• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Sram red

scubalu

Active Member
Adquiri uma Roubaix com Sram Red, grupo que nunca tinha experimentado, pois tenho sido sempre utilizador de Shimano, após os primeiros 300 Km fica a seguinte impressão:

Grupo muito eficiente mas que requer habituação.
Ruidoso quando engrena mudanças atrás.
Para mim o maior defeito: quando se trava não se consegue meter mudanças o que faz falta em zonas com transito.

Conclusão: exceptuando o peso e a estética não é melhor em nada que os Shimano, com o tempo vamos ver a fiabilidade.
 

Josant

New Member
Cada cabeça, sua sentença...: ) No entanto e tendo já experimentado ambos os modelos, quer de "topo" quer de gama "média", prefiro de longe a Sram. Mais "segura", precisa, ruidosa, fiável, como gosto e para mim, estéticamente muito mais apelativa.

A questão negativo de não travar e não se conseguir meter mudanças, no sistema da Shimano ainda considero pior, pois podes travar sem querer ; )
 

duchene

Well-Known Member
Vê-se mesmo que são verdinhos em SRAM... :D :D :D

Podes travar e reduzir ao mesmo tempo. Experimenta lá usar o anelar para empurrar a alavanca, ao mesmo tempo que travas com o indicador e o dedo médio. É preciso mais força que nas shimano como é óbvio, dado a alavanca ser mais pequena, mas dá perfeitamente.

Quanto ao ser melhor ou não, seria dar início à habitual conversa de surdos... mas daqui a 1 ano volta a usar shimano e já poderás opinar com mais segurança sobre qual dos dois sistemas preferes.
 

MJRocha

New Member
A comparação que posso fazer é relativamente ao Rival, e nesse aspecto estou bastante agradado com o mesmo (tenho Campy Centaur Carbono na minha Giant, Rival na Fuji e costumo dar uma manutenção á bicla do meu vizinho que é Dura-Ace 7800, e por isso mesmo conheço o tacto, só ainda não experimentei os sistemas Shimano recentes(cabos por dentro das fitas)). Aliás até o acho muito suave atendendo ao que dizem (mas aqui também não sei se no meu caso a sensação será um pouco diferente, pois atrás está montado um X9 de BTT e como a mola é um pouco mais forte, não sei até que ponto não interfere nesse mesmo tacto, o certo, é que a última experiência que tinha tido com Sram foi aí á uns 2 anos atrás com uma bicla de teste equipada com Force, mas do que me lembro acho que não era tão suave, mas acho que só mesmo experimentando as duas montagens na mesma altura para se ter uma verdadeira noção das sensações, mas pelo menos no que toca a descer carretos até parece um DI2 :), é só mesmo um cheirinho e ela desce logo). Para mim é complicado é variar entre as duas biclas (Giant e Fuji), embora só tenha andado uma vez com a Fuji com esta montagem, logo no começo andava á procura do manipulo de baixar velocidades com o polegar, e nada lollll, mas depois de me habituar, impecavel (a subir é que ainda me engano algumas vezes ;) ). Quanto ao Shimano, não haja dúvida que no caso dos sistemas tipo estendal as velocidades parecem manteiga, quanto aos novos só posso falar do que tenho ouvido e que parece ser um pouco menos suave.Quanto a fiabilidades, ainda estou no principio para opinar, mas ao que parece o Red é um pouco problemático no caso do desviador frontal (por isso é que a maioria do prós usava o Force e mais recentemente um Red mas com a chapa em aço e não em Ti por ser muito menos rigido, mas isto é o que tenho lido)
 

scubalu

Active Member
Caro Duchene

Sem duvida ainda sou verdinho em Sram Red, já tinha tentado reduzir mudanças com o anelar ao mesmo tempo que travo, mas com carros a travar á minha frente e habituado como estou a Shimano não achei nada facil nem intuitivo, talvez seja a falta de prática.

Obrigado
 

amorais

Member
Boas ,
por incrivel que pareça quando estava a escrever tive que interromper para assinar o documento da transportadora ,tinha chegado o meu pedido.
-Manipulos
-travões
-desviador trás
-cassete
-corrente
Sram red
tenho montado shimano Ultegra e a minha grande duvida tinha acabado de ser respondida pelo Duchene ,que era travar e tirar andamentos em simultaneo.
Abraço
 

h_rd2

New Member
Quando passei de Shimano para SRAM (105 para Apex) foi o 1º defeito que apontei nos primeiros 100 metros...não dá para travar e reduzir....afinal até dá...ao fim do 1º treino já é outra coisa!!! É preciso saber usar as SRAM, "largar" a manete no sitio exacto, resumindo...nunca mais quero shimano...Gosto mesmo muito da SRAM, e tem um tacto muito porreiro, desde o Apex até ao RED...
 

Burning Dogma

New Member
Mas como é que travam e reduzem ao mesmo tempo com Shimano? Dá para apertar o travão quando a manete é carregada para dentro ao reduzir? Estranho, pensei que só se conseguia isso na Campagnolo e na Sram...
 

duchene

Well-Known Member
Dá.

Aliás é uma excelente forma de a manter aberta quando estamos a colocar um novo cabo de travão: Virar a manete e apertar contra o guiador. Fica logo de goela aberta... :D
 

amorais

Member
Boas,
após montar o grupo Sram Red,á excessão do desviador da frente que mantive shimano ultegra e feitos 90km as primeiras impressões foram excelentes, obviamente que é tudo uma questão de gosto.
Para quem nunca tinha usado manipulos sram ao fim de meia duzia de km já estava á vontade a colocar e tirar andamentos ( mais complicado foi quando da montagem/afinação andei um bocado á tôa ,mas para já está excelente ainda não precisei mexer nos cabos mas com o tempo quando tudo acamar é só dar um toque).
Travagem excelente -calços suissstop
Manipulos rijos,precisos e sente-se melhor a colocação dos andamentos e é super rápido ,penso que a cassete que montei Sram PG 1090 que tem "falta de Dentes" nos 5 andamentos mais leves e própria corrente tem algo a ver com esta rapidez.
Toda a transmissão mas é mais barulhenta coisa que eu gosto.
Para já ficamos por aqui.
Só uma nota, depois destas alteraçoes que também incluiram a mudança de alguns periféricos ficou 6,705kg.
Ontem com o vento que estava na região de Lisboa, eu com 59kg e uma bicicleta com este peso foi o bom eo bonito aiaiaiai e tenho rodas de perfil baixo ,e eu que já andava a pesquisar para fazer uma montagem de rodas de carbono 40mm tubolar ,acho que por agora vou esquecer isso.
Vou ver se no proximo fim de semana faço a apresentação/fotos da minha Fininha.
Abraço
 

simao12010

New Member
Estou com problemas para afinar o desviador dianteiro sram force.
Quando a bicicleta está colocada no suporte após afinação tudo funciona correctamente, o problema é que quando vou experimentar (não sei se será por exercer mais força na pedaleira) a mudança não passa ou tem dificuldade a passar para o prato grande.
 
Top