• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Sistemas anti roubo para bicicletas

pedro12rosado

New Member
Olá a todos,o meu nome é Pedro e queria pedir a vossa opinião em relação aos vários sistemas/cadeados de segurança para bicicletas que andam no mercado . Sou aluno de engenharia do Instituto superior técnico e estou neste momento a desenvolver com os meus colegas um protótipo anti-roubo para bicicletas e por isso gostaria de saber quais foram as vossas experiências em relação a este assunto : já alguma vez vos roubaram uma bicicleta? Costumam optar por um simples cadeado ou se algo mais elaborado como alarmes, sistemas de GPS ou mensagens ? Que sistema de segurança usam actualmente? Consideram mais eficaz um sistema sonoro, que atraia a atenção das pessoas para o roubo ou um sistema mais discreto de localização GPS?

Como ciclista já me roubaram duas vezes bicicletas , ambas em plena luz do dia e com cadeados, e por isso é um problema com o qual me identifico bastante e gostaria de encontrar um solução melhor.Espero também que esta thread possa ajudar a informar outras pessoas que estejam com o mesmo problema. Obrigado!
 

Boicote

New Member
Eu deixo regularmente a minha bicicleta sozinha, 8h por dia, atada a um poste com um cadeado, e não me preocupo com assaltos. Porquê? Porque a minha bicicleta é tão reles que de certeza que não desperta a cobiça de ladrões. Houve um dia em que me esqueci da chave do cadeado e deixei a bicicleta simplesmente enconstada, sem nada a prendê-la, e após as tais 8h ela continuava no mesmo sítio.
No entanto, este tema da segurança preocupa-me visto que estou a pensar em comprar uma bicicleta nova. Quando isso acontecer, já não vou ficar tão tranquilo em deixá-la sozinha.
 

Sword

Well-Known Member
Ambos. Aliás são complementares pois são diferentes.

Um vai ser dissuasor pois vai tocar o alarme e fazer com que o ladrão fique, hipoteticamente, numa situação mais complicada para levar a bicicleta com a atenção a recair sobre ele.
O objetivo é evitar o roubo.

O GPS será para a poder localizar.
O objetivo é recuperar a bicicleta.

Convém ainda lembrar que o facto de ter o alarme, ele disparar e mesmo assim a bicicleta ser roubada pode "tranquilizar" o ladrão, ou seja, depois de ultrapassada a questão de levar a bicicleta com ele pode relaxar relativamente ao facto de não pensar/verificar se ela tem outros sistemas. No caso o GPS!

Agora também acho que esses amigos do alheio que roubam sabendo aquilo que estão a roubar com quase toda a certeza vão rapidamente verificar se não há GPS ou outros sistemas dos quais precisem se ver livres. Agora para roubos que acontecem por oportunidade (o ladrãozeco que passa e rouba para vender por tuta e meia) pode muito bem ser uma grade ajuda o GPS.
 
Top