3h :)
 

Wawando

Well-Known Member
Exemplo real de ontem:
Subida montejunto Pragança 17m30, 294w 158 bpm (max 175bpm)
Rolar Labrugueira-Alenquer 16m52 278w 166bpm (max 180bpm)

A subida foi na boa. cheguei lá acima fresco e não fui mais depressa porque ía com um companheiro que subia mais devagar.
A rola, esse mesmo companheiro que pesa 71kg(!) rolava que nem um doido e eu lá ía a acompanhar bem, mas a sofrer.

Ele tem uma bike toda xpto de contra-relógio e eu ía nos drops na minha bike "standard".
 

Bruso

Well-Known Member
Está encontrada a explicação então xD.
Se o homem vai numa bike de CR o que esperavas?? acompanhá-lo a rolar??
 

fjota

Member
A minha cadência média normalmente são 80-83 rpm.
Agora que falas nisso... realmente a subir ando nas 83-85, se for a abrir 90rpm
A rolar não faço ideia, nunca vejo...

Tenho que treinar mais voltas a rolar a fundo com o focinho ao vento :)

Subir a 280w-300w - na boa, é o que for preciso
Rolar a 280w-300w - dasssss, ao fim de um bocado estou todo lixado

Vou ver a duração. Normalmente as subidas duram menos do que 3h :)

A rolar ficas lixado como? cansado? já não pedalas mais?
Eu tenho 1.80 mas peso menos (agora) 75 +- mas estava nos 89/90
A rolar não faço ideia da cadência, mas sei que é bastante atendendo ao que tenho feito e velocidade atingida, com o que tenho é logico...

Tu podes é estar em esforço demasiado e não com a rotação certa...ou seja a rolar usas mais a força do que a rotação.
Para alem de outras coisas tais como a respiração...aí é que noto mais, principalmente constipado...à minima falha ''acabou''
 
Exemplo real de ontem:
Subida montejunto Pragança 17m30, 294w 158 bpm (max 175bpm)
Rolar Labrugueira-Alenquer 16m52 278w 166bpm (max 180bpm)

A subida foi na boa. cheguei lá acima fresco e não fui mais depressa porque ía com um companheiro que subia mais devagar.
A rola, esse mesmo companheiro que pesa 71kg(!) rolava que nem um doido e eu lá ía a acompanhar bem, mas a sofrer.

Ele tem uma bike toda xpto de contra-relógio e eu ía nos drops na minha bike "standard".

Wawando, qual a cadência média nas duas situações que apresentas? Uma explicação é que, a rolar, já estarias cansado da subida (presumo que a subida tenha sido antes). Outra é que estás a andar em plano com cadências um pouco altas, o que faz com que o teu sistema cardiovascular seja mais chamado a contribuir aliviando a fadiga muscular. Podes não estar tão preparado para isso.

EDIT: Ou o contrário, podes estar a pedalar demasiado em força.
 

Wawando

Well-Known Member
Fico cansado demais para o que seria a minha expectativa... :)
Wawando, qual a cadência média nas duas situações que apresentas? Uma explicação é que, a rolar, já estarias cansado da subida (presumo que a subida tenha sido antes). Outra é que estás a andar em plano com cadências um pouco altas, o que faz com que o teu sistema cardiovascular seja mais chamado a contribuir aliviando a fadiga muscular. Podes não estar tão preparado para isso.

EDIT: Ou o contrário, podes estar a pedalar demasiado em força.

Subida média 69 rpm, max 106 rpm (normalmente subo a 80-85 mas aquela subida é inclinada :) )
Rolar média 85 rpm, max 104 rpm

Realmente confere!

No caso de ontem, um ponto que tb ajuda e que eu estava com compacto 50x11 e ele com 52x11 e fomos a abrir (top10 no strava). Att estou a pegar neste caso, mas é algo que já senti anteriormente, quando vou à frente canso-me muito. Vou experimentar ir com menos rotação e ver o que dá!
 

gonçalo 2

New Member
boas uma cena que me dizem sempre é:
quando vais na roda utilizas uma mudança mais leve que a do gajo que ta a puxar e quando passas para a frente, metes mais pesado.
podes já vir cansado de ir na roda e depois nao consegues aguentar o ritmo a puxar
 

plx

New Member
Eu acho que aqui as diferença se explicam pelas bicicletas. Uma bicicleta de contra relógio rola muito, mas muito melhor que uma normal. E a subir é mais pesada e também é mais dificil de aplicar o power.
 

pratoni

Well-Known Member
Para rolar, muitas vezes a cabecinha também conta!

Para subir é fácil um gajo motivar-se e ter um objectivo concreto, ou te esforças ou não chegas lá acima...

A descer, todos os santos ajudam...

A rolar, muitas vezes é aborrecido ir em rectas a perder de vista e nunca mais chegar ao fim e aqui, pelo menos falo por mim, é fácil desmotivar. Aqui a cabecinha conta muito...

1,83m e 81kgs até nem acho que sejas muito pesado. Já tive esse peso e a altura é apenas mais 1 cm e nunca ninguém me chamou de gordo...

Uma coisa que tenho notado muito e um dos erros que iam fazendo a rolar era andar com relações muito pesadas. Bastava a recta inclinar um bocadinho notava logo e como já ia cansado de ir a puxar uma mudança mais pesada, esgotava num instante.

O que normalmente faço agora é, tento pedalar mais em cadência começando em mudanças mais leves até encontrar a relação que me permite ir solto, mas que já dá uma boa velocidade, ao contrário de antigamente que tentava ir sempre numa pesada e só com o cansaço é que ia colocando umas mais leves...
 

jpacheco

Well-Known Member
outras das diferenças que noto em rolar/subir é na respiração... com tanto vento de frente por vezes atrapalho-me com essa parte. Não sentes isso waawndo tb? A subir é mais fácil controlar isso. Será que há exercicios de respiração proprios para o ciclismo...vou procurar. Acho que sendo o oxigenio a principal fonte de alimentação controlar a respiração parece-me a mim a proxima etapa que vou ter que ganhar :p
 

eletric0

Member
outras das diferenças que noto em rolar/subir é na respiração... com tanto vento de frente por vezes atrapalho-me com essa parte. Não sentes isso waawndo tb? A subir é mais fácil controlar isso. Será que há exercicios de respiração proprios para o ciclismo...vou procurar. Acho que sendo o oxigenio a principal fonte de alimentação controlar a respiração parece-me a mim a proxima etapa que vou ter que ganhar :p

A Sky tinha feito comentarios sobre isso acerca dos seus ciclistas.. que era um factor que treinavam muito: A respiração conforme o terreno/andamento.
 
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