• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Roupa Inverno para viagens casa-trabalho-casa

Luis Abreu

New Member
boas companheiros de pedaladas.

A partir do próximo ano (a começar em Janeiro) devo começar a trabalhar a 14 kms de casa. Como tál tinha decidido (ainda antes do actual governo!:cool:) ir de bike para o trabalho.

Um dos problemas com esta decisão é o facto de no Minho o Inverno é frio e chuvoso, altura em que eu NUNCA saia de casa para andar de bike. por esse mesmo motivo não tenho roupa de Inverno, tirando um corta-vento do LIDL:rolleyes: e umas calças quentes da SportZone (nada muito XPTO):rolleyes:

por esse motivo, estive a ver na cofides, e achei interessante este blusão:
http://www.cofides.com/#!/artigosinfo&idart=123
e estas calças:
http://www.cofides.com/#!/artigosinfo&idart=155

tenho um equipamento de Verão da mesma marca e estou satisfeito, não encontrei feed-back das calças e deste blusão (só do outro mais fino!)

Como será para curtas distancias e grande frequência, procuro algo barato (pelo menos não muito caro!), mas confortável, principalmente em termos termicos!

quem tem aconselha? :confused:alguém com outras sugestões?:confused:

muito obrigado.
Luis Abreu
 

jmv

Member
Se o blusão cumprir aquilo que promete, é o indicado para aquilo que pretendes e por esse preço uma boa compra. Para tirares o máximo partido das características do tecido, o blusão deve ser o mais justo ao corpo possível e deves usar uma camisola térmica interior que retenha o calor do corpo mas ao mesmo tempo transporte o suor para o exterior. Em dias de mais frio, podes usar o corta vento que já tens por cima do blusão. Sobre as calças não há muitas diferenças em relação àquelas que já tens, haveria se tivessem também a membrana corta-vento.
 

bisu

New Member
Depois de experimentar várias soluções de roupa nas viagens casa-trabalho, concluí que o ideal para mim no Inverno é:

- um bom blusão "todo o terreno". Tenho um Shimano com que estou muito muito satisfeita é suficientemente quente e impermeável (isto porque no Inverno pode estar sol de manhã e à hora de saída chuva torrencial :-/).
- calças quentes de preferência só até à cintura, mas baratas (uso decathlon). Isto porque levam muita "porrada" no despe/veste, guardar na mochila e gastam-se bastante na zona do rabo. Normalmente duram-me 2 invernos e depois compro outras. Para as saídas domingueiras guardo as calças boas.
- Luvas quentes (isto porque às vezes estão 0 graus de manhã) é outra coisa que também convém investir. Tenho umas muito quentes que foram caras e uso também ao nas saídas de domingo. Para a meia estação tenho umas decathlon não tão quentes.
- Uso sempre um "cachecol de ciclista" para proteger a garganta e ouvidos também da decathlon. Mesmo assim, as faringites não me largam. :/
 

Luis Abreu

New Member
muito obrigado bisu e jmv pelo vosso contributo.

hoje fui fazer um "teste" ao equipamento que aqui tenho, e alguma improvisação!
posso garantir que frio nao tive (mas estavam 10º à hora de saida! estou a contar com menos)
alias, ao fim de 1 hora sofria do problema inverso! estava demasiado quente pk o corta-vento nao deixava sair o suor.
luvas quentes tenho umas (mais uma vez made in LIDL) que se portam bem demais! vou procurar umas com dedos, mas para meia estação.
usei um gorro banalissimo debaixo do capacete, e assim nao tinha frio à cabeça
os pés é que sofreram, pk as minhas sapatilhas shimano sao fresquinhas no verao, e ainda mais frescas no inverno (tenho de tapar o buraco de baixo, e comprar capas, mas isso ja tinha ideia!)

bisu, ja agora nao me sabes dizer +/- qual é o casaco k usas, para ter uma ideia do que procurar?
gostava de ter algum feedback de alguem k ja tenha usado o blusao!

mais uma vez obrigado
 

pantani

Member
Boas Luis Abreu!
Não tapes os buracos dos sapatos, porque é uma maneira de água sair sem que tenhas de andar sempre com os pés encharcados.
Compra as capas e não precisas de mais nada.
 

bisu

New Member
Caro Luís,

A versão mais parecida que encontrei com o meu casaco é este com a diferença de que o meu tem carapuço e dá um jeito enorme. Nunca uso gorro para o trabalho, porque me estraga o cabelo, daí a opção pelo cachecol! :)

Deve ter atenção que não deverá agasalhar-se tanto para tiradas como as de hoje (mais quilómetros, suponho), onde pedala muito mais tempo do que a distância para o trabalho que será sempre feita com os tais 10º. A opção de roupa que referi é mesmo para Inverno já frio/chuva. A título de exemplo, ainda estou a ir para o trabalho de calções.
 

JRMoreira

New Member
Para mim a melhor roupa para andar de bicicleta de estrada é sem dúvida giordana.
Qualidade, resistência... pena o preço!
 

Luis Abreu

New Member
@pantani
a ideia de tapar os buracos li algures aqui no forum, e parecia lógica... só me lembro de andar meia dúzia de vezes à chuva com os sapatos, e como não tinham capas ficaram ensopados! mas com as capas depois não entra agua por baixo vinda da estrada?

@bisu
obrigado pelas dicas e pela informação
sim, em retrospectiva exagerei um bocado! Mas na semana passada apanhei frio sem o corta-vento, por isso decidi experimentar

@JRMoreira
obrigado pela dica. de facto tem bons reviews no CRC. Infelizmente o preço vai ser um grande limitante!
 

JRMoreira

New Member
Eu uso Giordana e gosto, é a única marca que compro, agora só umas calças de inverno chegam a custar 120€...
Para além de giordana tb uso os equipamentos das equipas!!
 
Top