• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Specialized Allez Sport 2008

Arpeggio

New Member
Saudações, colegas do pedal. Resolvi fazer uma pequena análise à minha bicicleta, que, embora um pouco humilde, nunca me deixou ficar à beira da estrada.

Aqui está ela: Specialized Allez Sport 2008, em tamanho 52, com algumas modificações que vou apresentar a seguir.

hpim0734.jpg


O quadro é construído em alumínio A1, e as pernas da forqueta em carbono FACT, embora não saiba o nível de rigidez.
A transmissão, travões e manetes são Shimano Tiagra, as rodas Shimano WH-RS10 (que já equipam bicicletas de gama mais alta), e o selim um Specialized Toupé Team 130.

Comportamento:

Com a geometria muito semelhante aos quadros Specialized Tarmac, a Allez tem-se demonstrado bastante rápida e agressiva. Responde muito bem a todas as "ordens" que lhe dou, não torce praticamente nada (ao contrário do ciclista, que chega ao fim sempre torcido :rolleyes:) e, sendo a posição de condução agressiva, a bicicleta não deixa de ser confortável.

Modificações:

Originalmente a bicicleta trazia um selim Specialized Comp Road 143, mas achei-o muito largo e mole, pois ficava com as pernas assadas. Por isso, comprei um selim bem mais leve, o Specialized Toupé Team 130, que, mesmo sendo muito mais rijo, é mais confortável e mais adequado à minha fisionomia.

As rodas eram umas Jalco qualquer coisa, eram pesadas e horríveis - sem dúvida o componente mais fraco da bicicleta. Troquei-as rapidamente pelas Shimano WH-RS10, em preto. São relativamente leves, rígidas e notei diferenças incríveis, nomeadamente ao curvar e sprintar.

Menos relevante - pus uns calços Shimano Ultegra, pois os que vinham de origem deixaram de travar de um dia para o outro. São mais compridos e a borracha parece-me mais mole.

Actualização: Para grandes trajectos revelou-se algo dura.

Peso final: 9.0 Kg, com grades de bidão e suporte para bomba.

Fotos:

hpim0736.jpg


hpim0737a.jpg


hpim0738.jpg


hpim0739.jpg


hpim0740.jpg


hpim0743.jpg


hpim0741c.jpg
 
Last edited:

PedroH

Member
Saudações, colegas do pedal. Resolvi fazer uma pequena análise à minha bicicleta, que, embora um pouco humilde, nunca me deixou ficar à beira da estrada.

Aqui está ela: Specialized Allez Sport 2008, em tamanho 52, com algumas modificações que vou apresentar a seguir.



O quadro é construído em alumínio A1, e as pernas da forqueta em carbono FACT, embora não saiba o nível de rigidez.
A transmissão, travões e manetes são Shimano Tiagra, as rodas Shimano WH-RS10 (que já equipam bicicletas de gama mais alta), e o selim um Specialized Toupé Team 130.

Comportamento:

Com a geometria muito semelhante aos quadros Specialized Tarmac, a Allez tem-se demonstrado bastante rápida e agressiva. Responde muito bem a todas as "ordens" que lhe dou, não torce praticamente nada (ao contrário do ciclista, que chega ao fim sempre torcido :rolleyes:) e, sendo a posição de condução agressiva, a bicicleta não deixa de ser confortável.

Modificações:

Originalmente a bicicleta trazia um selim Specialized Comp Road 143, mas achei-o muito largo e mole, pois ficava com as pernas assadas. Por isso, comprei um selim bem mais leve, o Specialized Toupé Team 130, que, mesmo sendo muito mais rijo, é mais confortável e mais adequado à minha fisionomia.

As rodas eram umas Jalco qualquer coisa, eram pesadas e horríveis - sem dúvida o componente mais fraco da bicicleta. Troquei-as rapidamente pelas Shimano WH-RS10, em preto. São relativamente leves, rígidas e notei diferenças incríveis, nomeadamente ao curvar e sprintar.

Menos relevante - pus uns calços Shimano Ultegra, pois os que vinham de origem deixaram de travar de um dia para o outro. São mais compridos e a borracha parece-me mais mole.

Actualização: Para grandes trajectos revelou-se algo dura.

Peso final: 9.0 Kg, com grades de bidão e suporte para bomba.

Já agora é humilde porquê? porque nao pesa menos de 8kilos ou porque nao nao custa mto acima de 1000euros?:confused:

Eu acho piada estar num país como a Holanda com um nivel de vida mto superior ao nosso e toda a gente anda klm por dia com bicicletas de ferro e de certa maneira descartaveis, usam para o dia a dia, substituindo o carro...mas em portugual toda a gente que tem uma bicicleta de 1000euros é "humilde" dizendo humilde é se calhar uma forma simpatica de de dizer "xungosa" ou outro adjectivo para inferiorizar aquilo que fica abaixo de um topo.

Sinceramente gosto da tua bicicleta e da marca do quadro, o equipamento mas não é de topo mas faz o mesmo efeito e vai a todo o lado como o de topo, o peso de 9kilos é aceitavel e considerado o normal, para a alta competição essa bicicleta nao era a mais adequada convinha ser algo mais esquecifico, mas de resto para treinar ou andar sem ser em competição é uma BOA maquina e uma boa bicicleta.

Sinceramente esta comparação de grandezas acho de certa forma ridiculo que se chame "humilde" a uma bike como a tua, até parece que só se pode ter maquinas de 3000euros para cima para se ser "alguem", caso contrário somos "humildes"

Prefiro ver uma bicicleta de 250euros nas nao de um ciclista com caracter e dedicação que ver uma de 6000mil num cromo vaidoso que tem a bike para os outros verem, é que não vale a pena darem "perolas a porcos"
 
EPA!!!

que grande comentário!!!

5****
concordo plenamente

e já agora a bike em questão está muito fixe, goza muitos e bons kms com ela!!!
 

mexxx

New Member
o melhor comentario que já li;)
sem duvida que ter uma bicicleta de 1000 euros nao se é humilde, pelo contrario.
 

Burning Dogma

New Member
Nem mais.

Infelizmente no nosso país, quanto mais se tiver para mostrar melhor, daí que ande tudo com carros e telemóveis topo de gama, mesmo que tenho as contas todas para pagar, etc. Nas bicicletas é a mesma coisa, tem tudo a mania que tem que ter grupos e quadros de topo, rodas de carbono, etc. Tudo o que for abaixo disso já não presta e é para os fracos.

Amigo, tens aí uma excelente bicicleta, o quadro é um dos melhores de alumínio e o resto do material, não sendo muito leve, é fiável e trabalha bem, que é o mais importante.
 

mexxx

New Member
bem, vou contar um episodio que se passou comigo hoje de manhã.
fui dar uma volta na minha humilde bike(decathlon), e passei numa loja de bikes, ali para os lados da terrugem.
entrei na loja para perguntar se tinham algumas peças que queria substituir na minha bike. dei de caras com uma trek madone de topo de gama, que estava na montra, e perguntei o preço da bike.
o vendedor disse-me que custava 6000 e tal euros, mas já estava vendida, aquela da montra e outra igual mas em vermelho.:rolleyes:
eu peguntei se era para alguma equipa,
o vendedor disse-me que tinha vendido a um senhor que comprou uma para ele e outra para a filha igual:eek:

eu fiquei a pençar para mim, DEUS DA NOZES A QUEM NAO TEM DENTES.:eek:
 
Last edited:

PedroH

Member
:D achas que o senhor e a filha vao sentar o rabo numa humilde bicicleta de 1000euros? que horror o que os vizinhos iriam pensar... :D


enfim... existe uma mentalidade ridicula de só se estar bem com o topo mesmo que nem se precise dele para nada, apartir dai tudo o que é abaixo do topo de gama não presta pois não cria euforia e inveja nos vizinhos.
 

Interceptor

New Member
Eu aqui na net á procura de uma bike de menos de 1000€ e voçês nestas conversas:eek::D
Por acaso já tinha visto a Allez Sport e ficou-me no olho:rolleyes:

Com essas alterações ficou um mimo:p
 

Arpeggio

New Member
Obrigado pelos elogios à bicicleta, cada vez gosto mais dela. Tem um comportamento fantástico, é só achar a posição de condução ideal para começar a sentir diferenças logo nos primeiros quilómetros. :D
 

gtid10

Member
Boas.
Tambem tenho uma Allez igual à tua e estou muito contente com a bike. O melhor de tudo é que depois de vários meses a deitar-lhe o olho naquela do "compro... não compro... " na Sportzone do Oeirasparque a 1019€, entro lá um belo dia de manhã e ela estava a .... 599€. Nem hesitei:D:D:D
Ainda está toda de origem e concordo com a cena das rodas, são pesadotas apesar de serem rigidas pra aguentar bem a porrada. O selim também o acho mole mas não é desconfortável por isso vai ser mudado mais tarde.
No geral acho a bike muito equilibrada e pápa kms que se farta. Apenas uma critica negativa: o apoio de bidon vertical é alto, o que faz com que a garrafa bata no tubo superior se não for retirada com cuidado. Alem disso, tudo ok.
Quanto à questão da "humilde bike", se comparada com outras aqui do fórum, poderá ser inferior ou menos bonita, mas "humilde" nunca, afinal chega onde as outras chegam e convenhamos que 1000 euros são duzentos contos (na moeda antiga), o que não é propriamente pouco dinheiro por uma bicicleta...:( por isso, haja pernas pra dar ratádas aos "maquinões";).
Abraços
RN
:cool:
 

Arpeggio

New Member
Epa que complicação por causa do humilde. Disse que a bicicleta era humilde porque tem um grupo inferior a Shimano 105 (que já li algures que era o mínimo de jeito), é de alumínio, pesa um bocado e ainda, comparativamente ao que anda aqui no fórum, é fraquinha. Mas se quiserem edito o tópico e acaba-se já a história do humilde. É certo que lutei muito para a comprar.
 

PedroH

Member
Epa que complicação por causa do humilde. Disse que a bicicleta era humilde porque tem um grupo inferior a Shimano 105 (que já li algures que era o mínimo de jeito), é de alumínio, pesa um bocado e ainda, comparativamente ao que anda aqui no fórum, é fraquinha. Mas se quiserem edito o tópico e acaba-se já a história do humilde. É certo que lutei muito para a comprar.


Nao deves ver aqui no forum melhores bikes com quadros de aluminio melhor que as specialized, com diz estas diz outras como as bianchi, ktm, trek, scott, etc com quadros de aluminio

Há bicicletas a milhares de euros em aluminio como as GIOS, e mtos quadros de aluminio sao tao leves como muitos de carbono.
 

Martins228

New Member
Gostei imenso da descrição da mula. Mas não percebi essa parte da humilde.
Não existem bicicletas humildes, existem é ciclistas com vários tipos de carteira.
Para mim o que passa numa topo de gama merece tanta consideração por o que passa com uma mula de 5V, e mudanças no quadro.
São ambos ciclistas, a diferença está apenas na bicicleta e na carteira.
Eu tenho uma Mula de quadro Gios, não trocava por um quadro de carbono.
É a minha menina e Gios é Alta Costura Italiana...:D:D:D
 

Arpeggio

New Member
Não, mas é um pouco pesado. Aquele carbono que se vê é apenas uma folha fina, é decorativo. O espigão é definitivamente de alumínio.
 

A P

New Member
Tive uma Bh L30 com forqueta em carbono e montada em 105, durante muito tempo.
em 2004 optei por uma allez comp com quadro misto montada em ultegra e pedaleira fsa em carbono.
as diferenças sentidas foram muitas, desde o conforto á não dobrar em sprint da parte traseira e principalmente a absorção das vibrações.
estou bastante contente e já pensei trocar, mas para trocar teria de ser pelo sl2 e assim gastaria 7000 euros
é logico que ~desisti logo, senão a minha mulher ponha me os sacos á porta e vendia a bicicleta, LOL.
resumindo grande escolha e excelente compra, enbora a minha tivesse custado um pouco mais de 1000€
 
Last edited:

Arpeggio

New Member
Tenho que reconhecer que de humilde só mesmo a transmissão (partindo do ponto que Shimano, só mesmo a partir de 105 é que vale alguma coisa). O quadro é excelente, embora esteja enjoado daquele preto e branco... O selim é formidável, e as rodas também são muito boas. :D
Já agora, porque é que a partir de 105 é que é bom? O Tiagra sempre funcionou perfeitamente, pelo menos comigo...
 
Top