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Specialized Tarmac ou Roubaix

jml

New Member
Olá a todos,

Já pratico BTT há algum tempo e agora que mudei para o porto decidi dedicar-me ao ciclismo de estrada 1 a 2 vezes por semana e manter o BTT ao fim de semana.

Já tive oportunidade de experimentar algumas bicicletas de estrada Trek e Specialized, mas como sou um fã de um bom design e uma bicicleta para além de funcional também tem que ser bonita, optei pela Specialized (isto porque é claro, o orçamento não chega para uma pinarello).

A minha dúvida, e de certo que já alguém escreveu sobre isto está na escolha de uma roubaix ou uma tarmac. Sei que as roubaix estão desenhadas para garantir maior comforto em estrada sem sacrificar muito a performance, e daí estar inclinado para esta gama.

Tenho vantagens na compra dos modelos da specialized de 2008, e considero a roubaix comp - http://www.specialized.pt/?sc=01080104&id=18
ou a tarmac comp - http://www.specialized.pt/?sc=01080103&id=13

Qual é a vossa opinião em relação à questão roubaix/tarmac e que acham destes modelos, há mais alguns que deva considerar?

Um abraço a todos :eek:
 

jml

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De facto compreendo a pergunta, e eu próprio o tenho equacionado, mas tal como disse consigo um preço mesmo muito bom nas bicicletas specialized de 2008 o que as coloca quase na mesma faixa de preço das trek de aluminio. Considero esta bicicleta como um investimento para uma transição para o ciclismo de estrada. Já fiz bastantes quilómetros de estrada e fiquei viciado na velocidade e performance das bikes.

Também pelo pode verificar junto de alguns colegas ciclistas, a compra de uma bike mais barata, com posteriores upgrades sucessivos acaba sempre por ficar muito mais caro.

Neste momento ainda estou numa fase de ponderação, pelo que gostaria de outras sugestões para o tipo de uso que pretendo.
 

NO FLATS

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Nesse ponto concordo contigo. Eu já vou na terceira bike de estrada, porque como era para complemento uma fraquinha chega, depois começa-se a andar mais lá vem uma melhor. Resumindo já vou na terceira enquanto que a de Btt ainda só comprei uma, porque comprei logo uma boa.

Em relação à tua dúvida entre a Roubaix e a Tarmac eu iria para a Tarmac sem dúvida alguma. O quadro é mais leve e a bicicleta é mais rígida e ágil. Claro está a Roubaix é mais cómoda.
Pelo preço da Tarmac se tiveres interessado em outras marcas consegues arranajr bicicletas equivalentes em € e mais bem equipadas, tudo depende dos gostos e do tal desconto que consegues arranjar.

Boas pedaladas
 

Burning Dogma

New Member
De facto compreendo a pergunta, e eu próprio o tenho equacionado, mas tal como disse consigo um preço mesmo muito bom nas bicicletas specialized de 2008 o que as coloca quase na mesma faixa de preço das trek de aluminio. Considero esta bicicleta como um investimento para uma transição para o ciclismo de estrada. Já fiz bastantes quilómetros de estrada e fiquei viciado na velocidade e performance das bikes.

Também pelo pode verificar junto de alguns colegas ciclistas, a compra de uma bike mais barata, com posteriores upgrades sucessivos acaba sempre por ficar muito mais caro.

Neste momento ainda estou numa fase de ponderação, pelo que gostaria de outras sugestões para o tipo de uso que pretendo.

Sendo assim, parece ser um bom investimento. O mais certo é acontecer-te com oà maioria, que começa por dizer que só quer fazer 1 ou 2 treinos e depois acaba a fazer muitos mais por semana:D

Quanto aos 2 quadros, não há muito a adiantar ao que se sabe, a Tarmac é uma pura máquina de estrada, a Roubaix já consegue meter mais conforto na equação sem deixar de ter uma bela rigidez. Mas talvez a Tarmac seja melhor opção, pois tem uma geometria puramente de estrada e consegue ser confortável quanto baste.
 

genioux

New Member
Há um membro deste forum com uma tarmac comp de 2008, talvez te possa ajudar...já andei na tarmac e é confortável q.b., apesar de poder ser mais leve....acho que com 2.300 vir equipada com 105 e com essa rodas....não sei, mas parece me muito caro. Preferia esta http://www.canyon.com/_pt/roadbikes/bike.html?b=825 , apesar de ter um quadro em aluminio (de muito boa qualidade), o equipamento é muito melhor. Dentro da mesma marca há também esta http://www.canyon.com/_pt/roadbikes/specs.html?b=844 , já em carbono mas um pouco mais cara...de notar que ambas são mais leves que a tarmac.

Assim pelo mesmo preço da tarmac, estou tambem a ver esta http://www.bikezone.pt/?1&it=produto1&mop=0&co=12527&cop=1327&ctd=1327 que vem melhor equipada e, na minha opinião, é mais bonita.

Boas pedaladas.
 

jml

New Member
De facto por esta gama de preços consigo um nível de equipamento muito superior noutras marcas. A canyon Ultimate AL 9.0 LTD sugerida pelo genioux está Brutal em termos de equipamento. Alguém sabe onde posso encontrar uma loja na zona do porto onde as possa ver ao vivo?

Muito provávelmente amanhã vou à Bikezone e à Bike Team ver as specialized e também as scott ao vivo para ver as opções que eles têm.

Já agora uma outra questão, como vou sobretudo fazer quilómetros de montanha, queria perdir uma opinião em relação à pedaleira, acham que vale a pena a troca por uma tripla? Ou será que uma relação de transmissão que favoreça cedências mais elevadas será suficiente, algo do género 50-34.

Um muito obrigado a todos pelos comentários, ;) ajudam imenso nesta fase de escolha.
 

genioux

New Member
O problema é que a canyon utiliza uma política de vendas directa. Encomendas a bike e recebes a bike pelo correio. Mas eles são muito profissionais, dão te toda a informação necessária, têm uma ferramenta muito util para os tamanhos dos quadros...é um novo conceito que pelos vistos está a dar muito sucesso.

Acho que uma pedaleira compacta seria o ideal se vais fazer mais montanha...

Cumprimentos.
 

Burning Dogma

New Member
Já agora uma outra questão, como vou sobretudo fazer quilómetros de montanha, queria perdir uma opinião em relação à pedaleira, acham que vale a pena a troca por uma tripla? Ou será que uma relação de transmissão que favoreça cedências mais elevadas será suficiente, algo do género 50-34.

50-34 definitivamente. Não precisas do peso extra e da complicação de uma tripla. Prato 34 e carreto 25 dá para subir paredes.

Sem querer entrar em grandes polémicas, porque é que toda a gente compra bikes da Specialized? É que há tanta bike melhor e mais bem equipada por menos dinheiro.
 

NO FLATS

New Member
por 2000 euros tens por exemplo a merida 905-com que vem toda equipada em ultegra e com rodas mavic aksium race.
Eu tenho uma e é simplesmente :D
LOL

Boas pedaladas
 

super.byke

New Member
50-34 definitivamente. Não precisas do peso extra e da complicação de uma tripla. Prato 34 e carreto 25 dá para subir paredes.

Sem dúvida, 50-34 com pinhão 25-12
34 + 25 é equivalente (+-) a 38 + 28 e acredita que quando não subires com este andamento então o melhor é ir apé :)
 

sidorio

Well-Known Member
Desculpem vir desencantado este tópico tão antigo mas não vi necessidade estar a criar outro.

Há opiniões mais recentes quanto à Roubaix / Tarmac?
Estava interessado nas sl4 sport 2017
 

MigC77

Well-Known Member
Já tive ambos os modelos. São bicicletas com geometrias e características diferentes. Se tal como dizes no tópico das bicicletas Valdemiro, já leste/viste n reviews de ambas acho que aqui ninguém te poderá acrescentar algo de muito diferente da informação que já recolheste.

De certeza que vão aparecer os que juram pela vida que a Tarmac é a melhor bicicleta do mundo, os que veneram a Roubaix e aqueles que acham que nenhuma das duas é grande coisa e que ainda por cima estás a pagar a marca. Mas mais do que opiniões de terceiros que falam da experiência deles sem te conhecerem e sem perceberem se a realidade deles se aplica a ti, o que precisas perceber é qual das duas bicicletas se encaixa mais nos teus objectivos e na tua condição física. Sendo realista e honesto contigo próprio.

O que eu te posso dizer é que com qualquer uma das duas em termos de material ficas bem servido. Agora precisas de perceber que geometria é melhor para ti e mais importante do que isso que tamanho é que deves escolher. Para isso o melhor mesmo é que tentes experimentar ambas.

My 2cents
 

sidorio

Well-Known Member
Como disse no outro tópico a minha bicicleta atual, uma KTM de alumínio não foi o tamanho que devia ter sido, por desconhecimento meu na matéria naquela altura, e por desconhecimento, ou não, do vendedor.

Agora que queria comprar uma melhor em carbono, o conforto é algo que me vem sempre à cabeça pois quero algo que se adapte a mim verdadeiramente. Na minha atual ando, segundo me dizem, deitado em cima da bicicleta, num posição totalmente desajustada. Daí as minhas dúvidas recaírem mais para a Roubaix, pois li que se adequa a quem privilegia conforto.

No entanto se pensar bem quase nunca faço voltas muito longas, e a geometria da minha atual é a Standard/Corrida, que é a "mesma" da Tarmac.

Sou um ciclista super normal, gosto de andar bem, não sendo de longe dos melhores com quem ando, mas também não sou nenhum zero, daí também pensar se a Roubaix não se adequa mais às minhas características medianas no desporto, de quem apenas faz isto porque gosta.

A minha escolhia está a pender ligeiramente para a Roubaix, no entanto sei que a Tarmac deve dar mais "gozo" conduzir por ser mais aliciante e tem o extra que para mim é super importante que é vir numa cor que simplesmente adoro, que é o Laranja. Só por aí, e estando super indeciso, acabo por querer muito mais sair de casa sempre com a bicicleta que me enche as medidas mas também a vista.

Obrigado e desculpem estar a insistir nas mesmas perguntas
 

Carolina

Well-Known Member
se a geometria da tarmac é similar à que tens actualmente, ser em carbono e no teu tamanho já vai ser uma grande melhoria a nível de conforto. provavelmente não precisas de ir para a roubaix só por causa disso.
 

sidorio

Well-Known Member
Eu acabei por convencer-me um bocado que "precisava" de uma roubaix por ler todas as modificações XPTO sobre o conforto e sobre ser melhor se quiser fazer voltas longas sem ter tanta fadiga e assim...

Quando leio coisas sobre a Tarmac referenciam sempre a capacidade de resposta e condução que tem, fazendo sempre alusão a corrida e velocidade, mas como me enquadro num ciclista mais de voltas "endurance", no sentido em que apesar de não serem assim muito longas são boas velocidades, enquadrei-me "mentalmente" no perfil desenhado para a Roubaix.

Agora já estou bastante mais aberto à tarmac pois entendi que não é a versão "corrida", essa é a Venge, a versão Aero, mas que a Tarmac é a all-rounder, boa para subir, boa para rolar, etc. Daí agora também considerar mais a Tarmac pois só vou ter uma bicicleta e quero que dê para me desenrascar em tudo...

Continuo a achar que se a Roubaix tivesse a mesma cor que a Tarmac não pensaria tanto no assunto e ia para a Roubaix
 

grouk

Active Member
olha, eu tenho uma roubaix e uma venge... é verdade, falta uma no meio, a roubaix já tem 4 anos, tem mais de 50000km, é a bike que uso diariamente para treinar, mas contas feitas ainda deve ser a bike onde faço mais kms. de todas as bikes que tenho a que mais gosto é de longe a venge, a roubaix tem o mesmo tamanho da venge e o guiador fica 6cm mais alto, ela tem uma testa gigante, eu gosto dela mas hoje tinha comprado uma tarmac e a venge tambem.
 

Zé da Pasteleira

Active Member
olha, eu tenho uma roubaix e uma venge... é verdade, falta uma no meio, a roubaix já tem 4 anos, tem mais de 50000km, é a bike que uso diariamente para treinar, mas contas feitas ainda deve ser a bike onde faço mais kms. de todas as bikes que tenho a que mais gosto é de longe a venge, a roubaix tem o mesmo tamanho da venge e o guiador fica 6cm mais alto, ela tem uma testa gigante, eu gosto dela mas hoje tinha comprado uma tarmac e a venge tambem.

grouk quando dizes que falta uma no meio, entre a roubaix e a venge, creio que a Tarmac será mesmo essa intermédia. Por acaso já experimentaste alguma? Gostava de ouvir uma opinião de alguem que tem uma roubaix e uma venge para poder comparar.

Relativamente ao sidorio, atenção ve os preços das bicicletas de 2016. Consegues a Tarmac Sport de 2016 que é igual á Tarmac SL4 Sport de 2017, e que apenas muda a cor, por menos de 1500 EUR. Já com shimano 105 e creio que é um excelente preço.
 
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