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Rodas Miche SWR Carbono

MJRocha

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Boas

Decidi deixar aqui uma análise ás rodas visto haver algum pessoal com interesse em rodas de perfil. Atenção que não sou nenhum pro e ainda por cima gordo :eek: .
As rodas foram compradas usadas (já vinham com uns GP4000s quase novos e não sei que câmaras trazem, mas presumo que sejam leves).
Ainda só rodei duas vezes mas das duas já deu para ter uma ideia. Comparando com as minhas Ultegra Sl, posso dizer que rolam bem melhor que estas principalmente acima dos 30 km\h (é apenas uma supocição, mas penso que existe um ganho de cerca de 3 a 6 km\h), parece muito mais fácil manter a velocidade e com menos consumo de energia. São mais rígidas (graças aos aros com carbono e sua espessura), o que também se nota no conforto (ou desconforto), embora pensasse que fossem bem mais desconfortáveis. Tal como já disse num outro post, pregam uns sustos valentes quando os camiões passam por nós (e só têm 38mm de perfil). A descer são muito eficientes, parece que aceleram muito mais e mais rapidamente e também se notam mais rígidas a curvar, só não gostei mesmo nada quando está vento forte lateralmente e a rolar com uma velocidade razoável (hoje apanhei vento forte com rajadas a atingir cerca dos 30 km\h segundo o Windguru, e a descer tive mesmo de travar porque já não estava a gostar nada das sensações, isto a uma velocidade de cerca de 57km\h). A subir não notei grandes diferenças para as Ultegra, mas também sou um pouco suspeito pois sou mesmo foleiro quando a estrada começa a inclinar :( . Uma das coisas de que mais gostei foi do seu rendimento a rolar contra o vento, pois parece que se consegue rolar melhor.
Resta acrescentar que comparando em peso com as minhas Ultegra Sl equipadas com câmaras hutchinson e pneus Schwalbe Ultremo, são mais pesadas cerca de 16g (o que me leva a pensar que as câmaras tem mesmo que ser tipo light), e que tambem fazem um cagaçal do caraças.

Aqui ficam então algumas fotos ( com estas rodas, a roda de trás fica mesmo quase a roçar no tubo do selim, não sei se é dos pneus ou das duas coisas).

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Burning Dogma

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Têm muito bom aspecto mesmo! E um aro de 38mm acho que é um bom compromisso para uma roda polivalente. Não é de extremos como uma de aro baixo ou uma de 50mm. Bons kms com elas;)
 

nogueira.nuno

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Marko o Aro que o MJ Rocha usa e de aluminio e o perfil e que e de Carbono por isso usa os mesmos calcos que de certo usaria anteriormente!!
 

MJRocha

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Tal como o Nogueira Nuno disse, é exactamente esse o caso.
Optei por esta solução (uma vez que queria umas rodas para pneus, pois o Tubular é bem melhor, mas em termos práticos e técnicos para mim não era a solução, estava com ideia numas Reynolds que são todas em carbono e para pneus, só que como eu sou pesado, em termos de segurança para mim não é o indicado). Não ganhei peso nas rodas ?! (isto porque ainda tenho de estudar bem como só dá uma diferença de 16g para as Ultegra), mas até agora estou a gostar bastante delas.
 

ALNM

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O peso indicado para as Ultegra SL WH-6600G é de 1680 gramas enquanto que para as Miche SWR de pneu é de 1760 gramas. Ou seja, as Miche pesam cerca de 80 gramas mais. Tendo em conta as diferenças entre peso indicado e peso real, assim como os erros de medida, deves ter razão.

Interessante é notar que as SWR de tubular pesam menos 300 gramas do que as de pneu :eek: (em outras marcas, como nas Zipp, chega a ser mais). Tendo em conta que os cubos têm o mesmo peso nas duas versões, é de esperar que a de pneu apresente grandes desvantagens que respeita à inércia.

Comparadas com as Ultegra, são bastante mais bonitas, espera-se que aerodinâmicamente mais eficazes mas, no que respeita ao resto :rolleyes: ...
 

MJRocha

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Para rodas de carbono com pista de travagem em aluminio não há milagres quanto a pesos, basta veres que as Zipp 303 (1623g), Mavic Cosmic Sl (1740g), Dura Ace C50CL (1695g) ou Token C33AC (1693g) para citar algumas, andam todas muito perto umas das outras em termos de peso. A grande vantagem destas rodas é que além da aerodinâmica e das pistas de travagem em aluminio serem bem mais fiaveis que uma jante toda em carbono (principalmente para quem é mais pesado ou gosta de descer a abrir e também é um pouco mais descuidado na manutenção, pois uma jante carbono fica praticamente estragada se houver alguma limalha nos calços), é que são rodas muito mais rigidas, devido não só ao perfil de Carbono mas também porque a altura do mesmo perfil origina um menor tamanho dos raios, o que faz com elas transmitam muito mais energia para o chão aquando das pedaladas (é um pouco como nos quadros mais rigidos), perdes é um pouco no conforto e também em alta montanha precisamente porque o peso está mais concentrado na periferia devido ao aluminio.
 

gurumor

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...A grande vantagem destas rodas [...] é que são rodas muito mais rigidas, devido não só ao perfil de Carbono mas também porque a altura do mesmo perfil origina um menor tamanho dos raios, o que faz com elas transmitam muito mais energia para o chão

Não sei se vou dizer alguma asneira, mas penso que os raios são do tamanho "habitual" pois vão apertar no aro de alumínio. Penso que os ganhos em rigidez se devem apenas ao carbono que vai funcionar como "um segundo aro". Será assim?
 

MJRocha

New Member
Não sei se vou dizer alguma asneira, mas penso que os raios são do tamanho "habitual" pois vão apertar no aro de alumínio. Penso que os ganhos em rigidez se devem apenas ao carbono que vai funcionar como "um segundo aro". Será assim?

Não é bem assim, na grande maioria das marcas (se não forem mesmo todas, sinceramente nas minhas ainda não sei como são pois ainda não tirei os pneus e as cabeças dos raios estão dentro da jante), neste tipo de jantes de perfil alto, existe um furo para que as cabeças dos raios apertem o mais para dentro da roda possivel, por isso mesmo existe uma chave própria para afinar as rodas que parece uma chave de fendas. Se fores ver as Zipp, fast forward, Token e outras que se vêm as cabeças, estas estão na parte mais interior da jante.
Aqui fica um link para teres uma ideia
http://www.parktool.com/products/detail.asp?cat=16&item=SW-18
 
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