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Specialized Tarmac SL4 Pro Race 2014

sfajardo

New Member
O BTT sempre foi a minha paixão mas em 2011 comecei a dar umas voltas numa bicicleta de estrada antiga para complementar os treinos e rapidamente fiquei viciado. Em 2012 adquiri uma Specialized Allez Comp E5 com a qual fiz muitos kms, mas pelo facto de estar a tirar uma licenciatura tive de encostar as bicicletas para não prejudicar os estudos... Este ano e com o curso praticamente finalizado apaixonei-me por uma Tarmac SL4 Pro Race! Este modelo enche exatamente as minhas medidas, quadro espetacular em carbono, grupo Sram, rodas com perfil intermédio. Não resisti e neste momento já está na minha garagem :)

Resta-me agradecer á Biciplus Palmela pelo atendimento, atenção e disponibilidade!!! Serviço 5 estrelas!!!!

Mas como o pessoal gosta é de fotos aqui fica:

image.jpg


As alterações efetuadas foram apenas:
Selim Toupé Pro, carris em carbono, 143mm em vez do Toupé Expert, carris ocos em titânio, 143mm (apenas porque acho que fica melhor o preto do que o cinzento que vem de origem) as fitas também vão ser trocadas por umas pretas

Chavetas KCNC (as de origem são feias e pesadas)

Tampas do guiador (de origem eram vermelhas, meti pretas)

O resultado foi este:

image.jpg


Se pensar em peso existe muito onde retirar mas acho que está com um peso razoável e aceitável, pois se a intenção fosse mesmo uma bicicleta muito leve tinha optado por outras rodas... Ainda experimentamos um conjunto de cerca de 900g mas esteticamente e a rigidez não me convenceram!
Tinha ficado assim:

image.jpg


Bem agora quer é kms para recuperar a forma, visto que também sou um viciado no strava ;)




Para os que gostam de ler as especificações de origem aqui fica:

QUADRO - Specialized SL4 em carbono FACT 10r, construção FACT, tubo da direção cónico e moldado, design compacto de competição, rolamento inferior 1-3/8", eixo oversized OSBB

FORQUETA - Specialized em carbono FACT totalmente monocoque, pista oversized para rolamento 1-3/8" dropouts ocos em carbono

CAIXA DIRECÇÃO - 1-1/8" superior e 1-3/8" inferior, rolamentos de cartridge em inox, espaçador cónico de 8mm, c/ 20mm de espaçadores em carbono

AVANÇO - Specialized Pro SL, alumínio 7050 forjado 3D, 4 parafusos, 31.8mm

GUIADOR - Specialized Tarmac Expert, alumínio, drop de 140mm, alcance 85mm

FITA - Specialized Classic Wrap

TRAVÃO DIANTEIRO - SRAM Force

TRAVÃO TRASEIRO - SRAM Force

MANETES TRAVÃO - SRAM Force 22

DESVIADOR DIANTEIRO - SRAM Force 22, braze-on, YAW

DESVIADOR TRASEIRO - SRAM Force 22, 11 velocidades

MANÍPULOS MUDANÇAS - SRAM Force 22, DoubleTap, 11 velocidades

CASSETE - SRAM 1170, 11 velocidades, 11-28

CORRENTE - SRAM PC 1170, c/ PowerLink

PEDALEIRA - Specialized Pro em carbono FACT, OSBB

CREMALHEIRA - 53/39

EIXO PEDALEIRO - OS oversized integrado, rolamentos selados

RODA DIANTEIRA - Roval Rapide CL 40

RODA TRASEIRA - Roval Rapide CL 40

PNEU DIANTEIRO - Specialized Turbo Pro, 127TPI, flancos em aramid flexíveis, proteção BlackBelt, 700x23c

PNEU TRASEIRO - Specialized Turbo Pro, 127TPI, flancos em aramid flexíveis, proteção BlackBelt, 700x23c

CÂMARAS DE AR -Turbo Ultralight, 60mm, válvula presta

SELIM - Body Geometry Toupé Expert, carris ocos em titânio, 143mm

APERTO ESPIGÃO - Specialized Pro SL, carbono FACT, 2 parafusos, 27.2mm

ABRAÇADEIRA ESPIGÃO SELIM - Alumínio forjado, parafuso de titânio, 32.6mm
 

sfajardo

New Member
Como só fui buscá-la no Sábado ao final do dia ainda só consegui fazer 30km, tenho de fazer mais para ficar minimamente em forma e fazer uma análise a sério mas neste poucos que fiz só tenho uma descrição: Super rápida!!!!
 

Hetfield

Member
Boas,

Parabéns pela nova aquisição. Na minha opinião estás muito bem servido (ou não fosse também eu proprietário duma Tarmac :) ).

Quando deres mais umas voltas, publica aqui um resumo das sensações.

Boa sorte com a máquina nova e boas pedaladas.
 

sfajardo

New Member
Esta semana espero fazer uns bons kms e depois vou analisando e descrevendo o que acho da bicicleta.

image.jpg
 
Last edited:

sfajardo

New Member
A volta de hoje consistia em fazer 2 horas rolantes para continuar a habituação do traseiro ao selim (á 8 meses que não pedalava) e para continuar a testar a SL4.
Antes de sair de casa era notório pelo abanar das árvores que estava vento, pensei logo que poderia ser uma volta dura mas que ia servir para testar as rodas de perfil.
Optei por rodas de perfil porque acho que são mais bonitas, gosto de rolar e como também gosto de correr os duatlos/triatlos são um objetivo e a questão aerodinâmica era importante, como nunca tinha experimentado existia algum receio pelos comentários que ia ouvindo e lendo sobre este tipo de rodas pois muita gente queixa-se do facto dos ventos laterais ou passagens de camiões criarem alguma instabilidade na condução. Ora instabilidade foi coisa que não senti durante toda a volta quer com vento pelas costas, lateral ou de frente o que me deixou bastante satisfeito com as Roval Rapide CL 40 mas o melhor e o que me deixou mais satisfeito nem foi a estabilidade das rodas mas sim a sua aerodinâmica em conjunto com a bicicleta porque apesar de ter pedalado bastante tempo com vento de frente consegui manter uma boa média sem um esforço exagerado.
Em termos de torção para já não notei nada de especial, os calços estão bastante justos e ainda não ouvi as rodas a roçar vez nenhuma, a travagem posso considerar excelente e bastante progressiva visto que já li algumas queixas da travagem nas rodas de carbono...
O facto de ser um quadro com passagem de cabos interna gera alguns barulhos em estradas muito irregulares mas nada de especial e apenas ocasional.
Para já a minha opinião mantem-se, é uma bicicleta que rola muito bem e muito reativa á força aplicada nos pedais!!!
Agora falta voltar a ganhar alguma forma para poder fazer umas voltas em serra e ver como se porta a subir, porque a VENGE sempre foi a minha preferida mas a maior polivalência da TARMAC acabou por prevalecer.

http://www.strava.com/activities/138799065
 

paradawt

Moderador
Bom conjunto, com uma montagem muito sóbria como eu gosto.

Admito que não sou amante da Specialized mas gosto desta montagem como está feita. Simples e bonita, ao meu gosto ;)

Agora é meter kms, ganhar forma e acima de tudo sentir prazer em andar de bicicleta.

Cumprimentos.
 

sfajardo

New Member
Após algum tempo sem novidades a Tarmac recebeu uns mimos, o guiador de origem deu lugar a um mais aerodinâmico e em carbono e as fitas foram substituídas por umas em preto da lizard skin.
A bicicleta continua a surpreender-me sempre que ando nela pela sua capacidade de rolar e pela facilidade que tem em acelerar, parece que esta sempre a pedir para acelerar mais um pouco!
Até ao momento o único ponto negativo que encontro é o ruído causado pela passagem interna do cabo do travão traseiro, é facilmente resolvido mas ainda não o fiz...
As rodas estão aprovadissimas, rolam muito bem, têm uma excelente rigidez e são bem resistentes pois já tive o azar de pasar por cima de uma pedra numa descida acentuada que me rebentou os dois pneus e os aros estão impecáveis.
Ficam mais umas fotos:

image.jpg


image.jpg


image.jpg
 

Bruso

Well-Known Member
Cá vai a minha opinião pessoal que vale o que vale.

Esse guiador era a ultima coisa que colocava nessa bicicleta!!

Mas já agora queria o teu feedback sobre o conforto quanto agarras naquela zona mais espalmada.

A bicicleta está espetacular gosto particularmente do esquema de cores do quadro e da pedaleira.

PS. Sobrou-te metade das fitas não?
 

grouk

Active Member
vais me desculpar mas esse guiador é muito pouco eficiente, pondo de parte a estética que é sempre subjetiva, já tive um desses e tive que o despachar a subir usar a parte central é horrível desconfortável e pouco eficiente, tenho a certeza que vais achar o mesmo, alem de que isso sem fitas tem muito pouca aderência devido ao suor
 
Tb concordo em relação ao guiador, para além de achar sinceramente horrível (parte subjectiva e meramente pessoal), acho que não deve ser nada prático pois é excessivamente largo. Quanto ao resto acho que a bicicleta está espetacular e o guiador na minha opinião vem apenas desvirtuar o que estava muito bem. Com o preço desse guiador se for o original, dava para colocar um zipp sl, tal como um espigão e avanço que ficava ai a matar.
 
Last edited:

marcio800

Member
Também sou da mesma opinião em relação ao guiador. Esse guiador aero numa Tarmac não se enquadra muito bem, é mais o estilo de guiador para a Venge.
Mas se gostas é o que importa :)
A bike está espetacular ;)

Abraço
 

desmo13

New Member
Só quem nunca usou um guiador deste tipo é que pode dizer que não é pratico...
Bonito ou feio é o gosto de cada um, mas o ser pratico não, e a minha experiência é que não ha melhor apoio para as mãos do que a que estes guiadores oferecem!!!
 

grouk

Active Member
Só quem nunca usou um guiador deste tipo é que pode dizer que não é pratico...
Bonito ou feio é o gosto de cada um, mas o ser pratico não, e a minha experiência é que não ha melhor apoio para as mãos do que a que estes guiadores oferecem!!!

pois... eu já usei e não gostei,
 

jcca

Well-Known Member
Olá

Possuo um Most Talon e adoro!
Idem, idem, ""
e ando muito sem luvas, gosto muito
sobre este em causa, não sei, mas o most é sem dúvida mt bom, experimentem o género e depois digam de vossa justiça,
votos de mtas e boas voltas.
 

sfajardo

New Member
Obrigado desde já pelo vosso feedback.
Cada um tem os seus gostos e isso não se discute :p
Começando pelo principio, pessoalmente adoro este guiador (sim é original) e também sou da opinião que ficava melhor na venge que tanto adoro mas que não se enquadrava a 100% no que faço e com a tarmac não fico nada atrás... Acho que ao vivo o guiador tem outro impacto e fica mais fixe do que nas fotos...
As fitas dá para usar apenas uma se for bem esticada, não foi o caso para poder usufruir do conforto que estas lizard skin proporcionam.
Também apenas foi colocada fita naquela zona para que o guiador ficasse mais visível ( um guiador destes não merece ficar tapado) e também porque nunca utilizo aquela zona mesmo a subir, pelo que nem sei explicar ao certo se dá ou não jeito colocar ali as mãos.
Neste momento a bicicleta encontra-se com 6,975kg e alterações que possam surgir não serão com objetivo de baixar o peso pois já esteve montada com outras rodas e pedais que a deixaram com 6kg e meia dúzia de gramas :cool: mas ficou tão leve que não gostei pois parecia que não tinha bicicleta...
Com esta alteração ganhei mais conforto uma vez que o guiador de carbono absorve melhor as vibrações do que o original de alumínio, também poupei umas gramas e na minha opinião ficou esteticamente mais bonita (a parte superior que era cinza está neste momento preta centrando assim a atenção na beleza do quadro)
 

Pedro678

New Member
Uma pequena questão, que tal se comportam as Roval CL40? Estou interessado em comprar umas mas gostava de ter mais algum feedback. Cumprimentos
 

paradawt

Moderador
@Pedro678,

De todo o feedback que tenho lido são umas rodas muito muito interessantes... Bons cubos, bom peso para clincher.

O único aspecto menos bom que encontrei foi em relação ao poder de travagem.

De resto, tens aqui pelo menos dois users que as usam e tanto quanto sei estão bastante satisfeitos. Um deles conheço pessoalmente e dá-lhes muita porrada.
 

Pedro678

New Member
@Pedro678,

De todo o feedback que tenho lido são umas rodas muito muito interessantes... Bons cubos, bom peso para clincher.

O único aspecto menos bom que encontrei foi em relação ao poder de travagem.


De resto, tens aqui pelo menos dois users que as usam e tanto quanto sei estão bastante satisfeitos. Um deles conheço pessoalmente e dá-lhes muita porrada.

Obrigado pela opinião, também me agradam.
 
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