• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Serra de Montejunto

Burning Dogma

New Member
Porra 62%?!?!?!?!? Isso deve ser um pesadelo para manter a roda da frente no chão:D

Daniel, também vou com os Duros, embora não vá desde Lisboa por isso só vos apanho lá na Serra. Mas enquanto a maioria vai por Vila Verde dos Francos como faz sempre, o Tica Tica e talvez mais uns vão pelo Avenal e eu queria ir também para conhecer aquela parede:D Está-me é cá a parecer que vou mas é gastar os cleats dos sapatos por ter que subir a pé:D
 

20fps

Member
É pá, tb estou a pensar ir subir no Domingo. Estou a ver que vai dar assalto à Serra ehehe.

GeoRCZ , não te fies nessa altimetria do google, 62% nem de carro em primeira :)

18671721.png


A Subida pelo Avenal não sei por onde é, nem vejo no GMaps por onde é que se pode fazer.

É Vilar-Avenal-Pragança, será essa?

Vila Verda dos Francos

Pragança

Abrigada

Avenal?
 
Last edited:

Scorpio

Banned
GeoRCZ , não te fies nessa altimetria do google, 62% nem de carro em primeira :)

20fps ainda vou tirar isso a limpo com outros programas de avaliação de pendentes.

O que eu sei é que basta chover um pouco para não conseguir subir com o carro até casa dela. E realmente há carros que não sobem aquilo precisamente por não terem força, fui lá num Fiat Punto e desisti de tentar subir, pois ele engasgava em 1ª.

Boas subidas
 

RTC

Moderador
Staff member
Avenal??? Só a descer! :D

Nunca fiz. Recuso-me lol.
Segundo um amigo meu que tem pancada :p...a subida do Avenal tem 24% inclinação máxima, mas anda-se ali muito tempo a "patinar" com 20%.
 
Last edited:

SBRDYDY

Well-Known Member
eu ja subi santa eufemia e lá tambem tem uma grande pendente.
pra ja eu não to lá muito interessado em repetir a dose pois to mesmo afim e de ser o primeiro da malta
MAS SO SE ME DEIXAREM CLARO. LOLLLLLLL
voltando ao assunto santa eufemia, foi mesmo muito mau. a descer aquilo é empedrado e ia com o fernando duarte e ia a morrer de medo. e na subida o guiador deu uns dois estalos.....
nunca mais la voltei.
 

cokenim

Active Member
Pessoal quando eu disse que gostava de ver alguém subir o avenal com uma relação 39/23 e até mesmo 39/25,não foi com ideia de provocar ninguém.Nem foi com ironia.É que eu gostava mesmo de ver,pois eu sou um apaixonado deste desporto,isso para mim é espectáculo.Mas atenção por algum motivo o grande prémio JOAQUIM AGOSTINHO não passa por esta encosta.Companheiro Georcz quanto aos 62% isso é a ida, em que os ditos cujos ainda vão cheios e você está na pujança da idade.Porque se fosse á vinda com eles vazios o caso mudava de figura e você tinha que por o pé no chão.De salientar que trata-se de uma encosta e não de uma rampa com 300m como é o caso do gráfico.Eu com 44 anos não pretendo desafiar ninguém,mas espero que o companheiro Sintace aqui do forum forneça bons dados sobre esta subida.Esse sim com 18 ou 19 anos tem pica para desafiar qualquer um.
Suspeito que os números estão ao contrário......62 ou 26 ? :cool:
 
Last edited:

Scorpio

Banned
Companheiro Georcz quanto aos 62% isso é a ida, em que os ditos cujos ainda vão cheios e você está na pujança da idade.Porque se fosse á vinda com eles vazios o caso mudava de figura e você tinha que por o pé no chão.

Concordo a 100% com o amigo stress, pois subir com os pneus bem atestados provoca muito menos atrito, facilitando assim a progressão no terreno.

Só não percebi para que é que se esvazia os pneus para descer! :)

Boas pedaladas
 

Burning Dogma

New Member
Como disse o Daniel, a subida de Santa Eufémia em Sintra também tem uma pendente maluca. Já a fiz com 39-25. Dói muito mas consegui subir. Eu gostava era de saber se a do Avenal é mais longa que a Santa Eufémia. Já me disseram que zonas de descanso não há. Ainda estou a ponderar se monto o prato de 30 dentes para lá ir:D
 

cokenim

Active Member
Aquilo não deve chegar a 1500m de extensão,pois nunca me lembrei de verificar a distancia,tal não é a concentração nestas alturas.Mas atenção o falso descanso só chega quando esta estrada se junta com a que vem de Vila verde faltando ai uns 4 ou 5kms até as antenas.Os 1500m (cálculo) considero da entrada no Avenal até o entroncamento com a estrada de vila verde.
Atenção ao desgaste causado pelo vento,há uns bons meses que não apanho um dia sem vento lá para aqueles lados. É dose chegar ali sozinho já com alguns Kms nas pernas.
 

Burning Dogma

New Member
Pelo que vi no Google Earth, do final da povoação do Avenal até ao cruzamento é pouco mais de 1km. Mas além do vento como foi referido, já me disseram que não há zonas de descanso! Logo se vê, se não conseguir subir na bike, subo a pé. Afinal, as pernas também servem para andar:D
 

20fps

Member
Ora nem mais.

Nelson, "mete isto na cabeça" e vais ver que subir pelo Avenal vai parecer plano.

- A Subida -
É a nossa arrogância que nos faz subir montanhas? Porque nos sentimos tão bem quando chegamos ao alto?
Certamente é o nosso masoquismo interior, numa busca pessoal da camisa das bolas vermelhas.
No coração do desporto está o sofrimento. Não apenas a tolerância, mas principalmente a negociação com a dor. E, nada exige mais capacidade de negociação que uma subida.
Não é por acaso que o Rei da Montanha tem muito mais prestígio do que o Rei do Contra Relógios.
Será que quanto mais sofremos mais nos encontramos e mostramos quem realmente somos? Talvez exista algo de errado connosco, os ciclistas. Ou talvez algo de muito certo!
Seguimos com a pressão nos pedais, pernas queimadas, ácido láctico acumulando no corpo mas com a cabeça e corpo unidos, numa sobrevivência até à vitoriosa. Vitória essa que importa mesmo sem que ninguém tenha visto. Nós vimos! Sentimos a exaustão das últimas pedaladas e saberemos para sempre o sabor de ter vencido. Nada se compara a uma subida!
 

zé Marco

New Member
O inicio da subida do Avenal da-se logo ao inicio da localidade, sendo a parte mais dura assim que se sai do Avenal. Esta subida para mim é brutal, dura mas é algo de extraordinário chegar à estrada que vem de Vila Verde. Daí até ao cimo de Montejunto parece que vamos a rolar tal a coça que levamos a subir o Avenal ;)
 
Top