• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Specialized Tarmac ou Roubaix

grouk

Active Member
Não nunca experimentei uma tarmac.a intermédia que falo é uma leve especificamente para subir seja uma tarmac uma ultimate uma R5 etc
..
 

MigC77

Well-Known Member
Desculpem lá a expressão mas deixem-se de punhet@s mentais! ;)

De forma simplistas as 3 bicicletas de que se está aqui a falar tem propósitos diferentes:

- A Tarmac é a bicicleta “clássica” que acima de tudo pretende oferecer a melhor relação rigidez/peso. Portanto é uma bicicleta com um quadro que tenta ser o mais rígido possível com o menor peso. Esta filosofia privilegia sobretudo o desempenho em subidas.

- A Venge é uma bicicleta “aero” que tal como o nome indica tem como objectivo a eficiência aerodinâmica. Em termos de geometria não difere em muito da Tarmac. A principal diferença prende-se com a as formas dos tubos do quadro que estão pensados para melhorar a aerodinâmica. O “preço” que se paga por essa eficiência é em termos de peso. As bicicletas aero por norma são mais pesadas que as anteriores. Portanto, na teoria, aquilo que se ganha sobretudo em plano de certa forma penaliza quando se sobe.

- A Roubaix é uma bicicleta tal e qual como as outras duas mas que foi desenhada e concebida a pensar mais no ciclista do que propriamente na performance. Para isso em termos de desenho do quadro aumentou-se o comprimento da testa e a distância entre eixos assim como se “abriram” os ângulos dos tubos. Em termos da concepção do quadro também se privilegia um pouco mais a flexão do que a rigidez e isso traduz na forma como as camadas de fibra de carbono são colocadas. Tudo com o objectivo de tornar a bicicleta menos agressiva para o ciclista. Por isso é que se diz que são bicicletas pensadas para longas jornadas porque são menos “exigentes” para o corpo do comum mortal.

Já agora convém referir que apesar de nunca ter tido uma Venge tive a oportunidade de andar bastante nesse modelo.

Agora a realidade… Sidorio e os outros… Achas que para o comum mortal ou weekend warrior essas diferenças são assim tão gritantes. A verdade é que não são. Só a partir de determinados patamares é que essas diferenças se começam a tornar mais relevantes. Achas que vais fazer má figura, que te vão descarregar ou que não te vais desenrascar por ires numa Roubaix em vez duma Tarmac??? Haja pernas, pulmão e coração e não fazes má figura em nenhuma delas! Ao nosso nível não é por aí! Até te digo mais, dois tipos em igualdade de condições físicas, vai ter mais vantagem aquele que tiver a bicicleta em que melhor encaixar e puder ser mais eficiente do ponto de vista aerodinâmico… E antes que te ponhas com ideias de bicicletas aero… digo-te já que aquilo que te dá mais ganhos aerodinâmicos começa por ser a tua postura! Primeiro o ciclista e só depois é que vem o material.

Vê lá não faças como muita gente que conheço que tem uma bicicleta xpto de corrida e mandam logo cortar a forqueta mas depois as mãozinhas nunca vão nos drops porque não há flexibilidade para tal.

Sidorio, deixa-te de andar a pensar nas margens de lucro das grandes marcas e nas teorias de se é mais ou menos de corrida… Entre uma Tarmac SL4 Sport ou uma Roubaix SL4 Sport, as principais diferenças que qualquer comum mortal vai sentir é em termos posição, aceleração e reactividade. Vai a uma loja, coloca o problema e diz que queres experimentar os dois modelos no teu tamanho de preferência :)… Tira as tuas próprias conclusões!

Se realmente queres opiniões úteis por parte do fórum, deixa de relatar o teu processo de decisão e fala-nos de ti… Se és alto/baixo, gordo/magro, se és flexível ou és um cepo, etc… São tudo informações mais relevantes para a escolha da geometria e do tamanho da bicicleta do que as voltas que dás ou as médias de velocidade que fazes… Se não te quiseres dar a esse trabalho… compra a que vier na cor que gostas mais! LOL ;)
 

GMQ

Well-Known Member
Nem mais.

A malta pode gostar deste ou daquele modelo, porque nos apela mais aos sentidos, tem esta ou aquela côr etc. Mas esquece que acima de tudo primeiro está o ciclista e depois a bike como o MigC77 diz e bem. Para aquilo que nós fazemos os ganhos são nulos. Aliás um ciclista amador deve primar pro um modelo que privilegie uma posição mais relaxada, estilo endurance. Por vezes temos que deixar de pensar que como se fossemos pros. Esses tipos têm uma vida feita em cima do selim.

Sidório torna as coisas simples, não vale a pena problematizar. Tamanho certo para ti e uma bike com um quadro mais all rounder possivel. A roubaix ou tarmac são óptimas opções se tal se inscrever na tua disponibilidade monetária. Tenho amigos com ambas e fazemos as nossas voltas e ninguém chegou à frente ou mais atrás por causa da bike, mas sim por falta de condição física. abraço
 

Wawando

Well-Known Member
Agora a realidade… Sidorio e os outros… Achas que para o comum mortal ou weekend warrior essas diferenças são assim tão gritantes. A verdade é que não são. Só a partir de determinados patamares é que essas diferenças se começam a tornar mais relevantes. Achas que vais fazer má figura, que te vão descarregar ou que não te vais desenrascar por ires numa Roubaix em vez duma Tarmac??? Haja pernas, pulmão e coração e não fazes má figura em nenhuma delas! Ao nosso nível não é por aí! Até te digo mais, dois tipos em igualdade de condições físicas, vai ter mais vantagem aquele que tiver a bicicleta em que melhor encaixar e puder ser mais eficiente do ponto de vista aerodinâmico… E antes que te ponhas com ideias de bicicletas aero… digo-te já que aquilo que te dá mais ganhos aerodinâmicos começa por ser a tua postura! Primeiro o ciclista e só depois é que vem o material.
Ora aí está, a malta anda sempre à procura do material milagroso, da alimentação milagrosa mas a realidad é simples: ou andas ou não andas. Infelizmente caimos todos na 2a hehehe
Eu respondo sempre: escolhe a que achas mais bonita e se indeciso, a que seja a mais leve.
...se és flexível ou és um cepo...
Já esta doi ouvir... eu encaixo no 2o grupo... dasss mas esforço-me para ir agachadinho e custa pa carail...
 

sidorio

Well-Known Member
Antes de mais obrigado a todos pela ajuda!

@ZedaPasteleira Os modelos de 2016 já não têm o meu tamanho, fui à loja e viram no sistema. Também gosto mais das cores de 2017, claro que isso não justificaria gastar 400€ a mais, mas neste caso não há alternativa.

Venge nunca considerei sequer precisamente por o meu objectivo não ser aerodinamismo.

Falando de mim como foi pedido posso dizer que sou baixo, 1,69m, e muito leve, 56kg, não costumo ter problemas de maior com flexibilidade. A minha volta mais normal de fim de semana tem sido a rondar os 70km, sendo feita regra geral pelos 27,28,29 km/h de média dependendo dos dias e da companhia.
Gosto de subir apesar de achar que para a minha estrutura devia subir bastante melhor x)

Após o que foi dito, relativamente ao tema material vs pernas, tenho a dizer que concordo plenamente e estou ciente que não vou ser melhor ciclista por ter esta ou aquela bike, isso ganha-se andando. Mas já que vou comprar uma nova queria ter plena certeza que compro o indicado.

Na loja fizeram-me pensar mais na Tarmac, o que se disse aqui acentuou essa ideia, isto quando inicialmente estava mais virado para a Roubaix. Penso que têm razão, claro que não há nada como experimentar e hei de faze-lo mas agora estou tenho a escolha mais delineada para o lado da Tarmac.

Importa muito também o sentido de identificação com a bicicleta e para mim a Tarmac tem o factor da cor, só por isso já me faz querer andar nela mais vezes!
 

Zé da Pasteleira

Active Member
sidorio qual é o tamanho do quadro? É que a mim numa certa loja, informaram-me, após verificarem, que o tamanho de quadro que eu queria já não havia do ano de 2016 e que teria que ser mesmo de 2017.
Mas como sou um tipo desconfiado por vezes e a conversa não me cheirou bem, verifiquei em outras lojas e afinal havia e há. Ou seja, como eles não tinham na loja e preferem vender o modelo de 2017, ah e tal já não existe stock nesse tamanho.
 

Carolina

Well-Known Member
com 1,69m tem de ser o quadro mais pequeno (49), é possível que não tenham mesmo, porque não é um número tão vendido.
 

MigC77

Well-Known Member
Sidorio, se tal como dizes não tens problemas de flexibilidade e estás a meio caminho entre o cepo e o contorcionista ;) Então experimenta uma Tarmac idealmente no tamanho 49.

O problema que vais ter é que o tamanho 49 vem por defeito com um avanço de 70mm o que é curto para ti. Deves ter isso em consideração se experimentares ou comprares esse tamanho. O avanço terá que ser a primeira coisa a trocar.

Se experimentares o tamanho 52, que eu considero que é capaz de já ser grande demais para ti, deves ter em conta que vem por defeito com um avanço de 90mm. Portanto não faças contas que tens muita margem para reduzir o avanço. Provavelmente esse é o tamanho que te vão querer vender na loja. Já estás avisado! Agora é à tua responsabilidade.

Boa sorte na compra.

Abraço
 

Hetfield

Member
Pela minha experiência como possuidor duma Tarmac, a ideia que tenho é que o 49 será melhor opção. Eu tenho 1,73m e acho que estou já no limite para o 52.
 

sidorio

Well-Known Member
O tamanho deve ser o 49 quase de certeza. Digo quase porque ainda não me fizeram medições e tal...
A que tenho é o 52 e é muito grande para mim, já muita gente mo disse, mesmo ciclistas aleatórios que passaram por mim na estrada xD vou todo deitado para chegar aos manípulos e inclusive já reduzi bastante o avanço!

Por isso o 49 é a minha aposta quase de certeza, claro que quero fazer medições e quero andar numa desse tamanho para comprovar.

Zé eu vi ele a pesquisar, virou o ecra para mim, só se fui enganado e houver noutro sítio mas como é o tamanho mínimo duvido que ainda haja.

Mig, será mesmo necessário aumentar o avanço se comprar o 49? É que sou pequeno e os braços acabam por também o serem...

Obrigado a todos
 

MigC77

Well-Known Member
Sidorio, fui agora verificar a tabela de medidas da Tarmac e o tamanho 49 tem um ETT de 51,7cm e um avanço de 70mm. Já o tamanho 52 tem um ETT de 53,7cm e traz um avanço de 80mm (em vez de 90mm como tinha dito).

Em relação ao avanço no tamanho 49, acho que talvez tenhas que colocar um maior mas isso só tu é que poderá avaliar quando te montares nela.

Responde à questão da Carolina e isso já nos vai dar mais pistas.
 

sidorio

Well-Known Member
Desculpem a ignorância mas como se mede isso? Nunca tinha ouvido falar nesse termo.

Penso que o avanço que vinha na minha atual era 110 e meti um de 90
 

MigC77

Well-Known Member
KTM Strada 1000 de 2013, tamanho 52! Mudei um avanço para um que penso ser de 90mm

Pelo que pude ver na tabela essa bicicleta tem 52,9cm de ETT. Mas também reparei que tem uma geometria bem mais relaxada do que a Tarmac... Tenta experimentar a bicicleta no tamanho 49 para perceber se te assenta bem antes de te comprometeres.

Tem mesmo que ser Specialized? Por exemplo uma Trek Emonda SL5 com H2 Fit não te agrada? É apenas uma alternativa se vires que não te sentes bem na Tarmac.
 

sidorio

Well-Known Member
Isso é mais comprido ou não que a Tarmac?

Pois, ontem também reparei isso, o quadro sobe e a testa é mais alta! Tenho que experimentar sem dúvida, pois posso não me adaptar a essa geometria.

Não tem que ser Specialized, é apenas porque gosto da marca (aparência, modelos, etc.) mas consideraria outras marcas como Trek, Cannondale.

A geometria da minha é mais similar ao de uma Roubaix correto?
 

MigC77

Well-Known Member
É mais comprido que a Tarmac tamanho 49. Mas acho que neste caso tens que também ter em conta o stack... porque a Tarmac vai-te obrigar a ter o guiador numa posição relativamente baixa.

Eu diria que a tua actual está mais perto da Roubaix em termos de stack (altura entre o eixo do pedaleiro e o topo da testa) do que da Tarmac.

Para teres uma noção o stack da Tarmac tamanho 49 são 505mm e da que tens actualmente são 551mm. Uma diferença de 5cm! Mesmo que a tua KTM Strada fosse tamanho 49 (para poder fazer uma comparação como deve ser) a diferença ainda assim seriam de 3,4cm.

Por exemplo uma SuperSix Evo no tamanho 50 tem um stack de 526mm e o tamanho 48 de 516mm. A Emonda ainda tem stacks mais simpáticos que a SuperSix (cerca de mais 1cm para os tamanhos equivalentes).

Digo-te isto acima de tudo para evitar que faças o disparate que muitos fazem. Que é meterem na cabeça que tem que encaixar em determinado modelo dê por onde der e depois como o tamanho adequado para eles os obrigaria a ter o guiador demasiado baixo optam por um tamanho acima porque assim o guiador já fica mais acima. Esse é o típico argumento de vendedor de bicicletas e o argumento que muitos dão para justificar comprarem tamanhos que não são adequados.

Mantém a mente “aberta” e escolhe a bicicleta que melhor se adapte às tuas características independentemente de marcas, modelos, geometrias, etc… Lembra-te sempre que o objectivo é poderes fazer kms nela sem problemas não é mostrar aos amigos que tens o modelo X ou Y. Se puderes experimenta! Não compres na loja onde te fazem um preço 20, 30 ou 50€ mais barato, compra na loja onde te derem as melhores condições para fazer a escolha ou seja onde puderes experimentar… Isso vale bem mais do que qualquer diferença de preço que possas conseguir.

Abraço
 

sidorio

Well-Known Member
Não estava ciente que essas alterações no comprimento de partes da bicicleta afectavam assim tanto a adaptação do ciclista.

Tamanho acima não volto a comprar, disso podes estar seguro, vai ser algo pensado, desta vez não me enganam!

Sim, tenho aquela marca e modelo em mente mas não fecho a porta a outra bicicleta que apareça, que goste e seja bom negócio, mas como dizes o fundamental é ter oportunidade de experimentar para ver como me sinto realmente
 

pvicente

Member
Não estava ciente que essas alterações no comprimento de partes da bicicleta afectavam assim tanto a adaptação do ciclista.

Tamanho acima não volto a comprar, disso podes estar seguro, vai ser algo pensado, desta vez não me enganam!

Sim, tenho aquela marca e modelo em mente mas não fecho a porta a outra bicicleta que apareça, que goste e seja bom negócio, mas como dizes o fundamental é ter oportunidade de experimentar para ver como me sinto realmente

O problema é mesmo esse não é facil arranjar uma loja que nos deixe experimentar, ainda por cima nesses tamanhos que eles lojas acham pequenos e que normalmente não têm disponivel.
Eu próprio era para comprar uma Cannondale Synapse em tamanho 51 e além de estar esgotada a de 2016 nem tinham para testes na loja, acabei por comprar uma Trek Domane em 52 (também vinha de tamanho 54 numa Madone) neste caso até calhou bem porque tive oportunidade de a testar pois era usada e estou bastante satisfeito.
As marcas especialmente as vendidas em loja fisica, deviam disponibilizar bicicletas para testes não era preciso de todos os modelos mas em vários tamanhos pelo menos, assim como a decathlon já o faz.
 
Top