Sistema hidráulico de transmissão e travões de estrada é igual ao de btt?

#1
Boa noite meus caros.
Venho pedir aqui alguns esclarecimentos.
O sistema hidráulico de transmissão e travões de btt podem ser adaptados às manetes de estrada??
Ou seja, posso utilizar o sistema de uma btt apenas adaptando as manetes?
Obg
 

zorza

Well-Known Member
#2
Teoricamente sim, uma vez que o funcionamento é o mesmo.
A manete empurra um embolo que empurra o óleo, que empurra as pinças do travão.. sistema igualzinho...

Não estou a ver é como vais colocar os copos de BTT a funcionar numas manetes de estrada...

Zorza
 
#3
... O sistema hidráulico de transmissão e travões de btt podem ser adaptados às manetes de estrada??
=
a +/-Tenho lá na garagem um par de pinças de travões de disco + um desviador de trás, ambos de BTT de 10V, que estão a sobrar de um upgrade que fiz na gordinha...


Surgiu-me um negócio do c@r@lh@ no OLX, para um quadro com travões de disco - o último ai!!! nas redondezas - mas atenção que não é nada dessas merd@s da DECATHLON, e muito menos em tamanho XXS, que eu meço para o mundial...

Compro umas manetes de estrada para disco no EBAY da Roménia e faço uma montagem do outro Mundo (Marte incluído)!!!

@agdmoreira, estarei muito longe:rolleyes:
 
#4
Teoricamente sim, uma vez que o funcionamento é o mesmo.
A manete empurra um embolo que empurra o óleo, que empurra as pinças do travão.. sistema igualzinho...

Não estou a ver é como vais colocar os copos de BTT a funcionar numas manetes de estrada...

Zorza
Obg pela resposta Zorza.
Outra questão, o que são os copos???
 
#5
=
a +/-Tenho lá na garagem um par de pinças de travões de disco + um desviador de trás, ambos de BTT de 10V, que estão a sobrar de um upgrade que fiz na gordinha...


Surgiu-me um negócio do c@r@lh@ no OLX, para um quadro com travões de disco - o último ai!!! nas redondezas - mas atenção que não é nada dessas merd@s da DECATHLON, e muito menos em tamanho XXS, que eu meço para o mundial...

Compro umas manetes de estrada para disco no EBAY da Roménia e faço uma montagem do outro Mundo (Marte incluído)!!!

@agdmoreira, estarei muito longe:rolleyes:
Podia ser! xD
Mas ando a estudar hipoteses para tornar a minha gordinha 26 numa bicicleta mais fininha para viagens com roda um pouco maior e mais versátil!! Já que as bicicletas de trekking e gravel estão pelas horas da morte!
 

cenazia

Well-Known Member
#6
Nunca investiguei muito o assunto, mas em termos de travões hidráulicos, antes de mais nada tens que garantir que ambos os sistemas usam o mesmo tipo de óleo, sei que há no mercado sistemas a usar dot, outros com óleos próprios manhosos etc...

Depois há a questão dos princípios hidráulicos em si, ao alterares o tamanho dos "bombitos" quer nas manetes, quer nas pinças, estás a alterar a força aplicada na travagem em relação ao desenho original, portanto funciona...mas não muito bem

ps: esta conversa é para manetes de estrada hidráulicas, para manetes mecânicas nem sequer vale a pena colocar a hipótese
 

zorza

Well-Known Member
#10
Costuma ficar onde esse reservatório?
eh pá.. mas quem é que vai montar isso.. és tu ou é um mecânico?? É que se és tu, parece-me que não tens muita noção de coisas importantes.

Ficam por cima das manetes, acima da linha de tudo que alimenta os travões com o óleo.

Já agora, cuidado com o óleo de travões. é altamente corrosivo!!!

Zorza
 
#12
Podia ser! xD
Mas ando a estudar hipoteses para tornar a minha gordinha 26 numa bicicleta mais fininha para viagens com roda um pouco maior e mais versátil!! Já que as bicicletas de trekking e gravel estão pelas horas da morte!
E quanto custa essa conversão?
Mete aqui o custo do material e já te dizemos se vale ou não a pena.
Quais são os travões que tens na BTT?
 
#13
ps: esta conversa é para manetes de estrada hidráulicas, para manetes mecânicas nem sequer vale a pena colocar a hipótese
Existem travões de disco mecânicos para uso com manetes de estrada, dois quais os TRP Spyre parecem ser os melhores e equipam muitas bicicletas de entrada de gama de marcas sonantes.
 
#16
Bem vou tentar responder a todos!
A minha bicicleta é uma Btwin Rafal 740 roda 26. Tem transmissão com 9 velocidades e um prato triplo com pedaleira maior de 44 dentes.
Os travões são uns Avid DB3.
Quem vai montar é o mecânico, mas ando a ver se dá, ou se compensa fazer a conversão!
A minha ideia passava por aproveitar todo o material que tenho na bicicleta, excepto as rodas que queria aumentar para umas 650.
No entanto não sei se existe essa possibilidade de aproveitar os travões e transmissão, alterandoa apenas os periféricos (manetes).
Pergunto apenas os periféricos pois já andei a ver e alterar tudo não compensa!!
Obg
 
#17
Esse travão usa DOT 4. Não estou a ver onde possas comprar só as manetes e que usem o mesmo tipo de óleo.
Mesmo que consigas encontrar as manetes, vais precisar de mais material!

Guiador e Fitas
Desviador Frontal
Desviador traseiro
Provavelmente a roda traseira
Pedaleiro ou pratos novos para conversão para 2 velocidades
Cassete 11 Velocidades
Corrente de 11 velocidades

Depois disto tudo corres o risco de ficar com um trambolho mal amanhado.
Sinceramente é um projecto que não tem boas bases para ser feito.

Abraço!


EDIT:
Esta geringonça teoricamente funcionaria, mas é preciso ver se é compativel com os travões AVID.
Obriga a usar guiador Giant!

 
#19
Esse travão usa DOT 4. Não estou a ver onde possas comprar só as manetes e que usem o mesmo tipo de óleo.
Mesmo que consigas encontrar as manetes, vais precisar de mais material!

Guiador e Fitas
Desviador Frontal
Desviador traseiro
Provavelmente a roda traseira
Pedaleiro ou pratos novos para conversão para 2 velocidades
Cassete 11 Velocidades
Corrente de 11 velocidades

Depois disto tudo corres o risco de ficar com um trambolho mal amanhado.
Sinceramente é um projecto que não tem boas bases para ser feito.

Abraço!


EDIT:
Esta geringonça teoricamente funcionaria, mas é preciso ver se é compativel com os travões AVID.
Obriga a usar guiador Giant!

Muito Obrigado pela partilha!!! Não conhecia nada parecido!! Vou pesquisar mais um pouco....

Abc