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Selim a escorregar no espigão

joseruivo

Well-Known Member
Boas,

tenho o selim a escorregar para trás no espigão de selim. Já apertei bem, eu e o mecânico. Já pus cola de rosca, porque suspeite que fosse daí o problema, mas não, quando vou reajustar o parafuso continua com aperto.

Alguma sugestão para o mistério?

Obg,
joseruivo
 

NULL

Moderador
Staff member
Boas,

tenho o selim a escorregar para trás no espigão de selim. Já apertei bem, eu e o mecânico. Já pus cola de rosca, porque suspeite que fosse daí o problema, mas não, quando vou reajustar o parafuso continua com aperto.

Alguma sugestão para o mistério?

Obg,
joseruivo

Os carris correm no suporte do espigão?
 

Carolina

Well-Known Member
Meter fita à volta dos carris, uma que seja áspera do lado de fora. Assim aumenta o atrito com o espigão e deve evitar que escorregue.

De qualquer forma é esquisito. Já viste se o formato dos carris se adequa ao aperto do espigão? Alguns selins têm os carris com um formato mais oval do que redondo.
 

vhugocosta

Well-Known Member
Qual é a marca e modelo do espigão?? é DEDA?? Tive o mesmo problema, mesmo depois de desengordurar e lixar os carris do selim e o suporte no espigão, só consegui alguns resultados aceitáveis quando coloquei um pouco de pasta de montagem p/componentes de carbono.
 

joseruivo

Well-Known Member
Meter fita à volta dos carris, uma que seja áspera do lado de fora. Assim aumenta o atrito com o espigão e deve evitar que escorregue.

Fita de guiador?

De qualquer forma é esquisito. Já viste se o formato dos carris se adequa ao aperto do espigão? Alguns selins têm os carris com um formato mais oval do que redondo.

Nunca sequer tinha ouvido falar de semelhante fenómeno!! Vou olhar melhor para os formato dos carris. Antes tinha lá um Selle SMP Hybrid, nunca tive problemas. Agora tenho um Selle SMP Lite 209
 

joseruivo

Well-Known Member
Qual é a marca e modelo do espigão?? é DEDA?? Tive o mesmo problema, mesmo depois de desengordurar e lixar os carris do selim e o suporte no espigão, só consegui alguns resultados aceitáveis quando coloquei um pouco de pasta de montagem p/componentes de carbono.

Marca Cannondale, que vinha de origem na bicicleta. Vou experimentar lixar sem perder as indições de distância no lado de fora do carril direito. A pasta de montagem de carbono também faz efeito em componentes que não sejam de carbono? Nem os carris nem o espigão são em carbono
 

NULL

Moderador
Staff member
Já me aconteceu. No meu caso o problema era empeno nas duas peças que fixam os carris. Como os parafusos de aperto eram no centro das peças elas curvaram ao ponto de tocarem uma na outra sem que o carril ficasse apertado ao ponto de não se mexer. Portanto, ao apertar elas encostavam uma à outra no centro... Resolvi desempenando as duas peças que apertam os carris... não voltou a acontecer.
 

scubalu

Active Member
Massa de montagem para peças em carbono costuma resultar pois aumenta o atrito, mesmo sendo peças de aluminio
convém respeitar o torque de aperto dos parafusos para não criar os tais empenos nas peças de fixação nem partir nada.

Abraço,
 

vhugocosta

Well-Known Member
Marca Cannondale, que vinha de origem na bicicleta. Vou experimentar lixar sem perder as indições de distância no lado de fora do carril direito. A pasta de montagem de carbono também faz efeito em componentes que não sejam de carbono? Nem os carris nem o espigão são em carbono

Certamente não tem o mesmo efeito que em superficies de carbono, mas mal também não faz (acho eu). Tal como já foi dito aquilo basicamente aumenta o artritio em superficies lisas, equivalente a x/y Nm sem ser através do aperto.
 

joseruivo

Well-Known Member
No meu caso o problema era empeno nas duas peças que fixam os carris. Como os parafusos de aperto eram no centro das peças elas curvaram ao ponto de tocarem uma na outra sem que o carril ficasse apertado ao ponto de não se mexer.

No meu caso os parafusos são à frente e atrás... Vou tentar a massa de carbono. Noutro sítio já li a sugestão de papel de lixa, mas inclino-me mais para a massa
 

NULL

Moderador
Staff member
No meu caso os parafusos são à frente e atrás... Vou tentar a massa de carbono. Noutro sítio já li a sugestão de papel de lixa, mas inclino-me mais para a massa

São à frente e atrás mas alinhados com o quadro, certo? A força que exercem é no centro da peça, não sobre os laterais das peças... Se eles cederem as peças encostam a meio e não exercem força suficiente para prender os carris...
 

joseruivo

Well-Known Member
São à frente e atrás mas alinhados com o quadro, certo? A força que exercem é no centro da peça, não sobre os laterais das peças... Se eles cederem as peças encostam a meio e não exercem força suficiente para prender os carris...

Ora bolas!
 

pratoni

Well-Known Member
li aqui que alguns espigões não eram lá muito compatíveis com alguns modelos SMP e este selim parece ser um deles.

Qual é o espigão?
 

pratoni

Well-Known Member
Talvez um dos parafusos nao esteja a apertar o suficiente.

Estes sistemas de 2 parafusos opostos, um a frente e outro atras, por vezes ao apertares um deles o outro fica mais frouxo e vice versa.

Tem que se verificar o aperto dos dois parafusos sempre após algum ajuste, seja em qual for...
 

joseruivo

Well-Known Member
Talvez um dos parafusos nao esteja a apertar o suficiente.

Estes sistemas de 2 parafusos opostos, um a frente e outro atras, por vezes ao apertares um deles o outro fica mais frouxo e vice versa.

Tem que se verificar o aperto dos dois parafusos sempre após algum ajuste, seja em qual for...

O de trás estava bem apertado, mas o da frente não o_O Imaginei que ao apertar o de trás o da frente ficasse apertado pela força oposta exercida pelo de trás, mas não... Veremos na próxima saída se resolveu.
 
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