• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Scott CR1 by Nozes

Nozes

Active Member
Boas rapaziada jovem!

Alguns de vocês já me conhecem do Forum Btt,para quem não me conhece tenho 40 anos,pratico btt há 26 (sim!) e estrada há uns 10.
Não faço competição em estrada,talvez para o ano participe em algum Granfondo para ver como é. De resto gosto de pedalar em estradas com pouco trânsito (tenho imensas onde vivo) e as minhas pedaladas são mais pela qualidade que pela quantidade de kms,raramente faço mais que 3h.

Esta é a minha 3ª bike de estrada,e a primeira que monto de raíz. Antes tive uma Sunn Trips (cromoly,Shimano Exage,14v,11kg) e uma Massi de carbono praí de 1997 (Shimano Ultegra,9v,Cosmic,9kg).


Nesta bike o quadro,espigão e selim e travões são os únicos componentes usados,tudo o resto é novo e foi pensado e repensado antes da montagem. Tive nos últimos tempos bastante tempo para estar sentado a pensar o que queria fazer,já que em Junho fraturei a tíbia numa queda e só voltei a pedalar esta semana.


Então cá está ela:












Fica a lista de componentes,com a promessa de fazer uma análise e apresentação mais pormenorizada numa outra ocasião.


Quadro - Scott CR1 Team 2009 54cm
Forqueta - Scott CR1
Direcção - FSA Orbit Z
Avanço - KCNC Fly Ride 100mm 6º
Expansor - Tune GumGum
Tampa - Tune 3K
Guiador - 3T Rotundo Pro 42cm
Fitas - Deda Traforato
Espigão - Funworks carbono 350mmx27.2
Redutor - USE Thermoplastic 31.6 => 27.2
Aperto espigão - Scott
Selim - Selle Italia SLR XC
Manetes - SRAM Rival 22
Desviador trás - SRAM Rival 22 WiFli
Cassete - Shimano Ultegra 11v 11-32
Corrente - Shimano 105 11v
Desviador frente - Shimano 105
Pedaleiro - Shimano 105 50-34
Pedais - Ritchey Pro Micro
Travões - Planet X CNC
Rodas - New Race Comp 22
Câmaras - Hutchinson
Pneus - Michelin PRO4 23mm
Suporte de bidon - Lifeline titânio


Peso 7,12kg

O objectivo era sub 7kg,mas como sempre os fabricantes fazem questão de nos querer enganar,e então o objectivo fica para quando encontrar uns pneus tubeless ready leves e a preço decente.


Boas pedaladas!
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Amigo Nozes aqui pelo forum ciclismo ja nao ouviamos falar em peso ha algum tempo...

Ultimamente tem-se reparado mais e na altura dos selins... E gosto do teu...Nem tanto acima, nem tanto abaixo...Bem equilibradinho...

ja agora devias de ter mantido a MASSI...:)

Desejo-te recuperacao rapida, tambem ja fui vitima do mesmo por 2 vezes e nao e nada bom...Volta rapido e por enquanto pedala suaveee! :)

grande abraco
 

Wawando

Well-Known Member
Boas Nozes, bela maquina!
Tens uma optima relacao qualidade vs peso vs investimento!
Pelos componentes pensei que pesasse mais na casa dos 7.5kg.
Podes acrescentar o peso dos componnetes para perceber como conseguiste optimizar a coisa?
Abraço
 

grouk

Active Member
também estou a usar um expansor desses na venge mas fiquei com um ligeiro tic tic quando pedalo em pé julgo que vem da união do avanço com a forqueta. não te aconteceu o mesmo?
 

Nozes

Active Member
Obrigado malta.

alberto a minha fratura foi nos planaltos da tíbia,não fui operado porque felizmente ficou tudo no sítio. O problema agora é a extensão total da perna,está difícil de voltar ao normal,e a força na perna também está longe de ser a mesma. O médico mandou-me pedalar,não me podia ter dado melhor receita :)

grouk Ainda só andei ontem 1h e pouco,mas não ouvi barulhos nenhuns vindos dali,nem me parece que o expansor faça diferença...para confirmares é fácil tirares a tampa e o expansor fora e andares sem ele. Acredito mais que o barulho seja da caixa de direcção...

Wawando Obrigado! Como comprei o quadro barato,gastei no total uns 1350€,e estou realmente contente de ter chegado a este peso com este orçamento,sem arriscar em coisas muito "duvidáveis" como componentes "réplica" chineses. Obviamente tive de comprar muita coisa online,e revirar a net do avesso à procura dos melhores preços.

Sai então uma lista de componentes com pesos:

Quadro - Scott CR1 Team 2009 54cm 1027gr
Forqueta - Scott CR1 405gr
Direcção - FSA Orbit Z 78gr
Avanço - KCNC Fly Ride 100mm 6º 120gr
Expansor - Tune GumGum 10r
Tampa - Tune 3K 4gr
Guiador - 3T Rotundo Pro 42cm 247gr
Fitas - Deda Traforato 40gr
Espigão - Funworks carbono 350mmx27.2 128gr
Redutor - USE Thermoplastic 31.6 => 27.2 25gr
Aperto espigão - Scott 15gr
Selim - Selle Italia SLR XC 190gr
Manetes - SRAM Rival 22 325gr
Desviador trás - SRAM Rival 22 WiFli 192gr
Cassete - Shimano Ultegra 11v 11-32 284gr
Corrente - Shimano 105 11v 255gr
Desviador frente - Shimano 105 89gr
Pedaleiro - Shimano 105 50-34 839gr (rolamentos Ultegra,92gr)
Pedais - Ritchey Pro Micro 210gr
Travões - Planet X CNC 215gr
Rodas - New Race Comp 22 1520gr (com fitas tubeless)
Câmaras - Hutchinson 78gr/98gr
Pneus - Michelin PRO4 23mm 195gr/197gr
Apertos - Titânio chinês 50gr (não estavam na lista original)
Suporte de bidon - Lifeline titânio 25gr

Cabos e espirais não pesei,são os SRAM normais,mas pelas minhas contas ficaram em 200gr (mudanças e travões).

Vi imensas montagens por essa net fora,toda a gente tem quadros de 950/960gr,sempr gostava de saber o porquê do meu quadro pesar mais 70gr.
Assim como as rodas,que segundo o fabricante deveriam ter 1440gr e pesam mais de 1500.

Opiniões e etc são bem vindos!
 

grouk

Active Member
o barulho nao é propriamente do expansor mas como tem aquela borracha que nao consegue micro alargar a forqueta e carbono na forqueta e carbono no avanço origina este crikcrik pelo menos no meu caso. vou experimentar por aquela pasta de montagem um dia destes a ver se desaparece
 

grouk

Active Member
há varios factores que fazem o peso de um quadro variar, um é obviamente o tamanho, outro é a pintura. uma pintura pode adicionar quase 100g a um quadro, no ww. nos quadros sworks nota se muito isto a maioria dos sworks sao mate sem verniz enquanto que os specialized levam verniz

está muito bom peso para o orçamento
 

crisgcj

New Member
Nozes. Bela maquina que ai tens! Para o orçamento está muito boa essa montagem. A minha Addict também foi montada mais com a cabeça do que com o coração. Senão o orçamento ia por agua abaixo num instante.O peso de alguns componentes como já se sabe são só no papel. Depois quando se vão pesar parece que engordaram!:rolleyes: Esse quadro é bastante bonito e gosto especialmente dos gráficos e cores que a scott usou nestes modelos. Inteligente a escolha da linha Rival da SRAM. Para o preço è a mais equilibrada, e com um peso e fiabilidade excelentes. Tenho um irmão que corre nos Juniores e usa sram Rival e aquilo é super fiável. E os miudos não são nada meigos com as transmissões. Levam pancada nas provas que até doi de ver! Espero que te dê muitos km de prazer!Pois afinal é para isso que elas servem!Para nos dar prazer!:eek:
Fiquei curioso com a questão dos pneus tubeless pode ser uma boa solução para tirar peso e suavizar um pouco a maquina !? Parece que só a hutchinson é que tem uns fiáveis! Será que há mais!?
Abraço e rápidas melhoras. A fisioterapia assim até deve dar gosto fazer!?;)

Cristiano
 

Nozes

Active Member
Obrigado!

Isto da "guerra ao peso" com orçamento baixo não é fácil,mas é um desafio entusiasmante e estou contente com o resultado.
A misturada na transmissão foi motivada também pelo peso e preço,mas até agora tudo funciona em harmonia...tenho ali umas fotos prontas para fazer uma análise dos primeiros 100km,mais logo ou amanhã já trato disso.

Tenho estado atento às novidades em pneus tubeless no mercado,mas por enquanto não encontrei um pneu cumpra os requisitos de preço/peso/ qualidade que procuro.
A Hutchinson foi a marca pioneira,e tem actualmente um novo pneu tubeless ready interessante. Depois a Schwalbe tem o One,a IRC tem também um pneu tubeless ready...e existem outras marcas. Os ganhos a rolar são muito bons,pelo que li aqui: http://www.bicyclerollingresistance.com/
A minha ideia inicial eram pneus 25,mas o quadro não tem espaço,e então talvez num futuro próximo opte por um pneu tubeless ready 23 na casa dos 240gr.

A fisioterapia a pedalar tem sido muito boa,até posso dizer que me sinto melhor a pedalar que a andar :)

Boas pedaladas!
 

taomosh

New Member
O teu medico é amigo, imagino a tua cara quando saís te do consultorio, qual joker hehehe
A tua bike tá espetacular com uma montagem inteligente e ao mesmo tempo "limpa". Parabéns
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

com que então o camarada Nozes também anda por cá. Muito bem vindo. :)

...antes de mais, desejos de boa, e rápida recuperação. Independentemente do motivo, sermos forçados a parar de pedalar, é HORRÍVEL (creio que todos sabemos o que isso é).

Quanto à "mota", é o que se vê. Um brinquinho. Boas voltas, e bons relatos por cá. ;)

BIG abraço
 

Nozes

Active Member
Boas malta,

Obrigado pelas boas vindas.
Como podem ver pela minha data de registo,já por aqui espreitava há bastante tempo,mas a minha anterior bicicleta não tinha o meu "toque" pessoal,e não a achava interessante o suficiente para mostrar aqui.
De qualquer modo,serviu-me muito bem para as minhas fracas capacidades como ciclista de estrada,e foi (na minha opinião) um excelente negócio quando a comprei: Quadro Massi de carbono,Dura Ace e Ultegra,Cosmic,selim SLR...8,9kg,por 400€,há cerca de 7 anos.
Fica uma foto do último dia na minha posse,já com umas alterações (pedaleiro Miche,desviador Shimano XT,cassete SLX 11-28 e selim Essax):





Mas é da Scott CR1 que aqui tratamos aqui. Pedalados os primeiros 100km (distribuídos por 3 voltinhas :) ) já posso tirar umas impressões iniciais para partilhar aqui.

Transmissão:







"SRAMANO"? "SHIMARAM"?

É uma mistura,sim,mas até ver funciona bem. Manetes e desviador de trás Sram Rival 22,pedaleiro,desviador da frente e corrente Shimano 105,rolamentos da pedaleira e cassete Shimano Ultegra.
Como em todo o resto da bicicleta,foi a relação peso/preço/qualidade que me levou a escolher os componentes. É a primeira vez que uso manetes Sram e a habituação ao seu funcionamento muito diferente das Shimano demorou apenas umas dezenas de kms. Gosto particularmente do formato das manetes de travão. Como desvantagens,sinto a falta da posição intermédia nas mudanças da frente,e a pedalar de pé a manete não dá tanto apoio para agarrar como uma Shimano (é mais "magrinha").

O desviador de trás é muito suave,mesmo nesta cassete 11-32. Por falar nela,alguns poderão "torcer o nariz" a andamentos tão leves,mas para mim vai ter de ser mesmo. Já era gajo para pedalar em rotação,e quase sempre sentado,e com este problema na perna não vou melhorar em nada. Tudo isto porque embora tenha do sítio onde vivo para Sul muito bom terreno para rolar,a mim o que me atrai é sair para Norte e fazer umas voltinhas pelas sossegadas estradas da serra no PNSAC e arredores. Além disso,não me sinto um verdadeiro ciclista sem nunca ter subido a Estrela,e o ano que vem quero lá ir. :)





Outra curiosidade,os pedais Ritchey Pro Micro.

Sistema SPD,210 gramas,60€ (online).
Tenho 3 pares de sapatos,todos de btt. Não me interessa dar mais 100 ou mais euros por uns sapatos apenas para estrada,e como tal a minha escolha recaiu nestes pequenos. Pode ter sido uma teimosia,mas sou e serei sempre um gajo do btt que também pedala na estrada,e não vice-versa.


Nestes primeiros kms pude também constatar que as rodas rolam muito bem e têem uma rigidez mais que suficiente para mim,e o cubo de trás é muito barulhento :) Eu que adorava ter cubos silenciosos,tenho 5 bikes e 3 delas têem cubos barulhentos :p
Nota alta também para os travões,muito boa potência e modulação.


Por hoje é tudo,fica uma foto que ilustra o tipo de terreno por onde gosto de pedalar: Pouco/nenhum trânsito,muita paisagem...o sossego do btt,mas em alcatrão ;)





Bom fim de semana! :D
 

DMA

Well-Known Member
Parabéns Nozes, está aí uma montagem engraçada.
Eu se fosse montar a bike à la carte, fazia exactamente como tu, escolher o material com o melhor racio preço/qualidade/funcionalidade.

Eu, tenho uma CR1, também tamanho 54, de 2012. Mas basicamente a comprei com as de 2013 já no mercado, logo consegui um preço 5 estrelas.
Já tem mais de 20 000 km sem nenhum problema.

Uma curiosidade.
Sabes se o teu quadro tem o sistema SDS? Basicamente são as escoras traseiras que permitem alguma flexão, para aumentar o conforto.
É que não faço ideia, se a Scott fez modificações ao quadro desde o lançamento da CR1

Que a bike tem dê muitos kms de alegria :)
 

Nozes

Active Member
Obrigado DMA

O meu quadro é de 2009,ainda não havia o sistema SDS. Não acho o quadro desconfortável,mas provavelmente se usasse um espigão 31.6 em alumínio talvez tivesse opinião diferente.
A minha primeira ideia era usar pneus 25c,mas infelizmente não cabem atrás (mais uma desvantagem do quadro ter alguns anos,de certeza que os mais recentes têem mais espaço).
Assim resolvi a questão do conforto com um espigão 27.2 em carbono,com um redutor.
 
Top