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Scott FOIL

SLM

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Bem...o certo é que esta filosofia "aero" parece estar a ganhar fôlego. Eu assumo-me um pouco céptico. Mas estou sempre disposto a aprender com quem perceba de física (já que eu sou literalmente nabo nesse aspecto;))

É que olhando de frente para o conjunto bike + ciclista, não será de esperar que o grosso da resistência ao fluxo do ar venha do ciclista e não da bike? O que me leva a questionar: o que de facto se ganha com estes quadros? Não estaria eu melhor servido, poupando os +5000 euros e melhorando a minha posição na bicicleta?

Agora se me disserem que, num conjunto perfeitamente optimizado do ponto de vista aerodinâmico, este quadro poupa umas dezenas de joules, eu calo-me. Mas também digo que aí já entramos no capítulo da performance competitiva, onde reza o cliche que cada segundo conta.

Este é a meu ver o grande problema dos dias de hoje. Ao ler a propaganda das marcas é preciso ter em atenção se as soluções apresentadas funcionam; se se adequam à minhas necessidades e, finalmente, se valem o que custam.
 

hmbe

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Alguem confundiu finalidade com estética... quando toda a gente estava a falar que eram diferentes esteticamente, outro(s) diziam que eram iguais porque tinham a mesma função... houve um problema de "cegueira" de quem só quis ver função e não estética.

Conclusão são diferentes esteticamente, "marcam-se" mutuamente no campo do segmento a atingir!

Uma coisa é certa para o tipo de utilização que lhes damos estas bicicletas servem de pouco ou nada em relação a Addict's, Tarmac's, etc.
 
Deixem-me só acrescentar que se trata de uma resposta destes dois gigantes (Acompanhados da Cervélo, que tem o Hushovd e outros a correr num novo modelo) à tendência iniciada no ano passado por esta altura, pela Canyon, com o lançamento da Aeroad.
Curiosamente, esta última fez o quadro muito orientado para ciclistas como o Phillip Gilbert. Não sei como os trepadores vão reagir a esta nova tendência, mas o que é certo é que no Tour, maior parte destes ainda estão a usar os quadros anteriormente fornecidos pelas marcas. O Contador mantém-se fiel à Tarmac, o Van den Broek enquanto correu esteve com a Ultimate CF e o Teejay van Garderen tb não usa a Venge, tal como faz o seu companheiro de equipa, Mark Cavendish, mas sim a Tarmac.... A estar atento nos tempos futuros.
 

tranquilo

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hmbe percebo isso que dizes mas neste penso que ninguém estava a a falar de função. Aliás ainda não percebi a "função" destas bicicletas que as torna tão parecidas... Só estou a ver a hipótese de serem bicicletas dirigidas para fugas em que se passa muito tempo de peito ao vento? Gostava que alguém me explicasse. A sério, não estou a brincar.
Há muito tempo que existem bastantes bicicletas aerodinâmicas e nenhuma destas traz muito de novo (para não dizer nada) por isso não percebo como se podia estar a falar de função. A Venge até é menos muito menos rígida que a Tarmac enquanto que a Foil tem uma rigidez muito semelhante à Addict (que por sua vez tem uma rigidez semelhante na mesma gama de valores da Tarmac) portanto até posso dizer ao calhas que têm uma função diferente não? Estas bicicletas usam filosofias completamente diferentes para canalizar o ar, uma delas tem em conta que se usem perfis altos nas rodas etc. A única coisa em comum é que as marcas dizem que elas são aerodinâmicas.
Tal como o SLN também desconfio muito das tretas que as marcas impingem que na realidade têm uma utilidade muito reduzida. Acho que só serve para inventar mais um topo de gama para chular ainda mais :D Quer dizer então estas bicicletas são aerodinâmicas e nem sequer escondem os cabos à frente do guiador ou o travão da frente que são a primeira parte da bicicleta a entrar em contacto com o ar????? Aposto que foram desenhadas em laboratório sem cabos para os números serem bonitos! E não nos podemos esquecer as imagens do fluxo de ar que eles tanto publicitam nem sequer correspondem à realidade se se usar um ou dois bidons (como toda a gente). Tretas das marcas...
Ainda tenho de descobrir em que site é vi um estudo de uma universidade americana que dava a contribuição de cada parte do conjunto bicicleta mais ciclista para a força de atrito. Se bem me lembro a contribuição do quadro da bicicleta era inferior à das capas dos sapatos! Portanto qual é a função destas bicicletas? A função delas é de alguma maneira diferente da Tarmac ou da Adict? Chego à conclusão que a função delas é fazer crer os compradores fieis que já não têm o topo de gama e que eventualmente precisam de fazer um upgrade :D
Visualmente penso que toda a gente concorda que são COMPLETAMENTE diferentes... quer dizer, por exemplo, afirmar que uma bicicleta sem sloping é visualmente semelhante a outra com bastante sloping e que ainda por cima tem uma bossa... não cabe na cabeça de ninguém... só o tamanho e forma dos tubos é tão distinta que enfim, nem sei que diga.
Bem já me estiquei muito e chego à conclusão que preciso de abrir mais olhos já que penso pouco sobre estas coisas... tenho de me dedicar a mandar frases filosóficas para o ar sem me debruçar sobre o assunto não é?

Abraço
 

ivan

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eu discordo sao totalmente iguais entre si e qualquer uma que por ai ande no mercado, tem um quedro, ambas tem transmisao, 2 rodas, selim e Guiador. de resto a meu ver ainda estao a milhas das verdadeiras aerodinamicas que por sua vez sao mais pesadas que as all rounder, mais uma treta para sacar dinheiro a que resolver nelas gastar.
voces esquecem-se do factor mais importante na bike que é o motor. com ele mal afinado podemos ter o melhor chasis e ser ultrapassados por uma vintage numa subida ou recta.
 

silvioferraz

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Pois, então se calhar uma bike de ferro dos anos 70 nas mão do Contador ou do Cavendish dava igual...

Como alguém disse, ao mais alto nível, estas bikes contam, nem que seja para roubar uma milésima de segundo e são dirigidas aos roladores/sprinters. MarK Cavendish já não quer outra, assim como Mathew Goss da mesma equipa. Thor Hushovd e Gilbert também optaram por este tipo de bikes ( Aero ), se calhar eles são ceguinhos também, e só nós é que perebemos que estas bikes não trazem vantagem.

Quanto ao meu ponto de vista nas semelhanças entre a Foil e a Venge, vejo muitas. Logo a começar no grafismo/cor e a acabar nos angulos mais fechados e diametros da tubagem. Não é por uma ter um Slopping mais acentuado que a outra, que me distraem. As duas marcas entraram em rota de colisão à muito e esta é mais uma prova de que a luta está bem acesa.
 

tranquilo

Active Member
Eu não disse que estas bicicletas não trazem vantagens, simplesmente que as supostas vantagens aerodinâmicas não são tão boas (nem de perto) como eles as pintam. Engraçado é que a bike do Cavendish nem sequer é a mesma que a Specialized vai vender ao público... teve de ser alterada para ter a rigidez que que ele quer. Uma bicicleta de sprinter tem de ser rígida que é algo que Venge não é (não quero dizer com isto que é boa ou má)! Não percebes que as marcas pagam para estes corredores usarem as bicicletas como promoção? E não achas estranho que num pelotão de 200 nem sequer mais de 4 ou 5 usam bicicletas deste tipo? A Specialized, Canyon e Cervelo patrocinam quantas equipas no Tour? HTC+Saxobank+Lotto+Garmin ou seja pelo menos 36 corredores... É verdade, deve ser por causa do Cavendish ter mudado de tipo de bicicleta que ele anda a ganhar muito mais este ano LOL

Falemos grafismos então, já disse que neste modelo em particular a Venge copiou claramente a Scott que copiou a BMC mas adiante, vamos ver os modelos que vão ser disponibilizados ao público (nota: não vou incluir o modelo da maclaren que custa só o quadro $8000)
Specialized:
9570

9560



Scott:
foilpremium.jpg

9d87d55dd322a153829067a99ae55e92.image.750x461.jpg

foilr1.jpg


Como podes ver são mesmo semelhantes no grafismo... not.

Também não percebo como podes dizer que os diâmetros das tubagens são parecidos porque simplesmente não são. Nem se quer se pode falar muito bem em diâmetros no caso da Scott. De que ângulos fechados falas?


Nem sei para que me dou ao trabalho de me tentar explicar... acho que te armaste em esperto ao dizer que eu me recusava a ver e que sou cego e tudo mais e não estavas à espera que te contrariassem é isso? E agora defendes a tua dama sem argumentos de jeito só para não dares a parte fraca? É que eu não me importo nada de estar enganado se provarem que estou enganado, depois há outro tipo de pessoas que nem quando lhe esfregam na cara os factos se recusam a deixar de ter razão...

Abraço, fica bem, pedala muito.
 

SLM

New Member
Só para dizer que o grafismo da Venge faz doer a vista:D Eu concordo com hmbe. Só assim percebo o comentário do Silvio ao dizer que ambas as marcas estão em "rota de colisão". O que é discutível.

Penso que quer a scott, quer a specialized tem uma fatia grande de mercado e um modo mais "agressivo" de fazer marketing. De tal forma que estes dois projectos acabam por ser falados com grande pompa na imprensa, quando esta tendência "aero" já vinha sendo percorrida, nomeadamente pela Cervelo, Felt e mais recentemente a Canyon (certamente outros constructores mais pequenos, que não chegam ao grande público).

A associação com a McLaren então acaba por ser ouro sobre azul. Quando me falam em McLaren eu penso em performance, velocidade....as linhas agressivas da bicicleta Specialized contribuem ainda mais para essa ideia. E depois lemos que a McLaren apenas contribuiu para o desenvolvimento do carbono utilizado e nada teve a ver com o design "aero" da coisa.


Atenção, não estou aqui a atacar o conceito. Como já disse no meu primeiro post, tenho reticências acima de tudo na peso destas inovações no conjunto bike+ciclista. Também não estou a atacar nenhuma marca. Simplesmente acho muito curiosas as estratégias de comunicação, as mensagens subliminares...enfim, a forma como o produto é vendido.
 

andre16331

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Tranquilo ao poder.... ! lol Já que não há ou pouco há a acrescentar ao que foi dito só posso dizer que concordo com os argumentos diferenciadores dos dois modelos que o tranquilo apresentou ! Já ouvi alguém falar no novo modelo da cervelo mas não entraram em detalhes. O modelo em questão é o S5 !

Vejam este vídeo :
[video=youtube;BeP4DgEcCZk]http://www.youtube.com/watch?v=BeP4DgEcCZk[/video]

P.S: David zabriskie em molde de gesso (ou porcelana, que também é utilizada hoje em dia) ! eh eh !
 

tranquilo

Active Member
@Jimlizard
Essa que referes é a R5Ca que é uma versão diferente e limitada da R5. A que o andre16331 se refere é a S5 que é a interpretação de bicicleta aerodinâmica da Cervelo. Pelo menos a S5 leva em conta que os ciclistas usam bidons :)

S5:
wpid-2012-cervelo-s5-aero-road-bike-600x370.jpg


@silvioferraz
Caríssimo eu não estou a fazer campanha nenhuma. Tenho um defeito (de entre muitos) que é gostar de discutir as coisas sem problemas nenhuns através da troca de argumentos normais. Gosto muito de discussões acesas que se baseiam na troca de ideias e sem faltas de respeito. Mas tenho dificuldade em suportar o paternalismo, chico-espertos e pessoas que em vez de discutir as coisas gostam de mandar umas bocas só porque lhes apetece. Coisas que como deves ter reparado te caracterizam mesmo bem.

Abraço
 

Cannondale_27

New Member
Boas

Assim que vi as respostas ao tópico que abri, até fiquei perplexo com tanta resposta, obrigado pessoal!!

Na revista anterior já tinha visto o modelo da SPEC, achei a máquina linda, mas como sempre fui fã da Scott, quando vi esta FOIL na revista seguinte, fiquei ainda mais contente.
As diferenças entre as 2 marcas são alguns, nos aspectos já mencionados anteriormente, o que eu queria mesmo era ser familiar dos engenheiros que as produziram, podia ser que me calhasse uma destas, ou talvez umas rodas ZIPP para a minha Bianchi (isso é que era) eheh
 

jimlizard

Member
Tens toda a razão, tranquilo! É que eu até sabia que as S eram as mais aerodinâmicas (e mais pesadas), mas acho que tenho andado tão apaixonado com a R5ca, que imaginei logo que o André a colocou aqui e nem me lembrei da diferença. :D
 

duchene

Well-Known Member
Jim, 5 números e duas estrelas...

Se te enganares e colocares um 2 na quantity da encomenda não há problema, o meu tamanho é o 58. :D
 

tranquilo

Active Member
Ui! Isso de andar apaixonado por quadros de bicicleta que custam 8500€ pode ser perigoso :D
Pensando bem, quanto é que me pagam por um rim? Podemos viver só com um não é :rolleyes:?
 

Cancellara

New Member
Epá, deixem lá as picardias para o futebol, senão os moderadores vão ter que intervir e isso era chato... ;)

...

Pode ser muito eficaz mas, esteticamente, não gosto nada dessa Cervélo.
Pelas outras duas em questão também não morro de amores mas, a escolher uma, ia para a Venge.
 

andre16331

New Member
Acho que pelo rumo que este debate tomou, este tópico devia estar também area "Discusão geral", mas como isso não deve ser autorizado pelos "superiores"... lol ! A discusão é importante mas o que me parece, como já foi dito atrás, é que há users que, derivado da sua casmurrice, não gostam de admitir o erro. Herrar é humano pessoal ! Não estou a apelar para que sempre confrontados admitam levianamente e sem espírito critico que estão equivocados, mas não chegar ao ponto do ego se sobrepôr à racionalidade e de mesmo conscientes desse mesmo erro persistir como um puto que está na idade dos porquês !

@Tranquilo: Não te ponhas com ideias ! eh eh !
 
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