• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Roldanas afinal quais as melhores?

Fevereiro

Member
Tenho reparado que muita gente vai na onda das roldanas de aluminio, eu proprio uso porque o meu desviador trás de origem, mas pondero retirar, pois prefiro o silencio das normais.
O que eu gostaria de saber é afinal quais as melhores? Claro que pondo de parte os rolamentos. Ou será apenas uma questão de ruidos, ou poupança?
Como sabem os desviadores de topo de gama não trazem roldanas de aluminio, sejam eles o srecord o red ou o dura ace, e a uma das poucas marcas que usava roldanas em aluminio, a michoshift, nos novos arsis também retirou as roldanas de aluminio.
 

duchene

Well-Known Member
Pessoalmente acho que não há vantagem na utilização de roldanas de alumínio nas bicicletas de estrada, antes pelo contrário uma vez que, como referiste e bem, são mais ruidosas.

No BTT considero-as imprescindíveis uma vez que não acumulam um terço da sujidade das roldanas tradicionais. Na estrada como este problema não existe, perde-se uma das principais vantagens.

No meu Force mantenho as de plástico de origem e só pondero trocar por um kit em carbono, sem rolamentos, precisamente por achar que é o único material que irá manter o relativo silêncio das actuais.
 

ivan

New Member
venho aqui meter a conversa porque nao umas com rolamentos ceramicos ou com grau de suavidade melhor, no ano passado envesti numas semi ceramicas e notei uma diferenca enorme na rapidez de mudanca de engrenajens alem de uma melhor suavidade a pedalar nao foi algo de melhorar muito a performance mas a suavidade melhorou assim como desapareceu antigos rrrrcrak. e eu tenho a transmicao parece uma salsada de componentes e kms
 

Fevereiro

Member
Pois este realmente é um tema que basicamente não é debatido e me suscitou a tal duvida.
Talvez compre umas plasticas por causa do barulho, que não gosto muito.
Quanto a rolamentos ceramicos rolam melhor é certo, nunca imaginei que também influenciasse a suavidade por exemplo.
A nivel de perfomance não me queixo de forma alguma, é mesmo só o barulho metalico que fazem.
 

FDias

New Member
Eu uso umas KCNC de alumínio e não me queixo, até gosto de ouvir a transmissão a trabalhar, com o seu barulho característico zzzezzzezzzezzzezzzezzzezzz.......... Mas a escolha foi pura e simplesmente uma questão estética.
 

Fevereiro

Member
As kcnc são muito presas, rolam muito pouco comparadas com as que vieram no meu arsis. Não é que seja significante claro. :)
 

spartaan

New Member
Boas,
Tenho umas roldanas KCNC Ceramica no meu desviador, record de 9 velocidades, o ruido é audivél em relação ás de plastico, mas eu até gosto do som, quanto á funcionalidade, não faço a menor ideia e para ser sincero, foi coisa de que nunca me preocupei, embora saiba que há diferenças. Tenho também umas roldanas da Token, estas também em ceramica, mas ainda não as usei, o preço era bastante baixo e aproveitei.
Muito á pouco tempo comprei o desviador traseiro record de 11 velocidades, as roldanas deste já são diferentes, a de baixo é em ceramica, enquanto que a de cima é normal e a montagem de ambas tem de ser feita de acordo com a seta direcional que está gravada nas mesmas. Quanto á sujidade, todas se sujam, umas mais outras menos.

Cumprimentos,

A.da Silva
 
Top