• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Simpatia na estrada.

Ma_Car

New Member
Pois bem,
Acho que ja disseram de tudo!
Eu habitualmente cumprimento, as vezes tenho resposta ou nao mas prontos...
 

Batista

Member
Epa....já me aconteceu estar tão mal que a unica coisa que consegui fazer foi mexer os olhos :) Mas compreendo que nem toda a gente que anda de bike sinta o "espirito".
 

grouk

Active Member
eu ha uns dias furei e como sou parvo e nao costumo andar com camaras , isto foi numa ciclovia montes de gente a passar em cima das suas meridas canyon e restantes e ninguem parou chegei a fazer sinal a um para parar e nada. ando sempre sozinho mas se visse alguem com uma roda na mao era incapaz de nao parar mas pronto é assim...
 

metalrider

New Member
Por norma costumo cumprimentar, mas na estrada é mais complicado. 1º Velocidade e vento dificultam a comunicação, especialmente quando o ciclista com que nos cruzamos vem em sentido contrário. 2º O esforço já é algum e embora por norma cumprimente todas as pessoas com quem me cruzo, é normal por vezes achar que não me ouviram. :p Mas cumprimento quase sempre, agora, se não ouvem ou não respondem, é lá com eles. :)
 
eu ha uns dias furei e como sou parvo e nao costumo andar com camaras , isto foi numa ciclovia montes de gente a passar em cima das suas meridas canyon e restantes e ninguem parou chegei a fazer sinal a um para parar e nada. ando sempre sozinho mas se visse alguem com uma roda na mao era incapaz de nao parar mas pronto é assim...

se costumas andar de bicicleta e optas por não levar camara só tives-te o que mereces-te...
desculpa a franquesa mas eu sou dos que levo tudo o que posso para me desenrrascar...
 

angel@

Member
Ontem, sábado de manhã pelas 9h00, tive um furo na roda traseira quando seguia na N10, depois do PIS.
Passou um grupo de 4 bttistas que foram os únicos que perguntaram se precisava de ajuda (por acaso até não precisava porque sei resolver o problema, mas aceitei a ajuda) e não se importaram de parar e perder alguns minutos do seu tempo.
Um gesto bonito que tenho de registar aqui no forum.
 

osicran

New Member
Desculpem divergir aqui um bocadinho dentro do tema: há uns meses eu pedalava algures entre Pessegueiro do Vouga e Oliveira de Frades e encontrei um ciclista parado num local ermo e que estava a tirar a roda de trás. Parei a perguntar se precisava de ajuda, ele agradeceu e disse-me que não e eu voltei à estrada. Uns metros à frente parece que tive assim uma espécie de rebate súbito... pois, eu tinha-me esquecido da bolsinha onde levo o material todo para as emergências!... Olha se ele tinha dito que precisava de ajuda... lol lol lol
 

pratoni

Well-Known Member
osicran, a ajuda serve nem que seja para segurar em alguma coisa. O que conta é a boa vontade...
 

barbosap

Member
Também não sejas mauzinho :)

Às vezes é aquela coisa do "amanhã faço isso", e vai passando. E só quando é preciso é que nos lembramos.

Por segurança, levo sempre uma camara de ar extra, e o kit de reparação. Sou um gajo com azar, e nunca se sabe! E se alguém precisar, não tenho problemas em ajudar.

E normalmente cumprimento quem passa por mim, ou me passa, até o. Às vezes até dá para um bocado de conversa e tudo.

Outra coisa são as palavras de apoio, quando se vai já sem pernas. Hoje por acaso já estava nesse estado. Até estava parado, e passaram por mim a dar ânimo. Agradeci, mas por acaso estava era mesmo enganado no caminho e já tinha subido um bocado por onde não devia :)

se costumas andar de bicicleta e optas por não levar camara só tives-te o que mereces-te...
desculpa a franquesa mas eu sou dos que levo tudo o que posso para me desenrrascar...
 

iMiguel

Active Member
Reparei que há mais simpatia nas estradas do que nos trilhos... Não é muita, mas sempre há.

Há uns dias atrás pedalava pelo Algarve com a bike de estrada e todos que passaram por mim, de bike, cumprimentavam, acontece que hoje no meu treino, levava a bike de BTT cruzei-me com uuns de bike e não me falaram... Aliás, só me falou um fulano e curiosamente passei por ele 2x quase no mesmo sitio, mas em sentidos inversos.

Será que os cumprimentos tem a ver com o tipo de bike que levamos? :p
 

jocarreira

Well-Known Member
Olha eu cá costumo cumprimentar todos, quer sejam com bikes de BTT, de estrada ou até alguns velhotes que vão descansadinhos na sua pasteleira! :)

O que acontece por vezes é que a malta fica sempre à espera se cumprimenta ou não e depois quando se decidem já passou o momento. Ou então há aquelas alturas em que uma pessoa já vai de rastos e acena ligeiramente com a cabeça mas às vezes nem isso se nota.
 

Nundraker

New Member
Eu ja pratico btt ha uns anos, e antes todos se comprimentavao, mas ultimamente ja
passo por grupos que nem um gesto, mas fixam os olhos na bike. :p
 

barbosap

Member
Hoje lá me calhou um furo, mas como tinha uma camara de ar extra e remendos, decidi parar e remendar.

Estava na zona de Paço de Arcos, e tive 2 ofertas de ajuda. Um homem que ia a pé e que perguntou se precisava de ajuda. Provavelmente não conseguia ajudar, mas foi de louvar. Outra foi um ciclista, que me perguntou: "Como é? Safas-te?", e eu respondi que estava tudo controlado e agradeci. Os outros, se calhar viram que estava a safar-me.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Eu falo sempre a toda a gente que se desloque de bike, um bom dia ou um tarde, não faz mal a minguem.
Se me respondem isso para mim é secundário.
Xau e boas voltas.
 

caliman67

New Member
sendo sincero: é como andar na rua,se tem cara simpática cumprimento senão não,posso enganar porém faço isto.
 

Dono do asfalto

New Member
Num post anterior referi que não levava (e continuo a não levar) a mal quem não me cumprimenta. Se ficasse mal disposto só por não me dizerem bom dia, boa tarde ou boa noite, mais valia não treinar!!! No entanto, hoje aconteceu-me uma cena algo esquisita...algo que nunca me tinha acontecido antes:

A cerca de 15 km do final do meu treino ia no meu ritmo normal quando passa 1 mesmo rente a mim a alta velocidade (eu ia a 32/33 km/h, o gajo devia ir a uns 40) e nem sequer me disse nada...fora o cagaço que apanhei. Só pensei para mim " Fazes uma tangente e nem abres a boca, deixa-te ir que já te apanho". Começo então a aumentar o ritmo sem o perder de vista e vou-me aproximando até me colocar na roda dele (ele que dê a cara ao vento (algum vento, mas nada de muito incómodo) que eu já tinha dado e muito;)), até que embalo e passo-o. E não é que no momento que estava a ultrapassá-lo cumprimentei-o e o gajo nada me disse???!!! Epá a sério, será que o gajo era mudo??? Não entendo este tipo de pessoas...e menos mal não me ter atirado ao chão à custa da "tangente".

Boas pedaladas:)

Boas pedaladas
 

Bruso

Well-Known Member
hoje também apanhei dois assim. Passaram seguidos bem à tangente. Nem abriram a boca. Mas també não tive paxorra para ir atras deles hehe.
 

p25m

New Member
Hoje em dia já ninguém sai para dar uma volta, tudo sai para treinar. Cumprimentar é para os fracos e estraga o record no strava
 
Quer dizer que se ao longo de uma volta (pouco importa o dia) aparecerem uma larga dezenas de ciclistas terei de dizer uma larga dezenas de cumprimentos??
Se for assim todos os dias, os treinos vão acabar por não renderem.
Por acaso, de carro, também digo bom dia e faço sinal a todos os automobilistas que andam na estrada e paro sempre para ajudar a montar um pneu!!! Ou quando vou correr também cumprimento toda a gente e ajudo a apertar os sapatos!!! Quando ando na rua também digo bom dia a todos e pergunto se precisam de ajuda para qualquer coisa!!!

Vá lá, não vamos dizer que quem não cumprimenta é falta de simpatia! Um ciclista ou cicloturista tem de andar prevenido, assim como um automobilista. Se sai para estar à espera de cumprimentos ou de ajuda quando fura vale mais ficar em casa. Também não quero dizer que se me aperceber de alguém que precisa de ajuda não pare e dê uma mão, claro. Se não me aperceber, que dê um berro muito forte e volta-se para trás!!

No meu caso, cumprimento de forma geral, no entanto, tenho a noção de que nem sempre o faço porque nem sempre dou conta (ouço o barulho da roda ou transmissão e lá vai ele), ou estou no limite de esforço, ou porque simplesmente não me apetece abrir a boca ou fazer sinal 50 a 100 vezes durante a volta.

Acho que não é falta de simpatia até porque se está a tornar banal ver muita gente de bicla. também não levo a mal se me fizerem igual a mim, pronto tenho dito.
 
Top