• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Subir a Serra da Estrela

maust

Well-Known Member
Bem... Estou a ver que gostas de desafios. Fizeste as subidas mais conhecidas, falta-te o resto. :p

Deixei há uns anos aqui no fórum uma voltinha duríssima pela serra da estrela, por locais conhecidos por alguns.

260ai6f.png


Recentemente desenhei uma voltinha duríssima pela serra da estrela que quase ninguém conhece.

vpcadf.png


Há muito nesta serra para conhecer, fica o desafio. :D
 
Agora só daqui por umas semanas é que tenho alento para pensar numa volta do género para 2017.
O objectivo é repetir todos os anos. Fico já com estes gráficos e lá mais para a frente, começo a delinear a volta. Agradeço!
Tão depressa não me apetece fazer outro desafio como este! ;)
 

RTC

Moderador
Staff member
É normal.
Para a semana já pensas de maneira diferente e começas a pensar na próxima maluqueira. :D
 

dragomir

Active Member
Dúvida de alguém que nunca fez subidas desta extensão:
30-25 é uma combinação tranquila para se fazer a subida Covilhã-Torre?
 
Eu levava 34 oval (deve ser um 35 ou 36, a julgar pela comparação com a malta amiga) e 28 na cassete. Para quem está habituado a andar com cadências altas, chegou a uma altura em que queria mudanças mais leves.
Julgo ser mais do que suficiente esse relação, dragomir.
 

dragomir

Active Member
Obrigado pela ajuda Bruno :)
E já agora os meus parabéns por essa volta épica. Não é qualquer que tem a preparação física (e também a preparação psicológica) necessária para uma aventura dessas
 
Dragomir, acima de tudo é preciso algo força mental para terminar. Eh, eh!
Não tenho uma preparação por aí além. Só geri o esforço e tive cuidado com a alimentação e hidratação. Mesmo assim, deu um empeno grande. :)
 

RuiGaspar10

New Member
Já subi algumas vezes a Serra da Estrela, sou da zona da Covilhã e apesar de dizerem que custa menos subir por Manteigas a mim custa-me igual como subir pela Covilhã... Pela Covilhã é ligeiramente mais inclinado, mas demorasse menos tempo, enquanto por Manteigas é menos inclinado mas é mais tempo a subir. Não temos é aquelas picadas difíceis!

Da última vez que fui lá foi uma história para ficar na recordação! Fui em finais de Janeiro deste ano, meti na cabeça que queria ir a Serra com neve e tive de ir. Levei obviamente agasalhos para o frio. Subi de calções sem frio nenhum, até estava bem quentinho por ir a puxar. Só havia pessoas a olhar para mim e obviamente a pensar: "com esta neve e este de bicicleta!" AHAH Chego a torre, peço numa loja para me guardarem a bicicleta e vou ao WC equipar-me para a descida. Vesti umas leggins ou lá como se chama, um polo grosso e o corta vento, qual é o meu espanto que me tinha esquecido completamente de umas luvas :/ só tinha as normais que uso na bicicleta ahahaha
Como não tinha tido muito frio a subir aventurei-me em começar a descer, passado 2km não aguentava o frio na mãos, estavam literalmente congeladas AHAH lembrei-me que tinha levado um saco com 2 sandes para comer, meti as mãos dentro do saco para servir de corta vento e lá fui eu a descer a cerca de 15-20 a hora sempre a travar porque se acelerasse mais o frio era tanto que congelava AHAH cheguei a Covilhã literalmente gelado e fui para o MAC comer e aquecer-me.. Há doidos para tudo, quando uma pessoa mete uma coisa na cabeça tem de ser :p

Obviamente que tive atenção ao tempo, apesar de haver neve na serra, tinha estado uma semana cheia de Sol e as estradas estavam boas, sem qualquer gelo.

PS: quando falo de frio, falo de temperaturas negativas!
 

rjamr

Active Member
Eh lá, assim está bem! :)

Já me acontecer foi furar nas penhas douradas, com temperaturas também negativas. Valeu o spray milagroso de espuma e nem deu para arrefecer praticamente.

Isto de subir à serra no Inverno tem que se pensar muito bem nos contratempos que possam aparecer.
 

RuiGaspar10

New Member
Eh lá, assim está bem! :)

Já me acontecer foi furar nas penhas douradas, com temperaturas também negativas. Valeu o spray milagroso de espuma e nem deu para arrefecer praticamente.

Isto de subir à serra no Inverno tem que se pensar muito bem nos contratempos que possam aparecer.

Isso e escolher uma semana com dias de sol para secar bem a estrada, senão é quase queda certa!
 
Top